Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan

Resenhas - Bilhões e Bilhões

Danieli75 04/07/2023

O livro traz muitas reflexões sobre a vida e a humanidade. Achei muito interessante ver as expectativas de mais de 20 anos atrás para o futuro, refletir sobre o que se concretizou e o que ainda precisamos realizar.

Gabriel A. 02/06/2023

"Bilhões e Bilhões" é um livro fascinante
Publicado postumamente, este livro oferece uma visão única do mundo e aborda uma variedade de tópicos científicos de forma envolvente e acessível. Ao explorar os pontos-chaves do livro, podemos apreciar a riqueza do pensamento de Sagan e seu compromisso com a ciência, o meio ambiente e o futuro da humanidade.

O livro já chama a atenção começando pelo título curioso, que tem uma origem jocosa, e reflete o estilo descontraído e o talento de Sagan para tornar conceitos complexos compreensíveis para um público mais amplo. Essa abordagem única é uma das muitas razões pelas quais Sagan conquistou tantos admiradores ao longo dos anos.

Uma das características mais notáveis de Bilhões e Bilhões é a visão progressista de Sagan sobre o mundo. Ele expressa claramente suas preocupações com o meio ambiente, questões políticas e sociais, sempre ressaltando o quanto essas questões são de suma importância para o desenvolvimento da humanidade e a preservação do planeta. Sagan foi um defensor fervoroso da sustentabilidade e alertou sobre os perigos da exploração desenfreada dos recursos naturais. Suas palavras sobre a preservação ambiental continuam sendo pertinentes nos dias atuais, à medida que enfrentamos desafios cada vez mais urgentes relacionados às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade.

O que torna o livro relevante até hoje, é a visão assertiva de Sagan sobre o futuro. Em suas páginas, ele apresenta previsões cuidadosamente fundamentadas e evidências científicas que agora se mostram surpreendentemente precisas. Ele discute temas como a ameaça nuclear, a exploração espacial e o avanço da tecnologia, oferecendo uma perspectiva ampla e perspicaz sobre o destino da humanidade. Essa precisão preditiva reforça a ideia de que Sagan era muito mais do que um cientista, era um visionário.

O final emocionante de Bilhões e Bilhões é um dos aspectos mais comoventes do livro. Nele, Sagan revela sua luta pessoal contra a mielodisplasia, uma doença grave que acabou tirando sua vida. Suas palavras finais são profundamente tocantes, demonstrando a coragem e a integridade de um homem que sempre buscou a verdade e inspirou outros a fazerem o mesmo. O epílogo escrito por Ann Druyan, parceira e esposa de Sagan, proporciona um encerramento tocante, destacando a importância de sua contribuição para a ciência e a humanidade.

Em suma, é um livro que encapsula a visão de Carl Sagan sobre o mundo, a ciência e nosso futuro. Com seu estilo cativante, ele aborda questões complexas com clareza e paixão, despertando em seus leitores uma compreensão mais profunda do universo e uma maior apreciação pela beleza da vida e da fragilidade de nosso planeta.

Zyy 30/05/2023

Smash or pass
Ok, vamo lá
Esse livro trata de assuntos que eu acho q todo ser humano moderno (com mais de 14 anos) tem uma opinião sobre
E eu li esse livro por causa da indicação de um professor de ciências justamente por causa disso
Incrível como ele fala uns negócio que eu não sabia e já sabia ao mesmo tempo
Aí gnt é isso, eu realmente não tenho muito oque falar

Murucego 27/05/2023

Um pequeno sopro
Um livro maravilhoso em que você começa lendo alguns artigos meio densos que pode acabar sendo chato para alguns. Porém, se decidir continuar e ir desvendando as novas páginas que se seguem, se deparará com grandes indagações nas quais certamente valem a pena parar e refletir um pouco. Seu final é totalmente destoante do que o livro entrega em suas páginas anteriores, nos tirando da ciência e nos apresentando um lado humano e íntimo do autor. ?Certamente ele ? o livro ? nos preenche de muitas informações e questionamentos que fazem repensar sobre atitudes, condulta, moral, desejos, futuro, etc., porém, o que acontece é que as vezes só vivemos nossas vidas, em toda sua simplicidade, sem parar para pensar ou analisar o que nos cerca, talvez sentar perto da praia e admirar toda aquela paisagem, refletir sobre nós enquanto seres humanos que é dotado do que dizem ser inteligência, mesmo que não demonste em nenhum dos atos. Apenas seguimos o fluxo e o automático, sem sequer puxar fundo um ar e sentir tudo o que nos rodeia. Ensinamentos presentes nesta obra irei levar comigo para a vida. Pude conversar sobre alguns deles com amigos e poder fazer uma roda de bate-papo gostosa onde a conversa sempre divaga, momentos assim são muito bons, indo para assuntos inimagináveis.? A escrita do livro é relativamente simples de modo que todos possam ler, contudo em alguns momentos há termos científicos que podem exigir uma breve pesquisa. No entanto, como é sabido sobre o autor, ele sempre busca facilitar suas explicações no que foi o seu caminho de divulgar ciência. A divisão do livro é bem interessante de modo que pode atender muitas áres e a partir desse momento você consegue também ver na construção dos textos, afirmações impactantes e repetitivas, como se dissesse para não esquecer o que está redigido, e lutar para que aquilo se torne real. Também espero ver novas coisas como o autor, e o amanhã sempre é uma porta para grandes descobertas. Ainda há muita coisa na matemática, na física, química, entre outros, que também quero acompanhar.

zlldamon 25/05/2023

Atemporal
Uma obra extremamente envolvente, repleta de conhecimento científico e filosófico. Bilhões e Bilhões é uma obra atemporal fazendo com que nossa compreensão do cosmo e do nosso futuro como civilização se amplie.

Julia 22/05/2023

??
Ahhh! Sagan? Sou suspeita para falar, mas que livro! Lindas reflexões! Sem palavras? No final me segurei para não chorar. Emocionante!

Rayfobic 13/05/2023

Bilhões e bilhões
Primeiro livro de ciências que eu li, então foi algo fora da minha zona de conforto para leitura, mas eu aproveitei demais a leitura.
Obrigada professor de ciências pela recomendação

Jessica 09/05/2023

Carl Vive ?
Como grande admiradora do Carl Sagan, sou suspeita para falar, mas esse livro é fantástico. A escrita e a didática de Carl são surpreendentes. Em todo tempo durante a leitura, fiquei imaginando como seria se ele fosse vivo e escrevesse um livro assim hoje, quanta coisa ele perdeu, quanta coisa ele poderia nos contar. Todos os avanços e mudanças se passaram com a virada do milênio. Mesmo o livro contendo informações um pouco defasadas, vale muito a pena, apenas leiam.

Wilson 13/04/2023

Esse livro melhora a cada página
O livro vai ficando mais interessante a cada capítulo, tendo seu auge no epílogo. Forte e emocionante !
Valeu a insistência em ler até o final.

Gabi*Yuuki 10/04/2023

Um livro que continua atual
Tudo bem, por mais que alguns dados numéricos sejam diferentes hoje em dia, ainda é possível fazer uma comparação mínima entre o período em que Sagan escrevia o livro e o mundo no qual vivemos hoje.
A ciência trás inúmeros benefícios para a sociedade, mas ainda existem aqueles que a usam para a fabricação de armas, poluentes e que se importam mais com os lucros do que com a vida dos seres.
E afinal, o que é a vida e a morte? Quando começa ou termina? Quais as consequências das nossas escolhas hoje, para nosso eu do futuro e com as próximas gerações?
Em cada capítulo uma temática diferente para se fazer uma reflexão.
Uma leitura excelente aguarda aqueles que tiverem curiosidade de mergulhar nesse enorme mar de conhecimento que é "Bilhões e Bilhões".

Ana 09/04/2023

Bem, vamos ver quem tem razão dessa vez
Foi um prazer ler esse livro. Com a escrita simples e sendo bem explicativo, ele vem para dar um aparato geral de como se encontrava a ciência no final do século XX. E com críticas persistentes às atitudes da humanidade, são abordados também pontos de diplomacia e evolução social. Descobri coisas curiosas e surpreendentes, além de terem sido abordadas linhas de pensamento que me fizeram refletir. É um livro muito interessante que me despertou a vontade de saber como o que foi trazido se encontra atualmente, quase 25 anos depois.

Samuel Valdevino 18/03/2023

Uma grande perda para a humanidade
Para começar a resenha, acho que o melhor a se dizer é: Carl Sagan vive.
Com sua brilhante genialidade, Sagan escreveu mais um livro em que utiliza conceitos científicos para falar sobre temas sociais.
Este livro, Bilhões e Bilhões,deveria ser leitura obrigatória para os estudantes de ensino médio. Carl faz uma reflexão impressionante sobre diversos temas da atualidade: O aquecimento global, as bombas nucleares, a guerra pelo petróleo e etc...
O mundo de hoje precisa de mais pessoas como o Carl Sagan, pessoas que inspirem outros a pensarem. A morte precoce de Carl Sagan foi certamente uma grande perda para a humanidade.

Fernanda.Kaschuk 04/03/2023

Um glossário do século XX
Carl Sagan faz um apanhado profundo e didático sobre as (r)evoluções e regressões do homem moderno tendo em vista as principais discussões éticas que permeiam a busca pelo conhecimento.

Côrtes 22/02/2023

Quase chorei com o último artigo
Já esperava que eu ia amar Carl Sagan, livro incrível, todos artigos são interessantes levando todo leitor a diversas reflexões dos mais variados assuntos. O final é o melhor em que conta um pouco como foi o fim da vida dele, enfim adorei e aconselho a todos. Não vejo a hora de ler outros dele!

Théo 22/02/2023

O que falar desse livro?
Todas as obras do carl sagan tem um lugar especial no meu coração, desde os 12 anos tenho lido, e ??a cada página eles me surpreendem ainda mais !
bilhões e bilhões definitivamente vai ser guardado com carinho, especialmente o último capítulo.
o decorrer do livro é padrão dos livros do carl, vários assuntos bem desenvolvidos com ceticismo, reflexão e pensamento crítico, tendo muitos capítulos sobre efeito estufa, meio ambiente, moralismo, ética e etc? mas o que fez desse livro especial pra mim é a humanidade nele presente. é a dor de se perder uma vida, é o amor da ann por ele, é o crescimento de uma vida inteira em poucas páginas.
sou muito grata por tudo que Carl sagan me ensinou, me fez pensar sobre e mostrou em suas obras.
e, pelo menos na minha memória, garanto
Carl Vive !!