Apologia da História

Apologia da História Marc Bloch

Resenhas - Apologia da História

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luís Gustavo 10/05/2021

Vou reler ao longo dos anos
É um livro bastante denso de conteúdo (e sucinto). Traz diversas discussões que imagino que sejam constantes na graduação em História, como questões metodológicas e de onde ela se situa no meio das ciências. Vou precisar ler várias vezes ao longo dos anos para conseguir absorver melhor tudo.

Jonathan Reis 27/04/2021

Marc Bloch foi um grande historiador. Em alguns momentos senti que me faltou repertório, entretanto, voltarei a lê-lo, um dia, mas como historiador.

Carlos_e_Bianca 20/04/2021

Fundamental para todo aluno de história
A obra é fundamental para aquele que quer seguir os passos de Bloch, e investigar o passado. Muitos conceitos que aprendemos na escola e na faculdade, vemos inserida e sendo argumentada pelo historiador francês.

No livro, Bloch discorre de uma pergunta que é muito comum para as pessoas que estudam história: ?para que serve a história??, e dessa vez, feita pelo seu próprio filho. Por mais ingênua que pareça, é uma pergunta pertinente na sociedade e que explica o título do livro. Nesse mundo tecnocrata de hoje, afundado pelo pragmatismo e ceticismo, a pergunta ?para que serve?? é muito difundida. As pessoas cada vez mais querem ter uma explicação pragmática para determinado conhecimento, talvez seja para se sentirem inseridas nessa cultura de consumo imediato e poderem explicar para os mais próximos o porquê escolheram tal caminho.

É verdade, ela não serve para nada, não serve para construir uma ponte ou criar afetos de amor pela nossa família, aliás, ela ocupa um bom tempo que poderíamos dedicar aos nossos familiares. Por esse motivo, concordo quando o autor escreve que mesmo se a história não servisse para nada, ela pelo menos diverte. É um conhecimento simplesmente bom em si mesmo, é bom conhecer o que aconteceu na história do mundo, independentemente de sua utilização prática atual.

Bloch constrói um raciocínio que mostra que a primeira ação que o historiador tem que ter é amor para com seu trabalho, esse amor se transforma em vocação.

Luiza 17/04/2021

Marc Bloch é simplesmente o melhor e se você discorda, discorde aí na sua casa. Uma introdução maravilhosa sobre a historiografia e o ofício do historiador, além de uma aula sobre como escrever (ainda mais considerando as condições na qual o autor se encontrava, o cara é um gênio!!!)

Leonardo.Broinizi 07/04/2021

Uma apologia sóbria.
Geralmente, quando falava que cursava licenciatura em História, alguém me perguntava sobre alguma curiosidade histórica específica. Se falasse que não sabia sobre ela, notava uma cara de desapontamento, ou talvez desconfiança na efetividade do meu curso.
O que essas pessoas ignoravam (provavelmente ainda ignorem) é o fato de que tals curiosidades geralmente são irrelevantes para um estudo mais geral de uma graduação. Ignoravam também o principal: História não é um amontoado de relatos e um historiador não é alguém que decora histórias! História é uma ciência que busca, com métodos, interpretar fatos da humanidade que são complexos, ambíguos, obscuros...

E um dos maiores responsáveis por essa ciência avançar nos métodos aplicados ao estudo crítico da história é o autor deste livro, um dos grandes historiadores do século passado, Marc Bloch.

Neste livro ele tente traduzir pro não especialista em História justamente o que ela é, pra que serve e como é feita. O título já é claro, ele faz uma apologia apaixonada da História. A ideia, seguindo o projeto o autor, partiu da pegunta do próprio filho: pra que serve a história?

Apesar de o autor buscar ser o mais claro possível, acredito que quem não for estudante de humanas vá ter algum desconforto pra compreender a leitura, mas nada que algum esforço não resolva.

Leitura indicada a quem quer estudar ou começar a compreender melhor o que é História, com h maiúsculo.

Professor Eddie 02/04/2021

Primoroso
Esse é um clássico da Historiografia. É uma leitura necessária a todos os estudantes de História. Além de traçar um caminho para nosso ofício, deixa uma mensagem de que nós, historiadores, temos que falar aos especialistas e ao povo, aos alunos, a sociedade em geral.

Quando isso não ocorre, corremos o risco de ter uma sociedade que esquece sua História, que aceita negacionismos e revisionismos vindo de qualquer pessoa que fala sem conhecer as coisas.

Por uma História democrática, popular e que converse com a sociedade.

Iris130 20/03/2021

Queria me sentar aqui e dizer que entendi tudo sobre oq li aqui mas não foi isso que aconteceu e ta tudo bem. Meu objetivo é daqui a uns anos quando terminar a faculdade ler ele novamente e rir alto dessa resenha pq vou ter entendido tudo q li

Hélio 23/05/2021

Apologia da História ou O Ofício de Historiador - Marc Bloch
Esta obra foi escrita em 1944 pelo historiador francês Marc Bloch, um grande intelectual conhecido como um dos maiores nomes da ciência histórica, depois, que juntamente com o seu amigo Lucien Febvre fundaram a Revista Annales, dando início a um movimento que revolucionou a historiografia francesa e que mudou a história, para a que conhecemos hoje como "História Nova". O autor afirma que esse livro é uma resposta a seguinte pergunta que um filho faz ao pai: "papai, então me explica para que serve a história". E no decorrer do livro ele fala sobre a metodologia da história, mostrando o que é a história, e como o historiador deve proceder na sua pesquisa.

O contexto em que esta obra foi escrita, o autor encontrava-se preso por ter participado da resistência francesa contra os nazistas, e depois de ter sido torturado pela Gestapo (polícia nazista), foi fuzilado em 16 de julho de 1944, perto da cidade de Lyon. Esta obra que ficou inacabada só veio a ser publicada postumamente em 1949, pelo seu amigo Lucien Febvre. Esta edição brasileira conta com a apresentação da historiadora Lilia Moritz Schwarcz e prefácio do renomado historiador Jacques Le Goff.

O que Bloch apresenta neste livro é o que ele e Lucien Febvre já haviam iniciado desde 1928 quando fundaram a revista dos Annales. Onde criticavam a forma positivista de se fazer história, uma história que privilegiava apenas os grandes eventos; as grandes personalidades; a política; a economia e era deixado de lado a história dos homens comuns e das demais atividades humanas. Bloch também defendia a importância da história ser interdisciplinar (dialogar com as outras disciplinas). A história dita positivista focava apenas numa história narrativa e dos acontecimentos. Bloch apresenta uma história como problema; afirma que os documentos não falam por si. Pois, segundo Bloch:

"Os textos ou os documentos arqueológicos, mesmo os aparentemente mais claros e mais complacentes, não falam senão quando sabemos interrogá-los". (...) "Em outros termos, toda investigação histórica supõe, desde seus primeiros passos, que a busca tenha uma direção. No princípio, é o espírito. Nunca [em nenhuma ciência], a observação passiva gerou algo de fecundo. Supondo, aliás, que ela seja possível". (Pág. 79)

Este é um livro de cabeceira de todo historiador. A minha primeira leitura dessa obra foi durante a minha graduação, e mesmo ainda achando em algumas partes, ser um texto difícil e denso, cada vez que relemos temos uma melhor compreensão.

Miguel 31/12/2020

Leitura obrigatória pra qualquer calouro de curso de História haha A escrita é agradável, as vezes um pouco rebuscada mas com reflexões importantes a respeito do Ofício de Historiador. Marc Bloch ainda é uma inspiração aos jovens historiadores de nosso tempo!

Jackson 15/11/2020

Marc Bloch responde, para que serve a história?
Num campo de concentração, Marc Bloch, um dos fundadores da escola dos Annales, lembra-se da pergunta ,ainda criança, de seu filho: papai, então me explica para que serve a história?
Bem, Marc Bloch foi um grande historiador do século XIX, seu legado modificou a forma de fazer história, uma história contextualizada, observando todos os vestígios, a interdisciplinaridade, afinal, a história é a ciência dos homens no tempo. "Nenhum objeto tem movimento na sociedade humana exceto pela significação que os homens lhe atribuem, e são as questões que condicionam os objetos e não o oposto".
Finalizando com essa citação a seguir, creio que o filho de Marc Bloch deva ter entendido, para que serve, portanto, a história " Não se pode negar, no entanto, que uma ciência nos parecerá sempre ter algo de incompleto se não nos ajudar, cedo ou tarde, a viver melhor." O livro fica inacabado pois Bloch é fuzilado antes do encerramento da obra mais importante, considerando a epistemologia da história, do início do século XIX. Viva Bloch!

Bruno Araújo 28/09/2020

Faz juz ao titulo de Revolução Francesa da Historiografia
Livro primordial, tanto pelo conteúdo como pelo contexto no qual foi escrito, Marc Bloch foi um homem ímpar. A contribuição dessa obra parq compreender a importância do estudo da história é única. Leitura obrigatória para graduandos.

Jóckisan 20/09/2020

Clássico, mas difícil
É um clássico da História que todos os professores recomendam, mas que tem uma linguagem muito difícil e reflexões profundas. É um livro denso. Não acho que deveria ser indicado para quem ainda está na graduação, iniciando os estudos em História. Para conhecer os principais conceitos da História e da função do historiador, existem outros livros, com linguagem mais simples.

Já tendo passado da metade do livro, mas depois de ter lido várias páginas sem ter entendido nada, decidi abandonar, já que estava apenas perdendo tempo lendo, mas sem conseguir absorver o conteúdo. Quem sabe no futuro, com um conhecimento maior, eu não volte a lê-lo e aí consiga entender melhor.

Luiza 07/09/2020

Admirável historiador
Percebe-se a preocupação do autor em explicar a importância do ofício do historiador com seriedade e afeto.
Leitura fluida, ótimo entendimento, porém, péssima diagramação do livro, letras muito apertadas deixando a editora Zahar muito a desejar. Sendo esta obra de referência acadêmica, deveria ser tratada com mais respeito.

Felipe 22/06/2020

Essencial, sobretudo para historiadores
Ao terminar de ler este livro, um pensamento não sai de minha cabeça: os professores de história leram Marc Bloch? A multiplicidade de causas, a preocupação com uma história total e o cuidado com os termos parecem passar longe de muitos. Não quero, como mero estudante, acusá-los de algo que sei não ser simples como parece. Contudo, há uma profunda necessidade de incluir o que Bloch diz em nossa forma de pensar o estudo histórico.

Daniel 02/06/2020

1° período do curso na UFPE
Esse livro me fez aprender sobre as ferramentas do trabalho do historiador, apesar da leitura às vezes, mais difícil que o comum.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6