Apologia da História

Resenhas - Apologia da História

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Japa 15/05/2022

Leitura necessária
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*

Tuninho 07/02/2022

Livro fundamental para quem gosta de história e para alunos e professores do curso de história. Marc Bloch esmiúça o ofício do historiador. Uma pena que o livro não foi terminado pelo autor, que foi assassinado. Que outras obras ele nos deixaria como legado. Excelente li viro.

Gabi 15/01/2022

?Para que serve a História?? ?
Esse livro é um dos clássicos da historiografia. Essencial para qualquer acadêmico de História, nele, Marc Bloch lembra da pergunta que seu filho fez ainda pequeno: ?Papai, então me explique, para que serve a História??

Um livro essencial, base para o curso de História e infelizmente inacabado, pois infelizmente, Bloch foi executado em 1944, antes de terminar o livro. O seu filho primogênito então reuniu tudo e publicou.

Marc Bloch escreveu essa obra dentro de um campo de concentração, a mão, consultando apenas sua memória, em folhas soltas e sem sequer auxílio de uma biblioteca. Um gênio!

?? Observações: por ser um livro muito denso e muito teórico, acredito que ele é mais indicado para quem vai realmente ingressar no curso de História. Caso o contrário, acredito que o livro possa vir ser frustrante para leitor.

ander_son7 13/01/2022

March Bloch é, sem dúvidas, um dos maiores historiadores do século XX. Bloch e Lucien Febvre acabaram fundando a revista francesa dos ANNALES, que logo em seguida ficou conhecida como escola dos ANNALES (o autor faz referência ao seu amigo de longa data). March Bloch estava preso em um campo de concentração nazista e acabou não conseguindo terminá-la, apesar disso, apologia da história é uma obra de extrema importância para a historiografia, o autor se preocupa em mostrar a diversidade de fontes históricas que podem enriquecer o trabalho historiográfico, além da sua preocupação em esclarecer o objeto de estudo da história enquanto ciência: o Homem através do tempo! Todo(a) historiador(a) do planeta já teve contato com essa obra, que de fato é muito importante para a compreensão e construção do saber histórico.

Omae 11/12/2021

Marc Bloch revoluciona a historiografia ensinando como encarar a História, não apenas como um mero objeto de respostas, mas de perguntas.

M Ferreira 08/12/2021

Esse livro por si só já é um objeto histórico de grande valor. Uma obra póstuma, escrita por Marc Bloch, historiador francês e fundador da Escola dos Annales, enquanto estava na prisão durante a Segunda Guerra Mundial.

Nesse livro, muito além do que pensar sobre os acontecimentos históricos mais importantes e relevantes, o autor nos leva a refletir sobre o fazer História, ou seja, os processos por trás do estudo da história.

Nos faz pensar na História não como uma disciplina escolar que narra sistematicamente um conjunto de eventos, mas como um processo de compreensão da ação do homem no tempo - seus objetivos, perspectivas, medos e motivações.

É muito interessante acompanhar os argumentos sobre a crítica histórica, ou seja, a análise cuidadosa da veracidade dos eventos, documentos e inclusive artefatos.

E também, a diferença entre estudar os eventos históricos com o intuito de julgá-los e conhecê-los com a finalidade de compreender o contexto, a intenção e outros fatores que os desencadearam.

Liv 31/10/2021

O manual dos historiadores
Apologia da história não é um livro que eu indicaria para todos. Indico para todos os historiadores e aqueles minimamente interessados nesse ofício tão bonito. É um livro denso, rico em conteúdo e cansativo em algumas partes. É o tipo de livro que necessita de releituras de tempos em tempos!

Lív 16/09/2021

Esse livro é tipo um manual para historiadores, Marc Bloch faz uma crítica ao movimento positivista que declarava a história como uma Ciência lógica, a psicologia para ele, deve ser considerada. O autor escreveu esse livro durante a segunda guerra, enquanto estava preso pelos nazistas, é impressionante como mesmo diante de tanto caos, ele conseguiu ter tanta clareza para descrever todos os desígnios do historiador, é tocante quando você nota que o livro acabou do nada por ele ter sido assassinado, e finaliza com o pensamento "a história como em outros domínios, não são postuladas. São buscadas."
Marc Bloch lutou para que todas as histórias fossem contadas, ela não é de domínio de ninguém.

Hugo.Lousada 20/08/2021

Grandioso.
Não tenho grandes críticas negativas ou dúvidas a tecer sobre esse livro.

É muito bom. À primeira vista pode parecer de escrita esquisita, mas se analisarmos o contexto em que o livro foi escrito, isso pode ser facilmente relevado.

Algumas partes são um pouco confusas, mas isso não diminui a importância do livro pra quem almeja se tornar Historiador ou Professor na área de Humanidades.

A metade final do livro, principalmente, é imprescindível para o intuito da obra, que é quase como um manual. Se "O Príncipe" de Maquiavel é o manual dos estadistas, esse livro é o manual dos historiadores, simplesmente.

É incrível.

Guzart 23/07/2021

Um livro imprescindível para entendermos o Ofício do Historiador.
Marc Bloch realizou um trabalho incrível com a escrita dessa obra. É um divisor de águas em minha vida acadêmica, pois ele traz reflexões importantes sobre a interdisciplinaridade, testemunho, memória e até mesmo sobre o uso das palavras e sua importância. Consegue ''dinamitar'' a ideia de um passado pronto, desmistificou a ideia de uma história imparcial e citou diversos exemplos no decorrer do livro que ajudam no entendimento de suas ideias. O exercício do historiador é uma construção constante, portanto, a resposta sobre sua importância e sobre suas responsabilidades podem sofrer mudanças com o passar do tempo. Acredito que uma das maiores contribuições de Bloch para a área de história aqui no Brasil é nos perguntarmos sobre a relação do historiador com seus locais de trabalho e das ferramentas que o mesmo utiliza. Precisamos ser críticos e entender as responsabilidades do historiador com a sociedade e romper com o foco exclusivo de uma história extremamente política e de grandes acontecimentos, precisamos dar voz às minorias e aos vencidos, pois eles também são agentes importantíssimos para entendermos a diversidade e pluralidade brasileira.

Valéria 04/07/2021

March Bloch é um gênio. Todo historiador que se preze deve ler esse livro e retornar sempre que necessário. Porque vai ser necessário.
elizabeth :)) 14/07/2021minha estante
vi que algumas pessoas disseram que a leitura da obra pode não ser de fácil compreensão, estou no ensino médio (1° ano, pra ser mais exata), gosto bastante de história e o ofício de historiadora é minha principal opção.. acha que a leitura vai render pra mim? ou talvez seja melhor tentar ler mais pra frente?
(obrigada desde já, tô te mandando a dúvida porque seu comentário é o mais recente por aqui)

Valéria 01/08/2021minha estante
Oi, Elizabeth, desculpa a demora em responder, fiquei um tempo ausente daqui. Fico muito feliz por saber que você está cogitando estudar História na graduação, é um curso muito bom. A leitura realmente pode ser difícil em alguns momentos. Acho que se você tem muita vontade de conhecer a obra, não custa nada tentar ler. Se perceber que está muito complicado, espera mais um pouco e depois retorna. Essa é aquele tipo de leitura que se voltarmos 1000 vezes em todas as vezes vamos encontrar algo novo, que passou desapercebido.

kelly.brekker 03/07/2021

"Papai para que serve a história?"
Que homem que foi Marc Bloch, que historiador e humano incrível. Vai ser sempre lembrado por todos nós historiadores.

Saber que o Bloch era judeu, E escreveu o livro durante a segunda guerra, na prisão, e deixou o livro inacabado pq foi fuzilado por nazistas, a carga emocional que o livro traz é imensa.

"Se eu fosse antiquário, só teria olhos para as coisas velhas. Mas sou um historiador. É por isso que eu amo a vida."

Luciano Caldas 18/06/2021

Mestres da História
O livro é uma produção inacabada e foi redigido num período de reclusão do escritor - fato esse que ressalta seu brilhantismo, visto que é um material produzido unicamente com os saberes internalizados do escritor. Mesmo inacabada é uma obra prima e traz elementos fundamentais para a compressão da história enquanto ciência, seu objeto e seus métodos. Com prefácio de Le Goff, o livro é um tesouro da História e merece estar na estante de todo amante da historiografia.

lariessa 09/06/2021

Mesmo achando ele bem repetitivo, considero ele um livro bem interessante, pois apresenta os fatos históricos e como um historiador encontra-os e analisa suas fontes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6