Crianças Francesas Não Fazem Manha

Crianças Francesas Não Fazem Manha Pamela Druckerman

Resenhas - Crianças francesas não fazem manha

Barbara857 01/04/2022

Contém muitas observações interessantes e nos faz refletir sobre o assunto, achei uma leitura super válida :)

Carla.Parreira 18/10/2023

Crianças francesas não fazem manha
????????
Melhor trecho: ?A criança precisa se sentir amada por aquilo que está se tornando, segura de si em um espaço, dia após dia, deixada mais livre para fazer suas próprias explorações, para ter suas próprias experiências, e em seus relacionamentos com as crianças de sua própria idade. Os franceses acreditam que as crianças se sentem confiantes quando conseguem fazer as coisas sozinhas, e realizam essas coisas bem?.

Dani 25/03/2023

O livro tem bastante informações interessantes pra quem tá começando a jornada de mãe. Não é perfeito, tem alguns absurdos ~na minha opinião~ como deixar bebê chorando pra dormir, por exemplo. Mas afora isso, tem vaaaarias ideas de regras de criação muito interessantes. Vale a pena a leitura, mas sempre com olhar crítico.

Longa 05/09/2020

Mais um ótimo livro para nortear a criação dos filhos. O que tiro desse livro é a meta de estimular a criação de minha filha com disciplina. Regras e liberdades. Algumas passagens achei exageradas e não pretendemos seguir, principalmente o que fala sobre amamentação (a autora é da mesma opinião ) mas o restante do livro, a cada capítulo muito se pode aplicar no dia a dia, com adaptações a nossa cultura e crenças.

Michel.Nascimento 20/07/2020

O livro, escrito por uma repórter americana que se muda para França, relata suas experiências em relação principalmente à criação de seus filhos. Ela observa o modo como as crianças francesas são educadas em relação aos americanas. São abordados temas como alimentação, sono, comportamento.

Babi.Freitas 15/01/2017

Recomendo!
Amplia a nossa visão sobre a forma de educar e relacionamento entre pais e filhos. Bem humorado e de leitura fácil, indico até para quem não possui filhos e sugiro como leitura quase obrigatória para que possui.

Karoline 24/03/2017

O livro perfeito para antes de ter filhos, um livro dispensável depois de ter filhos ?

Jóckisan 28/04/2020

Ótimo!
É um ótimo livro. Ela foge do tema várias vezes. Na verdade o livro não é sobre criação de filhos apenas, mas sobre a própria vida da autora, quando ela decide se mudar para a França. É como se estivéssemos lendo um diário dela. Isso pode ser considerado um ponto negativo, mas mesmo essas partes você poderá transformar em pontos positivos e aproveitar para conhecer um pouco mais da cultura francesa e criar identificação com a família da autora através de seus problemas e soluções. Fora que as dicas dadas sobre criação de filhos estarão mais contextualizadas dentro da realidade francesa apresentada.

Leiam a minha resenha completa no link abaixo:

site: https://quepapoeesse1.blogspot.com/2020/04/resenha-criancas-francesas-nao-fazem-manha.html

Patricia.Cartaxo 15/03/2020

Mudou em muitos aspectos a visão que tinha sobre a educação da minha filha! Super recomendo!

@Marverosa 30/08/2019

Bom livro, mas não tão prático. Para crianças mais velhas e mães inseguras.
O livro é bom, esclarece diferenças importantes na criação Americana x Francesa de educar. Traz princípios básicos de educação e até pedagogia, que a autora coloca como educação geral dos filhos.

Entretanto, achei que muitas vezes a autora fala o óbvio e enrola demais com muitos exemplos (como se precisasse necessariamente embasar cientificamente tudo que fala). Não é ruim, só não fui empática com esse método. Achei autoral demais, mas com uma justificativa teórica interrompendo cada parte da narrativa. O fluxo do livro segue assim:
Exemplo do problema na minha vida, exemplo do problema na vida francesa - carga teórica.

Acho que para mães de primeira viagem e muito inseguras - as mães mais ?americanas? vale. Não concordei com todos os tópicos da educação francesas sim com a maioria, logo, acredito que o livro acrescentou. Mas foi mais um livro para ajudar a ver a maternidade de uma forma mais desmistificada no geral e de autoajuda do que de orientação propriamente dita.

Achei o livro da Encantadora de bebês mais pratico e direto em ações e orientações no dia a dia do que este. E para bebes. Este é mais filosófico e para crianças em geral, inclusive mais velhas.

Valério 07/07/2019

Bom. Mas um pouco prolixo
O livro traz grandes lições sobre a educação de filhos. A autora, uma americana radicada em Paris, começa a notar as diferenças de comportamento entre crianças americanas e francesas - como estas últimas são mais calmas, comportadas e interferem menos na rotina dos pais.
Começa então um trabalho de pesquisa para detectar quais as diferenças na educação das crianças americanas e francesas para entender onde os americanos erram. Pelo livro, fica claro que a forma de educar crianças no Brasil em muito se assemelha à forma americana.
O livro é muito bem fundamentado em suas conclusões, apresenta uma lógica irretorquível e pode ser de grande ajuda. Contudo, talvez tentando fazer a leitura ser mais leve e agradável, a autora passa mais tempo falando de sua vida (inclusive como conheceu o marido, como casaram, como foi a gravidez, etc). Capítulos inteiros são escritos para explicar formas de educar que poderiam ser resumidas em uma ou duas páginas sem perder as qualidades que descrevi. Enfim, com o mesmo volume de páginas, a autora poderia ter passado mais diferenças que demonstrassem os exageros da criação superprotetora que temos nos EUA e no Brasil. Ou fazer um livro de leitura mais rápida, ainda que mantivesse parte das narrativas de sua vida. Mas sem exagero. Ainda assim, pelas lições que traz, nos convida a refletir profundamente sobre como criar filhos, principalmente ao destacar as diferenças de métodos (e seus resultados), valendo muito a pena a leitura

Sheiny 18/07/2017

leitura obrigatória
Leitura fácil e essencial para quem tem filhos. é possível educa-los e torna-los seres melhores para o mundo em que vivemos. Super recomendo a leitura.

Renata Molina 28/09/2018

Deslumbrada
Tem muitas dicas legais, mas não concordo com tudo.
Gostei da parte de não ficarmos forçando a barra com relação a estimular a criança, ela fará da sua maneira, não interessa se for cedo ou tarde. Devemos dar as condições.

Achei ela deslumbrada com a cultura francesa e até uma francesa a desmentiu: https://oglobo.globo.com/sociedade/toda-crianca-faz-manha-ate-as-francesas-14359263#ixzz3WoPAfB77

Em relação a educação francesa ser melhor que a de outras culturas, fico com Içami Tiba, que dizia que criança é igual em qualquer lugar do mundo, e incluo aqui as francesas.

Patricia1146 09/08/2018

Interessante e Esclarecedor
O livro é uma forma divertida de entender como a forma francesa de educar os filhos pode ter aspectos positivos para a crianças, e demonstra que as crianças podem ser educadas e ao mesmo tempo os pais podem ter uma vida, que vai além de ser pais. A autora coloca angustias e exemplos de uma forma muito interessante, demonstrando também as diferenças entre a forma de educar dos americanos e franceses. Por fim, acredito que seja uma leitura indispensável para futuros pais, pois é esclarecedor em como ter filhos pode ser uma experiência em sua maior parte feliz.

Ana Savagnago 31/05/2023

Li e reli!
Tão bom quanto a primeira vez que o li!
Dicas muito válidas para repensar a educação de nossas crianças!