O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

readscarol 02/10/2023

Nao sei o que dizer? foi uma leitura enriquecedora. confesso que julguei o livro pela capa e não queria ler, li por obrigação da faculdade e me surpreendi positivamente. ainda tô assimilando tudo, mas tenho muitos pensamentos e muitas teorias sobre esse livro.

Hugo Sales 19/09/2023

Viva o teatro nacional
Dias Gomes é um escritor incrível, um dos grandes do país. O Pagador de Promessas deixa isso claro, pois a precisão do autor e a eficiência em criar os personagens e seus diálogos afiados é admirável.

Mirielle0 19/09/2023

Doideira
Achei aqui na escola essa hq e comecei a ler, bem curtinha, mas o final foi meio sem sentido, pensei que teria algo e n teve, eu n entendi.

Michelle 03/09/2023

O Pagador de Promessas
Uma peça escrita por Dias Gomes

Uma fábula. Será mesmo?
Libro curto, mas com tantas coisas para refletir: personagens bem delineados, virtudes, comportamentos e atitudes tão constantes no nosso cerne.
Gostei muito.

Ludmila 01/09/2023

São nessas histórias que a gente repensa em quem confiar. Todos são pessoas, com qualidades e defeitos, não importa se são padres, comerciantes, poetas, prostitutas, capoeiristas, gente do povo...

Lucas 25/08/2023

Foi a segunda ou terceira peça que li na vida e ~nossa~, desfez vários preconceitos que eu tinha com a leitura desse tipo de livro (que foram construídos principalmente depois de, quando mais jovem, ter lido a bosta intitulada ?a criança amaldiçoada?). Dias Gomes fez eu me emocionar, me encher de raiva, rancor, ódio e todas as piores coisas do mundo ao ver as injustiças que acontecem aqui, me fez querer usar de todo esse sentimento bruto para proteger ferrenhamente essa personagem tão cativante que é o Zé!!!! Recomendo mt a leitura e tô ansioso para ler mais coisas desse autor (e desse gênero) :^

sôo 20/08/2023

É um livro muito bom e te da repertórios legais para redação, recomendo :) (acho que deu pra perceber que só li por causa da escola)

J. Silva 04/08/2023

O pagador de promessas
Em sintese a renomada peça O Pagador de Promessas narra as desventuras de Zé do Burro, que fez uma promessa em retribuição a cura de seu animal. Pelo restabelecimento do burro (Nicolau, que tinha alma de gente), Zé repartiu suas terras e caminhou mais de trezentos quilômetros com uma cruz aos ombros para deposita-lá no interior da igreja de Santa Bárbara.

Contudo, pelo fato da promessa ter sido feita em um terreiro de umbanda consagrado a Iansã, orixá correspondente a Santa Bárbara, a entrada de Zé do Burro na igreja foi impedida pelo vigário, e depois referendada pelos fiéis e pela polícia.

Nas palavras do autor no prefácio: o tema central da peça é o mito da liberdade capitalista, onde a burguesia não fornece ao Indivíduo os meios para exercício da liberdade, tornando-a ilusória. E, demais disso, traz o texto a intolerância religiosa e o sectarismo, que faz com que vejamos como inimigo aqueles que estão, de fato, ao nosso lado.

Creio que o que torna essa peça fantástica é que todos nós temos nossas promessas a pagar e de alguma forma encontramos barreiras para concretizá-las a semelhança de Zé do Burro.

Por fim, a título de curiosidade, destaco que "O pagador de promessas" serviu de tema ao filme do mesmo título, ganhador do importante Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1962.

" (...) Para o vigário da paróquia de Santa Barbara, é Satanás disfarçado. Quem será afinal Zé do Burro? Um místico ou um agitador? O povo o olha com admiração e respeito, pelos caminhos por onde passa com sua cruz, mas o vigário expulsa-o do templo. No entanto, Zé do Burro está disposto a lutar até o fim."

Antonio460 02/08/2023

O pagador de promessas
Genteee. Achei um livro mto fod@! Tipo ele consegue falar oque não está escrito no papel! Mas além disso, gostei dele pricipalmente pelas críticas sociais que faz e pela cultura que mostra - a cultura baiana - ao mesmo tempo que cria uma estória interessante. Achei q ia ser chatinho, me surpreendeu.
Gabriel Vilela 03/08/2023minha estante
Sobre o título... feliz é aquele que paga suas promessas. Parabéns pela leitura ?

Tenan 16/07/2023

E pagou mesmo
Um dos livros mais brasileiros que li, ao lado do Grande Sertão: Veredas, que mostrou o regionalismo brasileiro, no Pagador de Promessas mostra-se toda a hipocrisia e preconceito católico para com outras crenças, além da exploração dos comerciantes com o Zé do Burro, e a polícia sempre temida pelos pobres. Um Brasil bem representado, e ainda atual diria.

Ramon98 13/07/2023

Uma obra com um texto simples e, ao mesmo tempo, profundo. Ela retrata um Brasil escondido que se expressa para além da doutrina, do cânone e da tradição esculpida na pedra. A cultura movimenta-se, reinventa-se, e o sincretismo manifesta-se como uma forma singular e particular de expressar todo esse movimento, que mescla religião, crença, influência de tradição e regionalidade. Neste contexto, a fé emerge como elemento central, impulsionando Zé a honrar sua promessa, mesmo que isso exija o sacrifício de uma vida.

Sophia709 09/07/2023

Que peça incrível
A peça escrita por Dias Gomes se desenrola em Salvador, na igreja de Santa Bárbara, que é conhecida até os dias de hoje como a igreja do pagador de promessas. Este livro, em particular, me surpreendeu bastante. Ele aborda de forma habilidosa a temática da intolerância religiosa, ao mesmo tempo em que oferece uma crítica social perspicaz. Recomendo enfaticamente a leitura dessa obra, pois é uma história ágil, envolvente e repleta de momentos divertidos.

Renato04 03/07/2023

Resenha O pagador de promessas
Livro relativamente bom, um final legal mas para mim como um livro de muita perca de concentração, digo isto pois eu sou uma pessoa que muitas vezes me perco no meio da leitura tendi que voltar para saber quem falou tal diálogo, mas gostei bastante do livro, recomendação do meu professor de literatura clássica, apesar de tudo não é um livro cansativo, sendo uma leitura rápida, de até no Max 4 horas se você não parar. O livro aborda uma crítica a intolerância religiosa que acontece muito nos dias de hoje.

Lígia 23/06/2023

Eu só li a peça porque eu teria que fazer uma prova com questões sobre ela, e, se não fosse por isso eu não teria lido. Pra mim não é a melhor das histórias, mas confesso que o livro me despertou muita curiosidade enquanto lia, pois a vontade de entrar logo na igreja não era só do Zé-do-Burru mas minha também

Henrique Fendrich 18/06/2023

Leitura fácil e muito divertida. Um dos livros que foram "obrigatórios" para o meu vestibular, mas deste eu não reclamo!