O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Júlia Ramos 06/09/2022

Leitura rápida
Nunca tinha ouvido falar desse livro, li para uma análise literária. Gostei muito, em menos de uma hora já estava finalizado. Amei demais da história.

Duda Cardoso 03/09/2022

E pagou a promessa...
A peça cômica começa com Zé indo até a cidade com Rosa para cumprir sua promessa, e lá, parece que tudo começa a dar errado. Os cidadãos daquela pequena cidade se envolvem com a história e alguns querem prejudicar e outros ajudar. Eu achei super engraçadas algumas situações da peça. O final foi bem inesperado, mas acabou que Zé concluiu sua promessa kkkkkk. Só uma coisa: leiam, vale a pena.

lua 31/08/2022

Gostei, bem leve e não é enjoativo. Mas é o estilo de livro que eu não escolheria normalmente, li mesmo por conta das provas.

Maria.Batagin 28/08/2022

Leitura rápida
Depois de seu asno de estimação ter sido atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara.
Porém, sua jornada acaba se tornando um pesadelo.

Lu Procópio 27/08/2022

Muito bom!
O livro mostra a dura realidade Brasileira, como a Igreja vê quaisquer tipo de religião que não seja a sua e o que ocorre quando o fanatismo não é aceito..

little freak 24/08/2022

Ok, legalzinho.
Gosto muito de textos teatrais, então isso me agradou bastante. Mas passei raiva dms com aquele padre. Um clássico que não enche o saco.

Ana 11/08/2022

MINHA ESCOLA TÁ ARRASANDO NOS PARADIDÁTICOS
Eu nunca pensei que iria ficar anciosa com uma leitura de paradidático da escola, essa já é minha segunda experiência com Dias Gomes, sempre muito cômico e trágico.

Beatriz Botelho 06/08/2022

Eu amo esse livro
A forma como o sincretismo religioso é trabalhado na obra é muito boa. O trágico fim de Zé é a marca de uma Brasil que, até hoje, é preconceituoso e intolerante. Já reli duas vezes e sempre envolvo na história.

Pietra66 05/08/2022

Olha, eu vou ser sincera que iniciei a leitura com certo preconceito, por ser clássico, mas eu gostei.
Achei o formato do texto interessante, apesar de achar que não conseguiria ler um livro muito grande assim.
Me surpreendeu.

duda 01/08/2022

O PAGADOR DE PROMESSAS
bom, de início gostei da trama principal e do livro em geral.
mas uma coisa que eu não gostei muito foi o livro inteiro se passar em só um lugar, no caso a igreja, queria que tivesse mais lugares para a história acontecer.
mas em geral è um livro bom, muito rápido de ler!

Paula.Moreira 31/07/2022

Nostalgia
Quando estava na escola, eu tinha muita dificuldade de ler. Começava e ia só até metade ou porque perdia o interesse ou porque ficava cansava pelo esforço da leitura. Só fui criar o hábito de ler mesmo com 30 anos de idade.

Não lembro bem como chegou até mim, mas acabei com "o pagador de promessas" nas mãos quando tinha entre 15/16 anos. Fiquei encantada porque pela primeira vez consegui ler uma história comovente com facilidade e até o final.

Em homenagem a essa leitura que foi tão importante na minha adolescência, peguei o livro e o reli depois de 18 anos, fazendo assim "o pagador de promessas" o meu primeiro livro de releitura.

shaiigr 23/07/2022

Nunca vi alguém tão obstinado!
Essa história é sobre um devoto de Santa Bárbara que faz uma promessa pra ela em troca de um favor peculiar. Por motivos que não revelarei, ele quase não consegue concluir sua promessa e isso faz o livrinho render. Eu não esperava pelo final e me chateei um pouquinho, mas isso não o tornou ruim kkk.

Manu 25/06/2022

Retrato do Brasil
Leitura indispensável a todos os brasileiros. Nessa peça, Dias Gomes conseguiu sintetizar de forma simples e direta, vários elementos da cultura brasileira. Desde a intolerância religiosa ao ignorar a miscigenação cultural e se mostrando opressora; passando pelas críticas sociais ao estado, este que deveria garantir o direito dos seus cidadãos, até o sensacionalismo na imprensa, com seus interesses próprios distorcendo e apresentando interpretações errôneas dos fatos. Diante da maldade do mundo, Zé do Burro vai perdendo sua inocência com o passar do tempo, mas não deixa de lutar pelo que acha certo. Excelente reflexão social.