Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Alininha 26/01/2021

Decepção
Comecei a leitura com muita expectativa, mas me decepcionei. Esse tipo de narrativa não funcionou para mim. Não gostei de comi os casos foram abordados, nem da linha do tempo criada pela autora para descrever os casos e em muitos momentos dificultou o meu entendimento.

Esperava uma leitura baseado apenas em fatos e em diversos momentos a autora incluiu sua opinião pessoal (para mim em momentos bem desnecessários). A cada exclamação ou comentário na tentativa de fazer humor apenas aumentava meu desejo de acabar logo a leitura. Só não abandonei o livro pq estava em uma LC. Na minha opinião, humor negro não cabe em livros que aborda um conteúdo tão pesado. Familiares das vítimas lerão esse livro e com certeza não esperam piadas sem graça, mas apenas os fatos e sem expeculações.

Havia situações que a autora descreve ações das vítimas e/ou S.k. como se estivesse lá na cena de tantos detalhes que ela incluiu. Isso me soou com uma tentativa de transformar tragédias em historinhas. Incluir as fontes das teorias apontadas por ela soaria muito mais real e (respeitoso).

Um outro ponto que me incomodou muito foram as diversas colocações da autora que me deu a sensação de que ela era racista. Em vários momentos ela destaca a cor da pele das pessoas negras e isso era totalmente irrelevante na situação. Ex.: " foi estuprado por negros" "estava acompanhado por um homem negro, crianças e uma mulher"... Qual a importância da cor das pessoas nessas situações? Brancos não precisavam de destaques, apenas os pretos? Enfim, desnecessário. Isso foi o suficiente para acabar de ler sem esperar mais nada "positivo"

Enfim, ótimo pra quem gostou, mas não funcionou pra mim e estou agradecida por ter tanto apêndice no final... Pq ai a leitura acabou mais rápido ?

Joi Coimbra 25/01/2021

Fui ler o livro com grandes expectativas, pois gosto da escrita da Ilana. No entanto, me decepcionei. Mesmo a escrita num tom jornalístico não me prendeu.

Algumas notas: Não gostei da forma que ela criou a linha do tempo dos casos, achei que ficou bagunçado e por vezes me perdia. Também achei que em certos momentos há muitas opiniões pessoais da Ilana sobre os casos, poucas fontes e notas no decorrer dos relatos.

Ela apresenta alguns dos seriais mais cruéis do mundo, se você tem alguma sensibilidade recomendo não ler o livro.

joaoggur 17/01/2021

BIZARRO e BRUTAL, mas INTERESSANTE e INFORMATIVO!
Mesmo sendo um livro de uma brutalidade e frieza ímpar, é um livro extremamente informativo que prende o leitor até o final.

Ilana Casoy, indubitavelmente, fez um exímio trabalho de pesquisa e estudo para informar o leitor do melhor jeito possível. Para quem gosta do tema Serial Killers ( faço parte desse grupo!), é um prato cheio de informação e detalhes.

Também gostei que a autora, após dedicar boa parte do livro para o estudo psicológico dos assassinos, fez uma apurada resenha sobre a vida dos mais notáveis serial killers da história, como Jeffrey Dahmer e Theodore Bundy.

Apenas recomendo que tomem cuidado nas partes onde a escrita detalha os crimes; a escritora abusou de detalhes ao descrever casos de estupros e assassinatos.

Também achei interessante o título do livro: Serial Killer - Louco ou Cruel?

Isso é, claramente, uma provocação ao leitor.

Digo, pois dizer se são loucos ou cruéis é algo de extrema dificuldade. Todos ali são loucos, mas será que também são cruéis? Terminei o livro refletindo, e não acho que conseguirei responder.

Para quem quer estudar sobre crimes e assassinos seriais, recomendo fortemente.

Wendel 29/12/2020

Pra quem se interessa pelo tema, é um dos livros mais completos sobre o assunto que já li dos publicados no Brasil, exceto pelas biografias maravilhosas publicadas pela mesma editora de vários desses assassinos.
A pesquisa dos casos é bem colocada, mesmo que as vezes a escrita gerasse em mim algumas dificuldades de compreensão. As escolhas dos serial killers a terem a história retratada foi muito boa, embora senti falta de mais alguns bem famosos que complementariam bem a obra.
Não gostei da forma que a parte introdutória do livro é apresentada, não prendeu a atenção e para mim foi bem massante, porém, acho que é fruto de não me identificar tanto com a escrita da autora.

Juliane.Sturm 22/12/2020

Incrível
Pra quem se interessa por serial killer - você PRECISA ler este livro da @ilanacasoy ! Usei este livro como base no meu TCC sobre 'como um ser humano pode se transformar em um serial killer' utilizando a linha comportamental! Foi essencial para toda minha pesquisa!?
Neste livro, alguns casos de serial killer são descritos em detalhes. Dentre eles: Jeffrey Dahmer, Theodore Bundy, Aileen Wuornos, o Zodíaco entre muitos outros.
Um livro prazeroso? Definitivamente não, mas muito interessante, principalmente para quem estuda ou trabalha nessa área. Você pode perceber até onde o ser humano pode chegar - por conta de algum transtorno psiquiátrico, psicológico e/ou por conseqüência de traumas vivenciados em algum momento de sua vida. Recomendo!

Ilana Casoy é uma criminóloga e escritora brasileira. É sobrinha do jornalista Boris Casoy e prima de Serginho Groismann. Formou-se em Administração na Fundação Getúlio Vargas. Dedicou-se a estudar perfis psicológicos de criminosos, especialmente de serial killers.

Bianca 17/12/2020

Sem Spoiler
A autora Ilana Casoy é a maior criminologista do Brasil.
Para quem está iniciando este tipo de leitura este é um ótimo começo, exemplar de qualidade, encontrei pouquíssimos erros ortográficos, porém esta edição encontra-se esgotada.
Como li Serial Killers: Anatomia do Mal (de outro autor, porém mesma editora), as informações neste primeiro volume foram repetitivas, contudo, a autora escreve de forma clara estabelecendo um diálogo com o leitor, apresentando comentários particulares que tornam a leitura agradável. Lembrando que são casos pesados, portanto, o ritmo é moderado.

Duda 01/12/2020

insta literário: @barauliteraria
a escrita da Ilana Casoy fez com que eu me sentisse assistindo o Discobi Investigation, é extremamente gráfica e ao mesmo tempo o tom de documentário é extrema instigante

Biel 24/11/2020

Leitura necessária, porém cruel demais para ser lida sem um bom livro de fantasia ou romance para ler em seguida.

Gabi 18/11/2020

O livro é ótimo para quem gosta do tema. Mas, muitas vezes é preciso respirar fundo e parar um pouco a leitura, pois tem trechos bem fortes. Pensar que tudo é fato real também dá um medinho. ?

Luciana 14/11/2020

Não é pra todo mundo
A escrita de Ilana Casoy nos prende e nos conduz a querer terminar mas confesso que em pelo menos 3 momentos tive que largar o livro para tomar um ar. São descritas cenas dos crimes com uma riqueza de detalhes que fazem o leitor passar mal. Não recomendo para quem não está num bom momento. É uma leitura pesada e vc precisa estar preparado pra ela.

Victor.Neto 25/09/2020

Ilana Casoy
Percebe-se que foi feita uma grande pesquisa pra elaboração do livro. Tem a linguagem de fácil entendimento e é bem interessante conhecer a história desses assassinos e dos métodos da polícia pra identificar cada um.

Peterson Boll 23/09/2020

Irregular
Muito irregular. Se você não é estudante de Direito ou de Psicologia, por favor, pule a primeira parte repleta de explanações sobre psicologia forense, criminalística, entre outros. Quando começa a descrever os assassinos seriais, o livro torna-se interessante, pois a autora consegue bem mesclar texto jornalístico com pitadas de romance. Entre os estrangeiros e os brasileiros, um interlúdio para encher linguiça, que aliás parece ter sido uma imposição à autora ou da autora, um livro de muitas páginas, houvessem eliminado muitas delas, o livro se tornaria melhor e mais objetivo
Gorette 29/04/2022minha estante
Também não gostei. Mas, ela deve ter ganhando um bom dinheiro então tá valendo.

Ghost writers 14/09/2020

Relatos detalhados sobre os seriais killers. Um livro muito bom para quem gosta deste tipo de conteúdo.

Emily.Azevedo 31/08/2020

Louco ou Cruel? de Ilana Casoy aborda os serial killers sob diversos aspectos na visão da Criminologia, do Direito, da Psiquiatria e da Psicologia, analisando como tudo começa, quem são as vítimas, os aspectos gerais e psicológicos, os mitos e as crenças, o perfil do criminoso, a psicologia investigativa, a análise do local do crime e a encenação/organização da cena. Já a segunda parte do livro, Casoy apresenta em detalhes 15 casos de serial killers resolvidos que chocaram e marcaram o mundo, também conta com um capítulo dedicado ao Zodíaco, serial Killer que nunca foi identificado