Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Mayra.Farias 23/07/2015

livro
livro difícil de ler , fiquei imaginando todo o sofrimento e como tem gente cruel no mundo. Vou demorar muito pra ler o segundo.
tata 06/12/2015minha estante
qual é o nome do segundo livro?

Claudemir Ramos 12/10/2015

Um livro para quem tem estomago
Recentemente tive a oportunidade de adquirir e ler este livro, confesso que fiquei um pouco enjoado e senti certo repudio ao decorrer da obra. Apesar disso não tiro o mérito e a maestria que a brasileira Ilana Casoy teve ao reunir tal conhecimento e casos sobre alguns dos piores exemplos da raça humana.

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel é um livro que se divide em duas partes.
A primeira parte nos trás uma analise minuciosa sobre o comportamento dos serial killers, tratando de assuntos criminológicos, de direito, da psiquiatria e da psicologia.
Abordando detalhadamente os tipos de Serial Killers, as fases de ciclo, aspectos sobre as vitimas, perfil criminoso e modo de operação.

Em um segundo momento, tempos a análise de 16 casos envolvendo serial killers, tais quais Albert Fish, Ed Gein, Ted Bundy, Andrei Chikatilo, Jeffrey Dahmer, Aileen Wuornos e o infame Zodíaco cuja identidade ainda é um completo mistério.
Todas historias reais e detalhadas, podemos assim chegar a entranha da crueldade humana, tendo os piores exemplos possíveis destes monstros que assombraram a população no século XX.

Recomendo esta obra para todo aquele que tiver curiosidade (e estomago)

site: http://eternopadawan.blogspot.com.br/

EGO PATRONUS 09/12/2015

SERIAL KILLER: LOUCO!!!
Serial Killer: Louco ou Cruel?, tem como objetivo apresentar diversos aspectos no entendimento de um serial killer (assassino em série). O livro é iniciado explicitando possíveis causas para uma pessoa - tragicamente - se tornar um monstro e depois procede comentando sobre Modus Operandi, investigação, recursos e listas. Não sendo um livro didático, tudo é tratado de forma bastante sucinta porém esclarecedora. Sendo assim, é ideal para quem pretende aprender mais sobre o tema, seja como curiosidade alheia ou conhecimento voltado para um estudo.
As linhas foram redigidas de forma clara impossibilitando desentendimentos. Livro muito bom! Leria uma continuação.

Inlectus 08/01/2016

Bom.
Esse livro mostra bem, existem pessoas boas, existem pessoas dementes, e existem pessoas más, não loucas, só más.

andressariconi 05/02/2016

Maravilhoso!
Um livro simplesmente maravilhoso, explica como é a mente de um serial! ?

LetAcia637 11/02/2016

A mente de um assassino.
A mente humana sempre me despertou curiosidade. Nos casos de assassinatos em série, embora ficasse chocada com os relatos, sempre me perguntei o que de fato, leva alguém a agir de maneira tão cruel e fria. Nesse livro, Ilana, nos prende não somente detalhando os 16 casos REAIS dos Seriais Killers mais famosos do mundo, como também, explica detalhadamente o que é realmente um assassino serial: Como ele pensa, como e porquê age cada um à sua maneira, como é investigado e na maioria das vezes, pego. Não é uma leitura fácil, muito menos prazerosa. É um livro que exigiu muita maturidade de minha parte, se dado ao fato de que nunca havia lido um livro desse gênero. Porém, valeu a pena. E despertou em mim, uma sede maior ainda pela Psicologia.

Brina.nm 11/02/2016

Um aviso: Esse livro não é recomendado para pessoas com estômago fraco.
Que atire a primeira pedra quem nunca pesou que fosse um trabalho exclusivo do FBI pegar e prender serial killers, que todos acabam indo para a cadeira elétrica, e que principalmente: é uma tarefa extremamente fácil pega-los. Bem, CSI está ai pra encher nossas cabeças de caraminholas com aparatos tecnológicos que dão todas as pistas para que encontrem o assassino em dias… A verdade meus queridos, é que isso está longe de ser verdade…

Serial Killers, Louco ou Cruel? é dividido em duas partes, na primeira, Ilana faz um resumão de como realmente é uma investigação criminal. Ela nos mostra as principais características de um serial killer, como a infância do mesmo pode ter influenciado no seu atual estado; a escolha das suas vítimas; o fato de usarem uma ‘máscara’ perante a sociedade para não se passarem por um assassino cruel, e sim um cidadão normal que consegue articular e se envolver com outras pessoas normalmente.

Ilana nos apresentam algumas curiosidades também. Vocês sabiam, por exemplo, que na maioria das vezes, o FBI não é chamado para solucionar os casos de possíveis serial killers? Eles são chamados só em ultimo caso, quando os policiais locais já não conseguem solucionar. Isso acontece muito pelo ‘ego’ dos policiais, afinal, chamar o FBI é decretar que você não foi capaz de solucionar o caso sozinho e precisa de ajuda. Outra coisa interessante, é que menos de 50% dos casos são resolvidos.

Mas é na segunda parte, Galeria do Mal, que o livro começa a ficar macabro. Você irá conferir os 16 casos mais cruéis de Serial Killers. Alguns tremendamente famosos, como Edward Gein que inspirou filmes como Psicose e O massacre da serra elétrica, ou então John Wayne Gacy (O palhaço assassino), Albert Hamilton Fish (O canibal e assassino de crianças), Aileen Wuornos (A prostituta que ‘teoricamente’ matava homens que tentaram estuprá-la)…

Em todos os casos vemos o quanto essas pessoas eram cruéis quando cometiam os assassinatos. São descrições tão detalhadas, fiéis e sangrentas, que mesmo os mais fortes ficam apavorados, pois vem aquele pensamento: Como alguém é capaz de fazer tudo isso? Comer carne de crianças, Matar mulheres grávidas, Beber sangue humano… Vemos como eles matavam, suas motivações, o que levou eles a cometerem tais assassinatos e principalmente, como a polícia chegou no assassino e sua prisão.

Em todos os casos citados por Ilana no livro, vemos que os abusos sofridos em casa. Seja por pais que gritam muito, se separam, possuem abusos de drogas, deixam os filhos sozinhos, ou sobrem abusos físicos ou sexuais, tudo isso influência muito na formação de um serial killer. É claro que isso não é uma regra, mas em todos os casos mais extremos, a maioria dos itens acima estão presentes no histórico infantil dos assassinos.

A única coisa que não gostei, foram que os últimos casos ficaram meio apresados, não tinham tantos detalhes de como o serial killer matou as vítimas ou mais detalhes da assinatura do assassino, principalmente no caso da Aileen Wuornos, a qual fiquei completamente curiosa para saber mais detalhes.

Pra quem gosta de um livro com muito sangue, e que investiga um serial killer ‘de corpo e alma’ recomendo muito esse livro. Você irá conhecer detalhes sórdidos dos assassinatos, irá se sensibilizar pelas famílias que perderam alguém para a mão desses loucos, e ficar completamente de boca aberta com tudo que eles são capazes de fazer.

Nem preciso dizer que o box é completamente perfeito. O material dele é como uma ‘capa dura’, a arte bem trabalhada e realista, e dentro da caixa tem a caveirinha tão amada da Dark

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2016/02/serial-killers-louco-ou-cruel-ilana.html

Paula Juliana 21/02/2016

Resenha: Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? - Histórias Reais, Assassinos Reais - Edição Definitiva - CRIME SCENE - Ilana Casoy http://overdoselite.blogspot.com.br/2016/02/resenha-arquivos-serial-killers-louco.html

Sempre tive muito interesse pela mente das pessoas. E um fascínio bizarro por livros, filmes e seriados de assassinos em série, acredito que a curiosidade principalmente quanto ao perfil, suas condutas, suas mentes, afinal, quem são essas pessoas? Como identifica-las? São doentes? Loucos? Agem com consciência? Matam por prazer? Algo falta deles, fora a humanidade?!!

Em alguns livros e até séries acabamos encontrando versões muito romantizadas, que pelas histórias, somos seduzidos por esses personagens e nos fazem gostar dessas pessoas, ou mesmo torcer para que não sejam presos, como Dexter, o assassino que com seu código só matava assassinos, ou The Fall, que mostra um serial Killer tão charmoso, aparentemente tão bonzinho, mas é uma pena se você for morena, ele é mortal! Mas é isso, são PERSONAGENS, da ficção para a realidade, quando se deparamos com uma realidade tão cruel, com casos tão cruéis, é diferente, essa resenha, assim como o livro é em homenagens as pessoas que sofreram nas mãos desses monstros.

NUNCA tinha lido uma obra tão DIRETA, REAL E FRANCA, esse estudo, analise, que engloba absolutamente tudo que poderia imaginar dentre vários quesitos como: os tipos de assassinos em série, suas fases, as vítimas, quem elas são? Os aspectos gerais e psicológicos - dissociação, empatia, intimidade, repetição, reencenação, fantasias, abusos, a pedofilia e a psicopatia - os muitos mitos e crenças, a aparência dos psicopatas, as motivações, porque matam e porque matam de determinado modo, os problemas com as mulheres, as quantidades de assassinatos que determinam se estamos lidando com um assassino em série, os lugares do mundo que mais existem - e se isso é possível!

São estatísticas, fatos, estudos, muita pesquisa. Tudo muito direto e real como disse, é uma obra que não é prazerosa de se ler, muitas vezes é estritamente dolorosa, li aos poucos, levei um bom mês para completar, indo de caso em caso, é porém, totalmente interessante!

São apresentados a analise dos casos e perfis psicológicos de vários assassinos em séries que são mundialmente conhecidos, como: O casal letal, Paul Bernardo e Karla Homolka - o primeiro caso que li, foi bem chocante logo de cara, principalmente por ter uma mulher cooperando e participando de tal maneira, Bundy, e Trenton - O vampiro de Sacramento, ambos chocantes, John Wayne Gacy - O palhaço Assassino, e Aillen Wuornos, um matava crianças e a outra homens, entre muitos outros.

Um fato que era constante nos casos era a violência sexual, praticamente todos cometidos a mulheres novas, ou a crianças, ou adolescentes, a grande maioria do sexo feminino. Alguns realmente difíceis de se ler, não por terem descrições escrachadas ou algo do tipo, mas pelo fato de serem reais, por perceber a frieza e crueldade a que foram submetidas.

Uma grande questão da obra foi analisar a psicopatia como uma doença ou como atos cruéis cometidos por homens que sabiam o que estavam fazendo. Grande parte dos Serial Killers sofrem abusos durante a infância, ou algum tipo de negligencia, tem a necessidade de que em seus assassinatos a vítima seja degradada, ridicularizada e torturada. Precisam dominar, ter o controle absoluto da vítima e em grande maioria sabem exatamente o que estão fazendo, então, a insanidade é um sintoma da loucura, a consciência, não! Porém, alguns desses psicopatas vivem e acreditam em suas fantasias, como O Vampiro de Sacramento que acreditava precisar de sangue para repor o seu, matava e bebia de mulheres e bebês. Enfim, fica a pergunta: Loucos ou cruéis?

Bem... A Paula como pessoas e leitora não consegue ver esses monstros como loucos, acredito que se tem capacidade para estudar suas vítimas, enganar a sociedade com suas duplas vidas, capturar, torturar e matar, muitas vezes até criar cenas de crimes para serem encontrados, sabem muito bem o que estão fazendo, são lúcidos o suficiente para saber o que é certo e errado, então podem muito bem pagar pelos seus crimes como seres cruéis que são!

Psicopatas tem aparências normais, são manipuladores, cativantes e na maioria charmosos, sabem enganar, são sádicos, sentem prazer na dor, na tortura, são capazes de prolongar a morte de suas vítimas ao máximo. Loucos ou somente cruéis, são perigosos, conhecem e estudam suas vítimas, são inteligentes e muitas vezes sabem jogar e brincar com as pessoas. Não são heróis, não são dignos de admiração, são monstros. E isso fica muito mais evidente quando se deparamos com eles na vida real!

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? - Histórias Reais, Assassinos Reais é uma obra recomendadíssima para quem tem estômago forte e interesse pelo assunto. Um ótimo livro e uma edição maravilhosa!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

@autoraflaviakalpurnia 11/08/2018

️🗨️ Como um documentário incrível, Illana fez descrições sobre os crimes, sobre os assassinos e sobre um estudo dos casos relatados, tentando compor um caso para sabermos se realmente um serial killer é ou não louco. Vemos em alguns casos que médicos afirmam doenças mentais e em outros não, mas a pergunta que sempre fica: o que leva o assassino a matar, continuar e fazer as coisas horríveis que faz? Com casos explícitos e por vezes chocantes demais, Illana montou um dossiê incrível e com os mais conhecidos serial killers da história, mostrando que mesmo após anos e anos, os assassinos em série não apenas evoluíram, mas continuam presentes e escondidos nas sombras para poderem escolher suas próximas vítimas.
🖤 Nota 5/5.

Brubs 28/08/2018

INCRIVELMENTE TERRÍVEL!
Um livro incrível sobre comportamento humano e criminologia. Já é um dos meus livros favoritos ?

Ingrid.Oliveira 03/09/2018

Fascinantemente assustador
"Louco ou Cruel?" foi o primeiro livro que li da Ilana e ela conquistou meu coração! Apesar do tema pesado, eu me encanto com a escrita dela. O livro traz casos bastante horríveis de seriais killers pelo mundo: casos famosos, casos nem tão conhecidos assim, mas todos despertando o mesmo tipo de horror. Leitura obrigatória para os fãs do gênero.

Crítica, eu? 17/03/2019

Louco ou Cruel?
Louco ou cruel? é um livro de não-ficção de Ilana Casoy, conhecida criminologista e consultora criminal brasileira. Nesta obra, Casoy discute os limites entre loucura e crueldade, buscando entender pontos sensíveis, como até onde questões genéticas e biológicas influenciam no surgimento de uma personalidade assassina, como as experiências de vida afetam o comportamento do criminoso e até que ponto um serial killer pode ser considerado são, devendo pagar pelos seus crimes como alguém que tem perfeita consciência do que faz.

A edição de 2017 de Louco ou cruel?, da Darkside Books, é aberta por um prólogo em que a autora relata as dificuldades de escrever um livro de não-ficção e reforça sua decisão de republicar o livro com as últimas atualizações das histórias. Além disso, o livro conta com um prefácio interessantíssimo do jornalista Percival de Souza, cuja última frase é uma dica para as autoridades policiais: “Que tal pedir ajuda para Ilana Casoy e compreender melhor a cabeça da nova safra de assassinos a sangue-frio?” Essa sugestão já dá ao leitor todas as pistas para descobrir que Casoy é uma especialista no assunto serial killer e que a leitura de seu livro será um mergulho profundo, nada amador, nesse universo.

O primeiro capítulo desta obra trata de tentar desvendar as origens de um assassino em série, além de, como o próprio título sugere (Quem é um serial killer?), explicar com clareza os estudos sobre a mente dessas pessoas. É neste momento que Ilana Casoy dá ao leitor uma verdadeira aula sobre psicologia, vitimologia, tipos e fases dos serial killers e até sobre os momentos que um assassino passa antes e depois de cometer seus crimes. Embasada por fatos, Casoy desconstrói preconceitos rasos e entrega um prato cheio de informações. Já nesse primeiro capítulo a autora consegue oferecer um pequeno passeio guiado pela mente de um assassino serial.

Os próximos dezesseis capítulos de “Louco ou cruel?” são dedicados a contar em detalhes as histórias de serial killers que assombraram o mundo. São eles: Paul Bernardo e Karla Homolka, Theodore Robert Bundy, Richard Trenton Chase, Andrei Chikatilo, Rory Enrique Conde, Jeffrey Lionel Dahmer, Albert Hamilton Fish, John Wayne Gacy, Edward Theodore Gein, Edmund Emil Kemper III, Ivan Robert Marko Milat, Leonard Lake e Charles Chitat Ng, Dennis Andrew Nilson, Arthur Shawcross, Aileen Wuornos e O Zodíaco. Ilana Casoy reconstrói cada uma dessas histórias com tanta propriedade que, por vezes, é possível sentir-se imerso numa narrativa ficcional. O formato narrativo que a autora escolhe faz com que a leitura corra em paz. Apesar de ser um livro cheio de dados e, principalmente, de caráter de estudos, Louco ou cruel? oferece uma experiência lida muito boa. A escrita de Ilana Casoy é convincente e envolvente, prova disso é o modo como a autora insere conteúdos de pesquisa dentro da obra sem perder a fluidez e a velocidade do texto.

Depois de apresentar as histórias desses assassinos em série, o livro presenteia o leitor com 4 anexos muito interessantes. O primeiro deles, intitulado “Serial killers do mundo inteiro”, traz uma lista com nomes, países e números de vítimas de diversos assassinos em série que atuaram em todos os continentes. O anexo “Apelidos de alguns serial killers”, como o próprio nome sugere, apresenta os codinomes criados pela mídia, pela polícia ou pelos próprios criminosos. Muitos desses se popularizaram mais ainda do que o nome real do assassino. “Pena de morte” é o terceiro anexo e nele Casoy lista quais países ainda têm a pena capital como forma de punição e em quais casos ela se aplica. (O leitor vai descobrir, nesta parte, que o Brasil prevê pena de morte em um caso muito singular!) O último anexo, “Frases famosas de serial killers”, traz citações ditas não só por assassinos em série, mas também por pessoas ligadas ao universo deles, como o estudioso John Douglas. Casoy termina seu livro com as referências utilizadas por ela, presenteando o leitor com uma lista de lugares onde pode encontrar mais sobre esse tema de interesse.

Louco ou cruel? é um livro muito necessário para os amantes de literatura policial. Como já foi dito, o livro não é ficcional, mas seu nível de profundidade e detalhamento, combinado com a escrita espetacular da autora, vai, com certeza, agradar as mentes habituadas a consumir thrillers psicológicos e romances de investigação. Para os estudiosos do assunto, Ilana Casoy conseguiu oferecer um panorama muito completo sobre o tema “serial killers”. Dentro das histórias de cada assassino, a autora discute questões importantes e traz informações de muito valor para quem busca se aprofundar nesse universo. A edição da Darkside Books* também merece destaque. Como de costume, a editora entregou uma obra de altíssima qualidade gráfica e visual, recheando o já excelente texto de Casoy com diagramas, fotos, tabelas e até uma arte de capa e de verso à altura.

*Esta edição contém dois livros de Ilana Casoy: “Louco ou cruel?” e “Made in Brazil”.

site: https://criticaeublog.wordpress.com/

Lorena 31/07/2019

Impactante
Não haveria título melhor pra esse livro "Louco ou Cruel?", pois foi o que fiquei me perguntando a cada caso de serial killer que a autora Ilana Casoy ia apresentando. Até onde vai o ser humano? A crueldade seria decorrente de um problema neurológico?

Gostei muito da contextualização da autora sobre a prática dos 'profilers', os profissionais que traçam o perfil do criminoso baseado em indícios da cena do crime (ou crimes), dados de necropsia, entre outros dados. Acho uma ciência fascinante.

Recomendo a leitura para quem gostaria de saber um pouco sobre o trabalho de profissionais que atuam na área da Criminologia.

Alex L.S. 18/08/2019

Livro de especialista
Os casos mais conhecidos sobre assassinatos em série estão no livro.

Joy.patrocinio 12/02/2020

Msravilhoso
Esse e um tema q gosto bastante de ler. Bem detalhado e explicativo.