Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Victor.Neto 25/09/2020

Ilana Casoy
Percebe-se que foi feita uma grande pesquisa pra elaboração do livro. Tem a linguagem de fácil entendimento e é bem interessante conhecer a história desses assassinos e dos métodos da polícia pra identificar cada um.

Luciana 14/11/2020

Não é pra todo mundo
A escrita de Ilana Casoy nos prende e nos conduz a querer terminar mas confesso que em pelo menos 3 momentos tive que largar o livro para tomar um ar. São descritas cenas dos crimes com uma riqueza de detalhes que fazem o leitor passar mal. Não recomendo para quem não está num bom momento. É uma leitura pesada e vc precisa estar preparado pra ela.

Duda 01/12/2020

insta literário: @barauliteraria
a escrita da Ilana Casoy fez com que eu me sentisse assistindo o Discobi Investigation, é extremamente gráfica e ao mesmo tempo o tom de documentário é extrema instigante

joaoggur 17/01/2021

BIZARRO e BRUTAL, mas INTERESSANTE e INFORMATIVO!
Mesmo sendo um livro de uma brutalidade e frieza ímpar, é um livro extremamente informativo que prende o leitor até o final.

Ilana Casoy, indubitavelmente, fez um exímio trabalho de pesquisa e estudo para informar o leitor do melhor jeito possível. Para quem gosta do tema Serial Killers ( faço parte desse grupo!), é um prato cheio de informação e detalhes.

Também gostei que a autora, após dedicar boa parte do livro para o estudo psicológico dos assassinos, fez uma apurada resenha sobre a vida dos mais notáveis serial killers da história, como Jeffrey Dahmer e Theodore Bundy.

Apenas recomendo que tomem cuidado nas partes onde a escrita detalha os crimes; a escritora abusou de detalhes ao descrever casos de estupros e assassinatos.

Também achei interessante o título do livro: Serial Killer - Louco ou Cruel?

Isso é, claramente, uma provocação ao leitor.

Digo, pois dizer se são loucos ou cruéis é algo de extrema dificuldade. Todos ali são loucos, mas será que também são cruéis? Terminei o livro refletindo, e não acho que conseguirei responder.

Para quem quer estudar sobre crimes e assassinos seriais, recomendo fortemente.

Fer . 09/02/2009

Na ansia de tentar compreender como "nasce" um serial killer, li e analisei. Louco ou Cruel? Conlui que se é cruel na sua insanidade!

Mááh 07/02/2010

Serial Killer
É um livro bem macabro, conta histórias verdadeiras de assassinos em massa. Existem quatro tipos deles, os emotivos, os missionários os sádicos e um que não lembro, mas o que importa é que uns matam por diversão, outros por prazer sexual e outros só pra matar mesmo, sem nada em especial, a maioria não escolhe a vítima, matam os que querem... São chamados de Serial Killer pelo fato de cometerem vários assassinatos em algum período de tempo e em especial o Missionário,
escolhe um certo grupo de pessoas para matar: prostitutas, mulheres, homens, crianças...Alguns matam um certo grupo de pessoas para o mundo ser livre de pessoas que eles consideram erradas para o mundo.
Só lendo para ver até que ponto a mente humana pode chegar, até que ponto alguém pode ser cruel e não ter nenhum tipo de arrependimento.
Alguns Serial Killers em sua condenação para pena de morte, ao invés de tentarem se redimir, eles acham é bom... Um serial Killer no dia de sua condenação disse: Beijem minha bunda! E outro: Viva Satã. Isso é um Serial Killer, aí resta a dúvida: Louco ou Cruel?...Acredito que seja os dois.

Tita de la Garza 28/01/2010

O livro é uma boa introdução ao mundo dos serial killers.
Explica um pouco sobre a mente do serial killer, o que é modus operanti, assinatura, como é avaliada a insanidade do modo de vista juridico. Enfim, quem assite criminal minds ou mesmo CSI já tem uma idéia.
Depois descreve alguns dos serial killers mais famosos, como agiam, suas vítimas, a investigação e a prisão/condenação do serial killer.
É um livro mais básico, quem quer se aprofundar ou procurar algo mais específico sobre determinado assassino vai se decepcionar. Quem quer uma abordagem geral e bem explicada, vai gostar.
Muito bem escrito, na minha opinião.
Senti falta do Richard Ramirez na lista.
Nào há nada sobre casos brasileiros, mas há um livro da mesma autora que aborda crimes nacionais.

Bruno 20/07/2011

Ilana Casoy - Serial Killer
Quando estou em uma conversa sobre serial killers e estudos sobre os mesmos, o primeiro nome que me vem à cabeça é o de Ilana Casoy, e Serial Killer: Louco ou Cruel mostra exatamente o porquê disso. Com uma linguagem simples, clara e interessante, Ilana mostra um pouco sobre esse grupo de pessoas que são os assassinos em série, desde as classificações mais simples, suas motivações e as "fases" pelas quais um assassino em série passa antes, durante e depois de cometer o ato de matar.

Creio que as primeiras 70 páginas são essenciais para o resto do livro. Ilana faz uma síntese de como um serial killer age, como as autoridades trabalham no caso, os métodos utilizados pela polícia e pelo FBI para identificar um assassino em série, todo o básico necessário para poder em seguida se aprofundar em casos particulares e conhecidos mundialmente. Isso tudo sem fazer o leitor perder interesse ou tornar o livro algum estritamente didático.

Uma das coisas mais surpreendentes em alguns casos é a aparência e o grau de inteligência dos assassinos. Paul Bernardo era simpático, elegante, havia feito faculdade e mostrava-se cooperativo e bondoso com a polícia. A verdade era que ele estuprara diversas mulheres, matara três e filmara tudo ao lado da esposa, Karla Homolka (que tinha características semelhantes à do marido).

Alguns dos casos são bem conhecidos, e Ilana se preocupou em pegar todas as informações necessárias pra formar uma história completa. Obviamente não é tão profundo quanto um livro que trata somente de um serial killer, mas certamente mostra o grau de crueldade que alguns deles chegam, e mostram que os serial killer, ou boa parte deles, não sofrem de séries distúrbios mentais e estão cientes do que fazem.

Veja a resenha completa aqui:

Rafael Sam 04/10/2011

Serial Killer - Louco ou Cruel? de Ilana Casoy
Um livro bem acessível para leigos e que além de nos mostrar muito bem como funciona o processo investigativo de um serial killer, apresenta os casos dos mais famosos assassinos seriais do mundo, o que impressiona, principalmente pelo fato de serem pessoas comuns, que passam despercebidos pela população e que escolhem vítimas seguindo sua própria lógica doentia, dificultando a captura. Assusta saber que casos brutais como os relatados podem acontecer sem que saibamos e que os assassinos dos filmes não chegam nem perto de alguns que constam no livro como Andrei Chikatilo.

Afranio Ladeia 17/01/2012

Síntese perfeita do livro
Lendo esse livro, você vai entender um pouco melhor como funciona a mente de um serial killer, inclusive por meio da descrição de inúmeros casos de assassinos em série famosos e, mais importante que isso, você vai ficar convicto de que um serial killer pode estar em qualquer lugar e que pode ser qualquer pessoa, inclusive as mais belas e inteligentes.

Claudemir Ramos 12/10/2015

Um livro para quem tem estomago
Recentemente tive a oportunidade de adquirir e ler este livro, confesso que fiquei um pouco enjoado e senti certo repudio ao decorrer da obra. Apesar disso não tiro o mérito e a maestria que a brasileira Ilana Casoy teve ao reunir tal conhecimento e casos sobre alguns dos piores exemplos da raça humana.

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel é um livro que se divide em duas partes.
A primeira parte nos trás uma analise minuciosa sobre o comportamento dos serial killers, tratando de assuntos criminológicos, de direito, da psiquiatria e da psicologia.
Abordando detalhadamente os tipos de Serial Killers, as fases de ciclo, aspectos sobre as vitimas, perfil criminoso e modo de operação.

Em um segundo momento, tempos a análise de 16 casos envolvendo serial killers, tais quais Albert Fish, Ed Gein, Ted Bundy, Andrei Chikatilo, Jeffrey Dahmer, Aileen Wuornos e o infame Zodíaco cuja identidade ainda é um completo mistério.
Todas historias reais e detalhadas, podemos assim chegar a entranha da crueldade humana, tendo os piores exemplos possíveis destes monstros que assombraram a população no século XX.

Recomendo esta obra para todo aquele que tiver curiosidade (e estomago)

site: http://eternopadawan.blogspot.com.br/

EGO PATRONUS 09/12/2015

SERIAL KILLER: LOUCO!!!
Serial Killer: Louco ou Cruel?, tem como objetivo apresentar diversos aspectos no entendimento de um serial killer (assassino em série). O livro é iniciado explicitando possíveis causas para uma pessoa - tragicamente - se tornar um monstro e depois procede comentando sobre Modus Operandi, investigação, recursos e listas. Não sendo um livro didático, tudo é tratado de forma bastante sucinta porém esclarecedora. Sendo assim, é ideal para quem pretende aprender mais sobre o tema, seja como curiosidade alheia ou conhecimento voltado para um estudo.
As linhas foram redigidas de forma clara impossibilitando desentendimentos. Livro muito bom! Leria uma continuação.

Inlectus 08/01/2016

Bom.
Esse livro mostra bem, existem pessoas boas, existem pessoas dementes, e existem pessoas más, não loucas, só más.

andressariconi 05/02/2016

Maravilhoso!
Um livro simplesmente maravilhoso, explica como é a mente de um serial! ?

LetAcia637 11/02/2016

A mente de um assassino.
A mente humana sempre me despertou curiosidade. Nos casos de assassinatos em série, embora ficasse chocada com os relatos, sempre me perguntei o que de fato, leva alguém a agir de maneira tão cruel e fria. Nesse livro, Ilana, nos prende não somente detalhando os 16 casos REAIS dos Seriais Killers mais famosos do mundo, como também, explica detalhadamente o que é realmente um assassino serial: Como ele pensa, como e porquê age cada um à sua maneira, como é investigado e na maioria das vezes, pego. Não é uma leitura fácil, muito menos prazerosa. É um livro que exigiu muita maturidade de minha parte, se dado ao fato de que nunca havia lido um livro desse gênero. Porém, valeu a pena. E despertou em mim, uma sede maior ainda pela Psicologia.