A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

ericaveiga 07/07/2020

Um misto de emoções
Diversas vezes pensei em desistir do livro pela infantilidade de Armand, entretanto a comple?xidade de Marguerite sempre mantém a curiosidade aguçada. Os personagens são pessoas do seu tempo, exatamente como se espera deles, mas Marguerite consegue ser a excessão e, ao mesmo tempo, o que se espera de sua conduta.

regianeoa.regi 23/04/2023

Boa leitura
Uma história de amor real, impossível de dar certo devido a pressão social e econômica que envolvia os amantes. O triste final dessa história, que é considerada como exceção pelo narrador, expôs mais uma vez as dificuldades que rodeiam mulheres como Marguerite.

A leitura é fluida e a narrativa é leve. Cada capítulo me fez voltar o quanto antes para descobrir o que se sucedeu.

Heloísa 25/01/2023

Esse livro foi difícil engrenar no começo, bem diferente do que estou acostumada. Um romance avassalador já inicia a história o que me dificultou se conectar com os personagens.
No entanto, do meio pro final fiquei intrigada para saber as motivações da personagem principal em relação a uma certa ação. E por incrível que pareça, nas últimas páginas me emocionei com o desfecho do livro

Joyce.Silva 28/06/2021

Primeiro clássico
Sei que serei julgada mas não consegui me conectar com essa história, pode ser pelo fato de ser um clássico e eu não ter lido nada desse gênero.

Jan... 27/11/2021

"Como a visão da vida e da felicidade dos outros faz desejar viver àqueles que na véspera, na solidão de suas almas e na sombra de seus quartos de doente, desejavam morrer depressa."

"Mas já o previno, quero ser livre para fazer o que entender, sem lhe dar satisfação sobre minha vida. Há muito tempo procuro um amante jovem, sem reivindicações, apaixonado sem desconfiança, amado sem direitos. "

"Deve parecer- lhe estranho que eu tenha demonstrado estar pronta a aceita-lo imediatamente. Sabe de onde vem isso?Vem - continuou ela, pegando minha mão e pousando- a sobre seu coração, do qual pude sentir violentas e repetidas palpitações -, isso vem de que, devendo viver menos que os outros, prometi a mim mesma viver mais rapidamente."

?A dama das Camélias é um romance autobiográfico do escritor francês Alexandre Dumas Filho ( filho de outro famoso escritor - Alexandre Dumas , autor de " Os três mosqueteiros, O conde de monte Cristo). Ele era filho ilegítimo de Dumas , que o tirou da guarda da mãe, que era costureira, e o enviou para estudar em um internato. No internato , o autor sofreu bastante bullying por ser um filho ilegítimo e pela cor da pele; ele era negro; sua avó era uma mulher do Haiti. Essas questões marcaram bastante sua obra e sua visão de mundo.

Quando tinha uns 18 anos , Dumas Filho conheceu a cortesã (termo usado para prostituta, na época ) Marie Duplessis, considerada a mais cobiçada dos teatros parisienses. Eles tiveram um intenso relacionamento, mas pouco tempo depois ela morreu de tuberculose. Sua morte abalou profundamente o escritor , que inspirado na própria história , escreveu A dama das Camélias.

Apesar de ter mudado algumas coisas, a história é contada com base em sua experiência e sentimentos, o que torna este livro um dos mais interessantes do Romantismo.No romance, a história de amor acontece entre Marguerite Gautier , uma famosa cortesã e o jovem burguês Armando Duval.

É uma história triste e bonita. O autor coloca algumas questões sobre o quanto a mulheres são julgadas, principalmente as cortesãs e critica a hipocrisia da sociedade da época. É um clássico que vale a pena conhecer!!

Laura 15/05/2023

Leitura obrigatória da escola
É bom pra um certo repertório e é possível identificar características do século XIX.
A vida da Marguerite é sofrida mas é interessante a forma como é escrita e descrita como cortesã.
O livro possui muitos julgamentos, idealização e objetificação das mulheres, além de ser perceptível a diferença de classes e as relações da burguesia

Isa409 07/02/2022

Um romance clássico do início ao fim, a narrativa é ótima, fiquei presa do início ao fim querendo saber o que iria acontecer com Margarida e Armando. Achei o livro bom, mas nada além do esperado de um romance clássico.

lele!!! 03/03/2022

O Meu Livro Favorito
Quando eu comecei a ler esse livro, eu achei que ia ser podre de chato. A escola tinha dado pra gente naquela tentativa que os professores têm de incentivar a nossa leitura. Geralmente os livros que a escola dá são chatos. Mas esse? Esse simplesmente me marcou!

Conta a história de uma cortesã, Marguerite. O livro começa com ela morta. Estão leiloando seus pertences, e começam a contar a história da prostituta.

É um romance. Chorei tanto no final que pensei que ia chegar a ficar seca de tanta água que saiu dos meus olhos KKKKKK

Se alguém me perguntar ?qual é o seu livro favorito??, com certeza eu vou responder: A Dama das Camélias.
Lari 07/03/2022minha estante
aaaaa eu tava pensando em comprar esse livro e sua resenha me incentivou bastante hihi ja to animada pra ler ?

Geozinha 05/06/2023

Achei muito boa a história, foi bem diferente do que tinha imaginado, de um jeito bem intrigante e criativo

Isabella 29/05/2022

Confesso que não sou muito fã de livros de época, mas esse me conquistou, a escrita é muito fluída e representa muito bem os sentimentos das personagens do livro. Uma história de amor trágica, infestada de ciúmes, sede de vingança e do preconceito presente na sociedade. Um clássico que todos deveriam ler.

Mia 02/06/2022

Clássico!!
Fiz a leitura para um trabalho escolar, mas confesso que me surpreendi. A história em si não é muito cativante no início, mas ao longo do livro você desenvolve os mesmos sentimentos que o personagem principal. Adorei!