A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

maitgbriela 15/05/2023

PERFEITO!
Eu amei esse livro e julgo ser o melhor que já li. Talvez porque se encaixe no meu tipo de preferência, mas se encaixa em todas minhas preferencias. Eu nunca encontrei um livro que fizesse tanto jus ao que eu precisava para ser feliz.

regianeoa.regi 23/04/2023

Boa leitura
Uma história de amor real, impossível de dar certo devido a pressão social e econômica que envolvia os amantes. O triste final dessa história, que é considerada como exceção pelo narrador, expôs mais uma vez as dificuldades que rodeiam mulheres como Marguerite.

A leitura é fluida e a narrativa é leve. Cada capítulo me fez voltar o quanto antes para descobrir o que se sucedeu.

Paizinha 04/05/2020

Para quem gosta de romances
Essa é uma história autobiográfica escrita pelo filho ilegítimo de Alexandre Dumas, autor de O Conde de Monte Cristo e Os Três Mosqueteiros.

O conflito todo se dá porque o romance se dá entre um jovem rapaz bem quisto na sociedade francesa do século XIX e uma cobiçada cortesã.

Manu 30/05/2020

Achei a história interessantíssima e nunca tinha lido alguma coisa parecida. A narração contribui pra que você se sinta parte da história e desperta seu interesse pra saber como ela se desenrola (mesmo você já sabendo o ?final?). Recomendo, com certeza.

Isabela.Oliveira 01/06/2020

Crítica e punição
A dama das camélias é com certeza um livro fora do comum. Escrito pelo filho bastardo de Alexandre Dumas (autor de Os Três Mosqueteiros é O Conde de Monte Cristo), Alexandre Dumas Filho herdou do pai o dom da narrativa. O casal principal caem em um amor proibido, um assunto bastante clichê mas ainda assim narrado de forma original.
Marguerite Gautier já inicia a história morta. Quem conta todos os pormenores, através de um relato falado e depois transcrito por um amigo, é sei amante, Armand Duval. O grande diferencial se dá pelo fato de Marguerite ser uma cortesã, e por levar sua vida da maneira mais leviana possível, provocar o mal estar de Duval, que deseja que ela seja apenas sua.
O romance crítica veementemente a sociedade francesa e a moralidade da sociedade que rodeia Marguerite. Ela é condenada por ser cortesã, e tb condenada quando decide viver um amor recíproco, pela sociedade, por seus amigos, pelo seu amante e até por ela mesma. É uma personagem extremamente sozinha e triste, que não vê saída para sua situação.
O leitor é levado a presenciar a punição de Marguerite pela vida que leva, como também ocorre em inúmeros romances, tendo como maior exemplo Madame Bovary, de Gustave Flaubert. No entanto, o leitor não evita se sentir desconfortável com o fim dessa história, visto que a crítica à sociedade da época é bem maior é mais justificada que a conduta de Marguerite, e mesmo assim a vida segue impávida à sua morte.
Definitivamente um livro que atende às expectativas e ainda é típico de discussão mesmo após tanto tempo.

Natália Ranhel 22/01/2023

No começo achei que seria uma história comum às que já li do mesmo período, mas a narrativa é tão boa que te envolve do começo ao fim. É impossível não ter empatia por Marguerite e Armand.
Esse romance, apesar de triste, de certa forma aquece a alma.
História atemporal.

Procyon 10/05/2023

A dama das camélias ? comentário
O livro da carreira de Alexandre Dumas Filho. Experimentando a rejeição de ser filho ilegítimo de Dumas, encontrara na sua amante real a estabilidade emocional, bem como o mote para o romance. Apesar de ter trazido o tema da prostituição e da intolerância social em cima da profissão, Dumas Filho não parece preocupado em criticar aquela sociedade européia do século XIX, mas sim exumar as próprias angústias de seu relacionamento com a amante e com o pai. Ao narrar eventos que seriam bastante ordinários ao leitor moderno, no entanto, o autor tem um estilo interessante que nos envolve nessa história (história essa repleta de muita dependência emocional, sensações de posse e obsessão, ciúmes e remorso; elementos convencionais do estilo romântico). O que mais me deixou encucado com o livro ? e por vezes um tanto irritado ? é como quase o tempo todo é ressaltado o bom caráter do protagonista, destacando que ele é diferente dos outros homens e tudo mais, sendo que todas as atitudes do tal demonstram um sujeito igual a quase todo homem (talvez isso seja o ego do escritor pulsando, visto que o romance tem traços autobiográficos).

Bom mesmo é a opera do Verdi. Eu diria que beira ao genial.

ericaveiga 07/07/2020

Um misto de emoções
Diversas vezes pensei em desistir do livro pela infantilidade de Armand, entretanto a comple?xidade de Marguerite sempre mantém a curiosidade aguçada. Os personagens são pessoas do seu tempo, exatamente como se espera deles, mas Marguerite consegue ser a excessão e, ao mesmo tempo, o que se espera de sua conduta.

Jan... 27/11/2021

"Como a visão da vida e da felicidade dos outros faz desejar viver àqueles que na véspera, na solidão de suas almas e na sombra de seus quartos de doente, desejavam morrer depressa."

"Mas já o previno, quero ser livre para fazer o que entender, sem lhe dar satisfação sobre minha vida. Há muito tempo procuro um amante jovem, sem reivindicações, apaixonado sem desconfiança, amado sem direitos. "

"Deve parecer- lhe estranho que eu tenha demonstrado estar pronta a aceita-lo imediatamente. Sabe de onde vem isso?Vem - continuou ela, pegando minha mão e pousando- a sobre seu coração, do qual pude sentir violentas e repetidas palpitações -, isso vem de que, devendo viver menos que os outros, prometi a mim mesma viver mais rapidamente."

?A dama das Camélias é um romance autobiográfico do escritor francês Alexandre Dumas Filho ( filho de outro famoso escritor - Alexandre Dumas , autor de " Os três mosqueteiros, O conde de monte Cristo). Ele era filho ilegítimo de Dumas , que o tirou da guarda da mãe, que era costureira, e o enviou para estudar em um internato. No internato , o autor sofreu bastante bullying por ser um filho ilegítimo e pela cor da pele; ele era negro; sua avó era uma mulher do Haiti. Essas questões marcaram bastante sua obra e sua visão de mundo.

Quando tinha uns 18 anos , Dumas Filho conheceu a cortesã (termo usado para prostituta, na época ) Marie Duplessis, considerada a mais cobiçada dos teatros parisienses. Eles tiveram um intenso relacionamento, mas pouco tempo depois ela morreu de tuberculose. Sua morte abalou profundamente o escritor , que inspirado na própria história , escreveu A dama das Camélias.

Apesar de ter mudado algumas coisas, a história é contada com base em sua experiência e sentimentos, o que torna este livro um dos mais interessantes do Romantismo.No romance, a história de amor acontece entre Marguerite Gautier , uma famosa cortesã e o jovem burguês Armando Duval.

É uma história triste e bonita. O autor coloca algumas questões sobre o quanto a mulheres são julgadas, principalmente as cortesãs e critica a hipocrisia da sociedade da época. É um clássico que vale a pena conhecer!!

Isa409 07/02/2022

Um romance clássico do início ao fim, a narrativa é ótima, fiquei presa do início ao fim querendo saber o que iria acontecer com Margarida e Armando. Achei o livro bom, mas nada além do esperado de um romance clássico.

lele!!! 03/03/2022

O Meu Livro Favorito
Quando eu comecei a ler esse livro, eu achei que ia ser podre de chato. A escola tinha dado pra gente naquela tentativa que os professores têm de incentivar a nossa leitura. Geralmente os livros que a escola dá são chatos. Mas esse? Esse simplesmente me marcou!

Conta a história de uma cortesã, Marguerite. O livro começa com ela morta. Estão leiloando seus pertences, e começam a contar a história da prostituta.

É um romance. Chorei tanto no final que pensei que ia chegar a ficar seca de tanta água que saiu dos meus olhos KKKKKK

Se alguém me perguntar ?qual é o seu livro favorito??, com certeza eu vou responder: A Dama das Camélias.
Lari 07/03/2022minha estante
aaaaa eu tava pensando em comprar esse livro e sua resenha me incentivou bastante hihi ja to animada pra ler ?