Wake

Wake Lisa McMann

Resenhas - Wake

1 | 2 | 3 | 4

HeloisaPacheco 06/10/2010

Wake é muito bom, a Lisa McMann explora o mundo dos sonhos fantásticamente (sem se tornar nem um pouco parecido com auto-ajuda). Mesmo após acabar a leitura ou virar mais algumas páginas, os sonhos descritos permanecem com você, ali, lhe revolvendo por dentro. Personagens cativantes, um tanto "humanos" , nada perfeitos. Um enredo diferente de todos que já li, me surpreendi em vários momentos... Vale muito à pena ler, vai muito além de um romance, e de uma garota um tanto paranormal... Amizade, companherismo e confiança, tornam a história um tanto humana! O desfecho é mais que satisfatório, lhe deixa na vontade de ler o próximo livro, e na torcida por cada um dos personagens *.* Indico à todos ^.^

Camila 27/09/2010

Uma palavra: melancólico. eu conseguia sentir na pele a merda que er a vida da Janie. É extremamente original, um tema que eu nunca tinha visto, uma trama envolvente que foge da normalidade dos romances e vidas. A Janie sofre, o dom dela é quase uma maldição e o Cabel surge e deixa tudo com um gosto mais interessante. Realmente amei.

Marina Kock 17/09/2010

O que falar sobre esse livro?? No começo eu não gostei muito por causa da forma de escrever da autora, não estou acostumada a ler histórias desse jeito, mas conforme a história foi acontecendo e se desenrolando eu comecei a gostar *-* a Janie e sua capacidade de entrar nos sonhos dos outros e o que isso traz de ruim pra vida dela e como deixa ela confusa é muito bom, e depois quando ela consegue começar a controlar isso e desvendar os segredos fica tudo muito bom, e o Cabel que aparece com todo o seu jeito durão e os seus pesadelos terriveis, que quando esclarecidos me fizeram sentir muita pena dele g.g o jeito que ele ajudou a Janie e cuidou dela, e o romance dos dois tão lindo *-* amei a histório e estou louca pra ler a sequência *-* eu recomendo o/

14/09/2010

Acorde!
Wake começa com argumentos pra um enredo incrível, porém quanto mais lemos a decepção se torna cada vez mais evidente. Apesar de o livro nos oferecer uma proposta incrível, a escrita da autora peca o suficiente para acabar com a vontade de ler qualquer que seja a próxima linha. A forma como ela desenvolve a história – narrando os fatos através dos horários em que ocorreram – é demasiadamente cansativa, apesar de nos oferecer pequenos parágrafos, a autora poderia ter inteirado os momentos em capítulos maiores, desenvolvendo assim, a história de uma maneira mais legível. A narrativa se arrasta de forma tediosa até que Janie conhece Cabel, quando este aparece, a história fica um pouquinho mais envolvente, mas nada que faça esse livro merecer mais do que uma estrela. Para falar a verdade, achei a história muito fraca e mal desenvolvida, a escrita da autora infantil e a personagem principal sem graça alguma. Terminei de ler o livro apenas porque não gosto de desistir no meio da leitura, mesmo sendo uma grande decepção. Aliás, Wake foi exatamente isso para mim.

Li o livro pela primeira vez antes de ser lançado pela editora de livros Novo Século, através de um e-book que encontrei na internet. Não lembro exatamente se ele me foi recomendado ou se encontrei alguma comunidade sobre o livro, no Orkut. Estava muito ansiosa para lê-lo já que a sinopse, como já disse, tinha uma grande proposta. As primeiras treze (é, só treze) páginas foram lidas facilmente, até chegar à décima quinta, acreditem ou não, foi um suplício (vejam bem, consigo ler um livro com mais de 300 páginas em um dia). A história toda foi um desgosto, uma vez que as partes mais emocionantes do enredo, os sonhos, foram porcamente descritos. A parte terrível não era nem tão assustadora assim, a parte do sexo, nem tão interessante quanto achei que seria e os sonhos sobre quedas e nudez em público, como os outros, nada demais. Esse livro simplesmente não prendeu a minha atenção e ainda por cima conseguiu um efeito sonífero incrível sobre mim, tanto que encarei o título da obra como um conselho da autora para com seus leitores, especialmente para comigo.

Não recomendo, a menos que você não tenha absolutamente mais nada para ler.

Leia mais em Eu ♥ livros: "Wake" (Despertar)

Ana Carolina 02/11/2010minha estante
falou e disse!

Dress@ 09/09/2010

No começo achei meio confuso até você se entender rs, mais depois nossa uuuaalll o negócio vai que vai começa as revelações enfim...Ja pensou ser sugada no sonho das outras pessoas que maneiro ia ser!Janie uma menina um pouco exagerada eu achei mais tudo bem, ela é esforçada. Cabel ohh que fofo!Gostei do livro, esperando o 2°.RECOMENDO

Amanda.Oliveira 03/09/2010

Dream Catchers, Wake - Lisa McMann

Leia no meu blog ;D

Pandora 24/08/2010

Diferente!
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Uma breve sinopse para situar os leitores: Janie é uma garota que consegue entrar nos sonhos das pessoas. Isso é incontrolável, quando alguém adormece e sonha, Janie é sugada para dentro do sonho, ficando como uma impotente expectadora.

Isso causa problemas a Janie, que tenta desesperadamente controlar esse estranho dom. Em diversos trechos, é relatado o sonho para o qual Janie foi sugada, achei bem interessante.

O livro me decepcionou no início, achei fraco. Acho que ele ficaria melhor se tivesse sido escrito em 1ª pessoa em vez de ser em 3ª pessoa, o que deixou o livro um pouco estranho, sem empolgar muito. Achei algumas do livro estranhas, com flashbacks, indas e vindas pelo tempo mal amarradas.

Mas, depois de acostumar com o estilo da autora, o livro flui bem e você começa a entrar na história. Os protagonistas, Janie e Cabel, são muito bem construídos.

Lisa McMann construiu um cenário marcante de pobreza, para mostrar duas almas iluminadas, por vezes perdidas em meio à deterioração, mas que possuem determinação para tentar levar a vida da melhor maneira possível. Gostei MUITO dos personagens.

Mais para o fim do livro, comecei a ver que a minha decepção inicial não passava de estranheza quanto ao estilo de narrativa. McMann é extremamente concisa, não perde tempo com detalhes desnecessários à história, não há descrições de ambientes, só as pessoas interagindo, o que faz a leitura fluir rápida e fácil.

A autora pegou uma idéia muito boa e soube desenvolvê-la. Achei bastante original. Não se foca em relacionamentos entre pessoas perfeitas, muito pelo contrário, e não fica aquele clima de romance o tempo todo, como é comum vermos em livros desse gênero. Esse livro é um achado em meio a tanto lixo literário.

Também há todo um clima de mistério e suspense em torno da figura de Cabel, um garoto retraído e por vezes hostil.

Resumindo: uma idéia original, personagens marcantes, cenário bem construído e estilo de narrativa diferente com o qual demorei um pouco para se acostumar. Eu avalio o livro como muito bom e lerei a continuação. (é uma trilogia, o próximo chama-se “Fade”.)

Nanda Meireles 21/08/2010

Surpreendente.
Adorei a criatividade da autora.

Os novos e ousados autores que saem da linha vampiros/anjo ultimamente têm alguns créditos extras comigo.

Janie é uma coitada, arrastada para os sonhos mais mesquinhos ou assustadores dos colegas. Gostei da personagem limitada e com grande potencial de crescimento.

Mas quem me cativou mesmo foi Cabel. Completamente apaixonado por Janie, forte e corajoso, arrojado e um encanto.
Tah, acho que exagerei, rs.

Bem, eu terminei de ler Wake com a certeza de que as continuações tem tudo para serem perfeitas. Sério, a linha que a autora abriu é muito abrangente e o ritmo suave como conta a estória nos envolve e encanta.

Adorei o trechinho no final, surpresinha para quem tem o livro. haha

Vale a pena pessoal, confiram!
Beijos

Nanda Meireles

P.S: Muito obrigada por esse presente Lili!! T S2

Fernanda 19/08/2010

WAKE- Lisa McMann
O livro, embora acompanhe a tendência de séries juvenis, é bom. Ele usa uma trama bem intrigante!
Os personagens se mostram com personalidade, algo em falta nas outras séries. E ainda que use o sobrenatural como tema recorrente, o uso de uma personagem que entra nos sonhos das pessoas e que não possui qualquer controle sobre isso, torna o enredo interessante, por que põem a personagem desde de cedo com os medos, anseios e desejos de seus colegas, conhecendo-os afundo. Na medida em que amadurece, ela passa também a aprender a interpretar aquilo que vê nos sonhos das pessoas, e com a evolução de sua capacidade, os personagens a sua volta também evoluem.
Algumas partes do livro se mostram forçadas demais, contudo não chegam a afetar a trama em si, sendo todas coerentes com a história até então apresentada.
O primeiro livro é interessante de ser lido, numa leitura fácil, rápida e envolvente. Vale a pena ler, uma boa distração.

Adri 16/08/2010

Eis uma resenha escrita no mesmo incomparável e incrível estilo da autora Lisa McMann:

Fui a uma livraria.

Me dirigi a sessão te horror. Me surpreendi ao encontrar o "Wake" lá. Lembrei de já ter lido uma notícia sobre o livro.

O livro tinha uma premissa.

Comprei.

Passam-se alguns dias.

Acabo a leitura.

O livro é uma BOSTA!

FIM.
14/09/2010minha estante
O mais triste é que é a mais pura verdade. Acho que uma bosta ainda deve ser mais interessante que o livro, hm.

Ana Carolina 02/11/2010minha estante
HAHAHAHA. Apoiado!!

Janie 05/04/2013minha estante
Acredito que o gênero terror não se encaixa no livro WAKE, por isso você deve ter tido esse sentimento de revolta. Caso goste de terror, procure por Edgar Allan Pau ele foi o mestre do terror, e creio q vc vai gostar.

baunilha 11/08/2010

Wake não passa de um passatempo.
Wake foi um dos livros que eu comecei a ler, toda empolgada pela sinopse e depois, parei. Mas resolvi dar uma nova chance, porque ele já estava mesmo na minha meta de leitura…

Comecei a ler Wake no ônibus e tenho certeza de que não foi isso que me fez enjoar, porque eu sempre leio no ônibus em pé. Mas dessa vez era diferente, eu realmente ficava com o estômago embrulhado em algumas partes – que devo salientar, não tinham nada de nojentas, eu apenas enjoei mesmo…

Depois eu comecei a perguntar as pessoas que já tinham lido em que momento o livro começa a ficar bom e me surpreendi que de uma hora para outra, ele começa a melhorar. E aí vão os motivos:

1) A primeira coisa realmente ruim do livro é a forma como a Lisa escreve. É sério, eu achei muito ruim essa forma de escrever com frases estanques e principalmente com diálogos entrecortados com as descrições feitas pelo narrador. Exemplo: os diálogos – que são marcados por travessões – são invadidos pelo narrador e você não sabe onde terminou a fala e onde começa a narração.

“— Carrie, para com isso. Estou falando sério. Você está ficando má como a Melinda. Janie olha furtivamente para Cabel. O jeans dele é muito curto. Ela sabe como é ser importunada por não ter roupas nem coisas legais. Sente-se com vontade de defendê-lo.”

Ok, esse é um típico exemplo. A partir do “Janie olha furtivamente…” já é o narrador falando, mas você precisa ler e voltar e perceber isso. E isso acontece o livro todo. Não sei se isso foi falha na tradução/edição ou se a autora realmente escreve assim. Mais um motivo para eu ler em inglês. Fica a dica.

Mas, depois que você se acostuma as frases soltas, a essa falta de distinção entre diálogo/narração o livro parece melhorar.

2) A outra coisa que me fez não gostar muito – inicialmente – foi o fato de que apesar do livro ter 201 páginas, a história só começa mesmo a te prender lá pela página 60, depois de você já ter lido 25% dele. Ok que isso aconteça com os livros da Marian Keyes que têm pra la de 400 páginas, ou seja, você ainda pode contar com pelo menos umas 300 páginas de boa história depois disso.

3) A última reclamação sobre Wake é que ele é narrado em terceira pessoa. Acho que nessa história, especificamente, escrever em primeira pessoa seria primordial. Sentir junto com Janie as sensações de entrar e sair nos sonhos, de ficar presa, de tantar mudar as coisas e não conseguir… Não se consegue isso da forma como a Lisa escreve.

Bem, agora vamos as partes boas, para quem achava que já estava tudo perdido…

O começo da história, como eu falei antes, não me prendeu muito. A Lisa leva muito tempo narrando sonhos em que Janie entra e sai, e o quanto ela fica mal a cada vez que isso acontece, o quanto é difícil para ela, mas até certo ponto, isso é meio chato porque você não vê onde isso pode levar a história.

Até que a história diz exatamente a que veio. E começa a ficar legal. Bem, eu disse legal, eu não disse ótima! E é isso que Wake é: um livro legal.

- Ponto positivo para Cabel, o garoto estranho, distante e sombrio que todo livro tem. É, Cabel seduz, ok!
- Ponto negativo para Carrie, a melhor amiga chata que toda protagonista tem (menos Bella, porque ela é a própria chata).

Na edição nacional, tem uma prévia de Fade, e como eu dei uma chance a Wake e achei… legal, vou dar uma chance ao restante da série.

Eu não costumo ranquear os livros que leio, mas de 1 a 5, eu daria uns 3 para Wake. Se você tá com uma graninha sobrando e não sabe o que fazer com ela (dá pra mim) Wake é um passatempo.

Psychobooks 06/08/2010

Bom galera, pra quem quem está cansado dos livros sobrenaturais, lobisomens, vampiros, amores impossíveis etc, esse é uma ótima pedida teen.
Janie além de não ser a garota mais bonita e popular da escola, é também uma aberração. Ela pode ver os sonhos dos outros, ou melhor, ela participa dos sonhos de outras pessoas como espectadora.
Jane leva uma vida difícil, de origem humilde e, trabalha numa clínica de repouso e quando alguém adormece perto dela ela é automaticamente ‘puxada’ para o sono dessa pessoa. Quando ‘entra’ em um sonho, não consegue sair… Principalmente quando se trata de pesadelos…
Uma das característica de todos os sonhos/pesadelos para os quais Janie é sugada é que seus donos sempre pedem ajuda mas ela nunca consegue ajuda-los, aliás, ela nem sabe como fazer isso mas se quiser se livrar desse pesadelo macabro e constante terá de aprender a não só bloquear esses sonhos indesejados, como também ajudar as pessoas que estão sofrendo com eles. Ultimamente Jannie tem sido sugada para o mesmo pesadelo constantemente e não sabe como quebrar esse ciclo.
Apesar da vida difícil, Jannie conta com a amizade de Carrie e a ‘admiração’ de Cabel, que já foi o garoto aberração/problema da escola. O porquê dessa passado sombrio você só vai saber quando ler o livro. ;)

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Márcia 06/08/2010

Fraco.
Nossa.. que decepção!
Fazia um tempinho que queria ler WAKE por causa de tantos e tantos leitores que falam bem da trilogia, mas, infelizmente, me decepconei.
WAKE apresenta Janie - uma garota de 16 anos que é sugada para os sonhos das pessos que dormem perto dela. Todos. O tempo todo. Pode parecer legal, mas pela primeira vez realmente concordo com uma protagonista que seu talento sobrenatural é bizarro e só causa problemas. Não tem lado bom. Mesmo.

Bem, quem lê a sinopse e gosta do gênero, se interessa na hora. O problema é que o problema não está "na historia" em si. Uma garota que é sugada para sonhos alheios têm potencial para uma grande série, nas mãos da pessoa certa, claro.
O problema de WAKE está na narrativa fraca, rápida demaaais. No péssimo desenvolvimento da história - aliás, o que demora incontáveis páginas para acontecer. A autora nos prende num círculo vicioso, onde Janie entra nos sonhos aleatórios de pessoas extremamente irrelevantes na trama principal (que por si só já é insípida) para exemplificar e mostrar como seu dom é destrutivo, que dura pelo menos dois terços do livro.
Acho que Lisa teve uma boa idéia mas não conseguiu usá-la. Uma pena.
O único motivo para uma avaliação de "regular" em WAKE foi o mistério em torno de Cabel, que foi bom. Porém, logo depois de o mistério ser revelado à Janie, a autora nos leva novamente para o circulo vicioso que são as demonstrações do "dom" da Janie.
Sinceramente, muito chato.
O estilo de escrita também é péssimo. A autora escreve as horas dos acontecimentos desnecessariamente. Talvez para ajudar a criar uma expectativa de tensão e mistério durante a leitura, mas não funciona (alguem avisa, genet!). Em minha opinião, a autora deveria no minimo ter se abstido de narrar a história. Wake deveria ter sido escrito em 1ª pessoa. Uma narrativa direta de Janie, aproveitaria muito melhor seu drama.

ThaisaC 14/03/2010minha estante
Nossa, foi exatamente o que eu pensei! Devia ter sido em 1ª pessoa. Podia ter sido muito melhor!

Márcia 23/12/2010minha estante
Pois é, Thaisa. Fiquei pensando agora: após o lançamento do livro parece que todos que lêem não veem defeito algum. Será que a tradução realizou tamanho milagre?

Fabianne 26/01/2011minha estante
Eu li na época em Inglês. O livro é muito bom. EU gostei da temática (por coincidêcia eu estava lendo sobre Projeção Astral na época). Achei diferente a "organização". Se é ruim? Talvez, não parece um diário organizado e a questão das horas é bemmmm confuso, tipo, com que porpósito??

Li Fade e A histporia de Caleb, porém, achei Gone bemmmmmm fraquinho e esperava muito mais dele.

May 23/06/2011minha estante
A tradução de Wake tem erros terríííveis, mas eu gosto da história :) e Fade me fez apaixonar demais por Cabel :(

Sibi 06/08/2010

Muito diferente do que eu esperava, mas também muito melhor!

O livro tomou um rumo diferente do que eu imaginava, mas fiquei imensamente satisfeita! A escrita diferente que antes me preocupou acabou se saindo um diferencial e tanto
Comecei a ler o que devia ser um ou dois capítulos, e fui dormir 4 horas da manhã doente de curiosidade!

Janie lida muito bem com essa sua peculiaridade quanto a sua presença nos sonhos de outras pessoas. A leitura é muito rápida e a história é curta. Acho que a sinopse não faz juz ao livro e causa a impressão de uma protagonista insegura e problematica, o que ela não é.

Janie absorve o sonho das pessoas. Conhece seus segredos. E ela se limita a observar sonhos e pesadelos sem poder ajudar até que consiga se libertar. Até que ela resolve que vai ser diferente. Que vai fazer alguma coisa por essas pessoas, e assim, por ela mesma.

É uma leitura leve, muito agradável. Um pena o livro ser tão curto!

Maria Carolina 04/08/2010

O Livro é muito bom... a autora escreve de forma fácil, só achei que o livro é rápido demais, a autora escreve ele como fosse um relatório!!mais mesmo assim me encantei pela Janie, o jeito dela me encantou!!! Cabel aquele "bad boy" que encanta qualquer uma! Adorei o Livro!!! Ainda bem que o Fade vai ser lançado agora em setembro hehehe

1 | 2 | 3 | 4