Wake

Wake Lisa McMann

Resenhas - Wake

1 | 2 | 3 | 4

Ynnah 06/07/2010

hm eu acho que eu tava esperando mais desse livro... mais terror.. não sei!
Pela sinopse parecia que dava O medo do pesadelo que ela tava e pa.
até que dá medinho! Mas depois passa
O Cabel é um fofo *-* own
e a Carrie é doida dimais iahiha ri muito dela! é
e Janie é uma adolescente com os problemas dela dos sonhos e achando que nunca ia ter namorado e essas coisas..
eu gostei do livro! quero ler os outros mas confesso que eu tava esperando mais! é
x

Raquel Machado 02/03/2011

Wake de Lisa Mcmann
Acesse em:

Isabeli 18/05/2010

LISA McMANN – Série Dream Catcher 1 - WAKE (Acorde)
O livro de Lisa McMann conta a história de Janie Hannagan, uma jovem de dezessete anos, que possui uma habilidade paranormal de ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas, em qualquer situação ou lugar. Ela é uma apanhadora de sonhos. Esse dom particular se traduz na a vida Janie como uma maldição. Ninguém conhece sobre a sua habilidade e ela pensa em si mesma como uma aberração. Ela trabalha em uma clínica de repouso para idosos e estuda no último ano colegial. Sua mãe bebe muito e a ignora completamente. Ela nunca se sentiu normal diante das pessoas e sempre foi “zoada” pelas outras adolescentes. Sua melhor amiga é Carie, sua vizinha e colega de classe.
Em cada viagem que Janie faz através dos sonhos alheios, ela é uma espectadora dos desejos, medos e sentimentos mais íntimos que podem guardar uma pessoa. Os pesadelos e os sonhos mais intensos são as experiências mais terríveis para Janie, pois são os que mais arrebatam ela violentamente, prendendo-a com maior intensidade. As consequências por ser sugada para dentro dos sonhos a deixam com a visão escurecida, em convulsões, frágil, pálida, paralisada e amortecida.
Ela é sugada para dentro de sonhos de maneiras imprevisíveis e em qualquer situação. Até que uma noite, voltando para casa após sair do trabalho, ela é assaltada por um pesadelo assustador em uma rua próxima de sua casa e a começa a assombrar. Cabel Strumheller, um antigo aluno-problema de sua escola, entra em sua vida. Ele está diferente do que era antigamente. Cabel vai ajudá-la a lidar com suas habilidades e eles vão se envolver estar envolvidos em diversa situações que vão os unir. Janie, de expectadora dos sonhos alheios, passará a atuar neles e aprenderá a entender melhor as sua habilidade.

Esse livro me surpreendeu de várias formas, primeiro por ser um romance paranormal com uma história bastante suave e leve, e segundo, por ter personagens até simples, ou seja, sem grandes complexidades emocionais e psíquicas, com exceção da Janie Hannagan. Na verdade, eu esperava uma história mais agitada e mais romântica.
O começo é um pouco confuso, pois a narrativa passa por vários momentos no tempo, contando alguns pontos da vida de Janie. Vai e volta no tempo. Até que se estabiliza em momento no presente, seguindo linear no tempo, e é a partir daí a história começa a ficar interessante.
Eu gostei da leitura do livro e da história. Contudo, eu achei que faltou situações mais agitada, complexas e intrigantes por ser um romance paranormal, como no desfecho do livro. A história envolve desde as situações mais cotidianas da vida de Janie até fatos policiais. Janie é uma personagem legal e esforçada, mas não muito intrigante. Cabel é uma graça, preocupado, dedicado e apaixonado.
Wake (Acorde) foi lançado em 2008, e foram lançados mais dois livros que dão continuidade a história, Fade (2009) e Gone (2010), fechando-se em uma trilogia. Eu li em algum lugar que a editora Novo Século comprou os direitos autorais do livro para publicá-los por aqui.

Sibi 06/08/2010

Muito diferente do que eu esperava, mas também muito melhor!

O livro tomou um rumo diferente do que eu imaginava, mas fiquei imensamente satisfeita! A escrita diferente que antes me preocupou acabou se saindo um diferencial e tanto
Comecei a ler o que devia ser um ou dois capítulos, e fui dormir 4 horas da manhã doente de curiosidade!

Janie lida muito bem com essa sua peculiaridade quanto a sua presença nos sonhos de outras pessoas. A leitura é muito rápida e a história é curta. Acho que a sinopse não faz juz ao livro e causa a impressão de uma protagonista insegura e problematica, o que ela não é.

Janie absorve o sonho das pessoas. Conhece seus segredos. E ela se limita a observar sonhos e pesadelos sem poder ajudar até que consiga se libertar. Até que ela resolve que vai ser diferente. Que vai fazer alguma coisa por essas pessoas, e assim, por ela mesma.

É uma leitura leve, muito agradável. Um pena o livro ser tão curto!

baunilha 11/08/2010

Wake não passa de um passatempo.
Wake foi um dos livros que eu comecei a ler, toda empolgada pela sinopse e depois, parei. Mas resolvi dar uma nova chance, porque ele já estava mesmo na minha meta de leitura…

Comecei a ler Wake no ônibus e tenho certeza de que não foi isso que me fez enjoar, porque eu sempre leio no ônibus em pé. Mas dessa vez era diferente, eu realmente ficava com o estômago embrulhado em algumas partes – que devo salientar, não tinham nada de nojentas, eu apenas enjoei mesmo…

Depois eu comecei a perguntar as pessoas que já tinham lido em que momento o livro começa a ficar bom e me surpreendi que de uma hora para outra, ele começa a melhorar. E aí vão os motivos:

1) A primeira coisa realmente ruim do livro é a forma como a Lisa escreve. É sério, eu achei muito ruim essa forma de escrever com frases estanques e principalmente com diálogos entrecortados com as descrições feitas pelo narrador. Exemplo: os diálogos – que são marcados por travessões – são invadidos pelo narrador e você não sabe onde terminou a fala e onde começa a narração.

“— Carrie, para com isso. Estou falando sério. Você está ficando má como a Melinda. Janie olha furtivamente para Cabel. O jeans dele é muito curto. Ela sabe como é ser importunada por não ter roupas nem coisas legais. Sente-se com vontade de defendê-lo.”

Ok, esse é um típico exemplo. A partir do “Janie olha furtivamente…” já é o narrador falando, mas você precisa ler e voltar e perceber isso. E isso acontece o livro todo. Não sei se isso foi falha na tradução/edição ou se a autora realmente escreve assim. Mais um motivo para eu ler em inglês. Fica a dica.

Mas, depois que você se acostuma as frases soltas, a essa falta de distinção entre diálogo/narração o livro parece melhorar.

2) A outra coisa que me fez não gostar muito – inicialmente – foi o fato de que apesar do livro ter 201 páginas, a história só começa mesmo a te prender lá pela página 60, depois de você já ter lido 25% dele. Ok que isso aconteça com os livros da Marian Keyes que têm pra la de 400 páginas, ou seja, você ainda pode contar com pelo menos umas 300 páginas de boa história depois disso.

3) A última reclamação sobre Wake é que ele é narrado em terceira pessoa. Acho que nessa história, especificamente, escrever em primeira pessoa seria primordial. Sentir junto com Janie as sensações de entrar e sair nos sonhos, de ficar presa, de tantar mudar as coisas e não conseguir… Não se consegue isso da forma como a Lisa escreve.

Bem, agora vamos as partes boas, para quem achava que já estava tudo perdido…

O começo da história, como eu falei antes, não me prendeu muito. A Lisa leva muito tempo narrando sonhos em que Janie entra e sai, e o quanto ela fica mal a cada vez que isso acontece, o quanto é difícil para ela, mas até certo ponto, isso é meio chato porque você não vê onde isso pode levar a história.

Até que a história diz exatamente a que veio. E começa a ficar legal. Bem, eu disse legal, eu não disse ótima! E é isso que Wake é: um livro legal.

- Ponto positivo para Cabel, o garoto estranho, distante e sombrio que todo livro tem. É, Cabel seduz, ok!
- Ponto negativo para Carrie, a melhor amiga chata que toda protagonista tem (menos Bella, porque ela é a própria chata).

Na edição nacional, tem uma prévia de Fade, e como eu dei uma chance a Wake e achei… legal, vou dar uma chance ao restante da série.

Eu não costumo ranquear os livros que leio, mas de 1 a 5, eu daria uns 3 para Wake. Se você tá com uma graninha sobrando e não sabe o que fazer com ela (dá pra mim) Wake é um passatempo.

Mariana 04/07/2010

Fiquei em dúvida sobre que nota dar, por um lado achei o livro excelente. Narrativa fácil (até mesmo em inglês), enredo simples e a típica atmosfera adolescente cheia de dúvidas e problemas amorosos que tanto me encanta.

Por outro achei o livro uma grande merda, quando li a sinopse imaginei um livro diferente e interessante. A idéia foi muito, mais muitissímo mal aproveitada, a história é impestiada de cliches e os personagens são completamente mal elaborados, sem temperamento, personalidade... sem graça!

Entendo que o foco narrativo seja em primeira pessoa mas o que mais me entristeceu foi que não houve uma grande preocupação com a caracterização dos personagens.

Lerei os próximos livros sem grande intusiasmo e já esperando uma boa história mal contada.

Dei duas estrelas porque no fim das contas é um bom cliche adolescente, é capaz de encantar meninas de 10 anos.

Felucy 28/07/2010

Desapontada!
Uma ótima história que sinceramente foi desperdiçada.

Tinha tudo para deslanchar mas achei o desenvolvimento do enredo muito pobre.

Maria Carolina 04/08/2010

O Livro é muito bom... a autora escreve de forma fácil, só achei que o livro é rápido demais, a autora escreve ele como fosse um relatório!!mais mesmo assim me encantei pela Janie, o jeito dela me encantou!!! Cabel aquele "bad boy" que encanta qualquer uma! Adorei o Livro!!! Ainda bem que o Fade vai ser lançado agora em setembro hehehe

AnnGominho 09/03/2011

O livro aompanha a vida de Janie, os sonhos que ela invade desde pequena sem controle. Dom - ou maldição - que ela tem desde seus oito anos e que jamais contou para alguém com receio da reação das pessoas tidas como "normal". Mas sua habilidade especial não é a única coisa que a incomoda, estudar em um colégio repleto de riquinhos que vivem implicando com ela também não ajuda em nada, né? Para completar, seu pai é desconhecido para ela, sua mãe nem percebe sua existência, então, Carrie Brandt surge na casa ao lado, iniciando assim, uma amizade longa e duradoura, apesar de Melinda Jeffers - a garota rica - acabar se tornando inseparável a Carrie e odiar Janie.

Numa linguagem simples, Lisa McMann soube narrar a história envolvente de Janie Hannagan, como de um modo. A história caminha de forma agradável seguindo uma cronológia desde o inicio da amizade de Carrie para a casa ao lado, contanto anos e horários que ela passa acordada ou entre um sonho e outro que acaba sendo puxada. O leitor acaba ficando preso e envolvido por completo na história, mas, não consegue deixar de pensar "peraí, nada de carinha envolvente que ela é apaixonada, sério???" Confesso. Passei um tempinho pensando nisso enquanto lia o livro.

Então, para a minha felicidade, um garoto é citado, notado por Carrie e adivinha quem ficou super feliz? Não, não foi a Janie... Fui eu mesma. Quase dei um gritinho de felicidade no ônibus, e como sempre fiquei empolgada sobre como a história entre eles se desenrrolaria. Eu jurei a mim mesma que não iria fazer mais spoillers sobre o livro, mas tenho que comentar uma das cenas mais fofas que achei: a cena de Cabel Strumheller empurrando a Janie no skate até em casa... *.*

Enfim, não preciso dizer que me apaixonei por Cabel Strumheller desde que ele foi citado a primeira vez, apesar que detestei saber a parte que ele fuamava :S
O Livro é simplesmente fantástico, tão envolvente que li em uma tarde, enquanto voltava para casa de ônibus, ou seja, durante uma viajem de 4h... rsrs. Chega fiquei triste por saber que havia chegado ao fim e o segundo livro estava na minha estante em casa... Bem longe de mim no momento... rsrs.

Ialy 24/07/2010

Ainda não sei o que me prendeu nesse livro,mas o negócio é q eu li ele todo em inglês num dia só. Minha avaliação só não foi melhor pq não gostei muito da narrativa estilo relatório dele. Existe uma meio que aura de mistério ao redor dos personagens principais,mas não é muito, na dose certa. Faltou trabalhar mais os secundários, mas ainda assim muito bem feito.

Psychobooks 06/08/2010

Bom galera, pra quem quem está cansado dos livros sobrenaturais, lobisomens, vampiros, amores impossíveis etc, esse é uma ótima pedida teen.
Janie além de não ser a garota mais bonita e popular da escola, é também uma aberração. Ela pode ver os sonhos dos outros, ou melhor, ela participa dos sonhos de outras pessoas como espectadora.
Jane leva uma vida difícil, de origem humilde e, trabalha numa clínica de repouso e quando alguém adormece perto dela ela é automaticamente ‘puxada’ para o sono dessa pessoa. Quando ‘entra’ em um sonho, não consegue sair… Principalmente quando se trata de pesadelos…
Uma das característica de todos os sonhos/pesadelos para os quais Janie é sugada é que seus donos sempre pedem ajuda mas ela nunca consegue ajuda-los, aliás, ela nem sabe como fazer isso mas se quiser se livrar desse pesadelo macabro e constante terá de aprender a não só bloquear esses sonhos indesejados, como também ajudar as pessoas que estão sofrendo com eles. Ultimamente Jannie tem sido sugada para o mesmo pesadelo constantemente e não sabe como quebrar esse ciclo.
Apesar da vida difícil, Jannie conta com a amizade de Carrie e a ‘admiração’ de Cabel, que já foi o garoto aberração/problema da escola. O porquê dessa passado sombrio você só vai saber quando ler o livro. ;)

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Fernanda 19/08/2010

WAKE- Lisa McMann
O livro, embora acompanhe a tendência de séries juvenis, é bom. Ele usa uma trama bem intrigante!
Os personagens se mostram com personalidade, algo em falta nas outras séries. E ainda que use o sobrenatural como tema recorrente, o uso de uma personagem que entra nos sonhos das pessoas e que não possui qualquer controle sobre isso, torna o enredo interessante, por que põem a personagem desde de cedo com os medos, anseios e desejos de seus colegas, conhecendo-os afundo. Na medida em que amadurece, ela passa também a aprender a interpretar aquilo que vê nos sonhos das pessoas, e com a evolução de sua capacidade, os personagens a sua volta também evoluem.
Algumas partes do livro se mostram forçadas demais, contudo não chegam a afetar a trama em si, sendo todas coerentes com a história até então apresentada.
O primeiro livro é interessante de ser lido, numa leitura fácil, rápida e envolvente. Vale a pena ler, uma boa distração.

Dress@ 09/09/2010

No começo achei meio confuso até você se entender rs, mais depois nossa uuuaalll o negócio vai que vai começa as revelações enfim...Ja pensou ser sugada no sonho das outras pessoas que maneiro ia ser!Janie uma menina um pouco exagerada eu achei mais tudo bem, ela é esforçada. Cabel ohh que fofo!Gostei do livro, esperando o 2°.RECOMENDO

Carol Rodrigues 24/12/2010

Wake
Quando Janie tinha somente 8 anos de idade, ela descobriu que tinha um dom, ou como ela mesma chamava, uma maldição que lhe perseguia, e não havia meio de mudar isto. Sempre que alguém perto dela dormisse, ela era sugada para o sonho desta tal pessoa, incapacitada de sair e somente acompanhava o sofrimento dela, sem saber como reverter a situação. Quando acordava, seu estado era terrível. Não conseguia mecher os dedos, a visão ficava completamente embaçada, e só conseguia voltar a si mesma após alguns minutos, e comer algo, pela fraqueza extrema.
Aos 17 anos, ela já não suporta mais essa rotina, mas não há escapatória. A mãe quase não liga pra sua existência, vive bêbada e trabalhando praticamente o dia inteiro, juntando dinheiro para a faculdade. Janie conhece Cabel e passa a se aproximar dele, até que um dia ela é sugada para um sonho dele, e então descobre que não é apenas mais uma espectadora, e sim, participante do seu sonho, e pode tentar ajudá-lo de alguma maneira, basta descobrir como.

Confira o resto: http://hangoverat16.blogspot.com/2010/12/serie-wake-wake-e-fade.html#more

Ruth , 05/01/2010

a história central é boa,mas
a autora podia ter melhorado mais...

1 | 2 | 3 | 4