A Chave Dourada

A Chave Dourada George MacDonald

Resenhas - A Chave Dourada

1 | 2 | 3 | 4

Michela Wakami 12/08/2023

Esse livro contém três contos, sendo gostosos de se ler.

A princesa etérea
Nota: três estrelas.

O coração do gigante
Nota: três estrelas.

A chave dourada
Nota: quatro estrelas.

annacsfraccaro 16/01/2023

Li por ler
Sei lá, não foi um livro que me deixou imersa nas histórias, então só li por ler, não conseguir me envolver e que me instigasse a ler.

Rogéria Martins 17/08/2023

George MacDonald (1824-1905) é considerado um dos pioneiros da fantasia moderna, sendo também mentor de Lewis Carroll, tendo incentivado a publicação de Alice no país das maravilhas. Dadas algumas informações sobre o autor, preciso dizer que este foi meu primeiro contato com o gênero fantasia e não me arrependo em momento algum.

O livro é composto de três contos, que são:
- A princesa etérea (3 estrelas)
- O coração do gigante (4 estrelas)
- A chave dourada (5 estrelas)

O conto que mais me chamou a atenção foi "A chave dourada", que conta a busca pela chave secreta que abre a porta para o País das Sombras. É uma aventura atrás da outra, cheia de magia (e fadinhas, que eu amo).

O único ponto negativo - na minha humilde opinião - foi o tamanho do primeiro conto, achei desnecessariamente longo e, mesmo assim, dá para ler tranquilamente.
Carolina165 17/08/2023minha estante

Rogéria Martins 17/08/2023minha estante
Obrigada, Van! ???

B.norte 01/05/2022

Recomendo muito!
Esta é a segunda obra que leio de George Macdonald e não tenho palavras para descrever o quão encantadoras são suas histórias. Em resumo: temos duas crianças que vão parar no mundo das Fadas e o resto? Vou deixar para vocês lerem!

Depois que se adentra o mundo das Fadas não espere uma lógica no final...
Apenas saboreie a escrita que apenas Macdonald consegue trazer para nós!

Observação: a versão do kindle apresenta alguns erros de grafia, mas nada que prejudique a leitura.

Jhaze 08/06/2023

Razoável Quase Bom
Terceiro livro de George McDonald que leio e diferente dos dois anteriores é um livro de contos, apenas três.
Os dois primeiros contos são interessantes, é quase notável a evolução do autor no desenvolvimento literário e quando se pensa que o autor chegou a maturidade literária o terceiro conto prova que ainda é George McDonald ??.
Os personagens mal desenvolvidos voltam, e a falta de direção na história que nunca parece chegar em lugar algum até que chega abruptamente, fazendo o leitor se perguntar se realmente foi um tempo bem investido.

elycely 21/10/2023

Uma bela história
Uma bela e breve história do Senhor dos Contos de Fadas. São tantos detalhes e acontecimento em tão poucas páginas, que terminei com a sensação de ter perdido alguma coisa, e a necessidade de ler ainda muitas vezes mais para absorver tudo que MacDonald impregnou nessas breves páginas. Recomendo a leitura!

Bruno @viagempelomundodoslivros 14/08/2022

Um encanto!
Desde que ouvi falar sobre George MacDonald como o pai da fantasia e mestre de grandes autores como J.R.R.Tolkien, C.S.Lewis, G.K.Chesterton e Lewis Carrol. Em "A Chave Dourada" temos a história de duas crianças, Emaranhado e Musgoso, que em posse da Chave Dourada, encontrada no fim do arco-íris, partem numa viagem incrível em busca da fechadura secreta. Passando pela cabana de Vovó, conhecendo três personagens místicos: o Velho do Mar, o Velho Homem da Terra e o Velho do Fogo, os amigos viajam pelo mundo, pelo tempo e além dele, em busca da tão esperada fechadura secreta. Um livro sensível, profundo, cheio de alegorias e personagens fantásticos que te cativam do início ao fim. Sensacional! Não poderia terminar esta resenha sem citar um trecho deste livro de tamanha beleza. Então vamos lá...

"Então ele se levantou e olhou para si mesmo na água, e não havia um fio de cabelo grisalho em sua cabeça ou uma ruga em sua pele.
- Você experimentou a morte - disse o Velho. - Isso é bom?
- É bom - disse Musgoso - É melhor que a vida.
- Não - disse o Velho - é apenas mais vida."

Tarciele.Guizilini 01/07/2023

A melhor história de todas
Este livro é composto por três contos : A princesa etérea, Coração de gigante e , por último, a chave dourada.
Ainda que o nome do livro seja a chave dourada, o conto que mais ganhou meu coração foi "A princesa etérea".

Essa história teve um enredo muito cativante personagens com personalidades incomuns: a princesa é irreverente, inocente e astuta , tudo ao mesmo tempo! O final da história aquece o coração e passei alguns dias pensando nele. No fundo, bem no fundo, pareceu uma adaptação que melhorou a história de A bela adormecida.

O conto "coração de gigante", também pareceu uma releitura de João e Maria com um final tecnicamente feliz, inda que muito abrupto.

Já a chave dourada me relembrou O peregrino de Jhon Bunyan... Contudo, as alegorias ficaram menos evidentes e foi inserido nessa história um "Q" de magia... ou talvez eu não tenha entendido a essência dessa história muito bem . O que é muito possível!

Recomendo a leitura, porque é rápido, envolvente, divertido e nos deixa com o ar de que estamos revivendo as histórias de infância ou lendo histórias de ninar. Indico este livro para as crianças pequenas, grandes e adultas.

Thalita - @voandopelaestante 29/01/2022

Este livro traz 3 contos de um dos pioneiros da fantasia moderna, George MacDonald foi um grande nome para a fantasia e influenciou outros autores de grande nome também como J.R.R. Tolkien, Lewis Carroll e, claro, C.S. Lewis.

Aqui temos um de seus contos mais famosos 'A chave dourada' que narra a aventura de 2 crianças em busca de voltar para casa, esse conto nos leva para uma jornada bem interessante e com um final surpreendente.

O segundo conto é 'O coração do gigante', onde 2 irmãos lutam para sobreviver ao terrível gigante e vão em busca do seu coração o qual ele escondeu para que assim possam voltar para casa e salvar as outras crianças presas.

O terceiro conto é 'A princesa etérea' e esse já é mais puxado para o conto de fadas, onde um grande amor pode ser a libertação da princesa.

📍Não tinha o conhecimento que esse livro era um clássico e me surpreendi ao iniciar a leitura e perceber isso até enquanto fazia pesquisas sobre o autor. No geral esse livro é bem interessante e recomendo principalmente para quem gosta de fazer leituras para crianças pois elas com certeza irão se apaixonar por essas histórias e se entusiasmar com as aventuras que o autor traz aqui.

marianalimareal 05/08/2022

Para crianças grandes
Lúdico e com vários momentos bonitos para refletir.
O que me chamou atenção foi a pureza dos personagens, me lembrando de nossa essência enquanto criação de Deus!!

Danielly 04/10/2021

Um Conto de Fadas
Primeiro queria falar que essa edição (ebook) tem alguns erros de digitação! Se alguém for adquirir esteja avisado, no entanto, não atrapalha o entendimento da história!
A história é um conto de fadas com muitas simbologias, em especial, ao cristianismo!
Conta a jornada de Trama e Musgoso da infância até a morte e essa jornada é repleta de fantasia e coisas que desafiam a lógica!
Achei uma história linda e muito mágica, criativa e de uma linguagem de fácil compreensão!
Que pode encantar crianças e adultos cada um a sua maneira! Recomendo!

Beatriz 31/01/2022

Encantador
Simplesmente um conto mágico! Tá explicado o título de pai da fantasia moderna que o George MacDonald leva. A escrita dele é sensacional, é um conto de fadas maravilhoso.

Esse daqui já está na lista de livros que pretendo ler para os meus futuros filhos ??

Bella 09/01/2022

????????
Bem, não surpreende ser este um ótimo conto se considerarmos que o autor é o excelente George MacDonald.
Embora essa edição tenha deixado a desejar, em nada compromete com a brilhante e encantadora escrita.
É maravilhoso viajar para o País das Fadas e compreender os paralelos com o cristianismo. A criatividade - e o coração, agradecem a leitura. Recomendo!

Henggo 30/12/2022

Surrealismo infantil
Bonita imersão nesse modo diferenciado de trazer uma história infantil. De fato, não creio que reduzir este livro ao "infantil" faria jus a riqueza da fantasia que dele emana. "A Princesa Etérea" é de um surrealismo delicioso, metafórico, diferente de qualquer conto do gênero que eu já tenha lido. "O Coração do gigante" é o lúdico que não pense para o bobo; para tratar as crianças como "pequenos idiotas". E "A Chave dourada" é como ver em palavras um pintura de Dali, sonho, devaneio, ilusão, realidade, tudo, é tudo. George MacDonald nos prova a moldar histórias infantis que sejam serenas e capazes de traçar as estradas da vida que, por mais pedregosas que sejam, todos nós, pequeninos ou não, precisamos enfrentar.

1 | 2 | 3 | 4