Trem noturno para Lisboa

Resenhas - Trem Noturno Para Lisboa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Silvio 29/12/2013

Sinopse
Após descobrir a autobiografia de um personagem português misterioso, professor de filologia de meia idade larga vida estável e parte para Lisboa para conhecer mais sobre o autor, Amadeu Prado.
Em meio a uma cidade para ele desconhecida, em que visita parentes e amigos do finado médico e descobre mais sobre seu passado de militante contra a ditadura de Salazar, Gregorius também tem a oportunidade de refletir sobre o seu passado e sua vida até então.
A viagem acaba sendo uma autodescoberta, uma "jornada do herói" por meio da literatura.

Impressões
Infelizmente, Trem Noturno para Lisboa segue a linha atual da literatura européia. Apesar de bem construído, tudo soa artificial demais. Por mais boa vontade que se tenha é difícil imaginar Gregorius, Amadeu Prado, Adriana, Mélodie, Eça e outros como seres humanos de carne e osso e não apenas personagens de papel, então o enredo todo acaba soando forçado. O autor Paul Mercier parece que não conheceu pessoas de verdade para compor personagens.

Erik Fernandes 05/01/2014

A busca por si mesmo
Na contracapa deste livro, o comparam com A Sombra do Vento de Zafon e lógico que meu interesse por ele se despertou ai. Mas fora o fato de o cerne da historia ser a mesma – uma pessoa encontra um livro, se identifica e vai em busca de saber como era a vida do autor – eles não tem mais nada em comum. A escrita de Pascal não tem muita elegância e em minha opinião a “ação” do livro deixa a desejar. Porem durante a historia, Gregorius vai lendo e encontrando pelo caminho escritos de Amadeu Prado (o autor ficcional da historia) e estes textos são espetaculares. Trata de temas como solidão, medo, religião e são muito bem elaborados. Por mim, valem o livro. É o primeiro livro que leio de Pascal Mercier ( pseudônimo de Peter Bieri) e a sensação é meio ambígua : Quem ele é? O escritor que não soube conduzir tão bem a trama ou o que escreveu tão bem e foi tão a fundo em temas complexos quando se “vestia” de Amadeu Prado?
Primeira leitura do ano. Positivo no geral. Nota 3, numa escala de 0 a 5!

Guarilha 31/01/2014

Raimund Gregorius é um professor de línguas antigas que vive a enfadonha rotina de ir da casa para o trabalho e vice-versa. Certo dia, essa rotina é interrompida quando ele encontra uma mulher misteriosa que, encostada à mureta de uma ponte, joga fora um papel ao perceber sua presença. Pensando que ela cometeria suicídio, aproxima-se e inicia uma conversa. Ao perguntar-lhe qual a sua língua materna, ela responde: “Português”.

A mulher misteriosa acompanha o professor até o trabalho e vai embora em seguida, deixando-o confuso e desconcentrado, tendo em mente apenas a palavra de estranha sonoridade. No meio da aula, abandona a escola e perambula pela cidade até entrar em uma livraria, onde encontra um livro escrito por um homem português e que mudará sua vida. No dia seguinte, ele embarca em um trem com destino à Lisboa.

Em “Trem Noturno para Lisboa”, Pascal Mercier conta a história surreal de um professor solitário, que abandona casa e emprego para ir atrás de um escritor em um país cuja língua ele não conhece, mas que não é nenhum empecilho para a sua “investigação”, visto que todos os portugueses que ele encontra pelo caminho falam fluentemente francês ou inglês, idiomas que ele domina muito bem apesar de sua língua materna ser o alemão.

O livro não chega a ser ruim, mas na tentativa – diga-se, sem sucesso – de filosofar, o autor escreveu uma história cansativa e arrastada, que não empolga. Muitas de suas páginas são dedicadas à narrativa do livro do português de quem o professor Raimund foi à procura e cuja personalidade é o oposto da sua. Ainda assim, continuei a leitura na esperança de um final surpreendente que valesse o esforço. Mas concluí o livro, decepcionado.

Bianca 23/02/2017

O livro em si é super interessante e envolvente. Te prende pela temática e pela fusão de histórias e auto conhecimento desenvolvido pelos personagens principais.
Dividido em partes, o livro mostra a jornada de um professor de línguas antigas que saiu repentinamente de sua cidade natal, Berna, ao se deparar com uma misteriosa moça portuguesa, prestes a se jogar num rio. Encantado pelo ocorrido e quase hipnotizado pela sonoridade do idioma português, Gregorius parte para Lisboa em busca de algo após encontrar um livro sobre um tal Amadeu de Prado.
As reflexões feitas a partir deste livro com apontamentos sobre cotidiano, sentimentos e conflitos internos de um jovem médico, permitiu não só a Gregorius, como a nós leitores também, repensar nosso próprio comportamento, medos, anseios.
A mudança brusca de cidade gera um desconforto no professor que é diariamente confrontado pelas diferenças e se vê obrigado a fazer coisas que estavam fora de todo seu esquema ortodoxo de vida. Ao fim do livro, Gregorius reflete sobre a mudança ocorrida em sua cidade natal, não fisicamente, mas seu modo de percebê-la foi alterado devido suas experiências.
A obra possui uma leitura fácil, porém um pouco cansativa. Mas é uma boa experiência, pois nos permite filosofar, mesmo após o término do livro.

Lucian 08/03/2014

Gregorius, um senhor com ideias fixas e intrasigentes da vida, após um encontro ocasional com uma portuguesa que sequer conhecia, parte em uma jornada tomando um trem para Lisboa, mas a verdadeira jornada se passa em seu interior ao mesmo tempo em que descobre a vida de um médico português como se a sua própria dependesse disso.

Lili 29/05/2014

Muito bom!
Reflexões interessantes acerca da vida, morte, solidão, amizade, lealdade, hipocrisia, amor... Tantas coisas! Não é um livro pra se devorar e sim pra saborear. E também não deve ser lido com a expectativa de revelações, ápice, reviravoltas, etc. A ideia do livro fica bem clara desde o começo e assim ele permanece.
Gostei muito de ler esse livro e a nota só não foi máxima por causa de alguns problemas na narrativa, especialmente o excesso de perguntas. Mas recomendo a todos que querem uma leitura mais profunda.

Lindonor 28/01/2015

Livro Maravilhoso.
"Um romance muito bem escrito, que busca o autoconhecimento. Me agradou bastante, principalmente pelo temas reflexivos em questão. Um livro excelente, que guarda em seu final um grande trunfo, deixando em aberto para o próprio leitor tirar suas próprias conclusões. Adorei e super recomendo!"

Mi 28/02/2015

Para onde este trem vai me levar?
Este livro realmente me encantou por duas razões: a primeira, há um mistério em torno do protagonista e o resultado de sua busca (o que será que ele vai encontrar?), a segunda, pela busca em si (o que ele de verdade está procurando?). Portanto, se quiser para e fazer uma reflexão sobre seus objetivos, acredito que este livro possa te dar um empurrãozinho...

Ana Paula 11/11/2015

Dois em um
Dois livros em um livro. O livro que o personagem principal lê durante o desenrolar da história é o que mais me interessou nessa leitura.
Um português que já morreu mas que dá impulso à vida de alguém que procura por um sentidos em sua vida.

Gisele.Maravieski 19/07/2016

Muito bom.
Vi o filme e fiquei curiosa para ler o livro. O livro superou as expectativas. Uma narrativa mais lenta, mas recheada de filosofia e com enredo cativante. Recomendo.

Spallenza 06/09/2016

Uma ótima leitura
Gostei muito de como cada personagem foi inserido e fiquei muito curioso com a história de cada um deles. Por mais que tenha me incomodado a queda do ritmo no final do livro, achei que o autor perdeu um pouco o passo e ficou repetitivo, não me incomodaria saber mais da história de cada personagem, principalmente João Eça e Silveira.

1 | 2 | 3 | 4 | 5