Equador

Equador Miguel Sousa Tavares

Resenhas - Equador

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Equador, Miguel Sousa Tavares – 10/10
Esse é um dos primeiros livros - se não o primeiro - que indico para quem me pede uma dica de uma boa leitura! Um romance histórico completo: escrita fluida, narrativa instigante, personagens extremamente bem construídos e um cenário que impressiona. Miguel Sousa Tavares nos apresenta a história de Luís Bernardo, cidadão português que, no início do século XX, é convidado pelo rei a governar a remota ilha de São Tomé e Príncipe. Acompanhamos na rotina do protagonista cada detalhe do choque cultural entre um cidadão boêmio da cidade grande e uma ilha colonial sem qualquer estrutura. O leitora ainda se depara com intrigas políticas, romances e amizades conturbadas. Um dos meus livros favoritos!

site: https://www.instagram.com/book.ster
Maricota 16/04/2020minha estante
Sem dúvida está no meu top 3!

Nai 04/06/2020minha estante
Me apaixonei por esse livro. Foi o primeiro livro que me impactou de verdade.

12/10/2021minha estante
Adorei a leitura do início ao fim.

Marcianeysa 11/07/2023minha estante
Maravilhoso!!!

Carolina.Gomes 14/10/2022

Colonialismo e escravidão
Esse livro estava na minha lista em razão das inúmeras indicações de amigos que favoritaram a obra.

A escrita do autor pode causar, inicialmente, certo estranhamento por ser português de Portugal, mas o texto é fluido e bem escrito.

Acompanhamos o personagem principal, Luis Bernardo, um janota, sedutor em sua missão impossível, como governador da ilha de S. Tome, desde a sua chegada até o ápice da sua gestão e o desenrolar de trágicos acontecimentos.

Achei a temática interessante, tendo em vista as discussões sobre a arregimentação da mão de obra, trabalho escravo e colonialismo.

Há romance, intrigas, discussões sobre questões sociais e políticas que ainda são muito atuais.

O final foi surpreendente, mas coerente com o desenrolar da história. Gostei muito!

Ladyce 02/01/2010

Uma tour de force!
Este é um livro excelente, com uma narrativa sedutora de um período na história lusitana desconhecido por aqui. Além disso o retrato da colonização portuguesa em São Tomé e Príncipe parece desnudo de sentimentalismos colonizantes, um risco sempre presente na literatura do colonizador. É também um retrato de particular interesse para nós brasileiros que podemos ver claramente os muitos traços que temos em comum com outra colônia portuguesa, mesmo que nossa independência tenha pré-datado a deles por mais de 150 anos. A exemplo, temos a dívida portuguêsa de extraordinárias proporções ao império britânico, que também herdamos de Portugal e que ainda hoje deixa sequelas na realidade brasileira de início do século XXI. É um romance claramente estruturado, em três atos, surpreendente no imaginário e na possibilidade de simbolismo dos personagens. Apesar de sua sensível, rápida e leve narrativa, a impressão é de que nada foi deixado ao acaso. Personagens e detalhes se entrelaçam como bons fios de tecido rico, deixando entrever só ao olho míope a trama rica e complexa. Este é também um romance de leitura excepcionalmente engajante e trágico, uma ópera quase. A grafia portuguesa, mantida a pedido do autor só enriquece o leitor brasileiro e ainda que haja muitas palavras fora da nossa norma brasileira, este livro só enriquece aqueles que o lêem com exemplos aliciantes de vocabulário de uso diário que aparecem na narrativa com usos raramente empregados no Brasil, como os usos do verbo saber em diversas ocasiões no livro. Estas diferenças não impedem a leitura corrente do romance nem requerem uma ida compulsiva ao dicionário. Mas seduzem e fazem pensar. É sem dúvida uma obra deslumbrante! Recomendo a todos, com cinco submarinos. Não se arrependerão.
Eva Luna 10/04/2010minha estante
Excelente resenha Ladyce. O livro é muito bom, e nos enriquece.

MEYER 03/01/2014minha estante
Muito bom o comentário,estou a ler este livro e assino embaixo do comentário acima. Rs

Juliana 30/04/2021

Um dos meus livros favoritos
Antes mesmo da dedicatória do livro, o autor explica o significado de Equador, possível contração da expressão ?é com a dor? (?é-cum-a-dor? em português antigo), que já nos antecipa o que esperar da leitura e reforçar os motivos de até hoje, muitos países abaixo da linha do Equador, sofrerem as consequências da colonização e não da civilização, proporcionada por seus respectivos colonos.

Narrativa envolvente, história fluída e personagens muito bem construídos. Entrou na lista dos meus livros favoritos.

Sira Borges 10/08/2023

Equador
Li esse livro em 2015/16. Romance histórico maravilhoso, com personagens e, principalmente, um cenário muito bem desenvolvido. Tão perfeito que dava pra sentir o calor e a umidade das ilhas de São Tomé e Príncipe!! E o final... que pancada!!!!

Vitória 12/06/2022

Acho que esse comentário vai ser movido pelo mais puro ódio que se instalou em mim depois de concluir essa leitura, mas antes tenho que fazer algumas considerações. Em primeiro lugar, esse livro me foi recomendado pelo Pedro Pacífico (o tal bookster). Segui esse cara durante algum tempo (hoje, graças aos céus, não sigo mais) e via que de vez em quando a gente gostava dos mesmos livros, mas nunca tinha lido algo por causa de uma indicação dele. O cara é completamente obcecado por equador, vi ele dizer o quanto esse livro era perfeito diversas vezes e, por ter achado ele por 10 reais no sebo, acabei pegando pra ler. Agora nunca mais caio na cilada de ler algo indicado por esse homem. A segunda história é um pouco mais interessante. Como já disse, comprei esse livro num sebo da minha cidade. Assim que iniciei a leitura, achei algumas palavras estranhas mas, como o autor é português, pensei que a editora só não tinha traduzido o texto, e não me importei tanto com isso, afinal eu conseguia entender tudo perfeitamente. Mas eis que, durante a leitura, encontrei uma passagem dentro do livro. Como uma boa fofoqueira, coloquei o nome das cidades no Google, e descobri que as duas eram cidades portuguesas. Depois percebi que a editora do livro não era daqui, mas sim de Portugal (não tinha notado antes porque a capa é igual à brasileira). Ou seja, o tal livro atravessou a porcaria do oceano só pra me fazer passar raiva.
Vou começar pelos positivos, que talvez seja apenas um. A escrita do autor é muito boa, e a leitura, mesmo com toda a raiva que eu estava sentindo por causa de coisas que ainda vou tratar aqui, voou. Só tinha tido a experiência de ler livros em português de Portugal quando li um livro do Saramago, e achei que por ter pouca experiência com isso o meu ritmo poderia ser prejudicado, mas isso não aconteceu. Nas primeiras 200 páginas, eu até cheguei a ficar verdadeiramente interessada na história, mas depois acabei concluindo o livro só porque eu gosto de impor sofrimento a mim mesma e não consigo abandonar histórias pela metade.
Agora vamos aos absurdos presentes nessa porcaria. Já disse que o autor é português e, como toda boa brasileira, eu nasci com o ódio aos portugueses naturalmente presente em mim. Confesso que isso é algo fácil de ser superado, vide meu amor pelo Saramago, mas esse cara aqui só fez eu me lembrar e reforçar ainda mais a minha revolta. O protagonista é um português que é nomeado pelo rei como governador de uma colônia Africana de Portugal pra investigar e, muito provavelmente, acabar com o trabalho escravo no local (na época isso já era crime, a história se passa no início do século XX). Até aí tudo bem, o cara se mostra a frente do seu tempo em alguns aspectos, os problemas começam quando ele chega na colônia. Ele insiste em falar a cada 5 páginas que o trabalho escravo do povo africano é errado porque somos todos iguais, mas no parágrafo seguinte faz questão de dizer como eles eram "selvagens", e como a colonização era necessária para "civilizar" essa gente.
Sinceramente, nem quero continuar falando sobre essa bomba, acho que isso só vau servir pra me deixar com ainda mais raiva. Sei que ainda pode chegar gente pra cima de mim e dizer "mas esse livro foi escrito em outro tempo, eles tinham pensamentos diferentes", e eu respondo: 20 anos atrás não é outro tempo, a colonização já era errada há 500 anos quando ela se iniciou por aqui, e muita gente percebia isso. O problema é que o bonito não quis descer do seu confortável trono de habitante de país colonizador pra perceber isso. E o infeliz ainda teve a ousadia de falar nos agradecimentos de toda a extensa pesquisa que ele teve que fazer pra escrever esse livro. Sei bem que tipo de pesquisa foi essa. Nunca mais leio nada desse cara, e a partir de hoje faço questão de não ouvir mais uma palavra que saia da boca do bookster, porque uma pessoa que não critica uma narrativa dessas só pode concordar com ela.

Rafa 26/05/2020

Intenso, profundamente sensorial
?Equador é um livro empolgante e até mesmo ligeiramente educativo: ao mesmo tempo que nos importamos com as tramas individuais, nos envolvemos com a trama política e vemos o período de nascimento da escravidão moderna.?

Lendo no mato 12/04/2021

Um bom livro com um final sensacional.
Anos que ouço falar desse livro, mas sem nunca ter tido a curiosidade de saber sobre o que falava.

Até agora.

O livro conta a história de Luis Bernardo, um intelectual português que é enviado a São Tomé e Principe para atuar como governador e acalmar os ânimos e os conflitos entre senhores de terra e negros libertos.

Para não ser muito prolixo, é basicamente, um livro sobre a abolição da escravidão e suas falácias. É assustadoramente atual, tanto que facilmente podemos fazer a alusão de muitas passagens do livro, que se passa no início dos anos 1900, com os dias atuais.

Nunca tinha passado na minha cabeça uma percepção tão literal do termo "para inglês ver", que é toda a motivação do livro. É um romance tão apegado a realidade que no final do livro tem as referências que o autor utilizou. Como se fosse um artigo científico. Achei isso formidável.

Virei fã de Luis Bernardo e sua empreitada quase que donquixoteana pelo pensamento progressista e antirracista. Ainda mais em época de tanta luta, injustiça e resistência.

Taissa 17/09/2020

Ótimo romance histórico
Romance histórico é meu gênero literário favorito, no qual se misturam fatos históricos e ficcionais. Apesar disso, demorei para engrenar no começo do livro, mas depois a leitura flui e até prende bem. A obra toca em pontos sensíveis, como a escravidão, a colonização, o amor e a amizade. E o desfecho muito me agradou.
Mari 04/11/2020minha estante
Também adorei, amiga!

Marconi Moura 16/01/2022

9,0
Daqueles livros que fazem tanto sucesso que a gente fica com um pé atrás. Entretanto, o autor tem escrita agradável e a história tem bom ritmo. O contexto histórico é interessante e o tema da "escravidão após abolição" é muito pertinente. Tem personagens e uma abordagem filosófica meio rasos, mas mesmo assim a leitura é muito agradável.

suellen 08/04/2021

Amei! De primeira demorou um pouco a prender minha atenção, mas conforme fui pegando o gancho da história fui me apaixonando por cada parte dela. Creio que o que mais gostei além da historia dos escravos e das peripécias de Luís, foi acima de tudo sua forma intensa de ver/viver a vida.

Thaís 10/08/2021

Melhor do ano
Uau, q livro incrível! Meu pai me indicou este livro diversas vezes, e eu fui resistente. Até q este ano, resolvi dar uma chance e amei. O livro gira em torno da época pós-abolicionista e da adaptação do império português às novas regras, o q não aconteceu do dia para a noite. Muita intriga e jogo político, romance, e um final muito inesperado, pelo menos pra mim.
Recomendo mil vezes e entrou pra lista dos meus favoritos.

Léo 07/08/2023

Eis que um empresário, um tanto boêmio e mais um neoliberal, é convocado pelo rei de Portugal a ser governador da colônia de São Tomé e Príncipe. No entanto essa é a parte fácil, ele vai ter que se aliar aos colonos, para fazer uma social e não deixar ngm transparecer atos ou pensamentos escravagistas na frente de um cônsul inglês que vêm constatar os avanços neste tema pelos portugueses.
Nessa espiral de caos as personagens começam a tomar forma e uma história épica vai ganhando enredo.
As nuances de cada personagem e suas relações foram o que mais me prenderam. É possível conversar com cada um deles e anteceder suas falas depois de um tempo imerso nessa Ilíada portuguesa!
Excelente!

Dalmo 26/11/2021

Um romance intenso e um retrato primoroso dos últimos anos da monarquia portuguesa
Equador, best-seller da literatura portuguesa contemporânea, é uma ficção histórica que se passa no início do século passado em Portugal, nos últimos anos da monarquia. Seu protagonista, o empresário e bon-vivant Luís Bernardo Valença, é convidado pelo rei de Portugal, Carlos I, para assumir o governo das ilhas de São Tomé e Príncipe, duas pequenas possessões portuguesas na costa africana. Numa época em que Portugal vivia momentos conturbados em sua política interna e externa, onde a instituição monárquica era atacada sistematicamente pelos republicanos e a Inglaterra acusava o país de ainda manter a escravidão em suas colônias, Luís Bernardo recebe uma missão desafiadora: convencer o governo inglês de que não havia trabalho escravo na colônia que aceitou governar.

(leia a continuação da resenha em redumbrella.com.br)

site: https://www.redumbrella.com.br/post/equador-miguel-sousa-tavares

EduardoCDias 18/07/2023

Escravidão e economia
Disposto a acabar com a escravidão nas colônias para não prejudicar a economia do país, o rei de Portugal, por indicação, escolhe um bon-vivant, rico e anti-escravagista para governar as ilhas de São Tomé e Príncipe. Sua missão seria convencer os fazendeiros das ilhas a acabar com a escravidão e o cônsul inglês de que isso seria realizado, mas esbarra em vários problemas, políticos, sociais e econômicos, acabando por prejudicar sua própria vida com consequências inesperadas.