Melhores poemas de Cecília Meireles

Melhores poemas de Cecília Meireles Cecília Meireles...

Resenhas - Os Melhores Poemas de Cecília Meireles

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sarah 29/06/2023

Nada como uma boa seleção para conhecer um pouco do universo de Cecília Meireles. Alguns poemas realmente me fizeram ir longe e fiquei apaixonada pelas canções.

lumushroom 15/06/2023

Cecília, és, como o ar, Diáfana, diáfana...
Quando peguei o livro pela primeira vez e vi esse poema na contracapa achei que fosse um exagero. Agora, meses depois, meses lendo e relendo, pesquisando, descobrindo e explorando a mente da Cecília entendo completamente. Uma descrição perfeita.
Lendo os poemas dela me sinto sempre como se estivesse no mar. Ou então no ar, flutuando. Consigo até sentir uma brisa vindo no meu rosto.
Nem sei dizer qual é o meu favorito, porque sou apaixonada por tantos. Chorei com tantos.
Agora, falando dos poemas, de forma "imparcial", não são os mais elaborados que já vi, sem dúvida alguma. São relativamente simples. Você não precisa de uma bagagem cultural muito grande pra entender, arrisco dizer que até sem nenhuma você consegue ler, pois são raras as referências.
E você nem precisa que quebrar tanto a cabeça, não são grandes questionamentos extremamente complexos. No começo você vai ter dificuldade, claro, ainda mais se for o mesmo caso que o meu, de ser o primeira vez lendo uma antologia.

Enfim, são poemas íntimos, falam muito mais Cecília do que qualquer outra coisa.
Você consegue entender a maior parte só com o efeito "me identifiquei".
Não esperava muita nada, e acabou virando um dos meus livros favoritos.
Com certeza vou continuar levando ele pra todos os lugares que eu for, pra sempre que tiver uns minutinhos reler alguns poemas.

Bianca274 09/05/2023

Amo livros de poemas, e com esse o sentimento não foi muito diferente né, apesar que alguns eu não consegui interpretar;(

Joyce Beatriz 06/05/2023

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
? não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Karina 04/05/2023

Uma grande poeta brasileira
" Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro. Nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força. Tão paradas e frias e mortas: eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
?Em que espelho ficou perdida a minha face?"

Wendy 28/04/2023

"Alheias e nossas as palavras voam."
Os poemas da Cecília são simplesmente reflexivos, intensos, misteriosos, melancólicos.

Encontrei-me num vertice de versos, na singularidade de suas rimas e no tocante de seu puro sentimentalismo.

"De que são feitos os dias?
? De pequenos desejos,
todas essas mudanças.
Dentro deles vivemos,
dentro deles choramos,
em duros desenlaces
e em sinistras alianças..."
Francy Pyller 28/04/2023minha estante
Que lindo poema! Cecília é maravilhosa mesmo!???

juliangel 16/04/2023

Extremamente tocante
Sou tão visível
que não se estranha
o meu sorriso.
E com tamanha clareza pensa
que não preciso dizer
que vive
minha presença.

evrdenchantd 07/04/2023

Melhores poemas, cecília meireles
"ando à procura de espaço para o desenho da vida. em números me embaraço e perco sempre a medida. se penso encontrar saída, em vez de abrir um compasso, projeto-me num abraço e gero uma despedida."

Ivanildo16 06/04/2023

Uma voz singular
Este foi meu primeiro contato com a obra de Cecília Meireles. Uma poesia muito cativante e bem estruturada. Seus versos são uma sinfonia aos olhos de quem lê. As rimas e musicalidade dão o tom de sua leitura. Uma voz singular da nossa poesia.

bibioslivrosecia 05/04/2023

"Cecília, és, como o ar, diáfana, diáfana..."
Poemas absolutamente deslumbrantes do começo ao fim do livro. Eu sou, particularmente, uma grande fã da poesia simbolista, e acredito que tenha sido justamente por isso que gostei da Cecília, pelo fato de ela seguir a corrente neossimbolista, de uma carga lírica tal que eu não podia fazer outra coisa senão olhar com a mais profunda admiração cada um daqueles versos, tão lindos e intimistas. A leitura foi muito fluida, gostosa mesmo. Não escolhi apenas um poema favorito, mas vários, e essa coletânea me fez ter vontade de ler cada um dos livros da autora. Por falar nisso, os poemas de "Romanceiro da Inconfidência" catalogados nessa obra me surpreenderam muito, pois, por não seguirem a mesma linha neossimbolista dos demais, eu pensei que não fosse gostar tanto. Não poderia estar mais enganada! Eu amei esses poemas, em especial por suas referências ao Arcadismo, outro movimento literário que genuinamente aprecio.
Lista dos poemas que mais me chamaram a atenção durante a leitura: "Motivo", "Retrato", "Canção (Pus o meu sonho num navio)", "Canção (Nunca eu tivera querido)", "Despedida", "Museu", "O Tempo no Jardim", "[Há um nome que nos estremece]", "Discurso ao Ignoto Romano" e "Desenho". Definitivamente recomendo esse livro, e em especial os poemas listados, a quem, assim como eu, gosta de ler um bom livro de poesia, que te encante do começo ao final. Por fim, deixo aqui minhas citações favoritas:
"É mais fácil, também, debruçar os olhos no oceano e assistir, lá no fundo, ao nascimento mudo das formas, que desejar que apareças, criando com teu simples gesto o sinal de uma eterna esperança."
"No rio dos teus encantos, banhei minhas amarguras."
"A maior pena que eu tenho, punhal de prata, não é de me ver morrendo, mas de saber quem me mata."
"? saudosa do que não faço,
? do que faço, arrependida."
"Porque o poeta, indiferente, anda por andar ? somente. Não necessita de nada."
"Murmuro para mim mesma: 'É tudo imaginação!'
Mas sei que tudo é memória..."
"Desejo uma fotografia como esta ? o senhor vê? ? como esta: em que para sempre me ria com um vestido de eterna festa."
"O pensamento é triste; o amor, insuficiente; e eu quero sempre mais do que vem nos milagres."
"A vida só é possível reinventada."
"Não te encontro, não te alcanço... Só ? no tempo equilibrada, desprendo-me do balanço que além do tempo me leva. Só ? na treva, fico: recebida e dada."
"Queremos a sua solidão robusta, uma solidão para todos os lados, uma ausência humana que se opõe ao mesquinho formigar do mundo."
"E entre água e estrela estudo a solidão."
"Porque há doçura e beleza na amargura atravessada, e eu quero a memória acesa depois da angústia apagada."
"Se algum de nós avistasse o que seríamos com o tempo, todos nós choraríamos, de mútua pena e susto imenso."
"(Teu rosto, por toda parte, mas, amor, só no meu peito!)"
"Há um nome que alguém pronuncia sem qualquer alegria ou dor, e que em nós, é dor e alegria. [...] é o nome total do amor em forma obscura e dolorida."
"De que são feitos os dias? ? De pequenos desejos, vagarosos saudades, silenciosas lembranças."
"Somos sempre um pouco menos do que pensávamos. Raramente, um pouco mais."

Clara 17/03/2023

?Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta?

doarda 10/03/2023

Fantástico!
Cecília Meireles simplesmente uma gênia, o sentimentalismo nos poemas, queria pelo menos 1% da inteligência dessa mulher

Giovanna 17/02/2023

Melhores Poemas: Cecília Meireles
A filha de Cecília reuniu os melhores poemas na mãe nesse livro. minha primeira interação com os poemas da Cecília (e consequentemente com o meu primeiro livro).
gostei da leitura, ansiosa para ler o próximo livro dela.

Clara 30/01/2023

Cecília Meireles
Que leitura gostosa! Gosto muito de poemas, mas nunca tinha lido poemas tão lindos e tão profundos. Gostei muito de tudo. Do uso de palavras, das rimas nos textos, nos temas, muitas vezes históricos e tão maravilhosos que me senti no passado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6