Lira dos Vinte Anos

Lira dos Vinte Anos Álvares de Azevedo

Resenhas - Lira dos Vinte Anos

Giordano.Sereno 24/05/2021

Uma leitura difícil, mas recompensadora...
Esse livro estava na minha estante, praticamente intocado, desde 1998. Tinha folheado algumas vezes e lido alguns poucos poemas. Tomei a decisão de incluir a poesia no meus hábitos de leitura e comecei por ele. Uma leitura difícil, mas recompensadora. Muitas inversões e várias referências a outras obras literárias e passagens da mitologia.

Giaquelli 27/04/2022

"À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta - sonhou - e amou na vida"

Agradecimento especial a minha professora de literatura por me fazer amar este poema

Mayara.Alberge 22/06/2023

Álvares acaba nos impressionando com sua escrita e com sua história, por ser um nome tão importante do romantismo com apenas 20 anos. Álvares escreve com muita emoção em cada poema, demonstrando sempre sua paixão e sua angústia.

Guacira.GonAalves 21/02/2021

A palavra "lira" significa inspiração poética, em seu sentido figurado. O autor trouxe nessa obra a inspiração vinda de seus grandes ídolos do ultrarromantismo, do mal do século, onde mostra o jovem, que através da sua poesia, expressa a ideia do morrer de amor, ou de se entregar de forma platônica às paixões em algumas vezes e, em outras, de forma mórbida e irônica, porque não dizer assim.
Tirei uma estrela na minha avaliação, porque o livro não traz notas de rodapé ou posfácio nessa edição, o que teria sido muito útil para a compreensão da obra de Álvares de Azevedo como um todo.

Jessy R. 12/10/2023

Eu amo Álvares de Azevedo, é um autor que me toca muito, me faz transbordar, infelizmente não tenho todos os livros dele na minha estante, um dia terei hehehehe.

A lira dos vinte anos é extremamente poética (talvez isso seja pleonasmo ?), o poder que esses poemas têm é quase inenarrável de tão lindos, comoventes e profundos. Um clássico não é um clássico atoa, e ao ler sobre vida, morte, angústia, juventude, amor, paixões e desilusões nos conectamos algo comum a todos nós, algo que nos torna humanos independente do tempo , e isso é incrível: Um autor brasileiro do século XIX que atravessa seu tempo e consegue nos tocar e comover de forma intensa.

Luísa Toresan 16/06/2020

Depois de ler 'Notas sobre ela', do Zack Magiezi, resolvi ler mais livros de poesia. Então pesquisei na biblioteca da faculdade alguns para ler e encontrei Lira dos Vinte Anos.

Confesso que fiquei decepcionada, mas é por minha própria culpa. A poesia que esperava encontrar era uma parecida com a de Zack, mas não contava com o abismo da diferença entre os dois livros.

As poesias românticas são, obviamente, completamente diferentes da contemporânea. É até engraçado pensar na minha decepção com o livro hahahaha.

Mas enfim, pelo menos descobri que nem meu amor nem meu desgosto por poesia é geral. Não são todas as histórias em prosa que nos apetecem, não é mesmo? Com a poesia não seria diferente.

Stefanny Barreto 08/02/2024

Álvares de Azevedo de um jeito incrível de escrever poesias. Sou suspeita a falar, amei demais esse livro. ?

banana20 26/01/2024

Adeus, minha alma gêmea
Estou escrevendo essa resenha uma hora antes de completar 21 anos. tenho 20 anos agora e esse foi o ultimo livro lido com essa idade e foi a mesma idade que morreu alvares de azevedo. nada no mundo poderá explicar oq foi ler pela primeira vez esse livro com a mesma idade dele, me senti como se eu fosse a alma gemea dele, sua bestie confidente, senti como se ele fosse eu e eu fosse ele. talvez seja a idade? nao sei. senti a pureza da alma dele e senti muito pesar ao pensar que toda a vida foi tirada dele, fico tristonha imaginando nas grandes coisas q ele poderia ter escrito se tivesse mais tempo...
mas afinal assim é a vida.
o livro é composto por varias liras/poemas que ele escreveu no seu tempo. recomendo imensamente e, caso voce puder, leia aos 20 anos pela imensidão.
"pq nós jovens...!!!"kkk
infelizmente agora digo adeus para minha alma gêmea, sorrimos juntos, amamos juntos, sofremos juntos, divagamos juntos e muito muito mais. agora terei que seguir um caminho que nem ele nem eu esperávamos e que ele nao teve essa oportunidade. espero viver o melhor q posso para nunca decepcionar esses jovens (eu e ele) q tanto confiaram em mim.
adeus.

rebeccavs 09/12/2019

Melancólico

Álvares de Azevedo revela um mundo sombrio e taciturno, no qual o amor platônico pela sua amada finada é ressaltado através de detalhes que salientam a beleza e formosura de sua dama.

Lira dos vinte anos, particularmente, me mostrou a beleza da poesia — por mim até então desconhecida — e a tortura da vida cruel com o eu lírico. Autor da Segunda Geração Romântica e inspirado por Lord Byron, Álvares de Azevedo é um marco na literatura brasileira e um poeta admirável.

Felipe.Oliveira 27/10/2017

Pura poesia ultraromântica
Com temas como: morte, a mulher inalcançável e etc. Os poemas desse precoce autor, nos trazem toda emoção dos sentimentos e ao mesmo tempo afundamos na romântica e muitas vezes mórbida mente do eu-lírico. Temos também muitas referências de autores clássicos cujo poeta homenageia e muitas vezes se inspira. Devoramos as poesias, mesmo através do estranhamento, a beleza da poesia desliza pela sua sonoridade.

Neto154 05/01/2023

Lira dos Vinte Anos ? Álvares de Azevedo
"Cantando a vida , como o cisne a morte".

As poesias deste livros são sensíveis e cheias de amor e juventude em cada verso escrito por Álvares de Azevedo, esta obra póstuma publicada após a precoce morte do autor nos mostra como a vida pode ser tão passageira e cheia de amores como o próprio Álvares escreveu : "? Amores , mortes , e no trono um Bobo".

Um dia quero ser amado ou amar alguém a ponta de escrever ou receber tal declaração com alguma destas poesias que desfrutam do amor e da morte .

Saturnotemanéis 17/10/2023

"Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro! Não levo da existência uma saudade! E a tanta vida que meu peito enchia Morreu na minha triste mocidade!"

Queria ter gostado mais, mas a linguagem me afastou e nem a melancolia foi capaz de me fazer se conectar de forma significativa.

Samylle 16/03/2021

Muito bom.
Toda a fragilidade vem da carne,
E na carne se eu tanto excedo os outros,
Vícios não devem meus causar espanto.
Minha alma dorme em treva completíssima

Naty Fênix 24/08/2009

Romantico
Muito bonito e muito romantico, tem uma lirismo inocente e aquela linguagem apaixonada, um livro com gostinho de primeiro amor.....

loyollabritto 03/06/2023

Álvares de Azevedo e as liras
Comprei esse livro para escrever um artigo, mas ele não me serviu muito. As manifestações do gótico, meu ponto de foco, não eram tão gritantes quando em Noite na Taverna. Mas ainda assim, gosto muito dessa obra.
O fato de ser dividida em três partes, focando em duas por sua relação de dualidade, as posturas opostas e complementares, que em algum ponto desejam alcançar a mesma coisa.
Uma obra prima