Lira dos Vinte Anos

Lira dos Vinte Anos Álvares de Azevedo

Resenhas - Lira dos Vinte Anos

Davi.Lima 09/02/2021

Não sou um grande fan de poemas, mas eu gostei da maioria
um bom livro de poemas. um pouco avançado de mais para leitores iniciantes. os trechos nos inicios me ajudaram muito a desenvolver meu francês, que era igual a zero antes desse livro.

Luluzinha 16/02/2021

Lira dos 20 anos
Apenas o melhor livro de poesia romântica do Brasil. Álvares de Azevedo foi perspicaz na escolha de cada palavra, emocionando a cada estrofe, podendo trazer diferentes sentimentos em apenas uma poesia.Realmente..... O mestre do romantismo brasileiro.

Laila 02/03/2021

O emo do século XIX
O romantismo não seria perfeito sem Álvares de Azevedo. Seus poemas são maravilhosos, carregam sentimentos profundos e únicos. Enfim, um poeta de morrer.

josé filho 28/01/2022

Romântico, ingênuo e mórbido
Uma boa coletânea de poemas que faz a gente pensar onde teria chegado o autor se tivesse vivido mais tempo. Os poemas com temas mais românticos e ingênuos não conversaram muito comigo, mas recomendo a leitura.

Jubis 03/04/2022

Envolvente e tocante.
Gosto muitos dos poemas de Álvares de Azevedo (desde os tempos da escola), pois ele consegue transmitir emoção em poucas linhas, tanto nos poemas mais românticos quanto nos mais mórbidos.

Mas achei um pouco repetitivo.

Camilly 06/06/2022

Confesso que não sei julgar uma obra de poesia, mas gostei. É legal pensar em toda ela em seu contexto histórico, social e literário

Lalis17 31/08/2022

O livro se divide em três partes, bom, a primeira parte eu confesso que a leitura me deprimiu, é como ele só falasse da morte, a segunda parte, pra mim foi a pior, muito parado e a última, foi mais ou menos, consegui ler, mais já torcendo pra terminar. Gente! Sou daquelas que não gosto de abandonar uma leitura, confesso que essa, me esforcei pra terminar. Me perdoem, se falei muito mal do livro, só disse o que senti.

Paulo 17/04/2023

Poesia de um moço
Eu senti que na prosa dele havia uma tentativa de dialogar com o que ele gostava de ler (basicamente fanfic), e acho que acontece o mesmo aqui. Ele tinha muito talento, e por mais que não tenham sido os versos que mais me moveram na vida, valem a pena sim de ser lidos. Porém eu fico imaginando uma realidade, em que ele não morreu e pôde amadurecer a sua escrita?

Bia 05/08/2023

Agr sei q poema não é para mim, quanto mais lia mais odiava juro. Acho a escrita muito bela, só que nesse livro tinha muita palavra repetitiva fiquei agoniada de tanta repetição ?

Laura 02/10/2023

Nem sei explicar o quanto esse livro me marcou.
Eram umas 10h da manhã, aula chata de matemática sobre números imaginários e eu estava na primeira cadeira lendo poemas sobre morte ao invés de estudar. Sou grata por isso. Álvares de Azevedo me tocou como poucos autores antes dele, e tenho certeza que como poucos jamais farão. As palavras perfeitamente rimadas e bem colocadas, repletas de sentimentos puros. E o que me deixou perplexa ? e encantada ? nesse livro é a pureza com que o autor narra seus desejos. Muitos são impuros, mas o livro nunca se torna imoral ou algo do tipo. Álvares de Azevedo fala do amor e da morte com o mesmo desejo e com a mesma devoção. E, ao longo dos textos, me identifiquei com ele ao ver que ele era como eu ao não conseguir nem o amor nem a morte, ficando apenas na vontade. Falou de assuntos leves, densos, belos e mórbidos. Foi como entrar num novo universo e não saber viver mais fora dele. Quero ler (e com certeza lerei) mais obras do autor! Foi maravilhoso ler os sentimentos de um rapaz tão precioso para a literatura nacional, e digo sem medo que essa seja, provavelmente, a maior obra poética de nossa magnífica literatura!

SocorroBaptista 01/03/2024

Alguns poemas super românticos, alguns com um toque de nacionalismo, outros com toque irônico e mordaz próprios do autor. Eu já tinha lido alguns poemas isolados, mas é a primeira vez que leio o livro completo. Muito bom.