Fale!

Fale! Laurie Halse Anderson

Resenhas - Fale!

1001 Páginas 16/04/2020

Uma ótima leitura!
Simplesmente apaixonante, e deveria realmente ser uma leitura fundamental em todas as escolas.

Mariana 24/12/2021

Em Geral Ruim
Um livro com uma mensagem muito importante. Mas a personagem principal achei chata, o livro demora de mais para passar a mensagem?

Maria 12/09/2021

Trás uma mensagem importante? Trás. O livro é bom? Não
Ele é um livro que trás uma mensagem importante você vê que não nada fácil o que acontece com a personagem. Mas o final é uma merda total terrível o filme nem se fala não tenho nem o que escrever é realmente terrível não enterro o porque ele é 4 estrelas.

Beatriz B. 08/03/2015

Leia Fale e fale sobre ele.
Esse é AQUELE livro que você quer fazer com que todos os alunos à partir do fundamental II leiam, ao invés dos lugar dos "clássicos nacionais" que só vão fazê-los odiarem os livros até crescerem e terem filhos e seus filhos passarem pela mesma coisa. Não é atoa que a média de livros lidos por brasileiros seja de quatro.

MAS ENFIM, vamos direto ao ponto, Fale! trata de um dos temas mais tabus do mundo: abuso sexual feito e sofrido por adolescentes. E o que deveria te assustar é o fato de A MAIORIA das pessoas que passam por isso são adolescentes (assim como em outros tipos de abusos), e as pessoas continuam a olhar como uma minoria e uma anomalia.

No livro, conhecemos Melinda, uma menina que deveria estar rodeada pela sensação de entrar no Ensino Médio, mas, ao invés disso, vive tentando abafar a lembrança da festa do verão antes das aulas. Onde deixou de ser a garota que era. Onde isso lhe foi retirado brutalmente. Sem saber o que fazer, Melinda liga para polícia, que chega ao local e acaba com a festa, fazendo com que todos os convidados a odeie desde então. Porém, Melinda não contou para ninguém o que aconteceu e agora sente que sua voz desapareceu. Apenas observa, calada, seu mundo tornando-se caótico. Na sua escola, os estudantes segregam-se em grupos fechados. O casamento de seus pais está ruindo. Tem de ouvir sermões de professores por não fazer as lições e tirar notas baixas. Suas ex-amigas passaram a ignorá-la. Ninguém entende o por quê de Melinda não falar, e ela já não tem mais coragem nem de olhar as pessoas nos olhos.
E Melinda prossegue em silêncio.

A narrativa em primeira pessoa de Lauren é sua marca registrada. Ela consegue nos transportar de maneira completa para a mente conturbada da protagonista de maneira tão intensa como fez em Garotas de Vidro. Você se torna Melinda. Você sente sua garganta entalada toda vez que ela tenta falar. Você sente a pressão dos olhares de todos sobre ela. Você sente a angústia do fardo que ela carrega e chega a ser sufocante em algumas horas. Você quer virar amigo de Melinda e deixá-la contar tudo a você! E você quer incorporar esse sentimento de raiva em forma de bastão para acertar todas aqueles que nem se dispõem a olhá-la duas vezes. E então vem a pergunta de um milhão: "E se isso estiver acontecendo com alguém próximo de mim, e igual a todos ao redor de Melinda, eu não faça a menor ideia?"

Lauren trabalhou muito bem com o clima "típica escola americana". Me fez olhar para os refeitórios, as cheerleaders, os mascotes e times, as aulas e armários, a segregação escancarada, etc, de uma maneira que eu não enxergasse clichês, mas sim, como uma prisão estudantil, um ambiente hostil mal-pintado de escola. E que jovem nunca viu dessa forma? E como essa sensação deve ser intensificada para quem esconde segredos do tamanho dos de Melinda. Segredos sobre coisas que desmancharam quem você era e pretendia ser.

No meu ponto de vista, os personagens secundários foram feitos para ser parte do cenário de prisão de Melinda. Eu consegui enquadrar a personalidade de várias pessoas reais nas atitudes em conjunto dos personagens e creio que esse tenha sido seu papel. De nos deixar ver, através dos olhos de Melinda, de como a atitude das pessoas pode ser idiota. De como falta discussões sobre esse tema na sociedade em que vivemos, sobre abusos no geral. Pois só quando se é vítima você sente em primeira mão a escassez de dialogar assuntos como esse.

Fale! é um daqueles livros que me deram felicidade em saber que foram escritos, mas também uma tristeza enorme por serem tão pouco divulgados e comentados. Nas últimas páginas do livro, há vários tópicos para discussão em sala de aula (E POR QUE ESSE LIVRO NÃO ESTÁ SENDO DISCUTIDO NAS ESCOLAS?), além de uma entrevista no mínimo incrível da Lauren, onde uma resposta em particular abala meu psicológico até hoje.

site: http://soleitoressabem.blogspot.com/2015/03/livros-entre-linhas-fale.html

Nathalia 13/12/2021

nem sei o que falar sobre esse livro. Foi uma leitura um pouco dura pra mim por abordar um tema que me atinge diretamente, do meio pro final eu tinha que dar pausas pra chorar ksks. Só queria abraçar a Melinda e dizer que tudo vai ficar bem.

Dani miranda 20/05/2015

O Silêncio de Melinda
??

Thai 20/07/2015

“É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.” Pág. 22

Depois de Melinda Sordina ter ligado para a polícia e estragado a festa dos veteranos para comemorar a chegada das férias, ela perdeu todas as amigas e começou a ser chamada por todos de "dedo duro". Desde então, ela se tornou uma adolescente deprimida e calada tentando sobreviver ao primeiro ano do ensino médio.

"Eu tinha feito um megaesforço para me esquecer de cada segundo daquela maldita festa, e cá estou eu, no meio de uma galera hostil, que me odeia por causa do que tive que fazer. Não posso contar para eles o que realmente aconteceu. Não consigo nem pensar naquela festa. Um rugido animal brota do meu estômago." Pág. 42

Parece que a única pessoa que quer ouvir o que Melinda tem a dizer é seu professor de artes, Freeman. Ele ajuda a menina a se expressar através de um trabalho manual que foi passado em aula.

"O prof. Freeman acha que tenho que encontrar meus sentimentos. E eu por acaso poderia deixar de encontrá-los? Eles estão me devorando viva, como uma infestação de pensamentos, vergonha, erros. Fecho os olhos com força. (…) Vou me tornar normal. Esquecer tudo o mais." Pág. 147

Algo aconteceu naquela festa, algo que Melinda não consegue contar para ninguém. O medo se tornou maior que a coragem e ninguém entende as atitudes dela. Na verdade, todos olham a menina como se ela estivesse ficando louca.

"Está cada vez mais difícil falar. A minha garganta vive ferida, os meus lábios, em carne viva. Quando acordo de manhã, o maxilar está tão contraído que me dá dor de cabeça. (...) Sempre que tento conversar com os meus pais ou um professor, balbucio ou congelo. O que tem de errado comigo? É como se eu tivesse algum tipo de laringite espasmódica." Pág. 67

Seus pais só sabem brigar e trabalhar, ela é motivo de chacota no colégio, suas notas estão péssimas e ainda perdeu sua amiga Heather para o grupinho da sua ex melhor amiga Rachel, cujo namorado Melinda não suporta.

Até quando Melina guardará este segredo? Por quanto tempo ela pode suportar?

"Gosto da sensação do sal das minhas lágrimas ardendo nos meus lábios. Lavo o rosto na pia até não restar mais nada dele, nem olhos, nem nariz, nem boca. Um nada todo liso." Pág. 61

Gente, que resenha difícil de fazer! E o medo de dar spoiler para vocês?
Enfim, foi uma experiência muito legal. É realmente um livro para ser trabalhado em escolas e ser lido por todos, principalmente quem sofre de depressão ou problemas relatados no livro. Ah, e tem o filme também que se chama O Silêncio de Melinda com a Kristen Stewart. Apesar de o final ser diferente, o filme também é bom e eu recomendo.

Essa edição da Valentina é muito legal por ser informativa e também por ter perguntas de leitores que a autora respondeu.
E essa capa e título? Não poderiam ser melhores, pois as boquinhas na árvore e o título Fale! é como um incentivo, não só para Melinda, mas para todos que se identificam com a personagem e seus problemas. Falem!

site: curaleitura.blogspot.com

kathrein.oliveira 22/08/2015

Direto e emocionante
Bom...falar sobre Fale! é estranho, esse foi um livro que peguei do nada pra ler pra dar uma descarregada de leituras pesadas que havia feito recentemente (não adiantou muito) kkk, não vou fazer um resumo sobre a história pois isso vocês podem ler na sinopse, sou bem ligada em como os livros me fazem sentir, então é sobre isso que vou dizer.

Esse livro é um livro doce, e que é feito pra te incomodar, o leitor vive o tempo todo dentro da cabeça da protagonista que é praticamente muda, mas pensa muuuuuito sobre tudo, e passou por uma situação bem difícil, esse livro me incomodou muito por que você já começa o livro sabendo levemente o que mais ou menos aconteceu com a protagonista e no começo da história você acaba tendo certeza, a partir daí você fica torcendo para que a protagonista fale logo com alguém, e no fim do livro eu estava praticamente berrando na minha cabeça FALEEEEEEEEEEEEEEEEEEE! e isso é incrível, pois uma história que consegue te envolver desse jeito é simplesmente única.

A protagonista melanie tem uma grande evolução de personalidade durante o livro passando por várias fases e a autora consegue te fazer sentir isso perfeitamente o que também é incrível, ela tem um sarcasmo super engraçado que várias vezes arranca sorrisos do leitor.

A única coisa que realmente deixou a desejar pra mim nesse livro, foi que a história é muito direta e fria, não tem muito sentimento nem nada, ela é o que é e veio pra contar o que ela conta, nada mais, sem rodeios sem nada, tanto que não senti a necessidade de usar post-its que eu adoooro pra marcar os meus trechos preferidos, por que não tem trechos pra se marcar como preferidos, me senti lendo uma notícia de jornal, direta ao ponto, o livro é bem fininho e acho que essa era a intenção da autora, ser direta, então tudo bem.

Eu indico, é um super livro com uma ótima lição.

site: https://www.youtube.com/user/MrKathreinkarine

Kennia Santos | @LendoDePijamas 27/10/2015

“Tem um monstro nas minhas entranhas, posso até ouvi-lo arranhando minhas costelas. Mesmo quando descarto a lembrança, ela continua comigo, me ferindo.”
É incrível o talento que a Laurie têm para escrever histórias com polêmica, transmitindo toda a intensidade, dor, sofrimento e pensamentos que o personagem está sentindo.
O livro já começa com um certo ‘prólogo’ que confunde a princípio, mas depois te dá vontade de arregaçar as mangas devido a tamanha pureza e verdade nele contido.
Da mesma autora de ‘Garotas de vidro’ esse livro tem o diferencial que, toda a dor é trasmitida de forma oculta, através de metáforas, que a princípio te faz ligar a fala a uma vertente, porém, depois de uma melhor avaliação, percebe-se que não é exatamente ao que se referia.
A Melinda escolheu uma maneira bem peculiar de lidar com sua dor. Ela não fala. Muito raramente, somente o necessário. E é incrível o quanto é mal aceita por isso. Julgada, cuspida, escurraçada, apontada. Perdão o vocabulário, mas é o que acontece. Começa pela família, que trata a sua presença como um tanto faz. Que tipo de pais não demonstram preocupação e interesse ao, sua filha completamente normal, com uma juventude normal, amigas, eventos, notas boas, de repente, torna-se calada e isolada?
E que tipo de amiga, simplesmente abandona e simplesmente IGNORA A EXISTÊNCIA da outra por ter feito algo inesperado, no lugar errado, sem prejuízos diretos, e nenhuma explicação? Nem mesmo se preocupa?
E sabe o que é mais incrível em tudo isso? A Melinda, apesar de TUDO isso, não deixa de se preocupar com as pessoas que costumavam estar à sua volta. Tenta, à sua maneira e com um esforço imenso, proteger, avisar, FALAR!
OLHEPARAMIMEVEJAASPALAVRASNOSMEUSOLHOS.
Mesmo depois de tudo, ignora a bagunça interior contida nela encontra forças para preocupação alheia, tenta salvá-los, mesmo sem ter ideia como salvar a si própria.
E a forma como se reergue, sem contar para/com ninguém, buscando dentro de si uma força inexistente para lutar contra seus demônios cara-a-cara, não permitindo o que aconteceu a imobilizar novamente.
Esse livro é monstruosamente intenso, forte, polêmico, inspirador, dramático. Indico até não aguentar mais, o tipo de história que fica na sua mente, desestrutura seu psicológico, e INSPIRA.
INSPIRA MUITO.
Raveni Carvalho 29/10/2015minha estante
Nossa fiquei curiosíssima!!!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 29/10/2015minha estante
é um livro muito muito bom! Super indico! No começo pode parecer um pouco ZZzzzZZ, mas quando você começa a entender todas as mensagens que ela tenta passar e a forma como consegue, você não consegue ficar nada menos do que MUITO IMPRESSIONADA

Raveni Carvalho 29/10/2015minha estante
Com certeza eu vou ler!! Adoro livros enigmáticos.

Nessa 12/01/2017minha estante
undefined

Carol 08/03/2016

Quando falar é a coisa mais difícil de se fazer...
O livro "Fale!" foi escrito por Laurie Halse Anderson, uma autora já conhecida por abordar temas difíceis e importantes em seus livros. Nesse somos apresentados a Melinda, uma menina que visivelmente passando por problemas.

Sozinha e cada vez mais deprimida, a garota tenta se esconder de tudo e todos, já que quando encontra seus amigos na escola eles já não estão mais tão amigáveis assim. As notas de Melinda, que antes daquela festa era uma das melhores alunos da sala, estão caindo cada vez mais e a equipe docente e nem seus pais parecem perceber que não é apenas uma dificuldade pedagógica, que essa menina precisa conversar com alguém.

Mas nas aulas de artes ela consegue se expressar por meio de suas obras, nas aulas de artes ela consegue olhar verdadeiramente para alguém e não apenas se esconder dos olhares, nas aulas de artes ela começa admirar o trabalho e a forma como o professor parece entender que ela precisa de um socorro. Estará Melinda pronta para se abrir e dizer o que realmente aconteceu na festa que virou a sua vida de ponta cabeça? E será que as pessoas realmente querem ouvir o que ela tem a dizer?

O livro "Fale!" nos traz difíceis realidades: jovens que pedem socorro e violência sexual. Muitas vezes falar é o mais difícil. Muitas vezes as pessoas não nos dão ouvidos. Muitas vezes é mais fácil fingir que não está vendo os sinais da mudança de nossos jovens. Com certeza foi um livro que me surpreendeu e que me fez refletir MUITO.

A forma como Laurie escreve também é imprescindível para que a gente entenda o que está acontecendo com Melinda, se envolva e se emocione com a história. A capa é linda e totalmente significativa. A Editora Valentina, mais um vez, fez um ótimo trabalho de edição.

Esse livro deveria ser lido por todos os adolescentes do nosso país, pelos professores e pais. É aquele tipo de livro que, sem clichês, pode mudar o mudo, ou pelo menos a sociedade da qual fazemos parte.

"Aposto que já estariam separados, a esta altura, se eu não tivesse nascido. Tenho certeza de que fui a maior decepção. Não sou bonita, nem inteligente, nem atlética. Sou como o casal - um parasita comum envolto em segredos e mentiras. Não dá nem para acreditar que vamos ter que continuar atuando até eu me formar. É uma pena que a gente não possa admitir que nossa vida familiar foi um verdadeiro fracasso, para então vender a casa, dividir a grana e tocar a vida adiante.
Feliz Natal"

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br

Jessica Becker 10/09/2021

FALE!
Originalmente publicado em 1999, FALE! é um premiado livro YA que conta a história de Melinda Sordino e seu grito mudo por ajuda.

Aos 14 anos, Melinda começou a cursar o ensino médio e percebe que os amigos a estão condenando ao ostracismo por ter chamado a polícia e acabado com uma festa. Ela teve motivo para fazer isso. E logo no início fica claro ao leitor qual foi.

Narrada pela própria protagonista, sua história é angustiante e me deu nó na garganta incontáveis vezes. Conforme vai avançando, Melinda mergulha cada vez mais na depressão e os sinais são bem nítidos: suas notas despencaram, ela raramente fala (mesmo em casa), está sempre sozinha, não tem motivação para nada, quer apenas dormir. E ninguém percebe!! Acompanhar as interações dela com os pais, principalmente com a mãe, me deixaram muito aflita.

A escrita de Laurie é simples porém bela. A autora não romantiza, tratando assuntos sérios com responsabilidade. A metáfora da árvore foi uma das mais bonitas que já vi, e faz completo sentido.

A obra ganhou uma adaptação entitulada "O Silêncio de Melinda", que foi estrelada por Kristen Stewart.

Valena.Monteiro 02/09/2021

"Fale! É um livro impactante e corajoso, que incentiva a reflexão e o debate. É para ser lido com coração e, principalmente, relido com a alma"
Fale! um livro q mexeu muito comigo. O fato da ignorância das pessoas ao redor de Melinda, Melinda sofria em silêncio, é esse silêncio afetou muito sua vida. Realmente esse ñ foi um livro q eu me identifique com a personagem, mas os relatos logo no começo no livro me emocionaram muito. Fale! é um livro importantíssimo q merece ser lido por todos.
Citações
"Os verdadeiros heróis e heroínas são os que olharam para dentro de si ? para além do medo, da vergonha, da depressão e da raiva ? e criaram CORAGEM para contar as suas histórias. Tenho o mais profundo respeito por elas".

Aliel 13/02/2020

Quando comecei a ler percebi que era completamente diferente do que me indicaram, achei que seria muito mais profundo e bem construído, não posso julgar a história de uma forma justa pois criei muitas espectativa em cima dela e isso estragou totalmente minha experiência.

Marita13 26/02/2020

A primeira vez que eu li esse livro foi muito, muito importante pra mim. Pois aborda tema de uma adolescente sofrendo um abuso de outro adolescente é um tema pouco comum, então foi uma leitura muito boa.
Contudo, ler ele 4 anos depois me proporcionou outra visão do livro. Todo o processo de isolamento e sofrimento da Melinda, a falta de rede de apoio dela, sendo os amigos, os pais. Além de todos os problemas familiares que ela enfrentava, foram fatores principais dela não conseguir denunciar o seu abusador.
Nesse livro, a gente ver o processo de ressignificacao dos acontecimentos, o sofrimento da Melinda e seu entendimento do que ela sofreu.