Anne of Green Gables

Anne of Green Gables L. M. Montgomery

Resenhas - Anne of Green Gables

Mel Freire 30/05/2020

A história da Anne é muito mais do que a história de uma garotinha orfã e como ela se adapta a um novo lar. A história também é sobre a simplicidade da vida, e as coisas boas e detalhes do dia que nós perdemos devido a correria. É sobre o amor que pode crescer entre as pessoas, entre amigas que se prometem pra vida inteira e a família que não é necessariamente de sangue. É sobre as dificuldades da vida, e o quanto podemos ter dias incríveis que as vezes são seguidos de dias profundamente tristes.
Mas a história também é, de uma maneira muito fluida e divertida, sobre como uma garotinha ruiva, que só queria seu vestido com mangas bufantes, acaba se mentendo em tanta confusão por ter tanta imaginação.
Esse livro tem profundidades e levezas, e pode agradar de maneiras muito semelhantes tanto leitores a procura de uma leitura divertida, quanto leitores a procura de um livro que "ressignifique" a vida.

Rafa 08/08/2023

Achei a leitura um pouco difícil por ter muitas palavras que eu não conhecia. O livro é bem diferente da série. A cronologia foi completamente diferente do que eu esperava. O avanço no tempo foi repentino no final do livro. Não vejo a hora de ler os próximos livros!!!

Vivi 01/06/2020

História perfeita! Quem viu a série Anne with an E vai amar o livro.
Lucimara 01/06/2020minha estante
Realmente, esse livro é único!

Laura 01/09/2020minha estante
A séria vai até que parte do livro?
Se eu assistir vou saber de coisas que só vão acontecer nos próximos livros? :P

G@by 30/12/2020

Depois de ter assistido a série da Netflix resolvi ler o livro e não me arrependo. Que livro totalmente excelente! Acho que esses é o livro com as maiores falas de um personagem, sério, a Anne fala muito. Apesar de terem sido feitas algumas mudanças do livro pra série eu gostei das duas versões igualmente. E eu tenho que admitir que uma das mudanças me deixou muito aliviada, pois eu chorei horrores lendo, imagina se tivessem colocado na série, eu ia desidratar de tanto chorar!

Leticia1647 29/01/2022

a serie da netflix comparada com isso aqui é puro lacre

nao acontece muita coisa mas eu imaginei umas paisagem bonita entao tudo bem!
gi gdn 29/01/2022minha estante
primeira resenha ?forget

Vanessa 01/12/2022

Acredito que não é uma leitura para iniciantes. O texto tem várias palavras antigas e que requer muita interpretação e cuidado.

Mas, foi uma leitura deliciosa e desafiadora.
Pretendo ler os seguintes. Espero que em inglês novamente.

Santos 21/06/2022

Eu gostei deste livro estava com uma pouco de medo de lê-lo porque muita gente fala mal mas eu gostei. Um detalhe positivo é que cada capítulo é como se fosse uma ?história? diferente dela.
Chorei no final mas amei recomendo para que quer começar a ler clássicos

Lauraa Machado 24/09/2018

Muito bom, mas poderia ter sido melhor
Como pode ter acontecido com várias outras pessoas, eu conheci a Anne e me interessei pela sua história através da série da Netflix, que é encantadora e me conquistou logo no começo. Depois de ler esse primeiro livro, gosto ainda mais da série, porque percebi que os roteiristas realmente entenderam a essência da história e, até nas liberdades que se deram para criar situações, souberam exatamente como interpretá-la e traduzi-la. Gostei bastante do livro, vou explicar logo por que e o que poderia ter sido melhor, mas a série é minha preferida.

O começo do livro tem exatamente o espírito da série, as cenas vão se desenvolvendo devagar, a Anne é ainda mais falante, dramática e sonhadora aqui e foi ótimo poder ler sobre os pensamentos e sensações da Marilla e do Matthew, por exemplo. Como um livro escrito há tanto tempo, a religião aqui tem um papel bem mais importante e todos os detalhes mais modernos encontrados na série não estão aqui (por um lado, infelizmente; por outro, acharia difícil ter mesmo).

Outro ponto alto do livro é a escrita. Estava com medo no começo de ser muito difícil ou parada, mas não é nem de longe. É uma leitura muito leve e rápida. Claro que a linguagem não é como a de hoje em dia, mas tampouco é muito diferente. Eu li a versão em inglês, original, então não sei dizer sobre a tradução, mas gostei bastante do jeito levemente irônico da autora de escrever.

Mas existe um problema muito grande aqui de ritmo. O começo do livro é realmente ótimo, você vê que a autora usa mais ou menos cinco capítulos para falar de um ou dois dias, mas porque ela precisa de todo esse tempo. Esse jeito de explorar melhor cada cena não chega nunca a ficar chato, pelo contrário. Foi a parte mais interessante da história. Mas, conforme o tempo vai passando, todas as cenas vão sendo explicadas cada vez mais rápidas, com algumas poucas realmente acontecendo durante a narração (e não sendo contadas pela Anne). Muitas vezes fiquei com a impressão de ser a Marilla, de só ouvir a Anne me contando depois o que aconteceu, porque pouca coisa era realmente vivida durante a história. Isso não é muito bacana.

E foi ficando cada vez pior. Depois que a Anne fez treze anos, tudo começou a correr e parecer um resumo! Dos quatorze aos dezesseis anos dela, não tem quase nenhuma cena sendo descrita e é tudo contado por cima. E aí no final, os últimos capítulos voltam a ficar mais estáveis e a descrever as coisas. Honestamente, a pior parte disso tudo foi o desenvolvimento da Anne, que foi passado completamente por cima. Um belo dia, ela simplesmente não era mais tão falante e nem tão perdida. Do nada, ela era adolescente e madura.

Não estou falando que ela ficou incoerente, ainda dá para ver a essência da Anne ali, mas a gente não a acompanha pelo livro, só nos contam sobre ela. O livro teria sido bem melhor se só tivesse a primeira metade, mas não posso chegar a dizer que me decepcionei, ainda mais quando continuo querendo ler os próximos. Ele só podia ter sido bem melhor. Minha nota verdadeira é de 3,5, mas resolvi arredondar para cima pelo meu amor pela protagonista mesmo!

E talvez essa seja a razão para eu gostar cada vez da série da Netflix. Além de que os roteiristas lá não estão com pressa para chegar no final da adolescência da Anne, o próprio enredo de cada episódio consegue ser mais complexo e bem trabalhado do que aqui, com um desenvolvimento maior na Anne. Ainda assim, obrigada, Lucy Montgomery, por tê-la criado.
Laura 01/09/2020minha estante
também não gostei muito do pulo que foi dela criança para ela adolescente

deardean 21/05/2024

Livro p romantizar a vida
O livro passa com capítulos "isolados" contando eventos e casos conforme a vida da Anne passa, você acompanha ela crescendo e amadurecendo nos pensamentos e falas (que são muitas, ô menina que fala), são capítulos pequenos e fáceis de ler, como episódios de série mesmo, mas também não é meu estilo favorito de leitura e isso pesou pra que eu no começo não achasse tão prazeroso.

O livro começou a ficar meio chato pra mim lá pro meio, mas acho que eu só não estava no clima juvenil, deixei ele de lado um pouco pra depois voltar e foi a melhor escolha, então não se forcem a ler, vão perder toda a essência do que ele passa, é necessário ver a Anne e a vida com os mesmos olhos que ela vê, senão perde a magia.

No final ele me encheu de alegria, orgulho e esperança, em algumas páginas depois destruiu o meu coração, mas depois confortou ele um pouquinho de novo.

Li em inglês, não foi difícil, mas há palavras menos usadas hoje, que podem complicar pra quem tiver nível básico ou sem muita experiência lendo no idioma.
Ester507 27/05/2024minha estante
é perfeito!! eu tive a mesma sensação de desapontamento, já que assisti a série primeiro
achava desnecessário a leitura e que a literatura infanto-juvenil nada tinha a me agregar, mas eu tava errada
li toda a sequência dos livros (comprei o box na shopee baratinho) e me foi mais prazeroso do que eu imaginava! leve, alegre, emocionante, intenso, as vezes bem humorado, as vezes chato, repetitivo e forçado por parte da autora, mas as vezes bem triste e pesado (em uma parte específica achei pesado até demais pra uma literatura inf-juv)
mas ótimo e na verdade necessário, e aliás, quero também ler na versão original pois me agrega muito enquanto estudante de Letras PT-IN

Jéssica.Katerine 18/01/2021

Mais lindo que na série!
Procurei o livro por causa da série e ele é extremamente envolvente. Anne é demais! Não vejo a hora de ler as continuações. O livro trata com sutileza de temas tão importantes e necessários para nossa própria vida.

dialogonoslivros 12/10/2020

A vida pelos olhos sensíveis de uma criança
Anne de Green Gables é aquele livro que aquece nossos corações e nos traz de volta a infância.
Com personagens extremamente cativantes e um enredo bastante interessante, esse livro infanto-juvenil encanta nós adultos. Como não amar Anne? Com sua forma ímpar de ver o mundo que a rodeia, com carinho e amor para dar e vender, ela conquista todos os personagens e nós leitores.
Achei muito interessante a forma como o livro aborda o tema maternidade e seus desafios, mesmo sendo um livro escrito no início do século 20, ele se mantém muito atual neste quesito.
Anne de Green Gables é perfeito para nos tirar desta realidade fria que vivemos, e nos transportar para um lugar lindo onde tudo tem cores vívidas e a esperança que só a infância nos traz.
Andrei 12/10/2020minha estante
A Anne é ótima ?

Tatiana Beck 11/01/2023

Esplêndido como sempre!
Eu adoro romances de formação, acompanhar o crescimento e amadurecimento não apenas da Anne, mas todos ao redor é muito recompensador, faz me sentir na história e amiga dos personagens.

pietrafiorio 01/07/2021

Atendeu às expectativas :)
Oláaa gente! Como vocês estão? Bom, este livro atendeu as minhas expectativas, mas ele possuiu alguns erros ortográficos :/
A qualidade do produto é muito boa. A trama é bastante envolvente :)
4/5 :)
Má :) 02/07/2021minha estante
olá amigaaa, eu estou bemm

pietrafiorio 02/07/2021minha estante
Olá amiga!! Que bom que você está bemm :)))

ana la 18/06/2022

NOSSA
De verdade, comecei lendo o livro sem nenhuma expectativa de gostar da leitura. Algumas amigas minhas me falaram que o livro era chato e que não gostaram mas, depois de ler essa obra prima, levei uma grande surpresa.
Chorei, ri, me emocionei... Aliás, a escrita é bem poética e, apesar de ser em inglês, eu não senti tanta dificuldade durante a leitura.
Se você já viu a série e procura algum reconforto para o cancelamento da mesma, recomendo ler. Você vai se sentir duplamente apaixonado.

guigagirl 24/01/2021

Fofo e divertido
Mais um clássico conhecido pelo seriado do Netflix que eu não vi. Super divertido e leve, rápido de ler. Anne cresce em nossos corações...