O Outro lado da memória

O Outro lado da memória Beatriz Cortes

Resenhas - O Outro lado da memória

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kéziah Raiol 28/05/2013

Posso começar essa resenha rasgando sedas pelo livro? Desde o começo eu sabia que iria gostar do livro, apesar de ter uma história aparentemente clichê – amo clichês. Mas acabei me surpreendendo e percebi que o livro era mais do que eu pensava e esperava.

Luiza é uma garota de 18 anos que aparenta ser normal, até que entramos mais em seu universo e percebemos que ela é marcada por magoas do passado. Luiza tem duas amigas, e ambas namoram jogadores do time de basquete da escola. Elas tentam de todas as formas fazer com que Luiza volte a se apaixonar e a se abrir para um relacionamento sério com alguém. Mas a mágoa que ela passou com um garoto deixou grandes cicatrizes que impedem que ela se envolva com alguém, afastando assim todos os garotos de si.

No decorrer da história vamos percebendo o quanto o livro é profundo, apesar de abordar um tema bem simples, ficamos pensando em vários pontos que a Beatriz deixa em aberto. Como a felicidade! Em determinados momentos somos impulsionados a buscar nossa felicidade, recebemos vários conselhos de forma subliminar de que se fomos esperar a nossa felicidade ela nunca vai chegar. Temos que nos abrir para novas experiências, para que as coisas possam acontecer na nossa vida. Muitos de nós achamos que podemos simplesmente nos sentar e esperar que as coisas venham até nós. O Famoso “O que tiver que ser, será”. Ok, eu até acredito nisso, mas se a gente ficar só esperando nada vai acontecer, temos que agir para realmente encontrar a felicidade.

“Meu maior problema era não querer ir atrás da felicidade. Achava que estava bem da forma que estava, machucada, ferida, e sim, muito acomodada.”

Luiza custou a entender que tinha que se abrir para as pessoas, que nem todas elas eram indignas de confiança. Apesar de ser difícil lidar com uma situação difícil, ela conseguiu dar a volta por cima e abriu seu coração novamente para o amor.

Arthur entra na escola, como o novo capitão do time, ele chega arrasando o coração das meninas, e adivinha por quem ele vai se interessar? Luiza, claro! De inicio ela tem toda uma resistência com ele, principalmente pelo fato de por culpa dele os dois tenham que enfrentar uma detenção, mas essa detenção foi o ápice para que eles começassem a se aproximar e a se entender melhor. Aos poucos Luiza vai percebendo que deve dar uma chance não só para Arthur, mas também para si mesma.

Vários acontecimentos vão fazendo com que a historia flua. E várias coisas passam pela nossa cabeça tentando descobrir o que realmente perturba a Luiza. Em vários momentos fiquei com raiva da infantilidade da Luiza, em outros momentos queria abraçá-la e parabenizá-la por ter feito a coisa certa.

É maravilhosa a evolução dos personagens, seus medos superados. Notamos nitidamente que com o passar do tempo eles acabam mudando de atitudes, amadurecendo, mudando de pensamentos, aprendendo com os erros. E a amizade que prevalece durante todo o livro é muito linda também.

Poderia ficar aqui durante horas listando tudo que gostei no livro, honestamente... Como falei, apesar de parecer clichê, o livro consegue nos surpreender, o que me fez ama-lo ainda mais.

E lembre-se... “O Amor pode estar onde menos se imagina.”

luzuanon.appromances 28/05/2013

Olá pessoal, mais uma resenha de um livro nacional, espero que gostem.
O outro lado da memória foi escrito pela autora brasileira, Beatriz Cortes, trata-se do seu primeiro livro publicado pela editora “Novo Século”, legal né?

Logo de cara tive uma grande afinidade com a Luíza, à pobre garota tinha passado por tantas coisas que eu não podia deixar de gostar dela, talvez porque com a mesma idade eu tive uma experiência semelhante. (para saber leia o livro rs).

Nossa protagonista ainda era jovem, mas já sabia o quanto as pessoas poderiam ser cruéis e não há nada que ela, mas tema do que a dor de reviver todo aquele pesadelo. Enquanto isso busca forças para prosseguir com os estudos. O que ela não imaginava era que o destino lhe pregaria uma peça lhe reservara. Será que num acaso Luíza com o coração despedaçado encontrará o amor?
Entre os poucos amigos Pedro e Carol, Luan e Júlia, Luíza até que a primeira vista é uma garota descolada, parece não ser afetada por nada, mas na verdade tem uma personalidade muito sarcástica.
E acho que essa foi à maneira que ela encontrou para se proteger e enfrentar seus medos. Quando Luíza foi apresentada ao novo capitão de basquete, e suas amigas não esconderam o fascino e enaltecendo as qualidades do rapaz. Não deu outra, faíscas voam imediatamente e por parte da Luíza a antipática foi imediata.

Ela que se prepare, obviamente Arthur fica indignado, mas ao mesmo tempo fascinado, mas não está disposto a aceitar suas acusações e comentários depreciativos sem ao menos conhecê-lo.
O zelador do colégio será indiretamente o cupido nesta história, ele não quis saber de explicações quando flagrou a Luíza e o Arthur no almoxarifado, tirando conclusões precipitadas os levou para a diretoria não percebeu que eles não estavam se agarrando e sim numa calorosa discussão.
— Algumas pessoas dizem que o mundo acabará em fogo. Outros dizem que ele acabará em gelo. pelo que provei do desejo, fico com quem prefere fogo. Mas se tivesse que perecer duas vezes, acho que conheço o bastante do ódio para saber que a ruína pelo gelo também seria ótima. E bastaria... — declamou Arthur.

A história vai girar entre esse relacionamento conturbado do casal Arthur e Luíza. Por mais que a ela não deseje, não pode ignorar a crescente atração que sente, e como ambos terão que passar boa parte do dia juntos, essa será oportunidade que o Arthur irá aproveitar para tentar conquistar o seu coração!
... — Eu nunca, nunca mesmo, senti por outra pessoa que sinto por você. Não sei o que aconteceu; você age em mim como um imã, uma coisa que me faz querer nunca desgrudar de você. Tenho medo disso. Sinceramente, nunca desgrudar de você. Tenho medo disso. Sinceramente, nunca passei por nada parecido. Desde o primeiro dias em que eu te vi, desde aquele dia no almoxarifado, parece que eu precisava que era uma necessidade ter você por perto, te proteger, te ouvir...

Arthur é meigo e dedicado, esse seu jeito me conquistou, porque em nenhum momento ele foi desagradável e sim muito paciente, com cuidado e demonstrando o que realmente desejava foi derrubando as defesas da Luíza. Ela não chega a ser uma dessas personagens chatas, mas em alguns capítulos conseguiu me irritar. Então é quando ela novamente se vê apaixonada, e isso tudo é muito intenso para ela aceitar. De repente, ela é forçada a reconhecer a realidade que ela nunca tinha considerado quando uma pessoa do passado volta para assombrá-la.
Em minha opinião, a autora tem bastante potencial porque me proporcionou uma leitura extremamente gostosa, apesar de clichê não há momentos de tédio, a leitura fluiu perfeitamente. Uma história recheada de personagens principais e secundários com personalidades próprias e distintas que me surpreendeu.

Vanessa Meiser 26/05/2013

Em primeiro lugar, tem como não se apaixonar por uma capa tão linda como esta? E para completar com um título como este combinado com uma sinopse tão encantadora? Realmente fica difícil não esperar o melhor de um livro com estas características. Desde que peguei o livro em mãos ficava olhando e imaginando o quanto a trama iria me conquistar, já tendo a certeza de que ela iria me conquistar sem dúvida alguma.
Luiza é uma garota de 18 anos que tem duas melhores amigas cada uma com seus namorados jogadores do time de basquete da escola em que estudam. Só Luiza está sozinha desde que sofreu uma grande decepção que lhe deixou marcas profundas e lhe custaram uma infinita desconfiança sobre todos os garotos que ela conhece. Desde que Lucas, seu ex namorado traiu sua confiança, Luiza tornou-se uma menina retraída e fechada não se abrindo totalmente nem com as fieis amigas Carol e Ju. Sua fortaleza começa a desabar quando inesperadamente chega um novo aluno na escola, Arthur é um garoto simpático que tão logo chega já ganha a confiança de todas as pessoas mais chegadas à Luiza, menos a dela que antipatiza de graça com o garoto e deixa bem claro que não foi com a cara dele. Acontece que Arthur ouve Luiza falando sobre ele e resolve tirar satisfação. O garoto a arrasta para dentro do almoxarifado e começam a discutir quando o zelador abre a porta e surpreende a dupla em ação suspeita. Por achar que estão de ‘agarramento’ na escola, o zelador conta para a diretora que passa uma espécie de castigo aos dois, depois das aulas durante um certo tempo, Arthur e Luiza precisam ficar na escola fazendo o serviço de limpeza em algumas salas. Luiza então se vê tendo que conviver com o garoto que ela decidiu detestar mesmo que ele nem tenha lhe dado motivo algum...
Bem, a partir daí vocês já conseguem imaginar o que vai acontecer não é mesmo? Com a convivência forçada, Luiza e Arthur vão descobrir afinidades e qualidades que cada um possui e que podem aproximar um do outro, fazendo com que eles percebam que podem dar-se muito bem e até serem ótimos amigos, ou algo mais... Acontece que Luiza está muito machucada devido a um acontecimento envolvendo seu ex Lucas, este fato fica em total mistério até metade do livro quando a autora resolve nos contar o que realmente aconteceu entre os dois. Gostei desta parte porque deu ar de ‘drama’ ao livro e fugiu um pouco do esperado e do habitual.

“Meu maior problema era não querer ir atrás da felicidade. Achava que estava bem da forma que estava, machucada, ferida, e, sim, muito acomodada. Mas agora sei que tudo por que passei foi uma forma de me fazer apreciar a vida ainda mais, e ver que o amor verdadeiro existe sim, que existe, sim; pessoas capazes de nos esperar, de nos amar, de nos respeitar. E que o amor-próprio esta acima de tudo. Que, antes de amar alguém, precisamos nos amar e nos valorizar.” Pág 221.

É muito gostoso poder acompanhar toda a evolução da personagem principal e vê-la vencendo seus medos e desconfianças, tornando-se uma pessoa mais forte e equilibrada e podendo voltar a ter a vida normal que tinha antes da sua decepção. As amigas de Luiza mostram-se leais e não medem esforços para ajudar a amiga a superar seu trauma.
Como eu já esperava, o livro me prendeu do início ao fim. A história é muito gostosa e viciante e eu não descansei enquanto não cheguei à última página. Para complementar, a autora utilizou uma linguagem muito acessível que combinou perfeitamente com a trama juvenil presente no livro. Eu me encantei com a história e recomendo a leitura para quem gosta de um bom romance com pitadas de drama e superação. Adorei!

Jess 25/05/2013

Beatriz Cortes - O Outro lado da memória
Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net

Quando comecei a ler pensei que seria mais um livro em que os personagens se odiavam e que encontravam o amor juntos, mas me enganei completamente, não era apenas mais um livro com o mesmo enredo, era O livro com um enredo surpreendente. “O outro lado da memória” segue este padrão de; o amor e o ódio andam de mãos dadas, mas ele tem seu toque original e nós o vemos no momento em que descobrimos sobre o passado, os medos e lembranças de Luiza.
Claro, que existiram alguns pontos negativos, afinal de contas, ninguém é perfeito em seu primeiro livro, nem os grandes autores escaparam de criticas ao lançarem suas primeiras obras. Porém esses pontos não estragaram toda a emoção que tive no decorrer que lia sobre todo o sofrimento, angustia e duvidas de Luiza.
A estória já começa com acontecimentos um tanto cômicos como é a forma a qual Luiza e Arthur começam realmente a ter um dialogo. Eu simplesmente amei esta parte e ri muito com esses dois. As brigas deles dão uma suavidade incrível ao enredo que trata de um assunto bem sério, um mistério que Luiza carrega consigo e que vamos apenas descobrir mais para o fim do livro. Enquanto o grande drama não chega somos brindadas por cenas inusitadas de Luiza, seus amigos e suas discussões com Arthur.
Logo na primeira briga que eles têm, ambos são mandados para a detenção, fazendo com que tenham que passar mais tempo, do que gostariam, juntos e é em meio a isto que eles começam a se conhecer e a criar um lanço que ninguém nunca poderia sonhar que um dia fosse existir.
Eu consegui me situar bem na estória, consegui acompanhar e me prendeu de uma forma surpreendente. Os personagens são bem elaborados e te faz se apaixonar, chorar, ri e ter muita raiva junto com eles. Foi um livro realmente pequeno e que me fez sentir falta por mais, o final mesmo dá a sensação de que futuramente poderá ter uma continuação, isto realmente me deixou ter mais esperança de saber sobre o futuro entre esse casala “brigão”.

Lina DC 21/05/2013

Todos possuem um momento que se torna crucial em sua vida: às vezes um momento de clareza, outras vezes um momento especialmente feliz e outras... bom, não tão felizes assim...
Essa última situação é o caso de Luíza, uma jovem que passou por uma experiência traumática e fechou-se para o mundo. Ou melhor, para os garotos. Contando com o apoio de sua mãe e suas melhores amigas, a Carol e a Juliana, Luíza enfrenta o dia a dia no colégio da melhor maneira possível, até a chegada de Arthur. Arthur, um jovem capitão de basquete que logo se torna parte dos populares da escola, acaba intrigando e ao mesmo tempo irritando Luíza, graças ao seu charme natural. É em torno dessa relação de amor/ódio que vamos entender o que aconteceu no passado que marcou tanto a Luíza, e iremos torcer para que ela consiga seguir em frente.
A maioria dos personagens são fofos, amigos, legais, jovens e divertido. Uma combinação perfeita para criar cenas hilárias e ao mesmo tempo infantis. É impossível ler "O outro lado da memória" e não se apaixonar pelos amigos da Luíza, lendo sobre o apoio incondicional que eles fornecem, e às vezes um "empurrãozinho" não solicitado por ela, mas essencial rs.
Arthur é um personagem surpreendente. A cada cena em que ele aparece, uma nova camada dele é mostrada. A autora fez um ótimo trabalho na caracterização do Arthur, pois tornou a tarefa de não se apaixonar por ele impossível. Como disse a minha xará no livro "Ele saiu de onde? De um conto de fadas?" rs... Foi exatamente essa sensação que eu tive!
A Luíza é honrada, guerreira, sofrida, mas ao mesmo tempo, vai mostrando que sabe se divertir, que é infantil às vezes, mas que sabe dar valor as amizades verdadeiras que tem.
Um livro sobre relacionamentos, superação, amizade e amor.
Não consegui largar o livro até terminá-lo. Avancei na madrugada com a leitura, e quando cheguei à última página, fui dormir com um sorriso no rosto.
Quanto à revisão, diagramação e layout, a editora está de parabéns pelo trabalho. Encontrei alguns errinhos de digitação, mas nada que influenciasse ou prejudicasse a leitura. A capa, apesar da impressão inicial de simplicidade, é muito bonita.
Emanuel.Robaina 18/11/2016minha estante
undefined

Daniele Nhasser 12/05/2013

O outro lado da memória
Primeiramente quero deixar registrado aqui , nesse ano de 2013 já li 48 livros e esse esta na lista dos top's , e o melhor vem agora , é NACIONAL !!

Beatriz já tão jovem nos apresenta uma história envolvente do início ao fim , daquele casal que não se dá bem já de primeira , um casal bem clichê ( os meus preferidos ) , de onde sai os melhores parágrafos ...
O livro passou por uma boa revisão , em vista de outros que li da mesma editora , encontramos uns errinhos , mas é coisa minúscula e estando tão envolvida com a narração da personagem você nem nota.
Diálogos bem humorados ,uma escrita leve e moderna, personagens um mais fofo que o outro , uns até fáceis de encontrar em nosso dia a dia , como amigas sinceras , curiosas e dispostas a tudo para sua felicidade .
Um enredo de te levar nas nuvens , um protagonista apaixonante de tão romântico , uma personalidade única que completou o que já era tudo de bom . Sim, estou completamente alucinada , o meu mais novo amor fictício , Arthur , aquele capitão "idiota" de basquete . hehehe .
Eu penso que no final Bia poderia ter detalhado mais , assim teriamos mais doses , uns dez capítulos no mínimo , nossa seria demais !! Quem sabe ela não se anima e faz um segundo livro ? Eu surto !!

Quem me acompanha sabe , quando eu gosto eu gosto , eu grito para todo mundo , sonho noites a fio , suspiro ...

Um romance balanceado , para agradar todos os públicos ...
Eu recomendo . Eu recomendo . Mil vezes !!

Resenha : Blog Amantes de Livros

Cia do Leitor 12/05/2013

O outro lado da memória
Luíza era uma menina fechada para o mundo, especificamente para os meninos, ela não gostava de ter contato, pois tudo a faziam lembrar o Lucas, ela o amou e sofreu um momento terrível com Lucas que a marcou e acabou com sua vida para sempre... Bem, pelo menos era isso o que Luíza pensava.
Em um dia como outro qualquer, sem nenhuma novidade aparente, enquanto conversava com suas amigas Carol e Juliana na hora do intervalo da escola apareceu o Arthur, o mais novo capitão do time de basquete e sensação da escola, todos daquele time eram uns convencidos, bagunceiros e barulhentos, e Luíza não queria nem mesmo olhar para este tal Arthur, pois não o achava diferente dos outros, ele podia até mesmo ser um maníaco! e alí estavam todos, a seu lado praticamente o idolatrando! Aff!

Era isso que estava comentando com suas amigas Carol e Ju, quando percebeu que o Arthur estava ouvindo... Que vergonha Luíza sentiu, mas que se exploda! Era isso mesmo o que ela pensava! Arthur não ficou nada contente com esta história e logo sem que ninguém percebesse puxou Luíza para um armário para esclarecer as coisas, foram pegos sozinhos e logo estavam na detenção, obrigados a passar mais uma hora juntos após as aulas limpando a escola. Como Luíza o odiava! e Arthur implicava com Luíza que ficava com mais raiva ainda! Com o tempo os dois perceberam que esta implicância e todo o ódio, estavam apenas na superfície, pois na verdade se escondia alí, outro sentimento, inclusive perceberam que até seus talentos se completavam...

Luíza só o odiava porque era isso o que ela sentia por todos os homens depois que foi obrigada a enfrentar a detenção e quase morreu com a bolada que Arthur lhe deu, mas foi sem querer! E claro, e mais importante, depois do que o Lucas lhe fez, ele era um cafajeste!
Ela devia ter-lhe denunciado! ele tinha ido embora, seus pais o tinham levado embora e agora estava ali para assombra-la mais uma vez, todas as vezes que ele chegava perto, lá ia Luíza lembrando de todos os motivos que tinha para ser infeliz.

Arthur estava intrigado e muito curioso para saber o que havia entre eles para que sempre que Luíza o visse se descontrolasse daquela forma, para piorar a situação, Lucas a queria de volta! Será que Luíza daria uma chance ao Arthur? Ele a pediu que fosse sua capitã, estava cansado de brigar com ela, quando na verdade o que mais queria era amá-la. Será que Luíza conseguiria se desarmar perante ao carinho e romantismo de Arthur ou a sombra do que Lucas lhe fez estaria para sempre á seu lado? Luíza e seus amigos, Luan, Juliana, Pedro, Carol e Arthur, armaram um plano para o Lucas, ele não deixava Luíza em paz, sempre a perseguia, será que eles conseguiriam pegar o Lucas ou será que seriam pegos por ele? Será que Luíza apesar de morrer de medo do Lucas teria coragem de seguir o plano? O que será que acontece durante toda a história para que nos prendam de tal forma que nos deixa incapaz de largar o livro ?

Impressões: Lendo este livro me pego torcendo para a Lú, mas que menina marrenta! E para o Arthur, apesar de implicante, muito doce apesar de seus dezoito aninhos... Mas Luíza sofreu muito, e nem foi só por esse motivo que provavelmente os leitores possam estar pensando, o Lucas conseguiu me surpreender! Ele é um cara muito mal!! Adorei conhecer a Carol e a Ju, quem não tem amigas que te deixam envergonhada mas que te amam como irmã? E os namorados delas, Pedro e Luan, também são bons amigos, apesar de serem muito implicantes, gostei até mesmo do pimentinha do irmão da Luíza, ele é bem esperto. A capa é muito bonita, o livro foi escrito de uma forma bem fácil de entender e os personagens tem tudo a ver. É um romance adolescente que cativa e nos faz lembrar um pouco como era quando tínhamos esta idade. Pelo menos a mim.
Indico a leitura, espero que gostem.

Resenha de Simony Rabelo no blog Cia do Leitor

1 | 2 | 3 | 4 | 5