Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver

Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin

Daniel.Oliveira 08/04/2024

Demora pra engatar, mas vale muito a pena.
O começo do livro é bem enrolado, demorado e não te prende tanto, a partir da página 150 mais ou menos que se começa a ter um interesse maior pela história, o final do livro é excepcional, de ficar com nó na garganta e não conseguir parar de ler. Tinha abandonado uma vez, mas ainda bem que voltei e li essa maravilha.

gothscent 08/04/2024

Precisamos falar sobre o Kevin
Esse livro me deixou reflexiva por um bom tempo. De quem é a culpa? Da mãe? Do pai? Ou de ninguém? Eis a questão.

Nazha 04/04/2024

De onde vem a nossa maldade??
Se eu precisasse resumir o tema do livro em uma frase, seria: explosão no número de ataques a escolas.

Claro que ele trás uma análise muito mais aprofundada, principalmente sobre a trajetória do responsável pelo ataque.

Na minha opinião, o autor abriu um precedente para nos fazer pensar muito. Até quem ponto alguém nasce fadado ao seu destino? Até que ponto o seu destino pode ser justificado pela sua vivência até ele?

A narrativa é de um tipo que eu, pessoalmente, não gosto muito. A história é contata a parti de cartas da mãe de Kevin, ao pai dele. No decorrer da escrita dessas cartas, a mãe relembra os detalhes, desde o momento em que foi decidido que Kevin viria ao mundo, falando com Franklin. Eva escreve no presente, em primeira pessoa, o que nos aproxima um pouco da história atual dela, depois de tudo o que ela lembra nas cartas já ter acontecido.

Um misto de raiva, descrença e um pouco de tristeza me abateram durante a semana que levei pra ler esse livro. Os sentimentos são sempre pesados, e confesso que na maior parte esmagadora das vezes, eu fiquei ao Lado de Eva Khatchadourian.

A história em si gira em torno do fato de um casal estar entediado, o homem desejar um filho, e isso (não tão) simplesmente acontecer. Desde seu nascimento Kevin é retratado como um menino insatisfeito, essa é a palavra. Eva é a mulher que, após o parto, se sobrecarrega e precisa abrir mão da sua vida promissora. Franklin é o pai babão que releva todo e qualquer erro, não mede esforços para agradar o filho, ignora todos os seus defeitos e, em certo ponto, desacredita de Eva.

O final todos já sabem, Kevin soma 1 à estatística de escolas atacadas no ano de 1999.

O livro é chocante, não diria que tem um plot twist, mas os últimos capítulos são capazes de assolar o leitor com a pergunta "o que mais esse garoto pode ter feito?"

Ah, esse livro se transformou em filme, pretendo assistir logo para comparar os detalhes.

Topre 31/03/2024

Pesado
Comecei a ler no fim do ano passado, e parei algumas vezes?
O livro é denso e pesado, e é preciso ter estômago pra digerir algumas situações.
O final é angustiante.
É um excelente livro, mas não pretendo ler outros do mesmo tema.

demidevil 31/03/2024

O livro é bem denso, com partes difíceis de descer mas igualmente intrigante. Mesmo sendo relativamente antigo, aborda assuntos muito atuais como a realidade da maternidade, negligência e favoritismo, a ânsia de manter uma família ideal acima de tudo... A autora consegue nos manter grudados nas cartas, e até o final, nos questionamos se a visão de Eva sobre o Kevin é confiável, ou resquícios da quebra de expectativa que vêm desde o parto.

Adriana1163 31/03/2024

Super necessário!
O começo pode ser lento para alguns, pode até desanimar, mas com o desenrolar vamos entendendo sobre o porquê da narrativa ser mais devagar, vamos entrando na mente da Eva e nas tentativas dela em conhecer o próprio filho. É um livro que acaba com a mística sobre o amor parental incondicional. Kevin já nasceu malicioso e com uma ruindade latente. É doloroso ir percebendo o desfecho e o desespero e agonia da Eva no decorrer das situações.
O livro é escrito em forma de cartas, o que gostei bastante, não achei uma leitura leve e nem era pra ser, demorei um tempo que não costumo levar para terminar, pois é uma leitura que te absorve, por vezes você se coloca na pele da Eva e é transportado para as situações.
Não tenho palavras para expressar o quanto gostei do livro, finalizei a leitura com um nó na garganta.

BaroonaVK 29/03/2024

Pesado emocionalmente, e quanto mais você lê, mais incrivel, séria e claustrofóbica a história fica.

Witney fr 25/03/2024

Isso é LITERATURA
Que livro fascinante, essa ideia incrível de mostrar que a maternidade não é as mil maravilhas, os pensamentos da protagonista descritos de uma forma precisa e perfeita. Fiquei obcecada pelo Kevin, queria entender a cabeça dele, mas no fim nem ele se entendia?.

Ariane.Goncalves 21/03/2024

Livrão! (Em todos os sentidos)
Uau, que livro. Demorei mais dias que eu imaginava pra conseguir terminar, não só porque ele tem quase 500 páginas, mas porque são 500 páginas densas e pesadas. O livro se passa todo em formato de cartas, logo os capítulos são longos e com diálogos em aspas, o que pra mim dificulta a fluidez da leitura.
Porém, que história! Acompanhar a história pelo ponto de vista da Eva traz uma sensação de proximidade, como ela viu desde cedo que o Kevin tinha algo de diferente.
Não sei se fiquei com mais raiva do Kevin ou do pai dele, meu Deus que homem insuportável.
O plot no final, a descrição da quinta feira foi impecável, essa parte, sim, não consegui parar de ler.
?Durante boa parte dos últimos 16 anos, tentei castigá-lo. Mas eu podia tirar o que quisesse dele; Kevin não se importava. O que o judiciário juvenil do estado de Nova York vai poder fazer? Mandá-lo para o quarto? Já tentei isso. Ele nunca quis saber de nada que estivesse fora do quarto dele, nem dentro, tampouco. E acho muito difícil que consigam fazê-lo se envergonhar. Você só consegue afetar quem tem consciência. Só pode punir quem tem esperanças para serem frustradas ou laços a serem cortados; quem se preocupa com a opinião dos outros. Você, na verdade, só consegue punir quem já é pelo menos um pouquinho bom?.

Mariana.BC 17/03/2024

Precisamos falar sobre essa leitura...

Sinceramente ainda estou tentando digerir tudo que li,e principalmente com esse final, que já era de se esperar que algo assim fosse acontecer, mas ao ler, realmente senti agonia e tristeza, durante a leitura toda na verdade, me despertou diversos sentimentos ; raiva, nojo, angústia e pena .

No começo a leitura estava fluindo e achei que iria amar esse livro! mas quando cheguei ao meio, se tornou um fardo pra mim , quase abandonei, mas terminei! pq queria falar mal com propriedade, achei diversas falas problemáticas ( e são muitas) além de ser uma escrita prolixa como por exemplo: quando a Eva conta da nova casa deles e como ela odeia cada cômodo da mesma (achei desnecessário e irrelevante)

Os personagens são irritantes, principalmente o franklin (sou obrigada a ter empatia?) Que cara chato e sem noção! Foi uma leitura demorada e minha experiência com ela não foi das melhores, enfim, se querem ler algo nessa temática sugiro "Menina Má- do willian March".

?O que absorvi dessa leitura foi: não façam filho para agradar o companheiro, ou pq você acha que sua vida está um tédio e precisa de mudanças , nem faça um segundo filho para provar que está certa de que tem algo errado com o primeiro. Nem se relacionem com um Franklin da vida.
AliJu 18/03/2024minha estante
Não entendo ela ter filho com esse cara, ele era um lixo desde o começo. Invejava a vida dela o tempo todo!

Mariana.BC 18/03/2024minha estante
É exatamente isso

Lais544 17/03/2024

Precisamos falar sobre a maternidade.
Quando algo hediondo acontece quem é o culpado? É uma pergunta que sempre tentamos responder, contudo questões complexas não são respondidas simples assim. Esse livro levanta muitos questionamentos, principalmente a cerca da maternidade. Acompanhamos a mente de Eva tentando entender como se deu e o motivo de tudo ter acontecido. Uma mãe que nunca quis ter filhos, um marido e pai relapso e um filho que é a ate o fim uma incógnita de ser entendido. Por ser tudo através do ponto de vista de Eva o leitor tem que decidir se ela é uma narradora confiável ou não o que é um ponto muito importante para entender a história.
Apesar dos personagens do livro causarem bastante irritação, com suas personalidades e atitudes, a história é bem envolvente e atiça a curiosidade do leitor de saber o que exatamente aconteceu. O que mais me incomodou na leitura foi o tamanho dos capítulos, são muito longos o que às vezes tornam a leitura um pouco massante, mas no geral gostei bastante do processo de leitura e definitivamente a história me deu diversos pontos de reflexão.

Paloma 17/03/2024

O livro é muito arrastado, por isso achei cansativo lê-lo e enrolei bastante... Apesar disso, eu gostei da narrativa.

_leticiaa_ 17/03/2024

Kevin é um dos personagens mais misteriosos que eu já vi, foram 400 páginas de uma minuciosa análise de seus hábitos por parte da Eva e mesmo assim não sabemos quem é ele, o que quer, do que sente raiva, o que pensa... Uma incógnita do início ao fim.
Por outro lado os outros personagens são duvidosos. A Eva foi caracterizada (acho que de propósito) como uma mulher impossível de se simpatizar. Arrogante, egoísta e egocêntrica, muitos dos devaneios dela eram de causar morte cerebral. O marido dela então era um imbecil, nem vou gastar meu tempo citando o dito cujo.
A escrita é entendiante muitas vezes, principalmente no começo. Mas o que move a leitura é a curiosidade que sempre temos frente àquilo que é mórbido, querer saber mais da infância de Kevin, das interações dele, pra tentar juntar as peças desse confuso quebra cabeça que é a personalidade de Kevin Katchatourian.