A Arte de Correr na Chuva

A Arte de Correr na Chuva Garth Stein

Resenhas - A Arte de Correr na Chuva

Vane 26/07/2020

Que bom que lhe dei mais uma chance
Mais que uma resenha, prefiro descrever hoje uma experiência muito pessoal sobre a leitura de “A Arte de Correr na Chuva”. Acredito que um livro tem que mexer com a gente de alguma forma, se isso não acontece é porque não era o momento de seguir em frente com ele.
Esse livro está nas minhas metas de “quero ler um dia” a muitos anos, o ganhei de um amigo muito querido, mas por algum motivo ele ficou parado na estante por muito tempo antes de eu dar uma chance a ele realmente.
Enfim, iniciei a leitura a mais ou menos um ano atrás, mas apesar de ser fluída e gostosa, minhas intenções literárias estavam indo para outro lado, portanto parei no meio acreditando que não era o momento ainda. Depois de uma ressaca literária de mais de 6 meses, sem conseguir terminar nada que começava a ler, voltei com uma saga de fantasia, que diga-se de passagem é o meu estilo queridinho da vida, essa puxou outras leituras e por fim consegui terminar “A Arte de Correr na Chuva” no momento mais perfeito para ele e para mim. A leitura certa no momento certo.
Envolvente, emocionante e revoltante em vários momentos, tudo se mistura nessa aventura de um cachorro que pensa como gente, age como gente e nos leva para o mundo dele. Complicado e perfeitinho é a definição correta para minha relação com essa história.
Por fim, gosto da forma como ele é narrado, do jeito que é singelo e ao mesmo tempo emocionante. No momento em que finalmente o finalizei a sensação foi de: “Que bom que lhe dei mais uma chance”.

Estela 28/03/2023

A Arte de correr na chuva
Eu adorei esse livro ele é perfeito, achei que iria chorar mais mas mesmo assim chorei muito.O livro contém uma grande lição de vida e é simplesmente perfeito.

EuNathMancinelli 21/12/2023

Ahhh! Enzo ??
"O que aconteceu não importa. Vamos tentar pensar no que vai acontecer agora"

Essa leitura é para quem ama os cachorros e adora uma história de drama familiar.

Se do começo até a metade for um pouco devagar (como foi para mim), insista porque vale a pena. Acho que demorei a engatar por conta da diagramação do livro que tornou a leitura um pouco cansativa, mas esse é o único problema. Ainda bem que insisti. Esse livro fica cada vez mais lindo. Cheio de delicadezas, uma leitura nos inspira e nos dá esperança na vida.

Leticia2354 25/11/2010

Resenha, A arte de correr na chuva
O livro conta por partes a vida de Enzo (um cachorro da raça terrier) e sua família, mostrando- os em situações felizes, tristes, dramáticos e solitários. Apesar de não poder se comunicar com seu dono através de palavras, seu dono (Denny Swift) sempre entendia Enzo.
Logo depois Denny conhece Eve, depois de um tempo Eve se muda para o apartamento de Denny, algum tempo depois é realizada uma pequena cerimônia, como fruto desse amor, logo nasce um bebê, que recebe o nome de Zoe.
Após um trágico acontecimento, os avós de Zoe, pais de Eve, tentam ganhar a guarda da menina a todo o custo, mas Denny não desiste e quando pensa em desistir, é Enzo quem lhe da apoio, de modo que ele não se da por vencido, afinal, estamos falando de sua filha, e continua a lutar pela guarda dela.

Um dos melhores momentos do livro é quando, depois de tudo que Denny passa, Enzo não pode ajudá-lo por não poder falar, mas por intermédio de um aparelho Enzo pôde ajudar seu dono e trazer a verdade a tona. É realmente perfeito.
“Não se pode ficar irritado com outro piloto por um acidente na pista. Só podemos ficar irritados conosco por estarmos no lugar errado na hora errada”.

O livro pode se tornar chato em partes, p/ quem não gosta de corridas de fórmula 1, porém, vale a pena ler esse livro, é uma história linda de comover até o mais duro coração.
“Porque, por mais que pareça a mesma coisa, ainda assim é diferente”

“Nenhuma corrida jamais foi ganha na primeira curva. Mas muitas corridas foram perdidas aí”.

“Sim, a corrida é longa!”.

Apesar de achar o livro meio parado no começo, após ler alguns capítulos não consegui largar o livro, terminei- o em apenas um dia após isso.
Agora tenho uma vontade enorme de entrar em um carro e correr até avançar o limite de sua velocidade.
São perfeitas as frases contidas no livro.

Ananda Faria 20/09/2021

A arte de correr na chuva
Outro livro que eu li já tendo assistido ao filme.
A história é linda. E é narrada por Enzo, um cachorro, que conta a trajetória do seu dono, Denny Swift.
O livro faz várias menções a Ayrton Senna já que tando Enzo quanto Denny são loucos por corridas.

Amandha 05/02/2010

Um livro muito fofo
Gostei doque li uma história de amor que encante e emociona quem ler.
Esse livro mostra que os animais tem sentimentos dor e emoção assim
como qualquer humano, lendo esse livro tirei a conclusão de que o animal mas proximo do humano não é o macaco e sim cachorro que tem amor ao seu dono e não importa o que acontecer nunca o abandona.

Rodolfo B. 03/07/2011

Resenha A Arte de Correr na Chuva by Blog Livro Land
A Arte de Correr na Chuva é um livro sensacional, com uma história atraente e emocionante.

O livro conta a história de Enzo, um terrier adotado por Denny Swift, um piloto muito talentoso.Na véspera de sua sua morte Enzo começa a relembrar toda sua vida e sua trajetória ao lado de Denny e sua família.Desde o namoro e o casamento de Denny e Eve, o nascimento de sua filha Zoë, a morte de sua esposa, um difícil processo judicial entre outros problemas. Períodos alegres e tristes, épocas de paz e de discussão, fazem parte do enredo da história.

Enzo acreditava que um dia após sua morte reencarnaria na forma humana, por isso se preparava, dentro de seus limites, para o dia em que isso chegasse.Ele desenvolveu um olhar crítico que as vezes falta a muitos de nós humanos.Tentava aprender os costumes e hábitos da sociedade para que ao reencarnar estivesse preparado para a sociedade.

A história fala muito sobre sentimentos, e os expressa de tal maneira que ao le-lo pude sentir o que o cachorro sentia. Os capítulos sobre dicas de Fórmula 1, na verdade são trechos do livro onde os sentimentos do cão mostrasse como se fossem uma corrida, as derrapadas, sempre ir em frente, nunca desistir...

Uma grande lição de vida. Recomendo a todos A Arte de Correr na Chuva.Espero que esse livro toque você de tal maneira que desperte seu lado canino...

Esse livro, com certeza, jamais esquecerei !
Adriane 11/10/2011minha estante
eu gostei de sua resenha !!!

Lua 17/04/2020

Excelente!
Uma história emocionate que li há muitos anos e me marcou. Eu chorei, eu sorri, eu torci.

site: https://www.instagram.com/p/BipDLoyHWTg/?utm_source=ig_web_copy_link

Cris 30/11/2022

Simples, alegre e reflexivo
“Existem tantas coisas que são ditas sem uma palavra. Existem tantas coisas que são ditas com olhares e gestos e sons. As pessoas ignoram a enorme complexidade dos próprios meios de comunicação.”

Enzo é o narrador desta história. Porém, não é um personagem comum, mas sim um cachorro que nos conta sua história.

Enzo está no fim de sua curta vida de cachorro, e na sua velhice ele reflete sobre sua vida e a de sua família.

Seu dono - Denny - é um piloto de carros amador. Ele está meio falido e lutando para se estabelecer na carreira. Ele é casado e tem uma filha, e pelos olhos deste “senhor cachorro”, acompanhamos vários momentos desta família: o amor, as alegrias, as dificuldades e as brigas.

Denny e Enzo são melhores amigos e é muito incrível acompanhar a vida deles e a cumplicidade e sintonia que eles têm. E eles têm em comum também o amor pela Fórmula 1. Inclusive, o livro cita já na apresentação o Ayrton Senna, trazendo também uma carta dedicada ao leitor que foi escrita pela Viviane Senna, irmã do falecido piloto.

Achei muito incrível ver todo este amor e reconhecimento de um autor estrangeiro para o nosso saudoso atleta brasileiro. E acho que não poderia ser uma homenagem melhor do que este livro, que fala de coragem, humildade e perseverança.
A narrativa do livro é muito gostosa de acompanhar, é divertida, é simples, mas toca no coração. Achei que o autor conseguiu traduzir bem a simplicidade e a fidelidade de um cachorro ao longo das páginas.

Este livro me emocionou desde as primeiras páginas. Impossível não se encantar pela história de Enzo e Denny.

“ - Nenhuma corrida jamais foi ganha na primeira curva - ele falou. - Mas muitas corridas foram perdidas aí.”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Nathalia.Franca 23/09/2022

O carro vai para onde vão os olhos
"A arte de correr na chuva", de Garth Stein, teve sua primeira edição em 2008, pela Ediouro. Essa edição da Editora Paralela é de 2016.
O livro conta a história do cachorro Enzo. E a história é narrada por ele mesmo, em primeira pessoa.
Enzo é um cachorro que acredita que está pronto para ser humano na próxima vida. E narra a sua história desde que era um filhote. Assim, inevitavelmente, ele conta sua relação com seu dono Denny, um piloto de fórmula 1, especialista em correr na chuva.
Denny passa por um longo período difícil de sua vida, em que precisa superar perdas. E Enzo, um cachorro apaixonado por corridas assim como seu dono, mesmo sem falar, apenas com gestos, consegue fazer com que Denny não desista de seus objetivos.
Esse livro inspirou o filme "Meu amigo Enzo".
É uma história linda e emocionante que comprova o amor incondicional de um cão pelo seu dono e vice-versa.
Tenha em mãos vários lencinhos, pois você vai se emocionar muito e, claro, se apaixonar pela obra.

Jaqueline.Sayumi 05/05/2020

Leitura fácil, fluida. Estória bastante dramática e emocionante.

julinvhs 10/02/2023

"O carro vai para onde vão seus olhos"
Esse livro é lindo, eu amo que o ponto de vista é de vista do cachorro, é uma montanha russa gigante, em um capítulo tá tudo bem, no outro deu tudo ruim, eu amei esse livro, amei mesmo, a leitura não é difícil, é tudo muito incrível

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 01/08/2020

Em A arte de correr na chuva conhecemos Enzo, um cachorro diferente dos outros, já q ele acha q com o q aprendeu vivendo e observando os humanos e assistindo as corridas de Fórmula 1, principalmente as do seu piloto favorito Ayrton Senna, pela TV, estará pronto p/ vir como humano na próxima vida.
Enzo nos conta a história de seu dono, Denny Swift, um piloto q trabalha muito para chegar as corridas profissionais, em como Eve entrou em suas vidas, o nascimento de sua filha Zoë e em como Denny se vê sem chão quando após uma tragédia tem q lutar pela guarda da filha e em provar a sua inocência de um crime absurdo.
Em todos os momentos Enzo está ao lado da família, apoiando e protegendo, mesmo q as suas próprias dores físicas venham aumentando com o passar dos anos, mas q tudo valerá a pena p/ ver sua família junta e realizando os seus sonhos !!

A história de Denny é emocionante de acompanhar, pq foi muito difícil de ler como o ser humano pode ser maldoso quando deseja algo e em como Denny foi vítima do egoísmo dos pais de Eve, vendo todos os seus sonhos despedaçados e seu nome acabado!!
O livro mostra como animais são sensitivos e como Enzo, mesmo q silenciosamente, ajudou a sua família a superar seus traumas.

Aline164 08/01/2021

Bom entretenimento
Esse livro foi uma tia que ama animais que me emprestou há alguns anos.
Para mim, a leitura foi um pouco arrastada porque, apesar de achar interessante a narrativa a partir do ponto de vista de Enzo, um cachorro, não me interesso por Fórmula 1 e alguns trechos muito reflexivos, citando filmes e atores, soavam inverossímeis.
Recomendo para quem gostou de "Marley e Eu" e tente não chorar no fim :)

Helena.Yara 19/02/2023

A arte de correr na chuva
Que belo e significante livro. Eu amei a escrita pelo ponto de vista do cachorro como o enredo é construído a partir de sua perspectiva