A Arte de Correr na Chuva

A Arte de Correr na Chuva Garth Stein

Resenhas - A Arte de Correr na Chuva

Rosana288 05/04/2020

A história de amor contada nesse livro é maravilhosa!!! É um dos melhores livros que já li.

Dany 05/03/2014

Nunca me interessei por livros que contam a história de cachorros. Depois da febre de "Marley e Eu", e depois que assisti o filme, perdi o interesse em ler esse gênero. Como este livro chegou às minhas mãos? Estava terminando um outro livro e queria continuar lendo uma narratória, e encontrei este perdido nas coisas do meu irmão. Foi o melhor achado dos últimos tempos!

Garth Stein... nunca tinha ouvido falar deste escritor. Mas, após ler A arte de correr na chuva, já o acrescentei em minha lista de autores favoritos. A escrita dele me encantou! Conseguiu prender minha atenção do começo ao fim, sempre me surpreendendo a cada capítulo. Nunca encontrei um escrito que mantivesse, com tamanha fidelidade, o nexo entre os acontecimentos da história. Nunca encontrei escritor que esclarecesse onde um capítulo se conecta ao outro.

Sobre a história de Enzo... Bom, ele é um cachorro da raça terrier que pertence a família Swift. De ínicio, são somente Enzo e Denny, seu fiel amigo e dono. Mas, logo Denny encontra um amor, casa-se com Eve e tem um filha chamada Zoe. Enzo é o narrador da história - e que desafio deve ter sido manter a lógica nesta narração, coisa que o autor fez com perfeição. Enzo é onipresente nos acontecimentos da vida da família Swift e é através da percepção dele que a história de desenvolve.

Enzo adora ver televisão e acredita que, numa próxima vida, vai ser um homem. Denny é um piloto de corrida e domina a arte de correr na chuva. Em alguns capítulos, Enzo narra como o piloto deve se comportar em uma corrida quando começa a chover, ensinamentos adquiridos com seu dono. Estes fatos são, na verdade, uma homenagem de Garth Stein à Ayrton Senna.

Denny passa por uns maus bocados em sua vida profissional e pessoal. Sua mulher Eve descobre um doença grave no cérebro. Zoe vai morar com os avós (Gêmeos, como narra Enzo, pois sempre estão com roupas muito parecidas). É acusado de abuso sexual. Perde a guarda da filha para os pais de Eve... Um balde de água fria! Mas, Enzo continua firme em sua missão como amigo fiel de Denny e não o abandona em nenhum minuto.

Tudo, absolutamente tudo, que Enzo narra faz sentido e se encaixa em um tempo cronológico muito coerente. E o final é supreendente, como toda boa história deve ser.

site: http://catarme.blogspot.com.br/

kelly.plinta 20/06/2011

Muito bom!!
Este livro com certeza e um otimo concorrente de Marley e eu.
A arte de correr na chuva e narrada pelo personagem principal, Enzo, um cachorro que esta a beira da morte.
Ele conta toda a sua trajetoria com seu dono Denny, desde o dia em que ele e escolhido ate sua morte.
Uma historia emocionante, contagiante, facil de se ler e de se envolver. E como nao pode faltar, uma surpresa acompanha a trama.
Ps: eu chorei kkk

ralfe 16/10/2011

Uma homenagem ao nosso querido Senna
A primeira vista parece um desses livros que se acha até em supermercados, ou seja, leitura facil e popular. Mas surpreende. A historia é bem estruturada e quem narra é o cachorro. Se o Sarney é um "imortal", por que um cachorro nao pode narrar? Me parece aceitavel.
Fãs das corridas de carro, Formula 1 e etc, recomendissimo.

Igor Daniel 27/02/2012

Para mudar sua opinião.
A arte de correr na chuva, é um livro diferente... Digo isso, porque ele tem uma coisa que os demais "livros de cachorro" não tem. Por exemplo, em Marley & Eu (que ganhou até adaptação para o cinema), apesar de Marley ser, meio que o protagonista da história, tem a sua vida contada pelo seu dono, no caso John Grogan. Bastante parcial, não acham..??

Confesso que não sou muito fã desses "livros de cachorro", mas ganhei esse livro de presente de aniversário de uma grande amiga e resolvi lê-lo. E mudei de opinião...

Nesse livro, a história é contada a partir do ponto de vista de um cão, no caso Enzo. Às vésperas de sua morte, Enzo faz uma retrospectiva de sua vida, relembrando tudo o que ele e a família passaram: os sacrifícios que Denny fez para ser bem-sucedido profissionalmente; a perda inesperada de Eve (a esposa de Denny); a batalha do dono para conseguir a guarda da filha, a quem os avós maternos fizeram de tudo para conseguir a custódia... E, ao final, a chegada heroica de Enzo para preservar a família Swift.

Um bom livro, principalmente para quem gosta de cães... e para quem queira mudar de expectativa.

Lanne 09/05/2012

Depois de ter lido Marley & Eu, fiquei com muita vontade de ler esse livro, pensando eu que eles eram parecidos ou coisa assim, me enganei perfeitamente, os dois livros não tem nada na ver um com outro, a única semelhança é que trata-se de cachorro. Eu amo de paixão Marley & Eu, e pensei que conseguiria ter a mesma paixão por esse livro também.
A arte de correr na chuva é muito bom, ele transmite uma emoção tão diferente de todas que já sentir, o fim então, é muito bom, muito bom mesmo.
Foi no final do livro que eu não queria mais larga-lo, e também não queria que acabasse, bem que poderia ter continuação.
Fui contra a encarnação, pois o cachorro que se chama Enzo diz que ele iria reencarnar em um corpo de um homem, e no final aparece um menino de cinco anos chamado Enzo que é fã do dono do cachorro, disso eu não gostei.

Carol Tiezerin 22/11/2020

Já li 6x esse livro, sim, SEIS VEZES. É o livro da minha vida. Enzo me acompanhou por muitas coisas, usei esse livro como fuga em momentos difíceis em minha vida, e o por quê? Porque tornei Enzo como o cachorro que sempre quis ter, sempre implorei para os meus pais me darem um cachorro desde criança, nunca me deram. Eu sempre enxerguei um cachorro mais do que um animal que late, come e caga. É uma vida. É teu melhor amigo. Enzo foi e é meu melhor amigo, ele é meu conforto.
Esse livro se tornou muito especial acho que pelo fato de ser narrado pelo próprio cachorro, isso te faz muito próximo a ele, você começa a entender como que um cachorro vê o mundo, você começa a olhar para os cachorros alheios e pensar se eles são como o Enzo.

Beatriz 02/01/2014

Perfeito!
Eu simplesmente AMO esse livro. Foi o único livro que eu já li que eu não conseguia parar de ler um instante. E apesar ser um cachorro, todo mundo se identifica e se emociona com o Enzo. Como ele mesmo diz, ele é um humano dentro de um cachorro. Chorei muito. E 5 estrelas é pouco... Irei reler com certeza!!!
Rosiane 27/02/2014minha estante
Reler... impossível mesmo não reler, dá saudade do Enzo quando ele não "por perto", não é mesmo?

Ana 18/07/2022

amei a ideia de ler a historia na perspectiva do doguinho., livro bom demais. teve seus momentos meio cansativos, mas no geral, mto gostoso.

Hágatta 06/09/2022

O carro vai para onde vão seus olhos
Que história linda! Chorei muito no final, Enzo é um sonho de cachorro, com toda certeza gostaria de ter um amigão como ele um dia, nos traz alguns ensinamentos que vou levar pra vida, e se vc gosta de cachorro essa história vai te comover e te fazer enxerga-los de forma diferente.

Sheila 17/03/2013

"Com muito cuidado. Como se tivesse casca de ovo nos pedais — Denny sempre diz — e você não quisesse quebrá-la. É assim que você dirige na chuva."
Lindo! Diferente de todo texto que já li que envolve animais. É um livro que eu não dou, não troco, não vendo e se emprestar é com prazo determinado pra devolução e com regras.

Enzo é um cachorro com alma de gente e deseja ser humano em sua próxima vida. É fã de Ayrton Senna e adora ver corridas de fórmula 1 em fitas de vídeo. A trama é contada pelo próprio cachorro em forma de memórias, nas quais, perto de sua morte por causa da velhice, relembra vários momentos vividos ao lado de Denny, seu dono e melhor amigo, que também é corredor e com quem compartilhou muitas alegrias e acontecimentos dolorosos.

O final é surpreendente. Embora o cachorro parta dessa pra melhor (como já é previsto no primeiro capítulo), algo de muito bom lhe acontece.

O título não é difícil de ser compreendido, uma vez que Enzo se refere ao modo com que Ayrton Senna corria em tempos de chuva. Porém, as dificuldades pelas quais Denny passa durante sua vida requerem os mesmos cuidados que uma corrida em dia chuvoso, a fim de que os obstáculos sejam superados a partir de atitudes cautelosas.

Vale muito a pena ler! S2