A Arte de Correr na Chuva

A Arte de Correr na Chuva Garth Stein

Resenhas - A Arte de Correr na Chuva

Nanda 30/04/2024

Enzo o melhor doguinho
Nunca chorei tanto lendo um livro ?? um dos meu favoritos da vida. Esse livro tem uma sensibilidade enorme

Beatriz 02/01/2014

Perfeito!
Eu simplesmente AMO esse livro. Foi o único livro que eu já li que eu não conseguia parar de ler um instante. E apesar ser um cachorro, todo mundo se identifica e se emociona com o Enzo. Como ele mesmo diz, ele é um humano dentro de um cachorro. Chorei muito. E 5 estrelas é pouco... Irei reler com certeza!!!
Rosiane 27/02/2014minha estante
Reler... impossível mesmo não reler, dá saudade do Enzo quando ele não "por perto", não é mesmo?

Ysabella.Bernardo 01/02/2024

Minha primeira leitura de 2024, e eu só digo uma coisa, quem não chorou com essa história bom sujeito não é!

Uma história linda sobre o laço de um cachorro e seu dono, mas que fala de tantas outras coisas da vida, sobre perseverança, sobre tirar o melhor de uma situação ruim e não se deixar abater.

As passagens sobre o Ayrton Senna são muito legais e tocam em um lugar muito especial em quem é brasileiro, eu mesma que não acompanho fórmula 1 me senti muito orgulhosa pela maneira que ele impactou o esporte, a vida de todos os pilotos que vieram depois e de uma legião enorme de fãs pelo mundo!

Dany 05/03/2014

Nunca me interessei por livros que contam a história de cachorros. Depois da febre de "Marley e Eu", e depois que assisti o filme, perdi o interesse em ler esse gênero. Como este livro chegou às minhas mãos? Estava terminando um outro livro e queria continuar lendo uma narratória, e encontrei este perdido nas coisas do meu irmão. Foi o melhor achado dos últimos tempos!

Garth Stein... nunca tinha ouvido falar deste escritor. Mas, após ler A arte de correr na chuva, já o acrescentei em minha lista de autores favoritos. A escrita dele me encantou! Conseguiu prender minha atenção do começo ao fim, sempre me surpreendendo a cada capítulo. Nunca encontrei um escrito que mantivesse, com tamanha fidelidade, o nexo entre os acontecimentos da história. Nunca encontrei escritor que esclarecesse onde um capítulo se conecta ao outro.

Sobre a história de Enzo... Bom, ele é um cachorro da raça terrier que pertence a família Swift. De ínicio, são somente Enzo e Denny, seu fiel amigo e dono. Mas, logo Denny encontra um amor, casa-se com Eve e tem um filha chamada Zoe. Enzo é o narrador da história - e que desafio deve ter sido manter a lógica nesta narração, coisa que o autor fez com perfeição. Enzo é onipresente nos acontecimentos da vida da família Swift e é através da percepção dele que a história de desenvolve.

Enzo adora ver televisão e acredita que, numa próxima vida, vai ser um homem. Denny é um piloto de corrida e domina a arte de correr na chuva. Em alguns capítulos, Enzo narra como o piloto deve se comportar em uma corrida quando começa a chover, ensinamentos adquiridos com seu dono. Estes fatos são, na verdade, uma homenagem de Garth Stein à Ayrton Senna.

Denny passa por uns maus bocados em sua vida profissional e pessoal. Sua mulher Eve descobre um doença grave no cérebro. Zoe vai morar com os avós (Gêmeos, como narra Enzo, pois sempre estão com roupas muito parecidas). É acusado de abuso sexual. Perde a guarda da filha para os pais de Eve... Um balde de água fria! Mas, Enzo continua firme em sua missão como amigo fiel de Denny e não o abandona em nenhum minuto.

Tudo, absolutamente tudo, que Enzo narra faz sentido e se encaixa em um tempo cronológico muito coerente. E o final é supreendente, como toda boa história deve ser.

site: http://catarme.blogspot.com.br/

Thamires Amorim 14/05/2014

Titulo: A Arte de Correr na Chuva.
Autor: Garth Stein.
Editora: Ediouro.
Ano: 2008. Páginas: 303.
Nota: ♥♥♥♥♥.
Sinopse: Quando Denny resolve adotar um cão para lhe servir de companhia, percebe imediatamente que o destino lhe enviou um amigo especial. O amigo de Denny - Enzo - estará com ele nos melhores e piores momentos de sua vida, pois sabe que seu dono é um vencedor. Enzo é um cão, um cão com uma alma marcada pelo tempo. Denny é um piloto de grande talento, que encontra nas pistas de corrida sua verdadeira vocação. Mas a vida pode apresentar curvas acentuadas e dificuldades a serem superadas no percurso. Um livro que tem muito a nos ensinar sobre amor, tragédia, redenção. Do jeito que só um cão poderia narrar.
Este, com certeza, é um dos livros mais bonitos que já li. Enzo é um cachorro muito inteligente que narra a história de sua vida junto com Denny, seu melhor amigo. Denny, adota Enzo quando ainda era novo e desde então é a alegria do rapaz. O cachorro aprende com Denny a se apaixonar por velocidade e mais ainda, ter Airton Senna como ídolo.

Denny se casa com Eve, o que deixa o cachorro um pouco enciumado e também um pouco de lado. Com o tempo, nasce a pequena Zöe, que se torna uma grande companheira do cão e ele vira seu eterno protetor. Então Denny vai se dedicando cada vez mais as corridas, já que pilota carros de corrida e sua maior paixão são carros de Fórmula 1.

O decorrer das corridas e a correria do seu cotidiano, deixa algumas coisas passarem e Eve, sua esposa começa a adoecer. Um cancêr no cérebro. Mas a doença só é descoberta depois de muito tempo e sem nenhum tratamento antes de chegar a estado avançado, ela acaba morrendo.

Em uma viagem, Denny quase cai nas garras de uma jovem de 15 anos e isso o prejudica, pois semanas antes os pais de Eve o colocam na justiça pedindo a guarda de Zöe. Então as coisas se complicam muito para Denny e até a propria casa ele chega a vender para continuar com sua filha.

Este é um livro encantador, cheio de lições de amor, amizade e confiança. A visão de Enzo faz com que o livro se torne ainda mais bonito e também uma bela homenagem a Airton Senna, já que ele sempre foi e será o melhor a correr na chuva e o autor o vê como ídolo. Enfim, leiam e se emocionem, pois o livro é calmo, leve e muito gostoso de ler!

Esta resenha faz parte do blog Marca Provisória, encontra-se aqui:

site: http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/2014/03/resenha-arte-de-correr-na-chuva-garth.html

Suzy 29/06/2014

O melhor
Um dos livros mais lindos e sensiveis que ja li. De longe o meu preferido. Tão delicado, te faz rir e chorar.

Thomás 06/10/2016

Maravilhoso
A história é bem simples, mas acerta na forma como é contada.

Um livro que te faz amar livros. Te faz pensar sobre a vida, sobre amor, sobre nossos objetivos, sobre nunca desistir. Ganhei esse livros há uns 8 anos e ao mesmo tempo que me arrependi de ter demorado tanto a ler, estou grato por ter lido ele nesse momento. Fiquei muito apegado ao Enzo (cão e narrador do livro). Apenas leiam e se encantem.

Joice (Jojo) 23/04/2015

"A arte de correr na chuva" é essencialmente um livro sobre uma família que luta para permanecer unida apesar de todas as dificuldades. Esses obstáculos se manifestam na forma da carreira do pai, Denny, um aspirante a piloto de Fórmula 1, ou como um tumor que aflige a mãe, Eve, ou, finalmente, na luta pela guarda da filha do casal.

A história é narrada por Enzo, o cachorro da família. Enzo é diferente dos outros cachorros, pois tem pensamentos humanos. Confesso que estranhei isso e não consegui desfazer a antipatia ao longo do livro, principalmente porque Enzo é daquele tipo que racionaliza demais ao ponto de tornar-se quase chato. Ele não é espirituoso e bem humorado, ou mesmo responsável por grandes reflexões (nesse aspecto, as frases de efeito do livro são de autoria de Denny, seu dono), apesar de ter sempre as melhores intenções.

Talvez por causa disso, uma história que deveria ser repleta de reflexões é desenvolvida na superficialidade (os poucos momentos de verdadeira emoção na escrita são quando Enzo fala de corridas de carro, uma grande paixão do autor). O único personagem que não é mero coadjuvante na trama de Enzo é seu dono, Denny. Seu "bom combate" na luta pela guarda da filha deveria ter sido melhor trabalhado, e não delegado apenas às 100 páginas finais da história. Todavia, foi por causa dele que o livro ganhou a terceira estrela.

Veja bem: o livro não é ruim, mas eu certamente esperava mais dele, muito mais.

Lulu 14/04/2009

Leitura leve e solta!
A narrador dessa estória é o próprio animal, um cachorro chamado enzo, que conta sua estória e de seus donos. Assim como a bibliotecária de "Dewey", o autor deste livro, que é fâ do automobilismo, exagera ao encerrar a narrativa dentro de um mundo restrito e ao humanizar o animal segundo suas próprias inclinações. Mas é leitura aceitável e ligeira, como os carros de corrida que invadem a narrativa.

Tati Gagliardi 22/06/2009

Sem Palavras ....
Livro encantador que falou ao meu coração (chorei muito)... um cachorro ...uma lição de vida ... um amigo fiel e inseparavel ... um campeão !!!
e disso que é feito as 304 paginas desse livro , uma leitura empolgante, viciante e cativante ... depois de ler me pergunto as vezes o q meu cachorrinho está pensando e consigo ver um gesto de carinho gratidão e amor em uma lambida ... este livro fala sobre o valor das pequenas coisas, a lutar pelos sonhos mesmo quando perdemos algo ou alguem q amamos,a importancia de se doar e acreditar em um ideal !!!

Heloiza90 25/05/2024

Lindo
Eu tenho meu amor em forma de cachorro, o Léo! Ler esse livro me fez amar ele ainda mais, como são preciosos.
A história do livro é linda, adorei saber um pouco sobre Fórmula 1.. é uma história comovente e bem envolvente. Recomendo.

@viajantedaleitura1 05/12/2010

Enzo
Gostei muito das trapalhadas e bagunças deste fã de Ayrton senna!e o final foi surpreendente!

Deh Domingues 13/10/2010

...e que surpresa!

O narrador, as citações sobre Airton Senna, os obstáculos. Enfim, as vitórias.

Uma leitura tão gostosa que conseguiu me prender! Li de um dia para o outro!

Adoro histórias onde o que prevalece é a superação!

Mayra Dias 18/03/2011

Explêndido
Simplesmente maravilhoso e gostoso de se ler! É impossível não se emocionar, rir e chorar com Enzo! Vale muito a pena ser lido!

Li Marangoni 30/10/2010

Livros de cachorro
Tenho uma verdadeira fixação por livros de cachorro. Esse foi o que mais gostei. É doce e tranquilizante....o final até dói, de tão lindo!