A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

estelapng 11/04/2024

A divindade, o mortal e o menino que era as duas coisas
Brilhante e avassalador. sim, pode ficar repetitivo em alguns momentos, mas isso não o diminui em nada. uma verdadeira aula de como fazer uma releitura

Aninha 10/04/2024

Cativante e emocionante
O livro tem uma premissa muito interessante voltada a mitologia grega e seu desenvolvimento, assim gerando interesse desde o início.
A história é muito interessante e emocionante, foi lindo acompanhar a trajetória de Patrocolo e Aquiles.

Milly 10/04/2024

O livro que mais me impactou até agora esse ano
Caramba, oque dizer desse livro?! É uma história tão, mais tão bonita de acompanhar que quando acaba, a gente fica pensando e sente falta do universo.
"A canção de aquiles" é uma releitura da Ilíada pela visão de Patróclo, é a partir de seu exílio que conheceremos Aquiles, filho de um rei mortal com uma deusa, envolvido pela profecia de ser o maior herói de seu tempo, o melhor dos gregos.
Acho que a coisa mais encantadora dessa história é a dualidade que existem entre Aquiles de patroclo! De um lado, o melhor dos gregos, forte, bonito, talentoso e amado por todos, de outro um príncipe deserdado pelo seu próprio pai, que nunca viu beleza em si mesmo e nunca foi considerado um bom soldado. A maneira como eles vão se envolvendo é muito bem trabalhada a gente consegue sentir quase que palpável o amor que um tem pelo outro, um amor que resiste ao tempo e a morte.
Não vou mentir, é uma história trágica, quando a gente percebe pra onde ela tá caminhando( mesmo que vocêja tenha lido a iliada), doí, e dói muito, e isso por que a autora tem uma escrita quase que poética, que além de dar forma aos sentimentos, humaniza esses personagens. Para quem curte a cultura grega é um prato cheio! Pois a autora é também historiadora, e dá pra ver nos detalhes como ela estudou sobre costumes daquela civilização, é lindo de ver :)

Paula1735 09/04/2024

Adaptação incrível da Ilíada
O que a Madeline Miller consegue fazer nessas adaptações da mitologia grega não é brincadeira, a mulher tira onda em fazer romances cativantes.
A canção de Aquiles foi o segundo livro que li dessa autora, meu primeiro foi "Circe", recomendo que a leitura seja primeiro " A canção de Aquiles" e depois "Circe", pois em Circe teremos a continuação da estória do Odisseu, parte do que acontece com ele depois da guerra de Tróia e conhecemos melhor esse personagem.
Não sei se é a tradução ou o estilo da autora mesmo, mas a Miller tem uma escrita muito gostosa. Ideal para quem quer sair de uma ressaca literária ou para quem é um jovem leitor, pois é uma escrita simples, direta, fluida e bastante envolvente, isso claro, para quem gosta da temática de mitologia grega. Nos dois livros dela que li, ela tem o mesmo modo de construir sua narrativa, com o protagonista fazendo a narração desde muito jovem, quando é muito criancinha e ir crescendo, os anos passam de maneira muito rápida, se você não ficar atento, não vai perceber que o personagem não é mais adolescente e sim uma pessoa adulta e isso faz com que os finais cheguem de maneira abrubita, mas em ambos os livros eu gostei de como aconteceram.
Falando agora especificamente de "A canção de Aquiles": esse livro é uma adaptação da Ilíada (trecho da queda de Tróia que fala apenas do último ano da batalha, quando Aquiles surta). Nesse livro temos como protagonista e narrador o Patroclo companheiro do Aquiles. Logo a Miller se dá liberdade para adaptar toda essa questão da infância do Patroclo, como conheceu Aquiles e do relacionamento deles. Patroclo não é um guerreiro, logo não temos muitos detalhes das batalhas, visto que Patroclo só narra o que ele vivencia. O livro começa um pouco arrastado, mas depois que os dois começam a expedição para ir a guerra de Tróia, aí sim o livro fica mais interessante, pois teremos efetivamente a participação de grandes nomes da mitologia grega.
Miller retrata muito bem como esse período era devastador para as mulheres, toda a violência e abuso que sofriam. Sendo, inclusive, uma mulher o motivo da guerra.
Não vou me prolongar mais, em resumo, achei uma excelente adaptação aos contos, de muito bom tom, livro envolvente com personagens cativantes, final emocionante e excelente porta de entrada para quem quer iniciar na mitologia grega.

skye 09/04/2024

Eu te reconheceria em outras vidas
Uma história de amor e perda, destino e batalhas tanto externas quanto internas

achei avassalador, muito bem construído e a escrita é fenomenal, por mais que não tenha muito conhecimento sobre o original acredito que absorvi e acompanhei tudo que a autora propôs abordar aqui

em alguns momentos fica repetitivo, arrastado e o foco muda e isso não me agradou muito, no mais é um bom livro só não é meu tipo de leitura

?Aqueles segundos ? aquelas frações de segundos ? em que nosso olhares se encontravam eram os únicos momentos no dia em que eu sentia alguma coisa.?

Lady quadril podre 08/04/2024

Só na segunda vez lendo o livro foi que eu percebi a ironia na morte do filho do Aquiles, fazendo com o filho do Agamêmnon exatamente oq o Aquiles esperava que o Agamêmnon fizesse com a Briseida.
Lady quadril podre 08/04/2024minha estante
Aliás, que livro gostoso de ler gnt, parece que eu pedi uma pizza pelo Ifood e chegou em menos de 20 mnts e o motoboy ainda era um gostoso.

enmeya0 08/04/2024

"doente de amor...."
Esse era um livro que tinha saído da minha lista a um bom tempo por nunca conseguir encontrar ele em um preço acessível ou que tivesse 100% da minha atenção, porém conseguir ler ele agora e, sinceramente, AAAAAAAAAA EU DEVERIA TER LIDO MUITO ANTES!!

"a canção de aquiles" me destruiu no mesmo passo que me trouxe um certo conforto. sofri integralmente com ambos os personagens e ri junto com eles, além de ter passado muita raiva e angústia. pátroclo e aquiles são figuras tão bem construídas nesse universo que me deixou pasma. eles são coerentes e, até mesmo, imersivos do começo ao fim. simplesmente amei a história toda se passar no pov do pátroclo, porque mesmo só tendo ele como narrador, a presença e os feitos de aquiles são tão claros, que sinto que a falta de pov dele não fez a menor falta. é um livro alucinante de bom, recomendo FORTEMENTE para todos.

Becahzx 07/04/2024

O livro em si é bom e a história principalmente mas o livro vai ficando chato e repetitivo, eu acabei perdendo várias coisas por não conseguir entender, enfim é bom mas também não é incrível.
Mas oq foi esse final, eu não esperava por isso, o final é mt bom!!!

styleswife_ 07/04/2024

Poderia reconhecê-lo na morte, no fim do mundo.
Eu chorei horrores com esse livro, sem brincadeira. Devorei ele em dois dias e não me arrependo, com certeza foi o meu melhor desse ano.

zanknaro 07/04/2024

Eu te reconheceria na mais completa escuridão
O livro é muito bom, devorei ele e fiquei com coração quentinho em muitas páginas, patroclo eu te amo ???? não dei 5 estrelas pq tava com muita expectativa e no fim não chorei nada do que imaginei que fosse chorar ?
"Quanto à resposta da deusa, pouco me importava. Não precisaria dela. Não planejava viver depois que Aquiles se fosse."

Thais.Tobal 07/04/2024

Este livro representou muito conforto para mim como leitora, devido a minha trajetória acadêmica como aluna e professora, relembrar esta história maravilhosa que amo de Tróia e Aquiles. Assim ficando encantada e admirada ao ler o romance de Aquiles e Pátroclo, é uma história de poder do amor e a força do destino, mais também de grandes batalhas entre deuses e reis, de paz e glória, de fama eterna e dos segredos do coração humano. A relação entre os protagonistas é sólida, divina e mortal, as interações entre todos os personagens sendo significativa.

luiza 06/04/2024

???????
Não sei muito lindo, tudo que eu esperava mas a minha experiência não foi a melhor acho que se eu ler denovo em uma outra fase vai ser o melhor do mundo

carol 06/04/2024

E eu na areia.
Sinceramente esse é o primeiro livro que não sei como, ou o que falar na resenha. Ele me teve tanto enquanto lia, parecia que eu estava alí em Fítia, Ciros ou Troia junto a eles. A narração de Pátroclo é tão íntima que parece que o tenho como amigo, me apeguei e me identifiquei com ele tantas vezes que até dói.
Falando de A Canção de Aquiles de forma menos emotiva, eu admiro demais livros onde você percebe a pesquisa a fundo que a escritora faz. O empenho é nítido pra que os fatos no livro andem junto com outras obras que citam Aquiles ou a guerra de Troia.
Odeio dar spoiler nas resenhas então não vou escrever muito mais que isso, o livro é incrível e será meu império romano por um bom tempo.

"Éramos como deuses na alvorada do mundo e nossa alegria chegou a um ponto tal que só conseguíamos perceber um ao outro."