Allegiant

Allegiant Veronica Roth

Resenhas - Allegiant

Ana Laura 24/05/2015

Finally over!!!
I must admit I am one of the few people who can't find a way to like this series. I don't know why. It's well written, it has a good context, there is nothing wrong with the characters... But I can't like it.

In this book, I hated that the author, alternated the point of view every chapter. I was used to the Divergent and Insurgent narrator -Tris- and, while reading Allegiant, I got really confused in many parts, having to look back in the beginning of the current chapter to see which of the two (Tris or Tobias) was talking; there wasn't a very explicit difference between the way each of them thought, Tobias would manifest his feelings very similar to the way Tris did. Also, the story starts bringing back too many secondary characters, making it difficult to process all that information and remember their functions on the previous book. In addition, at the same time that there are many things going on, nothing relevant happens. The story only begins after 200-50 pages of procrastination.

Even though, with all these bad appointments, this is the story I liked the best from the trilogy. The beginning mostly pictures the group deciding what they will do next (after the video) and the fights between Tris and Caleb and Tobias, Evelyn and Marcus. After these 250 pages, the story follows a nice path. After this weak start, the crew leaves the city looking forward to answers and to discover what is it that the outsiders need them for. But that's not what they find...

Anyway, I wouldn't recommend this series, but I totally recommend the last 300 pages of Allegiant.

May 15/05/2015

EU LI: TRILOGIA DIVERGENTE
O que achei da trilogia ali no video. ;)

site: https://www.youtube.com/watch?v=Gqx0nEHlNMA

Lilinha 18/12/2014

As 4 estrelinhas vão para a série toda...esse livro acho q merece 3.
Bom, eu gostei. Apesar de ter ouvido muita coisas sobre toda a história (felizmente nenhum spoiler) e mta gnt descontente, acredito que foi tudo mto bem pensado e bem explicado tbm. Certamente o livro 2 terminou de uma forma a deixar os leitores imaginando mta ação, e que na verdade não acontece, mas pra mim isso não prejudicou o livro, pelo contrário fez com q sentíssimos a mesma frustração e surpresa que os personagens, portanto...pontinhos pra isso.
Nesse livros temos parte da história contada pelo ponto de vista de Tobias, oq eh mto legal, porém poderia ter sido melhor trabalhado, jah que o jeito dele contar e o jeito de Tris ficaram meio semelhantes.
Quanto ao final...não sei oq eu esperava, me vi torcendo por algo diferente...mas fez sentido. Fiquei chocada, triste... mas diante do apresentado...ficou bom, eu gostei.

Caio Chaves 04/10/2014

Frustração
Acabei de ler o último livro e o que eu posso falar? Foi difícil engatar a leitura dele, ao contrário dos dois primeiros esse começou a me deixar irritado porque foi narrado por dois personagens. Dois pontos de vista altamente parecidos, com excessão que o Tobias era chato e fazia drama por qualquer coisa. As duzentas primeiras páginas do livro são somente ele reclamando da vida, dos pais, de tudo.
Só que nesse meio tempo a história não emplacou nem um pouco, um ritmo cansativo e claramente para encher páginas diversas situações que não ajudaram o livro a avançar de maneira nenhuma.
Muito papo pra pouca ação, que aliás foi quase nenhuma aqui.
O maior crescimento na história foi da Cara, ela ajudou misteriosamente a solucionar diversos problemas, mesmo sem entender como que ela soube tantas informações confidenciais.
A resta final do livro foi a única parte realmente interessante, embora a autora tenha sido infeliz e totalmente sem propósito com esse final. Sem capacidade para aguentar o objetivo de apenas causar dela, não foi criativo e até mesmo ela não explicou quase nada sobre o acontecido, a não ser umas duas linhas pelos pensamentos do personagem.
Tobias é o pior personagem masculino principal, ele é sinceramente, insuportável: infantil, imaturo, complexado, irritante. Detestei ter que ler o ponto de vista dele, não tem como simpatizar com alguém como ele. Até hoje não sei o que a Tris viu, enfim.
Uma grande decepção isso que se resume ao final de Divergente, cheio de furos gritantes de continuidade, personagens desaparecendo e reaparecendo, tentativa de causar que não deu certo.
Mais um leitor frustrado.

Larissa Guedes de Souza 15/07/2014

Convergente - Veronica Roth: simplesmente não fui convencida
Veja essa e outras resenhas no http://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

Este é o último livro da trilogia Divergente. É nele que o mistério de como surgiu a cidade e o sistema de facções que divide a sociedade surgiram é desvendado. É nele também que descobrimos finalmente o que há além do Muro.

Assim como o segundo livro da série, este também começa exatamente onde o último terminou: no clímax da descoberta do vídeo explicando o surgimento da cidade. E tinha tudo para ser o melhor e fechar com chave de ouro a série da Veronica Roth, já que a cidade está em guerra e um grupo é escolhido para ir ao exterior do Muro descobrir o que tem lá. Tinha tudo para ser o livro mais eletrizante e impactante. É aqui que todas as explicações são dadas, mas sinceramente o livro não alcançou as minhas expectativas. Não que ele seja de todo ruim, mas não chega nem perto da emoção e excitação que você sentiu lendo os dois primeiros.

Convergente é bem mais lento que Divergente e Insurgente. E quando eu digo “bem mais lento”, é beeeeeem mais lento mesmo. Se você está esperando ação a todo momento e descobertas surpreendentes a cada capítulo como antes, sinto informar que não é isso que você vai ter. Se você espera devorar o livro, porque não consegue parar, não é isso que vai ter. Logo que o grupo que atravessa o Muro e encontra alguém do outro lado, tudo é explicado muito rapidamente e pronto. Fica aquela mesmice. Nada acontece, só dramas de Tris com Tobias e tal, ninguém toma nenhuma atitude, nem nada. Até que finalmente chega a hora do clímax do final!

Mas o que me irritou mesmo foi a explicação que a Veronica deu para tudo. Na resenha do primeiro livro contei que demorei a aceitar a premissa de que o mundo se restringe a uma cidade e que ela é dividida em facções, onde cada um tem um trabalho específico de acordo com sua personalidade. Mas você vê que é algo bem maior do que isso, você espera a peça final do quebra-cabeças que vai encaixar tudo. E ... quando você acha a peça não faz o menor sentido. É uma explicação muito surreal e simplória, bem menos do que o livro merecia. Eu simplesmente não fui convencida.

E ainda tem outro detalhe! A história agora não é mais contada apenas do ponto de vista de Tris, temos capítulos intercalados de Tris e Tobias contando o que está acontecendo. E achei que a forma de linguagem, ou até mesmo a formatação das páginas poderiam ter ajudado mais o leitor a discernir quem é quem. Porque a autora não deixa bem definida a forma de um falar e a do outro, então se você parar no meio de um capítulo pra ir beber água, quando voltar não sabe mais quem é que está narrando a história e tem que voltar ao início do capítulo para ver o nome que intitula-o.

Resumindo: se você leu e se empolgou com os primeiros livros, você terá que ler este porque tem ter um fim, né? Mas acredito que vai se decepcionar um pouco com as explicações dadas pela Veronica Roth. Vale a pena ler para fechar o ciclo e tal, mas confesso que se eu soubesse antes, não teria lido a série, porque sinceramente acredito que a autora estragou uma boa história.

P.S.: Tem gente que está se revoltando com um fato específico do final do livro, mas, na minha opinião, ele não é tão descabido quanto estão falando. Para o que a autora se propôs a fazer, ele se encaixa. Faz sentido. Tem um propósito. Também não gostei deste fato ter acontecido, mas não acho que seja a pior coisa do mundo. (Quando você ler, se você ler, vai entender!)

Veja essa e outras resenhas no http://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

site: http://bibliomaniacas.blogspot.com.br/2014/07/convergente-veronica-roth.html

luíza 03/07/2014

"Desde que eu era criança, sempre soube disto: a vida nos danifica, a todos nós. Não há como escapar desse dano.
Mas agora também estou aprendendo isto: podemos ser consertados. Consertamos uns aos outros."

Isadora Baumgartner 17/06/2014

I just don't know what to think
Okay, so in this 3rd book from Divergent series we get to know how factions were formed, why they exist and everything else, since Tris & friends make they way out the city.
First of all, I don't think 'Allegiant' is a good title, because they're not the focus on this book. Yes, it was through them that "Tris & the lads" escaped, but as already mentioned, the Allegiant are not the focus on this book. It should be named after GPs and GDs, stuff like that.
Then, we got into Tobias's head. Turns out that his actions are very condescendent with his toughts and feelings, which leads us to Tris. In a certain point, she made a sacrifice - and Tris herself makes you think she's doing it for love, but we all know about her sense of justice and mission accomplishment. So that's something to think about.
I also didn't found it very clear to understand how things were how they were; after the war (wish it'd be more explored), why did those people did what they did? Why experiments?
Anyway, I wish we've gotten more info on what happened with Peter after... you know. Knowing where he was working wasn't completely satisfying.

Nay 11/04/2014

Pessoas que leem assiduamente, fãs das letras, queridos companheiros de paixão por essa saga, digo-vos o seguinte: MINHA DEUSA, WTF?
- desculpem a expressão, mas foi a mais real transcrição possível dos meus sentimentos -.
Esse livro foi simplesmente mindblowing - seria como detonador de mente ou algo assim, mas não fica tão impactante - do começo ao fim. Olha, eu sou muito suspeita para falar dessa trilogia, pois como vocês já devem saber, eu a AMO - mesmo com Insurgente sendo daquele jeito... -, entretanto, tenho certeza absoluta de que o último volume pegou todo mundo de surpresa. Veronica foi extremamente ousada por toda a leitura e, para mim, deu certo demais. Para outros, nem tanto, como eu já vi em algumas resenhas, mas opinião é pessoal. Por isso, vou tentar ser o mais técnica possível para que vocês examinem os fatos, não somente minha visão, e decidam por si ler ou não. Certo?

Para continuar a ler, acesse:

site: http://letrasequadros.blogspot.com.br/2014/04/vez-de-letras-allegiant-convergente.html

Jessica 02/04/2014

Be brave.
HÁ SPOILERS PRA QUEM AINDA NÃO LEU!!

Eu como uma fã de livros futuristas cai de amores pela serie.
E esse ultimo livro diferente dos outros, foi centrado em explicar o porque existiam facções, quem era a mulher do vídeo no Insurgente, o que existia atras da cerca, e o que eram os divergentes. Esse foi o livro que mais tivemos crises sobre o relacionamento TrisxTobias, aconteceram varias provas para os dois reaverem se realmente valia a pena estarem juntos, se davam certo... Mas mesmo sendo uma fã, não posso deixar de dizer que teve algumas coisas que não ficaram muito boas no livro.
1º Ele é narrado por Tris e por Tobias, mas as narrativas eram tão iguais, que as vezes eu me perdia na leitura, achando que quem estava narrando era a Tris quando era o Tobias e vice versa.
2º As problematizações ocorreram rápido demais e foram solucionadas rápido demais, principalmente os problemas que Tris e Tobias enfrentaram.
3º Aqui a personalidade de Tobias é mostrada de uma forma totalmente diferente do que foi mostrada nos outros livros, deixando-o mais influenciável, mais carente, mas dependente, o que não ocorreu antes, pois ele era forte, o QUATRO, que só tinha 4 medos, o cara que enfrentou tudo ao lado de Tris, sempre confiando nela, e já aqui ele desconfiava de tudo que Tris dizia e ia para lados que eu considerei totalmente imprudente e estupido, vindo de alguém que era super inteligente.
Mas, apesar de tudo, o livro explicou muito bem o porque de tudo que existiu e tudo que aconteceu des do inicio, e o melhor foi que apesar do final 'triste', foi um final merecido, um final real, pois Tris passou por muitos momentos quase morte em todo o decorrer da serie, e seria um milagre ela continuar viva depois de tudo, e o que mais me marcou, foi como a Tris, Tobias e todos eram psicologicamente abalados, pois presenciaram tantas pessoas queridas sendo mortas que é realmente impossível continuar uma vida normal, e o relacionamento da Tris com a morte dos pais foi bem abordado no livro, pois ela os amava e virá os dois sendo mortos para salva-la. O final condiz muito bem com o que ela estava vivendo des do segundo livro, des da morte de Will, des de toda a guerra, foi algo muito devastador para uma menina/mulher vivenciar com apenas 16 anos. Ela saiu de sua zona de conforto e caiu direto em arames farpados des do 3º capitulo de Divergente, correndo perigo apenas por respirar, temendo o governo e tombem seus colegas de facção, tomando decisões precipitadas e difíceis para uma adolescente, então o enredo da serie toda pra mim foi muito bacana e muito descritiva, pois pude sentir tudo o que Tris sentia pela leitura, e apesar de torcer ate o final por um final mais ameno, mais parecido com Jogos Vorazes, eu sabia des do começo o que estava por vim.

P.S: Vi muitas pessoas comentarem sobre o relacionamento de TobiasxCristina apos a morte de Tris, e muitos disseram que os dois ficaram muito próximos, como namorados. Ao meu ver, eu não liguei nada a proximidade deles com paixão/amor, foi mais o fato de que os dois tinham perdido um amor e uma amiga, e acharam um no outro uma forma de tentar seguir em frente, e eu achei pela leitura, muito explicito de que não ha lugar para um amor no peito de Tobias, pelo menos não ate o fim do livro, pois o amor da sua vida foi Tris,e apesar dele seguir em frente e tentar viver da melhor maneira possível, ainda doai sua perda.

Então é isso, mais um final de uma serie que marcou muito pra mim, que recomendo pra todos, que não é apenas uma serie futurista e romântica, mas que aborda o poder das pessoas sobre os adolescentes, o poder dos pais sobre os filhos, o poder do amor, da amizade, e o que significa sacrifício, o que significa morrer por algo maior, o que significa fé e o que significa seguir em frente, mesmo que o desejo seja de fraquejar, a serie nos mostra o que é ser corajoso.

(Eu gostei tando do significado de coragem no livro, que tatuei BE BRAVE perto do meu ombro, minha primeira tatuagem que tem um significado pra la de especial.)

I'll say it one last time: BE BRAVE.

Munique Neves 21/03/2014

Heartbreaking
E os autores continuam surpreendendo nós, meros leitores mortais, a cada página, capítulo, etc. Vou ficar um bom tempo sem saber o que fazer com a vida depois desse final tão AAAAH que nem tenho palavras!