O Pistoleiro

Stephen King

Resenhas - O Pistoleiro

Vinicius 08/02/2022

Ruim, muito ruim
Eu sei que as pessoas amam a saga, e me alertaram também pra passar pelo primeiro livro, passei, e é muito ruim, arrastado demais, mas os fãs da saga me prometeram que a coisa melhora a partir do segundo. Confesso que não estou ansioso em retornar, quando peguei o pistoleiro pra ler a primeira vez, há uns 3 anos atrás, ele acabou me deixando numa ressaca literária, então vou dar uma diversificada agora e retornar com o livro dois daqui alguns meses. Como fã das outras obras do king, eu meio que me sinto na obrigação de gostar da Torre Negra, vamos ver o que segundo livro vai despertar em mim...

Daniel Alberto 04/02/2022

O livro não é bom, mas também não é tão ruim
Acredito que quando o King escreveu esse livro ele estava um pouco perdido nas ideias, e por isso o livro parece ser tão confuso, há momentos bem interessante, outros são bem fracos. Um livro mediano

bibicortez 02/02/2022

Início de uma saga
Torre Negra é uma saga amada por muitos e considerada uma obra-prima do King. Então, resolvi ler o primeiro livro e confirmei o que todo mundo já me disse: História confusa e arrastada, mas que não deveria desistir porque os outros da sequência são perfeitos. Dei só 3 estrelas por conta disso, mas pretendo sim continuar e tomara que eu goste dos próximos livros da série.

Svelen 31/01/2022

Melhor do que esperado
É a primeira vez que leio algo do Stephen King voltado para a fantasia e não pude me surpreender mais!

Um grande início para uma série, King não procura explicar o universo logo no primeiro volume, quer instigar e respeitar a inteligência de quem estiver lendo. Isso me faz pensar que o primeiro volume deve crescer e melhorar (mais do que já é bom), em uma releitura depois de ter terminado todos os outros livros.

Sensacional.

mhcavalcante 24/01/2022

O começo do fim
Pra ser direto: esse é o livro mais fraco que já li do Stephen King, porém, mesmo assim, tem alguns pontos interessantes a mostrar.

O pistoleiro mostra um pouco do que a serie pode se tornar não pelo personagem de Roland, mas sim com Jake Chambers, um garoto que vai parar no mundo de Roland após ser assassinado em Nova York (sim, é isso mesmo). Esse aspecto do livro mostra um bom relacionamento, mostra o quão grandiosa essa série pode ser e quais as possibilidades que podem se abrir.

Ao mesmo tempo, existe muita coisa desconexa, muito mistério que chega a te deixar com dor de cabeça e momentos massantes que não levam a lugar nenhum. A vantagem é que o livro é pequeno e acaba rápido, mas essas partes massantes o tornam dificil de ler e deve ser um dos principais motivos pra ele ser considerado por muitos o pior livro da série.

Tem seus momentos e seu charme, desenvolve os personagens, mas sem revelar muita coisa, mas ainda é um dos mais fracos que já li do autor, porém lembrando que ele escreveu a história quando ainda era muito novo, e aposto que os proximos livros serão experiências muito melhores.

Paulo.Gustavo 21/01/2022

Foi quase...
Esse livro tinha tudo:
- Um mundo daora, mistura de pós apocalipse com western, show.
- Anti herói como protagonista;
- Um vilão que desperta curiosidade;
- Universos Paralelos.

Mas nossa, que leitura chata! Nunca fui muito fã do Stephen King, sei lá, não tenho paciência pro jeito que ele escreve. Não me cativou em nenhum momento. Na minha opinião não vale a pena, 200 páginas que parecem 2000.

21/01/2022

Mais perguntas que respostas
O livro tem, de fato, a essência de King, mas é absolutamente diferente de tudo o que eu já li dele. As descrições de paisagem são lindíssimas, mas o livro em si é bastante confuso. A história melhora bastante a partir de 70%, e só na última parte temos uma explicação melhor de parte da jornada do pistoleiro, mas ainda fica muita coisa em aberto, o que instiga a ler a continuação.
Quanto aos personagens, O Pistoleiro é sensacional. Amei demais. O Homem de Preto é uma incógnita, odeio e ao mesmo tempo não entendo. O Jake... Conquistou meu coração.
Espero entender mais no próximo livro

MArcio.Monge 20/01/2022

Um dos piores livros que ja li de Stephen King na vida. Um início sem substância e sem objetivo. Uma linguagem apática que passa do ponto do prolixo! Espero que o volume 2 comece a demonstrar o verdadeiro valor da saga... porque este começo foi desanimador!

Dio 20/01/2022

O último capítulo é o melhor
O livro todo parece que foi escrito por outro autor e o King só tomou as redias no último capítulo.
Tem a introdução toda de que ele foi feito aos 19 anos e que o autor teria reescrito algumas coisas mas mantido o espírito original da obre. Acho que a leitura é confusa inicialmente mas o final é tão grandioso e tão espetacular que faz valer a pena as primeiras 170 páginas.

Esse livro deixa muitas lacunas abertas para os próximos e estou ansioso para terminar esta saga.

ghomartins 16/01/2022

Sinceramente não entendi nada. Foi difícil até o último capítulo, o homem de preto e o pistoleiro, aí achei interessante e instigante.

Eduarda Veloso 14/01/2022

O começo de uma longa jornada
A saga é incrível, mas eu já sabia que o livro não seria tudo isso. O enredo, o universo, os personagens, tudo de melhor do Stephen King numa narrativa meio arrastada e cansativa (pelo menos num primeiro momento). Aguardem cenas dos próximos capítulos!

Vitorcfab 12/01/2022

O Pistoleiro
Em um universo fictício inspirado no velho oeste, chamado de "Mundo Médio", acompanhamos Roland, o último sobrevivente de uma linhagem de pistoleiros, em uma jornada pelo deserto atrás do "Homem de Preto", uma figura misteriosa que pode saber a localização da Torre Negra, torre que pode trazer as soluções para os problemas do pistoleiro.

Sei que é difícil recomendar uma série que o primeiro livro não é muito bom, mas garanto que a Torre Negra é uma das minhas favoritas, e que esse primeiro livro não está à altura dos demais (pelo menso até o 4° livro, que foi até onde já li).

Quando li esse livro pela primeira vez, há mais de 10 anos atrás, lembro de ter gostado, mas também de ficar com uma sensação estranha, de algo incompleto. Nessa releitura, muitos anos depois e com mais bagagem literária, acredito que consegui entender os motivos com mais clareza, e vou tentar explicar.

Esse é um livro com ótimas ideias, ótimos conceitos, com um mundo fantasioso que traz inúmeras possibilidades maravilhosas, além de personagens interessantes e cheios de potencial.

Porém, tem a pior estrutura que já vi em um livro do autor, com uma história bagunçada, desconfortável, sem rumo, simples, básica e fraca. Também não parece um romance típico, com começo meio e fim, mas sim uma estrutura de um ato só, quase como um prólogo de mais de 200 páginas.

Sei que não é necessário seguir a estrutura dos 3 atos, mas acredito que a forma como King desenvolveu esse livro foi uma péssima forma de quebrar essa estrutura. Não senti que teve uma jornada, que os personagens mudaram, que houveram grandes evoluções. Isso me fez terminar o livro com uma sensação de que algo estava incompleto. Isso causa muito incômodo em vários leitores, que não se sentem com vontade de continuar a série.

Como já reli o segundo livro (e amei muito), acredito que seria melhor transformar esses dois livros em um só, fazendo do primeiro livro uma história mais coesa, com um rumo certo, que nos faz saber o que esperar da série.

Porém, mesmo com esses defeitos, ainda temos muitos acertos aqui. Os personagens são muito interessantes, principalmente Roland, que apresenta uma boa profundidade já nesse livro, ainda que muito disso seja confuso e fragmentado.

A escrita também é algo que se destaca, pois esse livro tem alguns dos trechos mais belos que já li em livros do autor, principalmente quando se dedica a descrever os cenários e a natureza, utilizando de construções de frases até poéticas.

Gostei da forma como o livro fluiu, ainda que tenha algumas pequenas ressalvas. Senti a história um pouco mais lenta em alguns momentos, principalmente em alguns flashbacks específicos, e extremamente rápida na reta final. Porém, como um todo, foi um livro fluído.

O último capítulo é com certeza a melhor parte do livro. É quando finalmente teremos o encontro do pistoleiro com o Homem de Preto, e um pedacinho bem pequeno da verdadeira história que será explorada nos demais livros.

Somos introduzidos ao conceito da Torre Negra, o que ela é, como funciona, como pode ser utilizada e os motivos de tantos tentarem encontrá-la. Mas acredite, mesmo tudo isso sendo apenas a pontinha do iceberg, já é muita coisa, com muito potencial para a série, ainda que traga mais perguntas do que respostas. Esses conceitos voltados para a parte fantasiosa são geniais, e com certeza o maior motivo que me fez seguir lendo.

--- Os Personagens ---

Roland. Um homem sério, frio, maduro, que não confia em ninguém, claramente não é uma pessoa constantemente boa e é capaz de fazer coisas horríveis. Sente falta de sua casa, sua terra natal (que foi destruída), da qual temos alguns flashbacks para nos aprofundarmos mais no personagem. Sua obsessão em caçar o Homem de Preto é um dos sentimentos que mais movem o livro, pois vê nesse homem uma forma de alcançar a Torre Negra e resolver seus problemas.

Homem de Preto. Uma figura misteriosa, da qual não sabemos as reais intenções, se é um herói, vilão ou não se encaixa nessas duas definições. Podemos ver que ele realmente demonstra alguns poderes paranormais verdadeiros, capaz até mesmo de ressuscitar os mortos, o que rende um capítulo muito interessante, macabro e cheio de mistérios.

Jake. Um garoto que não se lembra ao certo de quem é ou de onde veio. É um menino resistente, que não faz muitas perguntas e tenta ao máximo não atrapalhar Roland, se mostrando uma boa companhia. Porém, como é uma criança, terá de ser protegido por Roland em muitos momentos, e passarão a desenvolver uma forte ligação de pai e filho.