O Pistoleiro

O Pistoleiro Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Pistoleiro

Eduarda Veloso 14/01/2022

O começo de uma longa jornada
A saga é incrível, mas eu já sabia que o livro não seria tudo isso. O enredo, o universo, os personagens, tudo de melhor do Stephen King numa narrativa meio arrastada e cansativa (pelo menos num primeiro momento). Aguardem cenas dos próximos capítulos!

Vitorcfab 12/01/2022

O Pistoleiro
Em um universo fictício inspirado no velho oeste, chamado de "Mundo Médio", acompanhamos Roland, o último sobrevivente de uma linhagem de pistoleiros, em uma jornada pelo deserto atrás do "Homem de Preto", uma figura misteriosa que pode saber a localização da Torre Negra, torre que pode trazer as soluções para os problemas do pistoleiro.

Sei que é difícil recomendar uma série que o primeiro livro não é muito bom, mas garanto que a Torre Negra é uma das minhas favoritas, e que esse primeiro livro não está à altura dos demais (pelo menso até o 4° livro, que foi até onde já li).

Quando li esse livro pela primeira vez, há mais de 10 anos atrás, lembro de ter gostado, mas também de ficar com uma sensação estranha, de algo incompleto. Nessa releitura, muitos anos depois e com mais bagagem literária, acredito que consegui entender os motivos com mais clareza, e vou tentar explicar.

Esse é um livro com ótimas ideias, ótimos conceitos, com um mundo fantasioso que traz inúmeras possibilidades maravilhosas, além de personagens interessantes e cheios de potencial.

Porém, tem a pior estrutura que já vi em um livro do autor, com uma história bagunçada, desconfortável, sem rumo, simples, básica e fraca. Também não parece um romance típico, com começo meio e fim, mas sim uma estrutura de um ato só, quase como um prólogo de mais de 200 páginas.

Sei que não é necessário seguir a estrutura dos 3 atos, mas acredito que a forma como King desenvolveu esse livro foi uma péssima forma de quebrar essa estrutura. Não senti que teve uma jornada, que os personagens mudaram, que houveram grandes evoluções. Isso me fez terminar o livro com uma sensação de que algo estava incompleto. Isso causa muito incômodo em vários leitores, que não se sentem com vontade de continuar a série.

Como já reli o segundo livro (e amei muito), acredito que seria melhor transformar esses dois livros em um só, fazendo do primeiro livro uma história mais coesa, com um rumo certo, que nos faz saber o que esperar da série.

Porém, mesmo com esses defeitos, ainda temos muitos acertos aqui. Os personagens são muito interessantes, principalmente Roland, que apresenta uma boa profundidade já nesse livro, ainda que muito disso seja confuso e fragmentado.

A escrita também é algo que se destaca, pois esse livro tem alguns dos trechos mais belos que já li em livros do autor, principalmente quando se dedica a descrever os cenários e a natureza, utilizando de construções de frases até poéticas.

Gostei da forma como o livro fluiu, ainda que tenha algumas pequenas ressalvas. Senti a história um pouco mais lenta em alguns momentos, principalmente em alguns flashbacks específicos, e extremamente rápida na reta final. Porém, como um todo, foi um livro fluído.

O último capítulo é com certeza a melhor parte do livro. É quando finalmente teremos o encontro do pistoleiro com o Homem de Preto, e um pedacinho bem pequeno da verdadeira história que será explorada nos demais livros.

Somos introduzidos ao conceito da Torre Negra, o que ela é, como funciona, como pode ser utilizada e os motivos de tantos tentarem encontrá-la. Mas acredite, mesmo tudo isso sendo apenas a pontinha do iceberg, já é muita coisa, com muito potencial para a série, ainda que traga mais perguntas do que respostas. Esses conceitos voltados para a parte fantasiosa são geniais, e com certeza o maior motivo que me fez seguir lendo.

--- Os Personagens ---

Roland. Um homem sério, frio, maduro, que não confia em ninguém, claramente não é uma pessoa constantemente boa e é capaz de fazer coisas horríveis. Sente falta de sua casa, sua terra natal (que foi destruída), da qual temos alguns flashbacks para nos aprofundarmos mais no personagem. Sua obsessão em caçar o Homem de Preto é um dos sentimentos que mais movem o livro, pois vê nesse homem uma forma de alcançar a Torre Negra e resolver seus problemas.

Homem de Preto. Uma figura misteriosa, da qual não sabemos as reais intenções, se é um herói, vilão ou não se encaixa nessas duas definições. Podemos ver que ele realmente demonstra alguns poderes paranormais verdadeiros, capaz até mesmo de ressuscitar os mortos, o que rende um capítulo muito interessante, macabro e cheio de mistérios.

Jake. Um garoto que não se lembra ao certo de quem é ou de onde veio. É um menino resistente, que não faz muitas perguntas e tenta ao máximo não atrapalhar Roland, se mostrando uma boa companhia. Porém, como é uma criança, terá de ser protegido por Roland em muitos momentos, e passarão a desenvolver uma forte ligação de pai e filho.

Israel.Berbigier 11/01/2022

Vou dar uma chance
Sinceramente, este talvez seja um dos livros do King que eu menos gostei, como ele mesmo confessa, achei o início do livro muito pretencioso, vou continuar a saga, cético mas com esperanças.
Caio 11/01/2022minha estante
Esse é o mais fraco da série. Os outros são melhores.

Israel.Berbigier 11/01/2022minha estante
Boa, ainda tenho na meta o vol 2 e o 3, gosto muito da escrita do king, tomara que dê forma geral eu goste da TN tmbm.

Caio 11/01/2022minha estante
Eu sou fã do King então eu passo um pano pra ele. Mas reconheço que esse início da torre Negra é meio doido. Ele não explica muitas coisas.

Jaquelline.S. 11/01/2022

Mais ou menos
Achei maçante. Algumas partes até que gostei, deu uma animada, me prendeu um pouquinho, mas logo voltava a ficar maçante. É um livro pequeno até, normalmente eu leria rápido, mas foi custoso terminar.
É ok, nada extraordinário. Vamos ver os próximos.

duduramone 07/01/2022

Até onde você vai para conseguir o que quer?
No caso de Roland, muito, mas muito longe. Uma leitura que comecei desconfiado, pois não encontrei em seu começo o terror e o suspense que sempre encontrei nas obras que li do Mestre King. Mas prossegui e, ao passar das paginas, vi quão extraordinária era mais essa obra dele. O suspense tá ali. O terror, nem tanto. Mas a fantasia, a ficção, o detalhismo de King, ah... estão em altas doses. Leitura boa demais!

Dai 06/01/2022

Leitura difícil e história confusa
A leitura é muito lenta e pesada, talvez seja pela minha falta de familiaridade com os livros de Stephen King, esse foi o primeiro que li, então não tenho como comparar com outras obras do autor.
Sobre a história, ela é bastante confusa, o primeiro livro de uma saga deveria te familiarizar com o universo e personagens, esse livro faz justamente o contrário, faz com que saibamos muito pouco sobre tudo, jogando migalhas de informações e deixando que montemos o quebra-cabeça.
Não é um livro que eu leria novamente, mas talvez depois de ler a saga completa eu mude de ideia

Anny 05/01/2022

? Roland é o último dos pistoleiros do seu mundo. Ele está obstinado a encontrar a Torre Negra e desconfia que o Homem de Preto saiba mais a respeito. Em meio a sua perseguição, ele encontra Jake, um garoto que aparentemente é essencial para os planos do pistoleiro.

O livro é o primeiro de uma série com oito volumes. É uma série de fantasia com um toque de faroeste. O autor até comenta que se inspirou em Tolkien (?O Senhor dos Anéis?) e num filme de faroeste para escrever essa série.

Nesse livro nos deparamos novamente com o personagem que é chamado de o Homem de Preto. Ele já apareceu em ?A Dança da Morte? e acredito que nessa série o autor fará uma apresentação melhor sobre ele.

? Eu gostei da história, achei promissora, porém foi uma leitura bem confusa. Nesse primeiro livro, King não nos explica muita coisa. Por isso muitas vezes me senti um pouco perdida. Mas acredito que nos próximos livros as coisas vão começar a tomar forma.

? Tem uma adaptação cinematográfica chamada ?A Torre Negra?. Entretanto esse filme não tem referência somente a esse primeiro livro, ele engloba também outros livros da série. Por isso cuidado caso queiram assistir, pois pegarão spoiler de outros livros mais a frente.

Davi.Samuel 05/01/2022

Há outros mundos além desse
Parece que eu não estava tão acostumado assim com a leitura do stephen pois fiquei com várias perguntas básicas e achava que tinha lido algo errado, mesmo assim, com o tempo eu fui aprendendo a lidar com a ambientação fantasiosa e a falta de respostas cujas perguntas iam me animar a continuar. Não foi um livro tão maçante ou entendiante como o stephen já provou que sabe fazer, tendo cenas de ação bem feitas e momentos de tensão e inquietação muito bem construídas. Apesar de as relações serem construídas brevemente, são muito críveis e compreensíveis gerando momentos muito tocantes. O protagonista parece meio sem sal e duvidoso, parecendo um padrão (mesmo que suas atitudes muitas vezes vão fugir do esperado) mas acredito que desse jeito seja mais fácil ver o mundo através dos olhos dele e também gerar um ótimo desenvolvimento daqui pra frente. Foi uma boa entrada nessa realidade nova mas que certamente deixa muito para as sequências, acho que foi uma boa estratégia já que não daria para responder tantas perguntas logo no começo sem mostrar na pratica.
O vilão ainda tem muito para fazer mas entendo muito bem o desenrolar que ele teve, com discussões filosóficas e aproximações com mitos do nosso cotidiano tudo é muito relacionável com a vida do leitor o que deixa muito impactante.
Ansioso para ler a sequência e ver mais cenas de vuco vuco totalmente inesperadas nesse mundo confuso mas que tem muito para mostrar.
netoflaresso 05/01/2022minha estante
vuco vuco

Vitória 03/01/2022

Releitura
Comecei a ler A torre negra em 2018, mas acabei lendo até o quarto livro e decidi reler desde o começo para poder aproveitar melhor a série.

Dentre os livros que li do Stephen King, a torre negra é o que mais gosto até hoje. O primeiro livro, para quem lê numa primeira vez, é um pouco confuso, mas os demais explicam todos os furos que o primeiro livro deixou.

Uma leitura que vale a pena demais! Já estou louca para poder continuar a série e ler os livros que ainda não li!
Analu. 03/01/2022minha estante
Esse ano lerei Stephen king

Vitória 03/01/2022minha estante
???

enzo 31/12/2021

um dos melhores do anoo
cara, todos os cenários colocados nesse livro foram absorvidos por mim de um jeito único e, pessoalmente, especial. favoritado e cinco estrelas

Eduardo.Silva 30/12/2021

Começo de tudo
Aqui acompanharemos o começo da aventura de Roland atrás da torre negra depois que o mundo ?seguiu em frente?

Claire 07/12/2021

Ainda em espera ...
Foi um livro muito bem indicado, contudo eu me sentir super confusa,ele não chega a esclarecer nada, logo você vai lendo, até gostando, mas me dava agonia não saber o porquê das coisas e não entender metade.
Por isso a nota não foi tão alta, sentir falta de entender muita coisa e a linguagem me deixava perdida
Mas tem muitooooo pontos legais, ele prende você que faz ansiar por saber oq acontece e a expectativa da história eh ótima. Considero o personagem principal um antiheroi e a conversa final, com suas metáforas e comparações , foi a melhor parte, um arraso de encerramento.

tiamaly 28/11/2021

No começo, eu não entendi nada.
No final, parecia que eu tava no começo.

(Nos últimos 5% dá pra entender alguma coisa, espero que o livro 2 faça mais sentido kkkkkk)

LucasTheReal 28/11/2021

King, às vezes, tudo o que leitor precisa são de RESPOSTAS
Roland é um pistoleiro e ele está numa busca incessante pelo o Homem de Preto.
Dicas e pessoas que passam por Roland fazem com que essa busca incessante chegue ao fim.
Mas a pergunta que fica é:
Por que ele está atrás do Homem de Preto?

Eu simplesmente adorei os personagens dessa estória: Jake, Allie, Roland, Zoltan, Brown e até do Homem de Preto. Mas eu acho que quem entrega mais carisma, com total certeza, é o Jake. E além de carisma, ele também entrega amadurecimento.
Eu achei a estória nada confusa. Claro que tem seus altos e baixos, mas, na minha opinião, tem mais altos. O King faz a alternância de tempo de uma forma genial, o leitor não fica entendiado lendo. Na verdade, ele fica muito mais interessado. Eu queria saber mais da vida de Roland.
Eu achei o final tão bom, que se não fosse pela leitura conjunta que eu estou participando do King, eu já teria pegado o segundo livro e devorado.
Mas, você deve tá se perguntando: Então por que você deu 3,5?
Porque esse livro não parece o primeiro de uma série; ele se parece com um livro fan service. O King deixa o leitor com mais dúvidas do que com respostas.