A Menina Que Semeava

A Menina Que Semeava Ronald Anthony

Resenhas - A Menina Que Semeava

Micangel 10/01/2014

Ilusões
Sinto por todos que gostaram do livro, mas não me comoveu de semelhante modo. É que a contra-capa diz algo que nos envolve e nos alimenta de curiosidades, mas, pra mim, não foi desta forma.

Se o Livro começasse contando a história de como Backy começou as histórias de Tamarisk, dando vazão a sua doença, como conta o conteúdo do livro, por exemplo, seria mais envolvente do que começar já no meio de um acontecimento. Seria mais apresentável e mais organizado.

Os erros de digitação e de português nem vou mencionar por não ser um erro do autor, e sim da editora.

Entretanto, o livro é bom, mas deveria ter mais organização quanto à história passada.

Tania Regina 08/01/2014

Minha opinião sobre o livro
Um livro muito interessante de leitura prazerosa. Ele tem um lado bem real da vida e um lado imaginário quase que infantil. Achei o final surpreendente, apesar de que todo o livro caminhava para esta direção.

Fer Kaczynski 26/12/2013

É preciso noite para surgir o dia!
Que livro lindo! E eu simplesmente me apaixonei pelo kit da Novo Conceito que incluía uma fragrância que tinha o perfume de Tamarisk, que é o local onde a personagem principal se refugiava à noite para ajudá-la a esquecer uma parte de seus problemas em relação ao câncer.

Pela sinopse eu já esperava uma leitura triste, pesada e ao mesmo tempo mágica, mas não é um livro carregado de sofrimento, é mais leve do que imaginei.

Leia o restante da resenha em:

site: http://www.passaporteliterario.com/2013/12/carimbo-menina-que-semeava.html

Silvia 23/12/2013

Lindo ^-^
Nem preciso dizer que debulhei em lágrimas, chorei horrores rsrrs, e porquê? Por quê o livro é lindo e ponto.

Cris Astor ama a sua filha Becky. Aos cinco anos Becky teve câncer e ele criou um mundo paralelo para ela: um mundo de fantasias chamado de Tamarisk. Becky venceu a luta contra a doença, porém quando ela completou 10 anos os seus pais se separaram, e ela se revoltou e não quis mas saber de Tamarisk. Aos 14 anos, Becky começa a ter certos sintomas, como tonturas, sangramentos nasais e esconde dos pais, e algo a mais ocorre, sem aviso Becky volta a Tamarisk e descobre que aquele mundo de fantasias existe e esta com um sério problema. Uma praga tomou conta das plantas de Tamarisk e só Becky e o seu pai Cris poderão resolver este dilema, o que eles não sabem é que Becky e Tamarisk estão correlacionadas, um depende do outro...

"Uma história sobre desespero, esperança, invenção e descoberta que ultrapassa qualquer razão, qualquer limite, enquanto você revê tudo aquilo em que acredita."

Rainy Girl 16/12/2013

leitura mágica e comovente
Era um reino de fantasia, sonhado por uma garota com uma quantidade ilimitada de esperança. Pág.: 385

A história centra-se principalmente em Becky, uma menina de 14 anos lidando com o divórcio de seus pais — Chris e Polly. Quando Becky tinha 5 anos, ela foi diagnosticada com leucemia, o que desestruturou os seus pais. Ao longo de sua doença, Chris — o pai de Becky — resolve criar um universo imaginário, o reino de Tamarisk, com o objetivo de animá-la. As histórias se tornam um ritual noturno por todo o caminho até o divórcio de seus pais, quase 10 anos mais tarde. O divórcio acontece logo que Becky entra em remissão.

Tudo fica horrível após o divórcio, e quando seu pai sai de casa, Becky decide esquecer o mundo azul de Tamarisk e a princesa Miea. Somente quando o câncer retorna, ela descobre em uma noite que Tamarisk é real e que uma praga está colocando o reino em perigo. Decidida a salvar a agora rainha Miea, Becky pede ajuda ao pai para que possam encontrar juntos uma salvação para todo o reino.

Eles precisavam superar a dor. Precisavam superar o sofrimento. Precisavam abraçar a essência. Pág.: 140

O reino de Tamarisk é muito bem descrito, era quase palpável. Os personagens são bem construídos, assim como a discórdia entre Chris e Polly foi muito bem trabalhada e com altos níveis de realismo. Apesar de ser um bom livro, achei algumas partes maçantes. Às vezes parecia repetitivo demais, e esse foi o maior ponto negativo. Mas se você adoro leituras mágicas e comoventes, leia!

site: http://the-sook.blogspot.com.br/

Viviane 27/11/2013

A menina que semeava - Blog Razão e Resenhas
Chris Astor é um bem sucedido botânico que tenta enfrentar seu divórcio com Polly da melhor maneira possível, mas as coisas são complicadas, é tudo muito conturbado, sua ex-mulher é uma megera. Se casamento não deu certo, ele não conseguiu ser um bom marido, Polly não foi uma boa esposa, mas Chris faz de tudo para ser um bom pai, para ele tudo na sua vida é a felicidade de Becky.
Becky tem quatorze anos, mas infelizmente aos quatro aninhos ela enfrentou um câncer que quase lhe tirou a vida. Nessa época tão problemática para fazer dos dias da menina menos exaustivos e dolorosos e enfrentarem a doença, Chris começou a lhe contar histórias. Unidos, pai e filha criaram um mundo equidistante. O reino de Tamarisk. Um mundo paradisíaco repleto de encantos e mistérios, tudo isso rodeado de magia curadora cheia de alegrias. Esse mundo refletiu na doença, fazendo que a convalescença de Becky fosse positiva. Mas aconteceu o divórcio, tudo se nublou e a menina nunca mais quis ouvir as histórias de seu pai e nem quis Tamarisk.
Dez anos se passam e Becky volta a sentir os cansaços já tão conhecidos, ela tem medo e não quer contar aos pais o que está passando com ela. No mundo encantado de Tamarisk a rainha Miea vê uma praga obscura e desconhecida destruir seu reino sem saber do que se trata e de como combatê-la.
Porém o universo conspira a favor de Becky e Miea, o destino vai colocá-las frente a frente e juntas elas vão lutar com todas as forças possíveis para salvar a vida de Becky e também eliminar a maldita praga de Tamarisk.
Um ponto que achei negativo foi às descrições repetitivas e o lado óbvio da trama que levaram muitas páginas para que os personagens desvendassem o que estava na cara. Mas adorei a leitura, isso não foi um fato que me oprimiu, a leitura fluiu depois que os personagens se mesclaram.
O ponto mais positivo, e porque não o mais lindo foi o amor intenso de Chris por Becky. Ele não mede sacrifícios, não mede absolutamente nada me prol da filha, isso é muito perfeito.
Amo fantasia e ver como um autor nos enriquece com esse gênero é muito bacana, como eu sempre digo, de real bastam às rotinas do dia a dia e é nesse ponto que o autor me ganhou.
Tamarisk é esperança, lá eu vi o conforto para os problemas de Becky e isso foi à insinuação pura e simples do que os livros fazem conosco.

"Não importava que muitas promessas não fossem realizadas. O que importava era que a esperança continuasse a existir."

Não sei se vocês, meus leitores, vão entender o que estou dizendo.
Finalmente para meu espanto total não chorei ao ler, embora seja um sick-lit. Acho que me encantei e a crença no bem que inundou meu coração abrandou minha alma.
Recomendo a leitura, espero que Chris, Becky e Miea te encantem assim como fizeram comigo.

site: http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/11/resenha-menina-que-semeava-lou-aronica.html#more

MárciaDesirée 13/11/2013

“Ela realmente estava falando sério sobre ter ido a Tamarisk. Com certeza – pelo menos provavelmente –um daqueles sonhos incrivelmente vívidos que você jura que aconteceu, mas ela parecia estar convencida.” (Pág.144).

Becky sempre teve uma ligação especial com seu pai, Chris. Quando ela tinha cinco anos, ficou terrivelmente doente, e era com seu pai que ela se esquecia de toda a dor e sofrimento. Junto com seu pai ela criou um mundo paralelo cheio de bichos diferentes, e que tinha um rei, uma rainha e uma linda princesa: Miea. Tudo foi criado por ela e pelo pai muito minuciosamente com uma incrível riqueza de detalhes. A partir de então, todas as noites ela se deitava com o pai e começavam a contar belas histórias de Tamarisk. Até que então sua doença entrou em remissão, seus pais se separaram e ela jurou nunca mais contar uma história de Tamarisk. Chris, seu pai, ficou com o coração partido, pois a sua separação resultou no distanciamento de sua única filha, pois além das mágoas, havia a intransigência de sua ex-mulher. Ainda sim Chris não desistia de seu objetivo de se reaproximar da filha, ainda que os momentos que passassem juntos fossem áridos.
Uma noite em que Becky passou na casa do pai e muito chateada por aquela situação constrangedora de tentativas de reaproximação, ela vai se deitar e ao cair em sono profundo, ela acaba de alguma forma, indo visitar Tamarisk.
Becky fica fascinada pelo mundo que ela e o pai construíram. Ela conhece então a rainha Miea, que ficou órfã e acabou tendo que assumir o trono deste reino mágico, onde não há estereótipos, mas que passa um momento de grande dificuldade.
Para ajudar a rainha, Becky vai tentar de tudo para descobrir uma forma de combater o grande mal que ameaça esta terra encantada, e ela nem imagina qual é a cura para este mal.
Eu comecei o livro com grandes expectativas, devido aos comentários que acompanhei e pela alta nota do SKOOB. E não me decepcionei. A relação de Becky e do pai começou bem estremecida e foi um pouco frustrante, mas ao longo da leitura se percebe que o vínculo de pai e filha é simplesmente inquebrável e lindo. A partir do momento que que ela começa a visitar o reino de Tamarisk a história vai se encorpando e ganhando outros ares. Fiquei com antipatia de Polly, mãe de Becky e apaixonada pelo pai, que criou pra filha um mundo de esperança. A história é realmente muito linda e recomendo.

Ju 02/11/2013

A Menina que Semeava
Becky vivia uma vida feliz com seu pai e sua mãe até os seus cinco anos. Foi aí que o câncer entrou na sua vida. A garotinha foi diagnosticada com leucemia, e isso desestruturou completamente seus pais. Seu pai, Chris, em um momento de desespero, teve a ideia de criar um novo mundo para ela, um lugar que se tornasse um refúgio e pudesse fazê-la esquecer por alguns momentos todo o sofrimento pelo qual estava passando.

"A imaginação cria coisas infinitas."

Assim surgiu Tamarisk, um lugar com cheiro de chocolate e framboesa e com espécies de plantas e de animais diferentes das da Terra. Algum tempo depois, Becky acabou se curando (na verdade, ninguém é considerado curado do câncer, mas a doença dela entrou em remissão e ela só precisaria fazer controles periódicos para se certificar de que continuava saudável). Mas o casamento de seus pais não sobreviveu. Quando Chris saiu de casa, ela tinha 10 anos e não entendeu nada e, como forma de "castigá-lo", decidiu que nunca mais eles criariam histórias envolvendo Tamarisk.

Até que, um belo dia, deitada em sua antiga cama que agora ficava em um quarto no apartamento de seu pai, Becky sentiu que estava caindo e acabou se encontrando com a personagem principal das histórias que criava: a princesa Miea. A garota descobre que Tamarisk é real, e começa a se envolver cada vez mais com esse mundo que julgava imaginário.

"Magia é apenas a ciência que nós ainda não entendemos."

Agora, imaginem o quanto isso é louco!! Você cria um mundo - vem tudo da sua cabeça, você sabe que ele só existe na sua imaginação, apesar de acreditar que seria um lugar muito legal para se viver. Aí, de repente, descobre que tudo aquilo que criou realmente existe, e muito mais que aquilo. Que sua história ganhou vida e, quando você a abandonou, continuou se desenvolvendo. Só eu acho isso mais que fantástico?

Descobri, quando fui colocar a informação de que estava lendo o livro no skoob, que é do mesmo autor de Um Ano Inesquecível, embora ele tenha usado um pseudônimo para esse último, Ronald Anthony. Eu amei demais Um Ano Inesquecível, e aí tive certeza que continuaria amando A Menina que Semeava até o fim. E eu estava mais que certa.

A narrativa é incrível, o autor intercala desde o início as histórias de Becky e de Miea, até que as duas se encontram e as histórias se interligam. Achei fascinante conhecer Tamarisk, é um mundo com muitas coisas diferentes, onde a terra é preta e a vegetação azul. Pássaros que lembram gaivotas gigantes servem como meio de transporte, e existem animais que, apesar de não falarem, têm meios de comunicação muito bem desenvolvidos, e alguns humanos podem entendê-los.

"Escutar era essencial. Escutar era o futuro. Escutar permitia que as histórias começassem."

O livro é tocante, fala sobre amor, sobre família, sobre amizade. Aliás, adorei duas amigas com papéis importantes na história. Lonnie, a melhor amiga que entrou na vida de Becky quando ela tinha apenas três anos, e nunca mais saiu. É um porto seguro que ela tem em sua vida. E Lisa, a melhor amiga de Chris. Ela dá um toque de leveza ao enredo, sempre arrumando encontros às escuras para os quais Chris não está nem um pouco preparado.

Estou completamente apaixonada por cada detalhe de A Menina que Semeava. Tenho certeza que todos nós temos muito a aprender com todas essas personagens maravilhosas. Espero que vocês leiam! =)

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-novo-conceito-menina-que-semeava.html
Lore 03/11/2013minha estante
Tenho muuuita vontade de ler esse livro. Apesar de achar uma história triste, eu adorei o fato de o mundo imaginário da protagonista ser se revelado real, e eu fico imaginando se o mundo que eu acredito como ideal e tenho-o criado na minha mente existisse, a loucura que seria lkdskadjaslkjd enfim, adorei sua resenha Ju, sou louca para ler o livro.

Jess 03/11/2013minha estante
A capa brasileira é linda!!!!! Eu AMEI! Eu prometi que nunca mais leria livros que envolvessem doenças que são graves! Já morri de chorar com a culpa é das estrelas e cante para eu dormir, ainda não estou preparada para mais uma perda =/
então vou demorar um pouco para ler este livro

Cris 04/11/2013minha estante
A capa é linda. Deve ser uma loucura, o livro mistura a realidade com a fantasia. Gostei muito, espero ter a oportunidade de ler.
Beijos

Leilane 04/11/2013minha estante
Parece lindíssimo! Mas olho para minha estante aqui ao meu lado e penso: não, não posso comprar mais um. Então, fica para um futuro distante.
Amei a resenha, parece que quando você se apaixona pelo livro, Ju, é quase como se sua resenha tivesse cores mais vibrantes, se ela fosse toda colorida.
Beijos

Juh 08/11/2013minha estante
Nossa Ju eu li esse livro esses dias atrás e simplesmente amei e também chorei de mais, rsrs, (Inclusive resenhei ele no meu blog), tinha horas que dava meio que um sufoco com os problemas da Becky, ficava imaginando se ela ia conseguir, também gostei muito o fato do autor nos propiciar o conhecimento de um filho que tem os pais divorciados, vi que a Becky sofreu muito com isso e realmente esse é um tema bem delicado!!! Enfim ainda não tinha lido nada do autor, mais tenho certeza que vou ler porque eu ainda estou sonhando com esse livro!!! Beijos!

Thaís 09/11/2013minha estante
Ai Ju! Você quer me matar de perfeição? haha Quero imediatamente esse livro, no início da resenha fique bem tocada pelo fato do câncer em Becky, porque lembrei da minha priminha, que também está passando por isso aos dois anos de idade, mas eu adorei totalmente o mundo de Tamarisk, me lembro de um filme que assisti (o nome como sempre esqueci), parecia muito com a história do livro. Eu quero ler!
Beijos..

Michelli Prado 19/11/2013minha estante
Olá Ju, como não se encantar e ficar morrendo de vontade de ler este ao ler sua resenha. Uma historia super diferente...Espero conferir em breve!!

Juh 26/10/2013

A menina que semeava
Oi gente, então aqui vai mais uma resenha pra vocês, e o livro da vez é A menina que semeava, um romance que enaltece a imaginação, o esforço e o afeto. A arte desse livro é muito linda, eu me apaixonei por essa capa desde a primeira vez que a vi. Uma coisa que achei legal no livro foi o autor disponibilizar um email para o leitor enviar sua interpretação da história, uma vez que o Lou Aronica acredita que é possível várias interpretações.
É uma história emocionante que retrata a vida de Becky, uma adolescente que já sofreu de leucemia e agora a doença retorna novamente. Aos 5 anos quando enfrentou esse grande mal pela primeira vez a garotinha junto com seu pai (Chris) criam um mundo imaginário chamado Tamarisk, só que agora aos 14 anos Becky e Chris começam a acreditar que esse reino é real. Porém existe um grande problema, os pais de Becky se separaram recentemente e a mãe da garota (Polly) se recusa a acreditar nessa fantasia.
Becky é uma menina muito cativante e nossa é impossível não chorar ao ler esse livro tão fascinante. A imaginação que ela possui e a força de seguir em frente é impressionante.

“Nossa história é mais longa que essa, Estrela. Nossa história é eterna.”

Também adorei a princesa/rainha Miea, ela é tão gentil, delicada e muito preocupada com o bem estar do seu povo. No seu reino (Tamarisk) está ocorrendo um grande mal que devasta tudo, eles já procuraram uma solução, mas ainda não encontraram, por fim Chris e Micea chega a conclusão que o grande mal de Tamarisk está associado a Becky...
Gente eu super recomendo esse livro ele é muito lindo, através da história de Becky, nós percebemos que o ser humano tem um potencial incrível, o quanto a vida tem valor e como a imaginação pode transformar o nosso mundo, ele também trabalha com a questão do divorcio, é muito triste ouvir Becky falar como ela se sentiu com a separação dos pais. Chorei muito, em diversas partes. Nossa vou me controlar aqui, porque se não essa resenha vai ficar enorme. Rsrs. Espero que tenham gostado.

“A imaginação cria coisas infinitas”

site: http://meudiariojk.blogspot.com.br/2013/10/resenha-menina-que-semeava.html

Lorena 20/10/2013

A menina que semeava
A Menina que semeava é um livro encantador, tem uma bela capa e está repleto de grandes emoções. Se você gosta de uma historia criativa, inovadora e que além de te transportar para um mundo magico e incrível ainda tem uma historia tocante, vai se apaixonar por ele.

O livro conta a historia de uma garota, Becky, ela teve leucemia na infância, aos 5 anos, e para ajudar a filha a lidar com isso e se esquecer um pouco da dor e do desconforto causado pelo tratamento, seu pai, Cris, tem numa noite a ideia de criar um reino.

Um reino onde tudo o que eles imaginassem pudessem ser real, Thamarisk, eles passam cinco anos criando historias todas as noites e inventando coisas novas e aventuras, mesmo depois de seu câncer entrar em remissão.

Até o dia em que Polly, a mãe de Becky, decide se separar de Cris porque o casamento deles não vai muito bem. A partir do dia em que Cris vai embora de casa ele se distancia cada vez mais da filha.

Essa distancia se torna um grande incomodo e empecilho no relacionamento dele com a filha que até então era muito bom e forte, mas um evento impressionante promete mudar essa historia e reaproximar pai e filha novamente, pena que de certo modo, isso acaba distanciando eles ainda mais.

O livro é muito bem escrito, a leitura é rápida, fácil e instigante, do primeiro ao ultimo capitulo você não pensar em parar uma única vez, poucos livros eu consegui ler assim tão rápido e sem perceber as paginas passando até chegar ao final.

Lou Aronica certamente é um autor que sabe cativar os leitores, ele nos apresenta uma historia muito bem baseada e descritiva, ele cria um reino magico, criativo e totalmente diferente dentro de um livro.

AndyinhA 20/10/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Sabe aquele livro que tinha tudo para dar certo, uma história linda, uma escrita interessante, um tema tocando e quando você termina fica querendo entender porque que as coisas não funcionaram já que parecia que tinha todos os itens de sucesso?

‘A Menina’ poderia ser um livro letal, mas acabou nem sendo porque o time da história está errado e com isso nada parecia casar com o que deveria. O assunto que o autor toca é muito legal, mas ele acontece tarde no livro e até o mundo do faz de conta é marcante, mas o ‘timing’ não foi perfeito e ficou tudo no e se...

O livro não é lá muito feliz, ele fala de doenças fortes – câncer, fala das muitas situações que a gente engole uma porção de coisa e perde o momento para fazer as pessoas verem a nossa visão/opinião e como depois desse momento perdido as percepções mudam, mas fala de sonhos e de esperanças.

Nossa percepção da história é por três pontos de vista – da menina Becky, do pai dela e do tal mundo imaginário. Ele conta quando a menina já tem uns 14 anos, mas quando ela era nova, passou por momentos difíceis: o câncer e com ele veio a criação do mundo imaginário e após tudo isso ainda teve a separação dos pais. Esses três itens são muito bacanas, mas contar a história com 14 anos e no passado, acabou não nos trazendo o sentimento e emoção que com certeza o autor quis transmitir.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/09/poison-books-menina-que-semeava-lou.html

Nita 18/10/2013

“Deveria haver mais avisos de que você está se aproximando do alto da curva e de que você está prestes a despencar, Chris pensou. Se eu soubesse como eu estava perto, teria feito alguma coisa – não sei o quê – para marcar a ocasião.”
Esse foi um livro muito interessante, a história é sobre Becky, uma garota de 14 anos que está doente, ela vive com a mãe, uma mulher bem estranha no sentido de super protetora e que detesta o pai de Becky. Seu pai Chris foi meu personagem preferido, ele é um homem que ama acima de tudo sua filha, mas ama tanto que ele coloca tudo, sua própria vida abaixo da felicidade dela.

‘’Ao ouvir a voz infantil da filha na tela pela primeira vez, ele chorou imediatamente. Sentiu uma falta desesperadora daquela voz, mais ainda do que achava ser possível. Sentiu saudades do jeito como ela falava com ele, como a maneira dela de pronunciar ‘’papai’’.

Na história pai e filha tinham quando ela esteve doente de Câncer pela primeira vez, tinham uma ligação muito especial, para se distraírem da doença eles criaram um mundo de fantasia, mas não era um simples conto de fadas, eles criaram todo um mundo novo, pensaram nas árvores, nas frutas, animais, nos reis, em tudo. Mas após a separação de seus pais Becky nunca mais quis falar de Tamarisk. Ela se tornou uma pessoa fechada, que não tem mais um relacionamento intimo com o pai, por mais que o ame, ela ainda guarda magoa.
Mas infelizmente sua doença retorna, e por incrível que pareça será Tamarisk sua única saída.

“Ele rapidamente se transformaria num convidado na vida da filha. Alguns meses antes do divórcio, ele nunca teria imaginado isso.”

Em algo que parece mais um sonho, ela vê e conversa ainda que por breves instantes com a princesa Miea. Depois disso o livro vira uma loucura, esse encontro confesso que achei apressado, gostaria que tivesse sido mais bem explicado, foi muito rápido.

‘’Pai, você não vai acreditar nisso: Tamarisk é real. ’’

Temos duas histórias acontecendo ao mesmo tempo, o narrador nos apresenta a vida de Tamarisk, através das palavras de Miea conhecemos seus infortúnios, suas alegrias e presenciamos o seu reino que assim como Becky, está morrendo!
Intercalando as duas histórias, e as unindo quando pai e filha descobrem uma maneira de viajar para lá, vamos vendo vidas se consumindo, desesperados por uma cura.

O livro foi muito belo, misturar um conto de fadas com a realidade foi uma ideia brilhante. A relação pai e filha, até mesmo a união e sofrimento de sua mãe... Foi muito tocante! Sem falar que Tamarisk é um lugar encantador, deu vontade de viajar para lá também, mas o final do livro... Devo dizer que vão precisar de lenços, muitos. Foi um final esperançoso ao mesmo tempo em que triste para alguns.

“Não importava que muitas promessas não fossem realizadas. O que importava era que a esperança continuasse a existir.”

Sobre a diagramação, o livro foi perfeito! Estou para ver uma capa tão bonita, a Novo Conceito sempre capricha nelas, se você não compra um livro deles pela história provavelmente vai comprar pela bela capa. Sem falar nas folhas amareladas para facilitar a leitura e as letras de excelente tamanho.

Título: A menina que semeava
Autor: Lou Aronica
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416

site: http://paposobrelivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-menina-que-semeava-e-preciso.html

Fernanda 09/10/2013

Resenha: A Menina Que Semeava
Resenha: “A menina Que Semeava” de Lou Arounica, é um romance carregado de dramas e mensagens reflexivas. É uma história que lida com muitos fatores importantes da vida, como o amor, a solidão, a superação, esforços e os diversos problemas que enfrentamos durante nossa trajetória. Juntando à isso, somos apresentados a uma realidade fantasiosa, mágica e incondicional, revelando que a imaginação tem um poder surpreendente.

Chris Astor é solitário e tem uma vida tranquila, apesar de passar por algumas turbulências na família e a sua filha Becky ter leucemia. O problema é que o casamento não deu muito certo, e agora há ainda mais esse problema e toda angustia de uma separação, que envolve todos que vivem ao redor.

O pai de Becky sempre foi muito cauteloso e fazia de tudo para mantê-la confortável. A doença veio quando ela era muito nova. Nessa fase, pai e filha criaram um mundo imaginário chamado Tamarisk, onde juntos, viviam as mais diversas aventuras e esqueciam dos conflitos da vida real.

A narração desse ambiente repleto de fantasias é mágico, e só comprova como a imaginação tem poder para revelar, gerar expectativas e se manter vívida. Para felicidade de todos, Becky foi curada, porém outro agrave aconteceu a seguir: o divórcio dos pais. Como era de se esperar, pai e filha se afastaram e aquela cumplicidade de antigamente já não era mais a mesma. Contar histórias para uma menina que sabe o que é real já não tem mais graça, porque tudo isso ficou na infância. Será?

Até que Becky descobre que Tamarisk existe realmente e ainda consegue interagir com este ambiente novo. E também há um enorme conflito neste cenário envolvendo a ameaça de uma praga, conhecemos uma rainha e uma sensação de esperança com a chegada de Becky. A menina se faz importante não apenas neste novo universo, mas principalmente por que esse fato é o causador da reaproximação com o pai, o que torna o enredo cada vez mais emocionante e profundo.

Quem nunca imaginou estar em outro lugar e viveu as mais diversas situações? “A Menina que Semeava” redireciona o leitor a pensar na infância, nas histórias contadas, na relação com os pais e principalmente sobre o rumo de nossas vidas. A verdade é que não podemos deixar de lado coisas importantes só porque crescemos. A essência deve continuar e ser cultivada.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-menina-que-semeava-lou-aronica.html

Paty 07/10/2013

"É preciso noite para surgir o dia."
Comecei a fazer essa leitura sem expectativas e sem saber o que me esperava, não li a sinopse, mas li algumas resenhas e fiquei com a impressão de ser um sick-lit, mas na minha opinião o que predomina aqui é a fantasia.
Achei a história um tanto confusa nos capítulos iniciais, tanto que reiniciei a leitura, e continuei perdida, mas segui adiante, e foi assim que aos poucos tudo foi se encaixando e a história foi sendo montada. Então fica a dica: se você se sentir assim ao iniciar a leitura, insista, vá em frente.

Tamarisk é um mundo de fantasia criado por Chris para sua filha Becky quando ela tinha 5 anos e passava por um momento angustiante na luta contra leucemia. Esse mundo era seu refúgio, onde tudo é possível e mal nenhum pode acontecer a ela, um mundo onde ela se encontra protegida.
Tamarisk é um mundo criado também por Becky, e totalmente diferente; da forma como uma criança imagina que o mundo pudesse ser: onde a cor predominante na natureza ao invés de ser verde era azul, e o ar tinha um aroma de chocolate e onde as pessoas podiam ouvir os pensamentos dos animais.
"Será que Tamarisk ia oferecer a eles algum lugar para escapar, fugir dessa realidade tão horrível?"
"A imaginação cria coisas infinitas."

Quando essa fase de luta passou, e Becky já estava com 10 anos, seus pais se separaram devido aos constantes desentendimentos.
Chris foi aos poucos perdendo a conexão com a filha, eles acabaram criando uma barreira entre eles evitando falar sobre o que aconteceu e porque aconteceu, e como ela se sentia ou o que ela achava sobre a separação... apesar de todos os esforços de Chris para tentar manter a relação com a filha como sempre foi, ele não conseguiu.
"A vida com Becky tinha sido um misto de descobertas instantâneas e pequenas pérolas de tempo.
O que me atraiu muito nessa história, foi a questão dela retratar o amor do pai, o seu sofrimento, sua preocupação e agonia ao ver que conforme o tempo passava ele 'perdia' um pouco mais do afeto da filha, que a cada dia eles se distanciavam mais.
Estou acostumada a ler histórias onde o amor da mãe é que predomina, não tendo uma visão mais ampla do ponto de vista do pai, aqui é o inverso....e foi nesse ponto que a narrativa me ganhou.
"Para ele, ser pai era um gráfico cheio de marcos importantes...Simples necessidades biológicas dão lugar à interação, que dá lugar às brincadeiras, que dão lugar as conversar relevantes e assim por diante."
Mas aqui também rola aquele estresse do tipo: se eles falassem tudo o que tinham que falar, tudo seria mais fácil e resolvido, dá vontade de dar uns puxões de orelha neles.
Polly, a mãe de Becky, também é uma pessoa que não facilita em nada, nem a vida do ex e muito menos a da filha, ela não incentiva essa aproximação, achei ela bem egoísta.

Tamarisk ficou pra trás com a separação, Becky não queria mais inventar histórias, já estava crescida e o mundo fantástico criado pelo pai não condizia com sua idade, ela não precisava mais desse esconderijo, dessa válvula de escape.
Na realidade, pra dar continuidade a esse mundo e essas histórias, pai e filha precisariam estar mais próximos, mais ligados, exigiria maior contato e comunicação entre eles, mas não era a vontade de Becky, ela queria quebrar esse elo.
Mas agora, aos 14 anos, o câncer deu sinal de retorno, e ela escondeu o máximo que pode, negando pra si o obvio, e escondendo dos pais os sintomas ameaçadores.
Numa noite na casa do pai, Tamarisk tornou-se de fato um mundo pararelo para Becky. Ela conseguiu uma conexão com Tamarisk e conheceu a princesa Miea( a parte dessa transição foi muito rápida, senti necessidade de mais detalhes pra passar por essa etapa).
E descobrimos que esse mundo está passando por um grande problema, uma praga vem destruindo tudo e ninguém consegue descobrir a causa. E agora, o que será de Tamarisk e todo reino? E quanto a Becky, passará ilesa a essa recaída? Será que existe alguma ligação entre a recaída de Becky e os problemas que Tamarisk vem enfrentando?

Um personagem que não posso deixar de citar aqui é Gage, que pra mim foi uma incógnita durante toda a narrativa, mas ao terminar a leitura, tem uma ressalva do autor onde ele diz que cada leitor fez uma interpretação da história, então eu parei e pensei e fiz a minha.
"Só precisava de imaginação e convicção..."
A história é narrada transitando entre cenas envolvendo a realidade de Becky e todos que a cercam e o mundo pararelo de Tamarisk.
Essa é uma história emocionante sim, pelo fato de sentirmos toda a dedicação de Chris em fazer o melhor para a filha, mas a parte do drama fica mais para o desfecho mesmo; então não foi uma leitura 'pesada', que me deixou com o coração apertado o tempo todo, foi uma história bonita com um final encantador.
Não deixe de fazer essa leitura.
"Essa história foi tão inesperada, tão profundamente enriquecedora..."
"Nada é exatamente como a gente pensa..."

site: http://www.leiturasdapaty.com.br/2013/09/resenha-menina-que-semeava.html
Jefferson 16/10/2013minha estante
estou no capitulo 2 mais nao to entendendo nada kkkkkk to quase deixando o livro

Paty 16/10/2013minha estante
Oi Jefferson.
Como eu falo no início da resenha, eu tive que reiniciar a leitura justamente por não estar entendendo nada rsrsrs, e continue sem entender até que os fatos foram se unindo mais à frente e fazendo sentido.

"Então fica a dica: se você se sentir assim ao iniciar a leitura, insista, vá em frente."