O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Ayala Milena 17/04/2022

Os livros de Neil Gaiman sempre me deixam com uma nostalgia inexplicável. Sinto o aconchego, medo, curiosidade, a bravura.. todos os sentimentos que a infância nos proporciona. ?

Thales 25/09/2020

Gaiman é uma das mentes mais distintas que a gente tem na literatura hoje, sua produção rica e estupidamente diversa mostra isso. "O oceano no fim do caminho" é uma das provas cabais desta distinção.

É difícil imaginar que outro autor poderia escrever com tamanha sutileza um terror "infantil" permeado pela leveza da infância e um drama denso até o talo. É um deleite ver como os acontecimentos mais absurdos são enfrentados pelo pequeno protagonista de forma lúdica, "fofa", e como sua inocência continua preservada mesmo diante de monstros e, bem, problemas familiares.

E no fim, é isso: uma narrativa mágica e assustadora contada a partir das lembranças da infância. Ela tem altos e baixos, momentos de grande tensão seguidos de trechos mais monótonos, mas no fim o que nos é entregue é de bastante qualidade.

O único senão mesmo são vários erros de edição no texto ao longo do livro, o que me tirou um pouco do eixo enquanto lia.

@omeunomeemaira 25/12/2020

Esse livro vale a pena ser revisitado sempre que possível, eu esperava qualquer outra coisa, menos essa lição valiosa que temos aqui, muito bom! Terminei o livro pensando em como os traumas da nossa infância nos acompanham e como víamos as coisas quando éramos crianças né, talvez não tenha sido nada do que lembrávamos ou talvez tenha sido tudo! ?????

kit kat 06/01/2014

"Não tenho saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam."
É possível um oceano ser tão pequeno quanto um lago? O pai do narrador de O Oceano no Fim do Caminho acha que não. O narrador acha que sim. E todo mundo que leu essa história deve concordar que sim, a resposta é sim. Na verdade, um oceano pode ser tão pequeno quanto um livro azul de 208 páginas, e mesmo assim ser tão grande quanto o próprio universo e todos os seus mistérios. O Oceano no Fim do Caminho é assim, pequeno e grande, meigo e assustador. Uma história que encanta, assombra e emociona principalmente aqueles que já deixaram as aventuras da infância para trás, mas que delas não plenamente se despediram.

O livro tem um herói que poderia ser qualquer um. Ele não diz o seu nome, está voltando de um funeral na região onde passou a infância e resolve visitar a fazenda no final da estrada onde morava a família de sua antiga amiga Lettie Hempstock. Enquanto o herói podia ser qualquer um, as Hempstock são únicas em todos os sentidos. Ele as conheceu quando tinha sete anos, e as suas memórias daquela época estão enevoadas, esquecidas. Mas, ao sentar-se de frente para o lago nos fundos da fazenda, ele subitamente se lembra do que realmente aconteceu naquela estrada e nos seus arredores tantos anos atrás.

“Adultos seguem caminhos. Crianças exploram. Os adultos ficam satisfeitos em seguir o mesmo trajeto, centenas de vezes, ou milhares; talvez nunca lhes ocorra pisar fora desses caminhos, rastejar por baixo dos rododendros, encontrar os vãos entre as cercas.” [pág. 70]

O Oceano no Fim do Caminho é um livro marcante, daqueles que não precisam de muito para passar uma bela mensagem. A narrativa é simples, afinal, trata-se do ponto de vista de um menino de sete anos. Ainda assim, é uma narrativa carregada de figuras simbólicas, frases de efeito e referências que demonstram a sabedoria do autor dentro da inocência do protagonista.

O desfecho é mágico, tocante. É um final como deveria ser em todas as histórias, ou seja, a melhor parte. No fim das contas, Neil Gaiman escreveu um mito, pois, como o próprio autor diz no livro, mitos "... não eram histórias para adultos e não eram histórias para crianças. Eram melhores do que isso. Simplesmente eram." [pág. 66] E O Oceano no Fim do Caminho deixa essa mesma sensação.

Fotos do livro no link abaixo:

site: http://www.bibliophiliarium.com/2014/01/resenha-o-oceano-no-fim-do-caminho.html

Francisco240 28/05/2020

Misteriosamente incrível...
Um livro com um ar pesado, que apesar do personagem principal ser uma criança, não deixa de diminuir a quantidade de estresse psicológico que o texto repassa ao leitor...
Uma leitura tranquila; há alguns choques de realidade e combate de uma memória gasta e confusa que não se lembra que viveu o irreal ou apenas mais uma peça que a vida lhe prega...

Naty 23/05/2020

Livro com boa leitura,o final não me encheu os olhos,mas foi bom. Personagens bem desenvolvidos, trama bem contada.

Wilza.Alves 02/01/2022

Sem dúvida se torna o meu favorito de Gaiman. Escrita leve e ao mesmo tempo cheia de reflexões, os personagens são bem construídos e cada um desperta sentimentos diferentes. É uma daquelas histórias que nos deixa sem palavras, foi um ótimo presente e um livro maravilhoso para começar o ano.

yasmin.m.j 02/04/2021

Neil Gaiman
Esse livro traz uma reflexão mais do que sensível sobre os medos e as perspectivas de uma criança sobre o mundo. Com a possibilidade de sair do campo da imaginação e levar a narrativa a um campo de realidade, nesse livro, os adultos podem e devem relembrar e sentir todas as metáforas e o medo de uma criança.

Dani 01/08/2021

Meu livro favorito
Esse com certeza é o melhor livro que eu já li, acho impressionante a habilidade do Neil de fazer a gente se aprofundar na história como se tivéssemos vivendo ela.

Patricia 31/05/2022

Poesia!
"Vou dizer uma coisa importante para você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho."
Perfeito!

Chihiro 07/04/2021

Devia ter lido o livro do Pelé
Muito ruim, chato, forçado, piegas, bobo. Nem vale o esforço de escrever uma resenha decente.

Karolina 11/09/2020

Foi como voltar a ser criança novamente, primeira leitura do autor que fiz e ja pretendo começar as próximas.