O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Nathy 25/12/2020

Do começo ao fim do livro, não parei de pensar na minha infância. Então acho que esse livro cumpriu bem o seu papel.
Neil Gaiman vai nos convidando a rever e relembrar memórias que muitas vezes se escondem em cantinhos da nossa mente e que, na maioria, não aconteceram do jeito que a gente lembra.
Trazendo o fantástico, a magia, o não explicado e o mundo de uma criança de sete anos que vive com tudo isso em volta o tempo todo, vamos acompanhando um homem de seus quarentena anos sentado na frente de um lago somente lembrando de acontecimentos que aconteceram ou não com ele muitos anos atrás.
Somente agora escrevendo a resenha que me toquei que o homem não tem um nome, mas para mim ele é tão palpável e familiar, que não fez diferença eu saber seu nome ou não. Poderia facilmente ser ?Nathalia?.
O livro é sim um grande convite para desmitificar a infância e as ilusões que criamos para nós mesmo como seres humanos vivendo o presente, mas sempre com o passado como fantasmas à nossa volta.
Mergulhei na escrita maravilhosa do Neil Gaiman e no jeito que ele te transporta para dentro do livro com suas descrições e diálogos incríveis.
É um livro que com certeza ainda vou revisitar muito durante a minha vida, igual revisitar um lago que na verdade é um oceano.

Edi 19/02/2022

A história me prendeu bastante e a leitura fluiu. Gostei bastante de como as coisas foram acontecendo e metaforicamente pode ter muitos significados. Só senti falta de ter algo que amarre melhor a história.

Katana 18/07/2022

Confesso que fiquei um pouco perdida?
É uma fábula que te deixa bem preso a história e que te faz querer ler para entender mais o que está acontecendo e tudo mais, confesso que não entendi tão bem algumas partes e talvez seja necessário eu ler novamente, mas no geral é um bom livro.

BonsoirWill 17/03/2021

O oceano...
Primeiro contato com um livro do Neil Gaiman. Gostei bastante do desenrolar da história. De fato nós prende a atenção.
Não sabia sobre o que era a história e de fato me surpreendi com o rumo da trama.

_Du_ 08/03/2024

Sempre que leio Neil Gaiman eu tenho essa sensação diferente. O mundo imaginado por ele, a sua fantasia e mitologia, são bem diferentes. E geralmente me pega pelos pés em uma armadilha e quando percebo, estou completamente envolvido. Adorei essa história. Vale muito a pena ler.

JF 03/10/2020

BIZARRO
Li num dia. Achei extremamente bizarro, sem sentido. Fiquei o tempo todo na expectativa de explicações para os vários elementos sobrenaturais apresentados, e simplesmente ficou assim msm: SEM EXPLICAÇÃO. Não percam seu precioso tempo. Péssimo!!!!

Mayara Beatriz 07/03/2022

No começo não havia nada, exceto o oceano...
"No começo não havia nada, exceto o oceano..." é assim que se inicia o mito da criação egípcia e é com essa premissa que toda a magia desse livro incrível acontece.

Misturando mitologia e fantasia, Neil Gaiman consegue criar um mundo inteiro através das recordações da infância vividas pelo personagem principal - cujo nome não nos revela - que com sua coragem e força nos cativa a cada página.

Algumas marcações:
"As memórias de infância às vezes são encobertas e obscurecidas pelo que vem depois, como brinquedos antigos esquecidos no fundo do armário abarrotado de um adulto, mas nunca se perdem por completo."

"Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."

"Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito."

"Quando estava lendo meu livro eu não tinha medo de nada."

"Adultos seguem caminhos. Crianças exploram"

"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro"

"Ah, os monstros não têm medo. É por isso que são monstros"

"Nada nunca é igual, seja um segundo mais tarde ou cem anos depois"
Paloma 07/03/2022minha estante
Aaaaaaaah me convenceu. Lerei com certeza ???

Mayara Beatriz 07/03/2022minha estante
Aaaaaaah, que maravilha! ?

Abelita.Azevedo 12/03/2022minha estante
Eu amei tanto esse livro!
??

alexiamc 18/01/2021

Neil Gaiman, sempre incrível
Eu adoro absolutamente tudo do Neil Gaiman, desde seus contos (Alerta de Risco tem alguns dos mais geniais que eu já li na minha vida) até os grandes romances (meu preferido é Lugar Nenhum).
Antes de ler esse livro, confesso que eu tinha certo preconceito com histórias muito curtas (ele tem menos de 200 páginas), mas O Oceano No Fim Do Caminho me fez enxergar tudo sobre uma nova perspectiva. De uma maneira muito simples e "mágica", ele aborda inúmeros temas complicados. Definitivamente, embora curto, não foi um livro de leitura rápida, pois eu tive que parar em diversos trechos para pensar sobre o que estava acontecendo ali.
Enfim, mais uma obra brilhante do autor.

@omeunomeemaira 25/12/2020

Esse livro vale a pena ser revisitado sempre que possível, eu esperava qualquer outra coisa, menos essa lição valiosa que temos aqui, muito bom! Terminei o livro pensando em como os traumas da nossa infância nos acompanham e como víamos as coisas quando éramos crianças né, talvez não tenha sido nada do que lembrávamos ou talvez tenha sido tudo! ?????

Brunohrs 02/04/2021

Um laguinho no meio de uma fazenda
Meu primeiro contato com o autor e eu estava com as expectativas altissimas. Uma pena que fui surpreendido negativamente.
Não é que o livro seja ruim, mas a historia, para mim, precisava de uma profundidade que não nos foi dada, era tudo muito simples, corrido e facilitado.
Apesar de tudo, achei a escrita bem fluida e a narrativa bem amarrada com um final forte e bem pensado.

Thiago Araujo 26/06/2020

Não é um lago, é um oceano...
Cheguei a conclusão que ser fã de Neil Gaiman não é fácil. É incrível o que ele é capaz de fazer, não com nossa mente, mas com a alma.

O Oceano no Fim do Caminho é um exemplo disso. Você segue a leitura esperando uma coisa e outra acontece, dilacerando e aquecendo o coração em seguida. E você fica: o que foi isso?

Talvez o mistério seja a habilidade de Gaiman em mexer com o que acreditamos quanto à espiritualidade. Conceitos que consolidamos com impasse do tempo e que podem (ou não) ser questionados.

Acreditar em alguém que pode se sacrificar por outra pessoa sem ao menos conhecê-la é uma questão antiga, mas que não perde nunca o encanto. Obrigado Lettie!

Mariana Navarro 26/11/2023

Nostalgia
Foi o livro mais gostoso que li esse ano. Senti como se eu tivesse voltado a infância, uma sensação de nostalgia que eu não sabia do que. Eu mergulhei no oceano nesse livro e por algumas horas sai da minha realidade.

Thales 25/09/2020

Gaiman é uma das mentes mais distintas que a gente tem na literatura hoje, sua produção rica e estupidamente diversa mostra isso. "O oceano no fim do caminho" é uma das provas cabais desta distinção.

É difícil imaginar que outro autor poderia escrever com tamanha sutileza um terror "infantil" permeado pela leveza da infância e um drama denso até o talo. É um deleite ver como os acontecimentos mais absurdos são enfrentados pelo pequeno protagonista de forma lúdica, "fofa", e como sua inocência continua preservada mesmo diante de monstros e, bem, problemas familiares.

E no fim, é isso: uma narrativa mágica e assustadora contada a partir das lembranças da infância. Ela tem altos e baixos, momentos de grande tensão seguidos de trechos mais monótonos, mas no fim o que nos é entregue é de bastante qualidade.

O único senão mesmo são vários erros de edição no texto ao longo do livro, o que me tirou um pouco do eixo enquanto lia.

Ayala Milena 17/04/2022

Os livros de Neil Gaiman sempre me deixam com uma nostalgia inexplicável. Sinto o aconchego, medo, curiosidade, a bravura.. todos os sentimentos que a infância nos proporciona. ?

Yas (@vestigiosdesolitude) 11/06/2023

Demorei muito pra conseguir concluir, com toda certeza não foi uma leitura pra mim, os personagens e a história não me cativaram.