O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Di Sanctis 04/02/2020

Uma fantasia emocionante sobre a passagem da infância para a vida adulta
Amei ter iniciado 2020 com essa leitura, pois foi uma surpresa extremamente agradável para alguém que não tem o hábito de ler fantasia.

A narrativa é lindamente construída, com personagens facilmente apegáveis e um desfecho tocante.

Posteriormente, descobri que Neil Gaiman escreveu o livro para a esposa que também "não gosta muito de fantasia", então posso concluir que ele acertou em cheio para conquistar essa parte dos leitores.

#TheRedVulcan

Rafael.Tadeu 09/02/2022

Perfeito
Que livro meu Deus

Amei do começo ao fim,um realismo dark que o Gaiman sabe fazer com perfeição, com personagens cativantes e aquela duvida no fim do livro,se era real ou imaginação,que te deixa pensado um tempo mesmo depois de terminado

Virou favorito da vida
Yoh 09/02/2022minha estante
Também gostei desse livro, é um dos melhores do autor que já li até hoje

Gabriel.Rodrigues 13/11/2020

Sobre resgatar sentimentos da Infância..
Mais um livro que ao terminar de ler senti a necessidade de abraça-lo junto ao peito.

Eu me senti o protagonista desta história, me senti desamparado, com medo, sozinho, e perdido... Eu com 26 anos me senti na pele daquele garoto de 7, vivi aquelas lembranças como se fossem minhas. E me deparei grato pelas Mulheres Hempstock que cuidaram de mim na infância e ainda cuidam na fase adulta.

As lágrimas derramadas ao fechar o livro foram de pura grati?ão e saudade. Esse livro com certeza me fez uma pessoa melhor.

Brenda 27/10/2023

Intrigante...
Se eu pudesse descrever esse livro em uma palavra, seria essa. Foi meu primeiro livro do autor e admito que foi uma grande surpresa. Me prendeu demais essa história, apesar de ela ser bem maluca, eu tenho a impressão de que se eu ler 10 vezes, terei 10 opiniões e visões diferentes sobre esse livro.
É uma história totalmente diferenciada, fora do normal. Apesar de a história girar em torno dos acontecimentos durante a infância do personagem, ela traz muitas reflexões para a vida adulta, isso me atraiu bastante.

Ps.: Tenho uma impressão fortíssima de que a Lettie é uma grande mulher no corpo de uma criança, mas como o próprio autor disse no epílogo: "Este livro é o que você acabou de ler. Fim."

Rahrt 10/08/2021

"Você fala em enigmas o tempo todo."
Aviso: essa história possui um potencial enorme de dilacerar o coração de quem se dispuser a lê-la.

Aqui estou eu, quase 10 anos depois, descobrindo esse livro maravilhoso que me prendeu por completo. Toda vez que eu tinha que deixar a leitura de lado, minha cabeça continuava nela; só o que eu conseguia pensar era em Lettie Hempstock e nessa aventura fantástica tão incrível, fluída e envolvente. A narrativa de Neil Gaiman é brilhante, principalmente porque você nunca imagina que ver o mundo pelos olhos de uma criança de 7 anos vai te fazer sentir como se levasse um soco no estômago em determinados trechos - e não foi difícil terminar o livro aos prantos, daqueles que até te apertam a garganta.
São 208 páginas que poderiam se estender muito mais; ao contrário de autores que falam demais (alô Stephen King!), Gaiman poderia ter narrado 500 páginas a mais dessa história deliciosa que eu teria lido contente!
Um livro muito bom, pra ser lido várias e várias vezes.

Paloma Araújo 30/03/2021

Muito doido
Não sei se sou eu que sou burra, mas não entendi nada desse livro. As pessoas veem tantas lições, tantas preciosidades e eu só pensava: "tem que estar muito louco na droga pra achar sentido nessa história". Enfim, não foi pra mim.
Tayane57 30/03/2021minha estante
Cannabis mode on kkkkk

MarcosQz 29/07/2013

O Ocenao no Fim do Caminho - RELEITURA
"A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho."
Uma de várias frases marcantes desse livro incrível. Voltar a ler O Ocenao no Fim do Caminho foi uma das melhores leituras do ano, é incrível como podemos enxergar de forma diferente e se ater em outras coisas que passaram em branco.
Somos como crianças, todos nós, sempre querendo algo, esperando por alguma coisa.
É um conto na verdade sobre o passado que esquecemos, por um motivo ou outro, sobre as pessoas que estavam conosco em determinado período, sobre dor, raiva, amor, amizade, forças ocultas que nos controlam e nem percebemos. É um livro sobre salvar o outro, mesmo que as vezes custe a nossa própria vida, para que o outro tenha uma vida que valha a pena ser vivida..
Mas o Oceano ainda devolverá Lettie um dia.

......................................................................................................................................
É o primeiro livro que leio do Gaiman e amei.
O livro é simples, até parece mais um conto mesmo, como era pra ser, uma narrativa rápida e fluida, que não cansa e cativa.
O personagem principal, da qual não se sabe o nome, tem apenas 7 anos e é apaixonante, mas ele tem 7 anos no passado, algo que ele havia esquecido, e que volta a se lembrar quando ele retorna a sua cidade natal para um velório.
Lettie Hempstock retorná em sua memória, assim como as Sras. Hempstock, todo o passado dos seus 7 anos onde descobriu que nem tudo é o que parece, que nosso mundo esconde segredos, e que felicidade demais, faz mal.
Lettie é outra personagem que a gente se apaixona fácil, com os seus muitos 11 anos e que a gente espera que o Oceano devolva.
Hugo 19/09/2015minha estante
Gostei do comentário, útil, direto e não é prolixo como muitos por aqui! :D Obrigado

Pri | @biblio.faga 16/05/2020

.⁣⁣⁣
Meu primeiro contato com o plurivalente Neil Gaiman foi por intermédio do incrível universo do Sandman, então, já sabia do seu incrível domínio do imaginário e do excelente uso do charme da mitologia.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
“Eu adorava mitos. Não eram histórias para adultos e não eram histórias para crianças. Eram melhores que isso. Simplesmente eram.”⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
Em “O oceano no fim do caminho”, além de personagens icônicas como as três mulheres Hempstock, Neil nos brinda com uma prosa nostálgica, uma narrativa saudosista dos tempos de infância: sua simplicidade charmosa, suas delícias e também suas dores, temores e inadequações - muito me vi, e me vejo, no menino que amava livros e gatos.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
Neil Gaiman usa os olhos de um adulto para, enfim, verbalizar (os próprios) medos infantis e relembrar o poder da memória de mover-nos. Tudo isso com uma pitada do sombrio e do sobrenatural, e um tanto de ação e de aventura.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
“Uma história só é relevante, suponho, na medida em que as pessoas na história mudam.”⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
Por fim, o que me gostei foi a forma deveras tocante que explicou essa inegável sensação de insegurança de tornar-se adulto, bem como a origem do inexplicável sentimento de incompletude que, por certas vezes, assola o coração.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
Recomendo, especialmente para os fãs de Gaiman e do gênero fantasia.⁣⁣⁣
⁣⁣
“Vou dizer uma coisa importante para você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho.”⁣

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Jane.FAlix 13/05/2022

Excelente Narrativa
Uma narrativa com características do gênero fantástico que nos lembra uma fábula que parece infantil, mas com a dosagem certa para adultos. O livro é sobre lembranças e seu poder de atingir-nos. A história é contada por um adulto (sem nome) e de como esse adulto se lembra dos detalhes de sua infância ora esquecida. O que mais me encantou aqui foi a forma como o autor conseguiu captar a inocência dos fatos vistas através dos olhos de um homem adulto.

Fernando.Francisco 06/11/2021

Viagem por pesadelos da infância
É Gaiman, então o "pé no chão" você abandona logo. Até lembra narrativas de realismo fantástico que deixam dúbia a interpretação do que é contado, como em Centauro no Jardim, Alice no Pais das Maravilhas, Labirinto do Fauno, etc. No entanto me ficou claro quando passamos o véu da realidade para o lado fantástico nessa obra, a interpretação de como funciona o mundo faz parte intrínseca da narrativa. É
uma estória melancólica, de aventuras, fantasia quase infantil, porém ví muito terror adulto ali. Digo horror, gore quase por algo grotesco, mas medo suspenso de algo que pode dar muito errado. Nostálgica obra!
Rebeka 06/11/2021minha estante
Gostei do livro também e da sua resenha. Até agora foi o único livro de Neil Gaiman que eu li, pretendo ler outros. Comecei Deus Americanos uma vez, mas não me prendeu como esse.

Mayara Beatriz 07/03/2022

No começo não havia nada, exceto o oceano...
"No começo não havia nada, exceto o oceano..." é assim que se inicia o mito da criação egípcia e é com essa premissa que toda a magia desse livro incrível acontece.

Misturando mitologia e fantasia, Neil Gaiman consegue criar um mundo inteiro através das recordações da infância vividas pelo personagem principal - cujo nome não nos revela - que com sua coragem e força nos cativa a cada página.

Algumas marcações:
"As memórias de infância às vezes são encobertas e obscurecidas pelo que vem depois, como brinquedos antigos esquecidos no fundo do armário abarrotado de um adulto, mas nunca se perdem por completo."

"Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."

"Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito."

"Quando estava lendo meu livro eu não tinha medo de nada."

"Adultos seguem caminhos. Crianças exploram"

"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro"

"Ah, os monstros não têm medo. É por isso que são monstros"

"Nada nunca é igual, seja um segundo mais tarde ou cem anos depois"
Paloma 07/03/2022minha estante
Aaaaaaaah me convenceu. Lerei com certeza ???

Mayara Beatriz 07/03/2022minha estante
Aaaaaaah, que maravilha! ?

Abelita.Azevedo 12/03/2022minha estante
Eu amei tanto esse livro!
??

Rafa 21/10/2020

Livro de difícil descrição
Oceano no fim do caminho apresenta um romance transpassado pela fantasia de uma forma sublime, unindo nostalgia, inocência, reflexão, e ainda se perpetua durante todo o livro a dualidade realidade/imaginação, por meio da descrição de passagens da infância e da vida adulta e atual.

Gostei muito do livro, no início acredito que não me senti tão conectada, mas depois o livro se desenvolveu e mostrou o deslumbramento presente na obra que apesar de leve e de linguagem fluída traz várias reflexões interessantes.