O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

duda 15/03/2020

Uma leitura que recomendo pra todos.
É uma fantasia que prende o leitor do início ao fim da estória, pelo menos me prendeu. Um livro curto, bom e gostoso para se ler. Da até pra ler em um dia, só não li porque estava conciliando esse livro com mais 4.
Risos.
O que me chamou a atenção é que em nenhum momento sabemos qual é o nome do personagem principal, e se em algum momento eles falam, eu não notei.

Muito bom, recomendo.
Carol 29/10/2020minha estante
É George. Aparece em uma página e passa despercebido se a gente não tiver extremamente atento. Na pág 154 o pai fala:

- Vamos. - E então, mais animado: - Vamos, George, o Gracioso.

Caco 11/04/2024

Um oceano mais profundo que uma piscina de bolinhas
Neil Gaiman parece ser um aprendiz do Stephen King e Haruki Murakami.
Eis a santíssima trindade dos Superestimados.

Sabem criar enredos maravilhosos e os inícios de seus romances sempre deixam os leitores curiosos, isso é um fato. Mas no fim é a mesma ejaculação precoce de sempre, não sei se é desleixo, preguiça ou pedantismo.
Sempre há a sensação que falta algo, o enredo se encerra como se o autor jogasse as meias, as cuecas e as roupas debaixo da cama com medo da diarista julgar a higiene do anfitrião.

Recomendo para leitores de primeira viagem e com moderação.

Nota: 0 a 10,5 (5,92)
limacbeatriz 17/04/2024minha estante
Paraaaaa, tava aq na minha lista de espera

Caco 17/04/2024minha estante
Não fique triste, não é um livro de tão mal rs, ele é bem escrito e até a metade a história é envolvente, o problema é a forma que o Neil Gaiman encerra, não sei explicar, mas me decepcionou rs

Eder 12/10/2021

Ótimo livro sobre a infância, com elementos de fantasia.
Gostei muito desse livro, principalmente das passagens durante a infância do narrador, pois essas passagens foram muito nostálgicas para mim. A parte de fantasia do livro ficou um pouco confusa para mim, não entendi muita coisa, mas acho que tudo teve a ver com a imaginação do narrador durante a sua infância. Recomendo a leitura, um livro leve e fluído, muito bem escrito.
FannY 12/10/2021minha estante
Me apaixonei completamente por esse livro, a história e em como foi construida

Kess 26/10/2020

Primeiro livro que li desse escritor.
Eu só tenho a dizer que estou apaixonada por Neil Gaimen! Escrita impecável! uma história que prende do começo ao fim, com aquele mistério que deixa a gente naquela curiosidade. Maravilhoso, super indico!
error/ 26/10/2020minha estante
ahhh, que ótimo. esse será o primeiro que lerei dele também, já até comprei o livro dizem que é mt bom, gostei :)

Enillaa 31/03/2024

Um abraço quando você mais precisa.
Essa história me causou tantas emoções, me fez pensar na minha infância e nas minhas fantasias criadas.

Elaine cris 04/04/2021

Livro, que era para ser um conto.
O próprio autor, relata que a história era para ser um conto, que virou livro, uma história de romance bem sutil, com todo ar de fábula e aventuras que só este autor sabe escrever.
Conta sobre a infância de um homem em um local mágico, fala sobre superar medos, amizades, confiança, lar, monstros, memórias afetivas e até traumas de infância, tudo escrito de uma forma bem leve, que em alguns momentos conseguimos imaginar determinados lugares e acontecimentos.

" Adultos seguem caminhos, Crianças exploram"

"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."

Artur 16/07/2021

Bom, mas esquecível.
Sou fã do Gaiman, mas esse livro não me empolgou tanto. Talvez eu estava com uma ressaca literária? Talvez. Por ser um livro curto, demorei a terminar ele. A história é bonita, uma fábula super interessante, mas tenho a impressão que é um livro que vai passar e não me deixar lembranças.

Manoella 24/04/2020

Realmente não esperava
O tipo de leitura que cada pessoa pode ter uma interpretação diferente. Me apeguei aos personagens principais e foi difícil não me emocionar em alguns momentos. Recomendadíssimo!

Isc 02/08/2021

Apaixonado
Esse livro é lindo e inocente do começo ao fim, uma das melhores leituras que já tive, indico muito, pensa num livro criativo e mágico é esse aqui. Simplesmente amei.

João 27/06/2022

O oceano e a fantasia de Neil Gaiman
O livro é uma fantasia voltada aos jovens e adultos, ainda que o protagonista tenha apenas 7 anos de idade. O enredo trata da infância, dos relacionamentos e acontecimentos que permeiam essa fase da vida.
O início e o meio da história não me empolgaram muito, mas o final me conquistou de um jeito inexplicável. Os últimos 30% do livro me convenceram de que essa é uma obra que merece ser lida.

Sayuri 24/01/2021

Muito mais reflexivo do que parece
Minhas experiências com Neil Gaiman não foram as melhores, mas digo com propriedade que O Oceano no Fim do Caminho mudou totalmente o cenário. Talvez o próprio seja o mestre em narrativas pelo ponto de vista infantil relacionados à fantasia e na obra em questão vejo a mais especial das crianças.

Melancólico, um pouco sombrio e, sinceramente, questionável. As reflexões trazidas tocam o "eu" presente e passado ao que diz respeito à infância e revelam pensamentos nunca antes estimulados. O quão importante são as memórias da época para o desenvolvimento de um adulto e como tais vivências influenciam por anos um mesmo indivíduo...

Apaixonada, mas confesso que estou.... Triste????? Enfim, leiam.

Di Sanctis 04/02/2020

Uma fantasia emocionante sobre a passagem da infância para a vida adulta
Amei ter iniciado 2020 com essa leitura, pois foi uma surpresa extremamente agradável para alguém que não tem o hábito de ler fantasia.

A narrativa é lindamente construída, com personagens facilmente apegáveis e um desfecho tocante.

Posteriormente, descobri que Neil Gaiman escreveu o livro para a esposa que também "não gosta muito de fantasia", então posso concluir que ele acertou em cheio para conquistar essa parte dos leitores.

#TheRedVulcan

Júlia 05/05/2021

É fofo e assustador ao mesmo tempo, eu gosto muito de como o Neil Gaiman lida com as suas personagens crianças.

naniedias 28/06/2013

O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman
Intrínseca - 205 páginas
Uma incrível história sobre ser criança e enxergar as verdades do mundo por trás do véu que obscurece a visão dos adultos.

Título: O Oceano no Fim do Caminho
ISBN: 978-85-8057-368-8
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 205

Sinopse:
Um homem adulto retorna para casa após muitos anos longe para um funeral. Mas no trajeto ele se descobre indo em direção a um fazenda que visitou quando tinha apenas sete anos.
Ele vai visitar um pequeno lago aos fundos e lembranças de uma aventura completamente esquecida começam a retornar com força total.

Agora ele tem novamente sete anos e vai reviver todos aqueles acontecimentos que o maravilharam e assustaram tanto. Por mais improvável que tudo aquilo pareça, foi tudo real. E o mais real de tudo foi a amizade dele com Lettie, a sua primeira amiga de verdade.

O que eu achei do livro:
Ótimo!

Neil Gaiman não é famoso à toa! Por conseguir fugir do óbvio e criar histórias tão ricas, inimagináveis, divertidas, verdadeiras e non senses ele já ganhou em mim uma leitora assídua!
Não recuso obra desse inglês.

A escrita dele é simplesmente deliciosa! O leitor mal consegue perceber as páginas passando enquanto se embriaga com a inusitada aventura que é narrada nesse livro.
Esse é o primeiro romance adulto do autor lançado desde 2005 (ao, ao menos, isso é o que diz a minibriografia na orelha do livro). Apesar de ser adulto, entretanto, tem uma linguagem bem simples e uma ponte concreta com a infância. Mas o que mais encanta no livro é a magia que permeia os acontecimentos, a existência de muitas coisas que ninguém consegue entender completamente e às quais a maioria dos seres humanos passa a vida toda alheia. É soberbo entrar nas páginas da trama - porque a narrativa do autor é tão deliciosa que não há escapatória: o leitor é indelevelmente transportado para dentro da história - e curtir a aventura do ponto de vista de uma criança.

Aliás, adoro livros que trazem o ponto de vista infantil. Crianças são ingênuas, ainda têm muito o que aprender, não entendem muitas coisas pertinentes ao mundo adulto, têm outra visão do mundo, mas são sempre verdadeiras e inocentes. E é incrível acompanhar uma história narrada de tal perspectiva!
As minhas passagens favoritas são aquelas que falam mal dos adultos (e, na minha humilde opinião, estão sempre certas) e aquelas que deixam transparecer a ingenuidade do protagonista. Esse não é um ponto existente apenas nesse livro do Neil Gaiman, mas em outras obras espalhadas por aí. A série Desventuras em Série me cativa exatamente por essa característica - achei o máximo encontrá-la nessa obra também.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista adulto que revive aqueles momentos específicos de sua infância. Por este motivo, todos os acontecimentos são mostrados de uma ótica infantil, assim como todos os demais personagens. Por este motivo, tudo fica meio nublado e misterioso no livro, afinal de contas nós só sabemos o que acontece conforme a visão da criança (e em alguns pontos o que o adulto acha que pensaria se já fosse mais velho), o que faz com que não exista grande aprofundamento em detalhes da trama.
Apesar de ter apreciado muito o estilo narrativo que Gaiman escolheu para esta história, eu gostaria que os personagens secundários - que são extremamente interessantes - tivessem sido melhor explorados, assim como o mundo que cerca o garoto no livro. Não entendam mal, tudo acontece no mundo real - mas é um mundo real um tanto quanto mágico e completamente desconhecido.

A edição da Intrínseca ficou muito bacana! A capa é maravilhosa (adoro quando as capas além de bonitas têm ligação com a história que será contada) e a tradução da Renata Pettengill muito boa. Alguns detalhes passaram na hora da revisão, mas nada grave ou que atrapalhe a leitura.
Para quem não sabe, a edição brasileira foi publicada simultaneamente à edição americana. Muito bom, né?! Adoro esses lançamentos simultâneos, ainda mais de histórias tão boas.

Não espere encontrar muito sentido no livro! A história e tão non sense quanto interessante, deliciosamente empolgante e inexplicável - exatamente como uma boa história contada por uma criança deve ser.
O final é lindo e abrupto. Acho que seria impossível gostar ainda mais, por mais que meu coração desejasse uma conclusão diferente.

Um livro divertido, empolgante, ingênuo e delicioso. O Oceano no Fim do Caminho traz uma história capaz de arrebatar corações de todas as idades.

P.S.: O protagonista é uma criança apaixonada por livros. Eu sempre acho lindo quando encontro personagens que gostem de ler tanto quanto eu - é identificação instantânea!

Nota: 9

site: http://www.naniesworld.com/2013/06/o-oceano-no-fim-do-caminho-de-neil.html
Heitordealmeida 06/07/2013minha estante
Parabéns pela resenha

pmlmcd 05/01/2024

Neil gaiman amassa na escrita
Massa a ideia de trazer um adulto a um local do qual faz ele relembrar e refletir um momento de sua infância que provavelmente foi o mais impactante para ele ?
Laís Gallier 05/01/2024minha estante
Um dos meus livros preferidos da vida ??