O Oceano no Fim do Caminho

Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

frerthal 20/03/2021

Tudo pra todos!
Li em três dias de tão fácil e gostosa que é a leitura. O livro te leva pra lugares incríveis e você se pega pensando nos acontecimentos e refletindo sobre eles enquanto os compara com as suas próprias experiências e pensamentos, tanto na infância quanto na vida adulta.
Neil Gaiman genial como sempre!

Xandy 29/10/2021

Neil Gaiman é o tipo de autor que você precisa sempre ler, independe do que a história seja. Eu já tinha ouvido falar muito a respeito deste livro, porém nunca havia surgido a oportunidade de ler, agora que finalmente consegui digo que ele é simplesmente fantástico, profundo e delicado. Uma história sofre infância, crescer, memória e histórias. Eu queria poder esquecer tudo que li para ter a oportunidade de reler como se fosse a primeira vez.
Edu 29/10/2021minha estante
amo este livro

Cinbrle 13/04/2023

Estranhamente bom
Li esse livro há muito tempo atrás e não entendi direito, mas amei e achei muito fantasioso e fiquei com medo. Li novamente anos depois e entendi a história e até chorei, acho linda a amizade das crianças desse livro e fico me perguntando em como os pais do menino não perceberam que tinha algo de errado acontecendo coitado é agoniante algumas partes. Mas um livro lindo.

José Augusto 09/08/2013

MENOS DO MESMO
Eu queria entender as cabeças desses pseudoliteratos, que se acham. Aliás, estive lendo algumas opiniões de leitores que não entenderam o livro. Estou mais propenso a concordar com eles.
Acho que o escritor deveria continuar apenas nas histórias em quadrinhos, sua especialidade.
Considerar este livro como um livro adulto é, no mínimo, desprezar a inteligência de grande parte dos leitores brasileiros, principalmente dos leitores adolescentes. Deve ser coisa pra inglês ver, ou melhor, ler.
A fábula é mais do mesmo, ou melhor, menos do mesmo. Existem, no mínimo, centenas ou milhares de fábulas bem melhores, tanto na forma como foram escritas, quanto no objetivo didático que elas tentam transmitir.
Fabi 10/08/2013minha estante
Concordo com você...estava pensando em como escrever sobre esse livro, mas você disse tudo.

P.S:confesso que também não entendi muito o livro.

Ellen 23/10/2013minha estante
Estou lendo ainda e tô achando muito ruinzinho! Criei uma expectativa pelas resenhas, mas gente, sinceramente... Não estou gostando nem um pouco. Minha dúvida é se termino de ler ou abandono.

Taíse Araújo 30/10/2013minha estante
Tenho a mesma opinião que você! Não sei o que tanto viram neste livro...

gabyss 31/12/2013minha estante
Eu li, e não achei nada de mais, fui com tanta empolgação, pois estavam falando que era um dos melhores do ano, e mexeu tanto com os leitores... mas a história não me envolveu.

Gustavo 30/01/2014minha estante
Achei um livro médio, nem bom ou ruim!
Não compreendo todo esse "glamour e inovação" literária sobre o livro! Se fosse um autor desconhecido ia passar batido esse livro nas estantes das livrarias.

jpsrocker 08/02/2015minha estante
Já soube que uma criança consegue construir o seu próprio mundo, a sua maneira? Você já foi criança um dia não?! Pois então.

Erika 09/07/2015minha estante
Também ouvi maravilhas a respeito. Foi um livro que comprei pela capa (achei interessante) e após ler muitos comentários positivos. Até que enfim achei pessoas que também não acharam isso tudo. Também não curti a história sem pé, sem cabeça e sem propósito.

ivanice.santos. 24/08/2015minha estante
concordo com vc erika

Nandda 20/06/2022

O oceano no fim do caminho
Esse livro é tão emocionante e tão metafórico que cada leitor terá uma experiência com ele. Não é exagero. Neil Gaiman nos conta através das lembranças de um homem adulto coisas profundas da vida de uma criança. São lembranças que se confundem com a realidade e a fantasia e algumas até se perdem no tempo como todas as lembranças das pessoas que estão aqui na terra. É um livro sobre a amizade, sobre a compreensão e sobre o medo. O protagonista faz uma profunda reflexão e nos leva a refletir com ele. O protagonista vive no mundo dos livros e da imaginação. Os livros são como amigos, um refúgio.

Lip | @phillip.pinheiro 01/04/2021

Uma Obra de Arte
Inicialmente um pouquinho complexo, se não nos permitirmos à magia, magia esta que está tantas vezes em nossa vida, mascarada de decisões que tomamos, mas não enxergamos, independente dos sinais que recebemos. Decisões que, sejam boas ou más, levaremos para o resto da vida, sendo muitas delas engenheiras de nossa personalidade, de nosso comportamento social na caminhada da vida. Gostaria de ser mais claro, porém qualquer informação poderá entregar sua leitura, mesmo tendo eu a vasta certeza de que sua experiência será completamente diferente da minha, pois temos vidas diferentes, e aqui, exatamente aqui, reside a magia de tudo.
Boa Leitura! ???
Pffanny 02/04/2021minha estante
Esse é o livro dele que eu mais me senti imersa na história

Lip | @phillip.pinheiro 02/04/2021minha estante
Barbaridade, eu me acabei... Acho que se chama: Oceano no Fim do Caminho porque choramos um oceano no fim do livro.

Lindo; Lindo; Lindo. Definitivamente lindo!
Não pensei que um livro mexesse tanto comigo, te juro guria.

Ju 08/09/2021

Diferente de tudo que já li
Uma fábula
Um garotinho de 7 anos sem amigos, que ama ler e não sabe o sentido da vida, conhece uma garotinha que ele pensa ter 11 anos, mais que na verdade é uma criatura mística(por assim dizer).
Coisas extraordinárias e surreal acontecem.
Nunca li um livro com fábulas, mais gostei da criatividade do escritor.

CassianiMotta 21/04/2023

Uma história lenta, mas linda
Esse livro me surpreendeu. Não é uma daquelas histórias eletrizantes, com plot twists e tantos movimentos, mas ali na narrativa eu consegui identificar meu eu criança, viajando entre os mundos, misturando realidade e fantasia.
E quando a gente cresce muitas coisas se perdem, as memórias se modificam conforme nossas experiências, as coisas se apagam, se são apagadas, nunca aconteceram?
Temos uma linda amizade e criaturas ferozes invadindo a fazenda. Como crianças podem resolver esse problema?

Uly 01/05/2020

Ótima Leitura
Devo dizer esse autor sempre me surpreende sua capacidade criativa é impressionante. Essa fábula é uma viagem a imaginação. O duelo entre o mundo real e o mistico coisas que acontecem no melhor da nossa imaginação. A leitura é leve, fluída e cativante.
Então meu bem, após essa leitura aproveita e segue meu IG literário no Instagran. Confere as publicações, você vai gostar e vai ser de grande icentivo para min: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

site: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

Bruna Tiene 13/07/2021

O sentido literal de fantasia!
O quanto das aventuras de nossa infância são fantasias de nossas cabeças e quanto são verdadeiras??

Um mundo mágico que ensina sobre amizades e coragem!

Acho que Gaiman entrou para minha lista de amores improváveis!

Fabio293 29/01/2023

Neil Gaiman de novo
Usei aquele sorteio do skoob e caiu o segundo livro seguido do Neil Gaiman. Esse é sensacional. A construção dos personagens, mundo e narrativa são espetaculares. Recomendo fortemente

Raiane.Priscila 20/12/2023

Coração quentinho
Sabe aquele tipo de livro gostoso que é capaz de te tirar de uma baita ressaca literária? Esse é o livro perfeito. Algo que me faz lembrar de Coraline, mas ao mesmo tempo não tem nada de parecido. Uma genialidade que somente esse autor consegue ter. Recomendo.

c a r o l 24/04/2023

Queria ter amado
Bem, esse livro foi confuso pra mim até a metade dele porque queria entender quem era as Hempstock e a dimensão dos seus poderes, até que entendi que isso não importava tanto por se tratar de um realismo mágico. Como foi um presente não tinha como saber muita coisa e também tem o fato de que não gosto de ler sinopses. Enfim.

As mulheres da fazenda Hempstock estavam roubando a cena, até que algo bem terrível acontece com nosso querido protagonista, que me deixou muito apreensiva e temerosa por sua vidinha.

A amizade que surge entre o garoto e a Lettie Hempstock é um amor. Gostei de como os acontecimentos foram escalonando até chegar naquele final tenso e triste. Contudo, fiquei bem decepcionada com a parte mitológica, pois poderia ter sido melhor desenvolvida.

Esse livro se sobressaia pelas reflexões sobre os traumas que adquirimos na infância e o seu impacto nas nossas vidas, em como a nossa memória não é confiável e também em como encaramos a morte e o luto.

"O Oceano no Fim do Caminho" me engatilhou demais porquê perdi uma pessoa muito amada recentemente e ver o autor retratando a morte/luto de uma forma bonita e poética me fez ficar com raiva porque não é assim. De verdade, não tem nada de bonito e poético. É uma dor e um vazio sem fim, acompanhado do medo de perder as lembranças que você teve com aquela pessoa e de ter que aceitar que aquele pesadelo é real e que nunca mais irá sair dele. Creio que com o tempo isso irá ser mais fácil de suportar, apesar disso esse fato não deixará de ser um sonho ruim.

Gabriel.Chiquito 23/05/2022

Um prato cheio para quem gosta de literatura fantástica, mistério, um livro profundo e uma boa lição no final.

Esse é um livro tem seu início apresentando um homem de meia idade, que volta para sua cidade natal e acaba sentado na beira de um lago lembrando de coisas que ele viveu naquele lugar, quando tinha 7 anos, e era uma criança solitária e que amava se esconder do mundo em seus livros e suas histórias incríveis. Esse cenário acabou me fazendo duvidar da história em certos momentos, não sabendo se realmente eram reais as lembranças, ou se eram os escapes da realidade de uma criança de imaginação fértil e que sofria com os problemas matrimoniais, econômicos e com os traumas dos pais.

Essa dúvida e todo o mistério em torno dos acontecimentos fantásticos da história me prenderam demais, para tentar descobrir se aquilo era real ou não, e o porquê de tudo acontecer. E, no fim, acaba deixando uma lição muito importante sobre como os eventos da infância podem afetar o resto da vida de uma pessoa.

Jon 31/01/2021

Pequeno Grande livro...
Livro de tiro curto, "simples", porém profundo. Estava meio desconfiado com a obra, não tinha certeza se queria ler mesmo, me perguntei se valia a pena.. A estória é cativante e me fez bem. A leitura é bem rápida, texto bem escrito. O legado da obra é sensacional.. infância, amizade, confiança, sacrifício.. Sim, valeu a pena.