Todo dia

Todo dia David Levithan

Resenhas - Todo Dia

oLola 18/02/2021

Tudo isso que dizem e + umpoco
A premissa desse livro é uma ideia única. Como se não bastasse, David escreve de forma objetiva e poética, um combo difícil de manter; a leitura flui e te prende.
O desenvolvimento não perde ritmo: já que a cada dia ele acorda em um corpo diferente (da mesma idade, independente do sexo), o autor se aproveita disso para manter uma diversidade de vivências interessantíssimas, como suicídio, obesidade, bullying, vício em droga, depressão, relacionamentos homo e relacionamentos tóxicos etc. Isso tudo de forma breve, já que só por um capítulo, porém marcante.

Outra reflexão interessante do A (principal) é a questão do ser. Quem sou, se não tenho um corpo? A dor, quando sentida, vai ficar no corpo ou acompanhar minha consciência? Quem as pessoas enxergam quando me veem? Dizem que a aparência nem é tão importante, mas ela é a primeira coisa que se apresenta, e você só atenta para isso quando não pode escolher como vai parecer a cada mudança.

A, então, é um hóspede na vida que ele nunca vai ter, e pra ele tudo bem. Até que conhece Rhiannon, e se apaixona blablabla, e quer permanecer com ela. Todos concordamos que o mais importante é o interior, porém aprendemos a amar o exterior também; nos conectamos e sentimos com aquele corpo que fala e anda como amamos. Como Rhia enxerga um corpo diferente a cada dia, amar deixa-a desconfortável. Já A não enxerga esse problema, já que não conhece outra realidade.
Eu não procurei saber da ira que possa ter despertado pelo claro receio dela, mas defendo e sempre defenderei seu preconceito: pra mim seria impossível permanecer com alguém que um dia é gordo como um caminhão e no outro, loira como uma pluma loira. E acho que qualquer um ficaria acanhado. Somos os bichinhos mais acomodados do planeta, imagina ser tão descontruidão assim. Gente??

Quanto à parte romântica do livro, achei sem sal. Não vi graça no casal, não entendi esse amor todo que eles dizem sentir, e aliás achei pouco tempo para isso; então a única coisa que mudaria no livro: viveria mais as vidas ao invés de girar meu mundo ao redor da Rhia. O final fica aberto, mas ao contrário de me incomodar, me agradou (ainda mais se levarmos em conta o desfecho dos próximos dois, que cremdeuspai, david?).

****************************************
(discussão SOBRE A IDENTIDADE DE GÊNERO DO A:
Apesar do A não se identificar com homem ou mulher, percebi todos os adjetivos e pronomes no masculino, mesmo quando ele era menina! "Sempre que relaxo, o peso de viver chega sorrateiramente e começa a arrastá-LA para baixo. Seria fácil demais dizer que me sinto invisível. Em vez disso, me sinto dolorosamente visível e totalmente ignoraDO." (p. 86) [atenção p o verbo no feminino, e o adjetivo no masculino].
Não sei se ele fazia isso pra gente difundir os sentimentos dele das sensações do corpo em que ele habitava, mas no livro inteiro percebi a parte puxada pro masculino. Será que poderia ser obra da tradução, então?)
oLola 09/03/2021minha estante
meu dia preferido é o 6.030!

Gabi.Pissante 06/10/2021minha estante
Ohlola, vc chegou a ler as continuações?
Pelas resenhas, não fiquei tão interessada pelo segundo livro (pelo que entendi, é a mesma história, só que do ponto de vista da Rhiannon), mas estou muuuito curiosa pra ler o terceiro livro, já que provavelmente terá um desfecho da história. Alguma recomendação?

oLola 07/10/2021minha estante
Gabi, eu pulei o segundo e fui direto pro 3, em fevereiro, e achei a narrativa muito diferente do primeiro livro, meio maçante. Lembro que desanimei mas não sei exatamente o porque, mas falei em minha justificativa que parecia que o autor estava sendo obrigado a escrever a história. O 1 foi lançado em 2013, o segundo em 2016 e o 3 em 2019, tem muitos anos entre eles e creio que mta coisa se perdeu no meio. A continuação também só foi escrita dps que o primeiro fez mt sucesso. Lembro tbm que na época fui pesquisar resenhas com spoiler no booktube (pra saciar minha curiosidade já que decidi abandonar o livro), e muita gente não ficou feliz com as continuações/desfecho. Então Algum Dia foi abandonado com gosto e eu segui minha vida decepcionada porém não desolada. Sugiro pesquisar tu, de repente leia algum trecho na internet pra ver se vc gosta, até pq gosto é gosto né rs
(eu pulei o 2 mas mta gente disse que é o melhor. se nao fosse repetitivo...)

Gabi.Pissante 08/10/2021minha estante
Entendiiiii, muito obrigada!! Tava mesmo pensando que o "problema" das continuações fossem esse que vc citou hahahahua
Vou ver se consigo ler alguns capítulos em amostra grátis!

oLola 08/10/2021minha estante
de nadaaa, tô ansiosa pra ver se tu vai ler ou gostar rs beeijo ?

darling 13/01/2022

Tombada
Eu preciso dizer que esperava muito mais, considerando o fato que é um livro do David Levithan, mas fui totalmente iludida.

Durante os três primeiros capítulos, a história estava realmente boa, mas a partir do momento em que a personagem principal feminina começa a se fazer mais presente tudo muda.

Tenho que ressaltar o quanto Rhiannon é insuportável, no início do livro acreditei que, com o decorrer da história, ela ia amadurecer, mas isso se provou mentira, muito pelo contrário, ela termina o livro mais infantil ainda. Em um capitulo especialmente tal personagem se mostra gordofóbica o que me incomoda muito.

A é um personagem que eu desenvolvi muito carinho, ele foi muito bem construído e apresentado aos leitores, claramente o David pensou muito nele. A tem ideais muito bem definidos e não se desvia deles, ao contrário de Rhiannon, que está constantemente em mudança e nunca chaga a conclusão alguma.

A história é muito boa, nos traz reflexões importantes sobre desigualdade social, depressão e sentimento de pertencimento, mas tudo isso acabou ficando em segundo plano e não foi aprofundado como deveria para dar palco a esse romance entre A e Rhiannon, romance esse que era uma constante incerteza e sofrimento.

A escrita do David é maravilhosa, o A é perfeito, mas com certeza não vou continuar a série.

site: https://www.instagram.com/alittleteawithbooks/
anastacia 27/01/2022minha estante
expressou tudo que eu senti lendo!!

gcpina 24/06/2020

Adolescentes
A premissa é original e muito interessante, me despertou curiosidade! A história flui bem, em um texto fácil o autor narra o romance adolescente desse personagem tão único! É bom, mas me decepcionei um pouco. Espero que a continuação seja melhor!

Keh Bastos 02/06/2020minha estante
Tem um com a perspectiva dela!!!

_limamanu 02/06/2020minha estante
Pois é guria, eu vi!!! Mas acho que não vai responder algumas coisas sobre ele né ?

Keh Bastos 02/06/2020minha estante
Tem que ver, mas acredito que não hehehe

Mirelly 22/07/2022

Gostei
Eu gostei da leitura, porém eu achei esse livro muito sessão da tarde, em outras palavras, o livro é bem clichê. Eu gostei do personagem principal, mas achei ele muito "grudento", havia momentos que ele seguia a Rhiannon para todo lado sem ela saber e isso me deixava desconfortável. Agora falando da Rhiannon, ela é uma pessoa boa mas eu achei ela um "pouquinho" homofóbica, mesmo que o autor não tenha deixado esse fato claro, analisando algumas atitudes dela você facilmente percebe isso, o que me fez ficar com raiva. Porém o final é fofo e eu não esperava por aquilo, então eu diria que não foi ruim, não me arrependi.

Nathália 01/06/2020

Leitura leve
Assisti ao filme antes, já assisti várias vezes e se tornou um dos meus preferidos, agora finalizando o livro percebi as partes diferentes do filme. O livro tem a mesma pegada leve e descontraída do filme, o romance entre os personagens, porém o livro mostra as questões mais conflitantes do personagem ?A?. Gostei do livro, recomendo a leitura.

mari!! 20/07/2020

Uma das melhores leituras do ano
Esse livro é simplesmente perfeito, te prende, trata de assuntos importantes como racismo, preconceito, depressão, etc e tem uma história incrível. O final nao foi, definitivamente, o que eu esperava, mas vale muito a pena dar uma chance a esse livro, cada parte dele é maravilhosa. Além de tudo isso, a escrita do autor é super fluída. Recomendo demais.

Erick 27/02/2020

Nunca havia lido um livro que estivesse carregado de tanto sentimento, essa leitura me proporcionou reflexões que até certo momento eu havia ignorado, foi um livro que me fez entender que a empatia é um sentimento muito nobre e que devemos usá-la quando necessária. 5 estrelas pra essa jóia.

Carlinha 14/03/2022

Vale
Um romancezinho jovem com personagens fofos.
Um roteiro bem criativo e envolvente. Aqui acompanhamos A que tem uma vida deveras peculiar quando acaba se apaixonando por Rhiannon.
Porém a vida deste casal não é nada fácil. Eles precisam literalmente entrar na vida de muita gente para manter o relacionamento.
O final deixa a gente com gostinho de mais mais mais.
Gostamos? SIMMMM!!! Que venha o próximo!

jilua. 18/05/2021

foi o primeiro contato que eu tive com o autor, e a escrita dele me deixou boquiaberta. eu fiquei completamente encantada. não curto muito livro de teor espiritual/sobrenatural, e quando eu soube que o personagem na verdade não era definido, já que a cada dia é uma pessoa diferente, um corpo diferente, um gênero diferente, idade diferente. é tudo diferente. e eu pensei que não conseguiria ler porque ficaria confusa, não sei. mas eu me emocionei tanto lendo cada página porque foi incrível ver como a pessoa se adaptava em cada corpo. como era a história da vida da pessoa, as memórias, as inseguranças. eu achei incrível, e a escrita é impecável. e tem aquela dose de romance impossível, e como a personagem lida com esse fato de que todo dia é a mesma pessoa em um corpo diferente. acho que o que me prendeu mais foi justamente essa questão de saber como o autor construiu essa ideia de aceitação que a sociedade tem, de padrões e estilos. ver a rhiannon em toda aquela luta sobre acreditar e entender que a mente pelo qual ela se apaixonou tá ali dentro de uma pessoa completamente aleatória é algo bastante interessante. fora que há também as outras questões: família, amigos, escola. eles tem que lidar com esse fato juntos mas em consideração com o que as pessoas em volta vão achar, o que vão fazer. a igreja se manifesta, os jovens começam a viralizar essa ideia. tudo acontece.
eu me emocionei bastante, porque em alguns dias a visão era a partir de uma pessoa com problemas na família, no relacionamento, de saúde e etc., e ver os fatos ocorrerem a partir daí foi muito instigante, e abriu muito meus olhos pra uma nova perspectiva das pessoas, a forma como foi lidado as inseguranças e impedimentos foi surreal.
eu recomendo esse livro demais. um dos melhores que já li, sem dúvidas.

Karen Silva 22/07/2020

A acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia.

Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon.

A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrarem a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

"A bondade tem a ver com quem você é, enquanto a gentileza tem a ver com o modo como quer ser visto."

Como seria se nós pudéssemos passar um dia na pele de outra pessoa? Conhecer de perto suas dificuldades, inseguranças e até suas alegrias. Estaríamos tão dispostos a apontar o dedo e julgar?

Todo Dia é um livro com uma proposta extremamente criativa. Poder acompanhar A em seus dias como diferentes pessoas, com vidas e personalidades distintas, é um exercício de empatia muito enriquecedor.

A é um personagem muito especial, que nos faz parar para refletir sobre como cada um está lutando sua própria batalha, e ainda nos chama atenção para o fato de que o corpo é apenas uma casca, jamais deveria importar tanto quanto a nossa essência.

Mas, apesar de a leitura ser fluida, não consegui me conectar com os personagens e sua história. E essa falha na conexão me deixou muito atenta a pontas soltos na narrativa - realmente achei que algumas perguntas seriam respondidas ainda nesse livro e me frustrei. E o final conseguiu me agradar e desagradar na mesma medida. Apesar disso, recomendo demais essa leitura. Esse é um livro que tem muito a ensinar e não deve passar batido de maneira nenhuma.

”Queria que o amor conquistasse tudo. Mas o amor não conquista tudo. Ele não pode fazer nada sozinho. Ele depende de nós para conquistar em seu nome."

Lorraine.Gomes 20/03/2022

Estou decepcionada...
Pra começo, já digo logo que essa premissa foi uma das melhores que já vi em toda a minha vida; tanto como leitora quanto como telespectadora dessa comunidade. Eu via desde criança esse livro no booktube, um monte de gente falando bem, e eu sedenta pra ler esse livro. Mas até então, eu NÃO sabia que haveria romance. Depois de anos, finalmente comprei, e tava muito ansiosa pra ler. Mas como eu tinha outras coisas pendentes, resolvi deixar pra próxima. Acho que, depois de 2 anos, eu finalmente resolvi ler. E vamos lá...

Primeiramente, a escrita do David me prendeu demais! É aquela escrita que não precisa de muitos detalhes e floreios pra seguir bem. E gosto de escritas assim, que não tem muita descrição, os diálogos são mais crus e mesmo assim vc consegue sentir o que tem de sentir no momento.? Mas agora, não me agradou o romance abordado. Primeiro que pra mim foi algo forçado, tipo, ele imediatamente se apaixona por ela e eles começam algo intenso. Eu até entendo ela ter compreendido rápido, pois eu tmb não gostaria que o livro enrolasse pra ela entender como o A vivia. Mas, pra mim foi totalmente desnecessário o romance. Poderiam botar uma segunda pessoa de qualquer forma: Encontrando alguém igual ao A, vendo alguém que quer pesquisar sobre ele e vem pesquisando há tempos sobre isso. Pra mim, não vingou esse romance.

Sobre os personagens em geral... Eu achei que não iria gostar da Rhiannon, e que eu iria amar o A. Todavia, fiquei completamente decepcionada com as atitudes do A. Ele agiu com egoísmo. Fez um monte de gente ficar de castigo, quase terminar o namoro, perder coisas importantes e até ter seu corpo danificado para encontrar uma garota que até tinha namorado. Sim, sei perfeitamente que o A "amou" pela primeira vez desse jeito, mas não justifica. Gostei, claro, de algumas coisas que o A fez. Como por exemplo: ter ajudado a Kelsea. Mas, eu nesse livro, pude compreender perfeitamente a Rhiannon. Ela estava confusa demais, com o A trocando de corpo toda hora, e ela tentando amar todos "eles" que na verdade eram um só. Isso era muito coisa... E mesmo assim, foi forçadamente retratado como "preconceito" ou "rejeição" pela aparência ou pelo sexo da pessoa. Sendo que não. Imagina uma pessoa hétero, que inclusive vinha de um relacionamento conturbado, sendo 'obrigada' a amar uma pessoa que muda fisicamente todos os dias? Eu não chamo de preconceito, eu chamo de ser humano. O A nunca foi comum pra saber a sensação da Rhiannon, e achei egoísmo da parte dele as coisas que fez com o corpo das pessoas que possuiu e os pensamentos que teve em relação a Rhiannon, quando por exemplo, A tinha o corpo de uma garota.

Outra coisa, achei muito forçado toda essa representação... Parece algo falso (na minha humilde opinião). Como se quisesse forçar as coisas. Confesso que isso me deixou bem desconfortável, nada tava se encaixando de maneira legal... E pelo mesmo motivo, me desconectei bastante pelos 70% do livro, o q atrapalhou a fluidez que antes eu sentia. Achei que o livro seria fantástico, mas lendo tudo, vejo que foi uma decepção. Pretendo sim ler os dois outros livros que complementam essa história. Achei que não precisaria ler pelo ponto de vista de Rhiannon, mas ela realmente apareceu bem pouco. No sentido de... Sabe, só aparecer a única visão de A. O que nos oculta dos sentimentos de Rhiannon, e os pensamentos dela... O que ela sentia a cada dia, e afins.

Resumo: foi uma decepção, mas estou aberta a outros livros do autor, pois a escrita é boa, e as idéias dele, pelo que vejo são bastante inovadoras. Mas realmente, esse plot não dava pra se desenvolver em um único livro de 278 páginas.
Biel 07/04/2022minha estante
Amei esse livro ????

Isabela 13/02/2022

Criativo
Mesmo não gostando de nenhuma das categorias que este livro se encaixa, eu absolutamente adorei ele, muito criativo, mas morri de chorar

Stephanie 03/08/2020

Premissa incrível
Um dos romances mais peculiares que já li. Acordar em um corpo diferente todos os dias na teoria parece algo super interessante, conhecer várias pessoas, ter sempre um ponto de vista da sociedade distinto, ter várias experiências. Entretanto, na prática não teria como dar certo, afinal a maioria das pessoas busca certa estabilidade na vida, e isso é mostrado com o sofrimento e dilema do personagem ?A?. Eu gostei dessa obra, porém acredito que o autor não precisava criar uma continuação, não achei a leitura tão envolvente a ponto de querer ler os próximos livros, preferia que tivesse resumido tudo em um livro só.

Júlia 24/07/2020

"Todo dia" é surpreendente e completo. Deixa um gostinho de curiosidade, mas sacia a própria ansiedade e todos os pontos se encontram, nada fica solto. Tudo é extremamente necessário, extremamente bem feito e pensado, cuidadosamente orquestrado em torno do protagonista mais incrível e engenhosamente desenvolvido que já li.

É quase invejável a habilidade que Levithan teve em desenvolver a ideia maravilhosa da existência de seu personagem principal. Me faltam palavras e habilidade para explicar: A acorda todos os dias em um novo corpo e, diariamente, vive um dia na vida de outra pessoa. Conta cada um de seus dias. Respeita seus hospedeiros, cuida de seus presentes, de suas histórias e nos apresenta com uma imensidade de sensações uma estória linda e surpreendente.

Quando li "Todo Dia" estava em busca de um protagonista desafiadoramente fora do comum e foi exatamente isso que recebi. Superou minhas expectativas de todas as formas possíveis e elas não eram baixas. O livro é lindo, sensível, cuidadoso e extremamente, não me canso de repetir, surpreendente.

Não sei como convencê-lo a ler, mas, se procura um sinal, considere este aviso: leia.