Bling Ring

Bling Ring Nancy Jo Sales

Resenhas - Bling Ring: A Gangue de Hollywood

Simonovitch 02/09/2013

“Bling Ring: A Gangue de Hollywood” é um desses livros que proporcionam uma experiência muito melhor do que a esperada.
A autora traçou cuidadosamente os perfis dos integrantes da quadrilha, entrevistando-os e acompanhando seus passos enquanto enfrentavam a justiça. Mais do que isso: Sales não se deteve em descrever a Bling Ring, ela procurou entendê-los, e para isso, conduz o leitor em uma intrigante jornada através dos tempos. Que ponto é esse em que chegamos, para que hajam adolescentes endinheirados invadindo e saqueando residências célebres?
Cada informação transmitida gera mais questionamentos do que respostas, naturalmente. As páginas dialogam com o leitor, fazendo-o ir além do estranho caso envolvendo vítimas famosas e enxergar que há todo um contexto por trás de tamanha bizarrice – um universo obcecado demais pela fama e por outras futilidades que a acompanham.
O reflexo dessa superestimação é justamente a quase caricata Bling Ring, que segundo testemunhos, chegou a assaltar aproximadamente cinco vezes a residência de Paris Hilton, e cujos integrantes foram vistos usando os pertences da mesma ao invés de os venderem, como todo bom assaltante. A displicência da gangue faz até com que se pense que, no fundo, ela gostaria de ser descoberta.
Numa Era em que todos parecem agir como fãs de si mesmos, interagindo com o público e se expondo nas redes sociais, nem parece tão absurdo assim que os infratores quisessem se colocar sob a luz dos holofotes de uma vez por todas. Alguns deles, inclusive, utilizaram o caso para se promoverem na mídia.
O mergulho é profundo: Sales questiona os paradigmas impostos pelas sociedades modernas, a influência exagerada das celebridades sobre os jovens e a demasiada tolerância a comportamentos delinquentes, resultado da educação de pais um tanto ausentes, culpados, e consequentemente, permissivos.
Driblando advogados super protetores e criminosos mirins contraditórios, Nancy Jo Sales conseguiu chegar a ótimos resultados em sua jornada, desvendando as mentes de ladrões, que não mais passavam de fãs em delírio tentando conquistar o mesmo ideal de vida dos famosos, que lhes fora incutido quando ainda crianças por uma sociedade febril.
Leitura obrigatória para quem deseja entender melhor o mundo louco em que estamos vivendo.

Sonhos 07/09/2013

Belíssima reportagem | Por: Paula Bonito
Confesso que iniciei a leitura com a expectativa de ler história até mesmo fictícia sobre o fato ocorrido.
Encontrei em Bling Ring, uma reportagem excelente, detalhista, cuidadosa e muito bem escrita. Afinal, é de Nancy Jo Sales que estamos falando, e ela é ótima! Os personagens são bem inusitados e interessantes. É bizarro e ao mesmo tempo desperta a curiosidade do leitor, pois traz sempre aquela impressão de se tratar de uma história, um conto de ficção. Não! Isso aconteceu mesmo!
Mais bizarro: não se sabe se é pelo lado dos jovens que roubam as casas e os pertences luxuosos e caros, ou essas celebridades que não trancam suas casas, não se dão conta de nada... O que é essa Paris Hilton pra deixar a chave de casa embaixo do tapete?

Mesmo assim a questão fica ali te cutucando: Bling Ring é apenas uma gangue querendo se divertir? É um grito desesperado pela atenção e fama? A raiva pela tamanha diferença social, uns tem tudo e outros nada? Ops mas pera ai, eles têm! !!
O livro deixa claro a mensagem de como é ser celebridade hoje em dia e o peso que ela causa a própria celebridade assim como a toda sociedade que "elege" essa pessoa como uma.
Claro que o objetivo desse post não é difundir nenhum ódio ás celebridades, mas Nancy Jo Sales nos apresenta a essa realidade e nos faz questionar sobre nós mesmos, sobre a mídia, sobre valores, moral, conduta, enfim sobre a vida.

Excelente reportagem e ainda vou ver o filme.

site: http://estante-dos-sonhos.blogspot.com.br/2013/09/resenha-bling-ring-nancy-jo-sales.html

Jobim 14/11/2020

Que montanha russa!
O livro de não ficção é muito interessante e informativo. A autora fez um estudo excelente sobre a superficialidade e obsessões dos jovens nos anos 2000.

Gui Palerme 07/08/2013

If you can't join them, ROB them!
Bling Ring: A Gangue de Hollywood, livro que inspirou o filme de Sofia Coppola, conta a história de um grupo de jovens obcecados pelos famosos e seus pertences. Nancy Jo Sales nos apresenta uma versão bem completa do caso. Entrega de bandeja tudo o que sabe e coloca em evidência de maneira muito inteligente as contradições em que os próprios acusados se colocam.
Entre entrevistas e depoimentos conhecemos os porquês de os jovens terem feito tudo o que fizeram, sempre acompanhados de perto pela visão sagaz da autora que nos indaga diversas vezes apresentando suas teorias e opiniões pessoais.
De uma forma geral o livro é bem narrado e muito bem descrito, porém Nancy Jo apresenta uma cronologia um tanto confusa, indo e voltando na linha de tempo dos delitos e apresentando fatos do futuro e do passado que podem te deixar um tanto perdido. Uma leitura atraente, mas não muito instigante.
The Bling Ring é um caso interessante, com protagonistas e vítimas também interessantes, e apenas evidencia o quanto a cultura americana atual é fraca, fútil e superficial. As crianças de lá são criadas com essa cultura, crescem ao redor de celebridades e aspiram à fama. Será que estes jovens são 100% responsáveis por seus atos?

site: https://pt-br.facebook.com/EmWatsonFasBr‎

Henrique Nascimento 29/07/2013

Jovens Idiotas... Por Terem Sido Pegos.
Apesar de ser um livro sobre a investigação criminal em cima dos roubos cometidos entre 2008 e 2009 a casas de celebridades em Hollywood, o livro não deixa de ser uma crítica à leva de jovens e adolescentes fissurados por celebridades e pela fama que explodiu de uns tempos pra cá.

A motivação de todos os jovens envolvidos nesses crimes é praticamente a mesma: "se eu tiver aquilo, eu serei aquilo." Eles não queriam saber de se parecer com os seus ídolos, eles queriam sê-los. Eles queriam ser fotografados por paparazzi, frequentar lugares badalados e ganhar "dinheiro fácil" como os seus ídolos. Diferente de outras pessoas que querem isso, o primeiro passo deles é invadir a casa dessas pessoas e tomar os seus bens pessoais para si.

Eram crimes geniais, devemos admitir. Apesar de não se preocuparem em serem cuidadosos na hora de executar os seus crimes, o processo de preparação para as invasões era bem pensado, estudado, exatamente como criminosos de verdade fariam (o que eleva jovens de 17 e 18 anos à categoria de criminosos de verdade).

É um ótimo livro, mas não esperem uma glorificação aos roubos no texto. De jeito nenhum. Aqui a autora trata os roubos pelo que eles são: crimes. Acredito que no filme da Sofia Coppola seja uma visão mais direta dos jovens e dos roubos e, assim, os roubos serão apresentados como a coisa glamourosa que parecem ser (e que fazem tantos jovens dizerem que queriam ter participado da Bling Ring). É esperar para ver.

Ju Neves 21/07/2013

www.booksjournal.org
Muito mais um estudo do que uma narrativa em si. O livro Bling Ring trás a trajetória da jornalista Nancy Jo Sales (autora) na cobertura sobre um caso que deixou Hollywood de queixo caído pois, pela primeira vez, o mundo das celebridades pareceu sair de dentro da bolha que os separava dos “meros cidadãos.” A gangue, que passou a ser chamada de Bling Ring, cometeu crimes tão audaciosos que faz todo mundo quebrar a cabeça e imaginar: por quê? Por que um grupo de jovens ricos iria roubar uma quantia que se acumulou em três milhões de dólares em roupas, sapatos, acessórios e dinheiro. Será porque eles podiam? Porque era fácil?

A autora fez, em seu livro, um grande estudo sobre a atual cultura do jovem americano – que, a meu ver, não se resume aos Estados Unidos e, sim, a todo o mundo –, sobre o culto à riqueza, fama e celebridades, envolvendo até a relação que os jovens têm com as redes sociais, dando a impressão que, hoje em dia, qualquer um pode ser famoso, ou pelo menos se sentir como um, postando tudo o que faz e o que pensa na sua página do Facebook ou Twitter.

Na sua narrativa, Nancy fez uma alternância entre o seu trabalho como jornalistas, e os estudos que fazia sobre o perfil do jovem americano. A jornalista, que colaborou com a cobertura do caso para a revista Vanity Fair, é especialista em escrever sobre os jovens, sobretudo se forem ricos. No livro, ela misturou sua experiência com o tema e as pesquisas que veio fazer como o tema – enquanto trabalhava no caso Bling Ring – para trazer um pouco para gente do porquê o jovem americano se comporta de tal modo hoje em dia? Ela abordou tudo, desde contextos históricos até os psicológicos.

Para quem gosta do trabalho jornalístico, Bling Ring é um belo guia de uma jornalista na construção de uma grande matéria especial (o livro). Nancy narrou tudo tão detalhadamente, desde sua busca por fontes que pudessem ajuda-la a entender as motivações dos crimes, ou fontes que pudessem fornecer informações as quais poucas pessoas têm acesso, até suas tentativas (algumas foram bem sucedidas, outras não) em contatar os réus envolvidos. Nancy mostrou total dedicação ao caso, dando importância a qualquer fonte que ela pôde encontrar na rua, mesmo que fosse apenas um adolescente que vive a mesma realidade dos “criminosos.”

Se você busca um livro com uma grande narrativa baseada em fatos reais, não ache que Bling Ring vai preencher esta vontade. Fui com esta expectativa e me decepcionei um pouco. Entretanto, com o passar das páginas, me encantei com o trabalho de Nancy Jo Sales na cobertura do caso. Acho que esperava algo um pouco mais divertido, pois, como a própria autora descreveu em seu livro, um crime que envolve “adolescentes” e celebridades não pôde ser levado a sério pela sociedade, pois “que mal tem tirar de quem já tem bastante?” Bling Ring ajudou, ao menos, a humanizar nossos ídolos. Fazer a gente nos lembrar que, apesar de serem pessoas públicas, eles não deixaram de ser pessoas.
beto 27/07/2013minha estante
comecei a ler agora, e me deparei com esse livro descritivo :/ vim correndo nas resenhas ver se alguem tb sentiu decepcionado haha. ainda estou na página 40, mas continuarei para ver se me prendo mais ao livro

Lívia Gomes 20/10/2016

A farsa do "Sonho Americano"
Em Bling Ring encontramos um relato completo sobre uma série de crimes cometidos por jovens norte americanos ambiciosos e inescrupulosos. Tudo começa com Nick Prugo e Rachel Lee. Ambos desajustados, sem muitas amizades, com problemas sociais, familiares e/ou psicológicos. Ainda no colégio um encontrou no outro o que julgavam ser uma amizade sincera e verdadeira e desde então tornaram-se inseparáveis, começaram a compartilhar além de dversos momentos, muitos segredos. Tudo começou muito de repente e sem um motivo além de que ambos, Prugo e Lee, eram completamente fascinados por moda e por todo o mundo luxuoso das celebridades.

"(...) nós estávamos juntos o tempo todo, todos os dias. Não saíamos de perto um do outro. Éramos parte de um número, um show, com um homem e uma mulher. Éramos eu e ela até o fim, até que a morte nos separasse. Éramos unha e carne."

Eles entraram nas casas de celebridades que, na época (2008-2009), estavam em maior evidência na mídia. Paris Hilton e Lindsay Lohan são só dois exemplos das diversas pessoas que tiveram sua privacidade violada por esses jovens. Aos poucos outras pessoas foram se envolvendo nos roubos. Courtney Ames, Diana Tamayo, Alexis Neiers, entre outros que participaram não diretamente dos roubos, mas como receptores dos objetos furtados. De repente toda essa coisa começa a ganhar grandes proporções e tudo começa a piorar quando um vídeo do circuito interno de segurança da atriz Audrina Patridge é divulgado na internet com imagens dos garotos roubando muitas coisas da casa da jovem estrela. A vida no crime começa a se mostrar muito mais arriscada do que eles imaginavam, misturada num coquetel de instabilidade psicológica e problemas com drogas pesadas como cocaína e heroína, cada um logo chegaria à conclusão de que tudo que se faz gera uma consequência.

__________________________________________________________________

Esse livro foi um super desafio para mim. Além de ser uma história real ele está mais para uma reportagem do que para um romance em si. Não tem nada de historinha aqui. Nenhuma descrição detalhada ou romantizada, nada de bons sentimentos ou fatos comoventes. Esse livro joga na sua cara duas realidades que muitas vezes nos passam despercebidas: a vulnerabilidade das celebridades e os problemas sofridos por jovens em todo o mundo. O livro é bem curto, apenas 272 páginas, mas eu levei cerca de duas semanas para concluí-lo pois realmente é um material com muita informação. Dados policiais, estatísticas, depoimentos, coisas que te fazem refletir muito e pensar como realmente todos nós somos iguais e estamos sujeitos à todo tipo de imprevisto e instabilidade.
Nós ouvimos muito falar expressões do tipo "sonho americano" e "terra das oportunidades" quando se referem aos Estados Unidos da América, e alimentamos às vezes a ilusão de que a América do Norte é um lugar perfeito com pessoas perfeitas, com jovens animadoras de torcida e garotos populares jogadores de futebol americano, pessoas que tiram notas boas e vão direto para a faculdade e com celebridades talentosíssimas e com a aparência impecável. Uma ideia de lugar inatingível. Porém não é isso que Nancy Jo Sales nos mostra. Através desse livro vemos um lado feio que existe em toda sociedade, inclusive nos EUA. Os jovens da Bling Ring moravam em Calabasas, uma cidade do condado de Los Angeles onde muitas celebridades escolheram para morar, dentre elas a família Kardashian, Paris Hilton e Britney Spears. Logo presumimos que esses jovens viviam num estilo de vida no mínimo ao equivalente à classe média. Mas isso não impediu que eles tivessem sérios problemas com drogas, lícitas e ilícitas, e acabassem se enveredando pelo caminho do crime. Eles eram, assim como muitos jovens da atualidade, fúteis e vazios, colocando apenas valor no ter e não no ser. Eles queriam não somente os bens daqueles famosos, mas também queriam estar no lugar deles, ter aquele estilo de vida, ter os holofotes sobre si.

“O lugar era norteado pelo simples ideário de que a busca desgovernada pelo que se julgava ser o interesse próprio era saudável. Devore ou seja devorado.”

Essa é realmente uma história interessante sobre valores e limites que merece ser lida. Apesar de ser uma leitura um pouco arrastada devido à quantidade de informações e à forma de escrita, é algo que te faz pensar bastante sobre toda essa loucura de internet, dos famosos e de até onde as pessoas estão dispostas a ir para se auto promover. Porém recomendo que você leia num momento adequado pois caso contrário pode se tornar uma leitura massante já que o livro se assemelha à uma reportagem enorme e super completa. Eu gostei bastante e se eu pudesse ficaria aqui dissertando por horas a respeito das inúmeras questões polêmicas e delicadas que lotam essas páginas. Mas vou me ater por aqui mesmo. Recomendo à todos e principalmente àqueles que gostariam de cursar ou já estão cursando jornalismo. Vale a pena ler. ;)

Lauraldr 06/12/2023

é bom
é um livro esperto,o jeito que a nancy jo tenta achar explicações pros roubos e entra em uma jornada da história americana é interessante,mas não tive paciência nessas partes.
em geral é um livro legal que conta uma história interessante de jovens que roubam casas de celebridades

Bianca Martins 26/08/2013

Para que tanto "vai e vem"??
É um livro reportagem e não um livro que conta a história da gang Bling Ring.
Nancy nem mesmo chegou a conversar com todos os personagens envolvidos.

Nancy se perde por capítulos inteiros...depois retorna, continua a história da gang por um capítulo e se perde novamente por outros tantos. Ela questiona o tempo todo sobre essa busca pela fama da juventude atual e acabou usando estes questionamentos e exemplos para deixar o livro maior (o mais puro "encher linguiça).

A sensação que fica no final do livro é: umas 220 páginas foram só de enrolação. A história da gang Bling Ring é curta e objetiva.

Um dos fatores que me fez me identificar menos foi o fato da Nancy citar tantos exemplos de celebridades e acontecimentos que não fazem parte da minha realidade (como fofocas de artistas de Hollywood). Fica complicado a escritora escreve como se o leitor tivesse a obrigação de saber que é o exemplo citado.

Gabriel 31/08/2016

Odiei, nota 10.
Primeiramente vi o filme, que é estrelado pela Emma Watson (eterna Hermione) e Taissa Farmiga (Princesinha de AHS) e amei! De quebra, fui atrás do livro imaginando que seria uma narração dada través de um dos personagens, que teria aventura, ação etc.
Devo dizer que fui burro e cai do cavalo? Pois bem, fui burro e cai do cavalo, o livro é um documentário... *silencio de 6 segundos seguido de uma cara de decepção*
Porém, não desanimem, não é tão ruim quanto parece, na realidade, me surpreendi ao terminar.
Okay, como já sabem, é dado em forma de documentario, e no começo você desanima, mas ao insistir e chegar no meio, você se envolve com toda a trama e passa a dar mais atenção, ainda mais por ser baseada em fatos verídicos e que envolvem celebridades queridas (por mim) tais como Lindsay Lohan, Paris Hilton, Miranda Kerr e seu boy da epoca que no caso, era Orlando Bloom.
O documentário vai contando a forma e os roupos realizados por um grupo de jovens que ficaram conhecidos como a gangue de hollywood. Estes, invadiam a casa e roubavam roupas, joias, bolsas e acessórios de celebridades.
A critica que cada um deve fazer após ler tal livro vem de forma espontânea (por isso gostei dele), e estas são relacionadas aos padrões de beleza, a influencia de comportamento que Hollywood e suas celebridades exercem, e a diferença social daqueles que tem condições de se incluírem nesse sistema (capitalista, rs) ou não.
Leiam e reflitam, a capa é bonitinha mas a historia e o conceito por trás fedem.
Gabriel 31/08/2016minha estante
roubos**

André 22/10/2013

Se o filme é bom imana o livro!
Se você procura um livro com o estilo de escrita romance, não é esse o livro que você procura. Bling Ring não é narrado em primeira pessoa, ele é narrado pela própria escritora, Nancy Jo Sales, ela explica tudo de uma forma tão fácil que você vai lendo e nem vê o tempo passar.

Nancy fala sobre todos os integrantes da Bling Ring, que é o nome dado á essa gangue que arrombava as casas de pessoas muito influentes nessa geração de hoje. Ela também vai falar muito sobre a mente saturada dos jovens, o que a televisão, o que a mídia passa para seus telespectadores, influindo-os a fazerem coisas como roubar casas de seus ídolos.

É apresentado cada perspectiva dos roubos de cada um, sobre a infância de alguns, seus problemas pessoais, e o que os levaram a fazer isso. É incrível o fato de você nunca ter tido contato com os integrantes da Bling Ring, você os conhece tão bem.

A escritora se aprofundou tanto nesse livro que você sabe tudo sobre eles, você tem até seus "personagens" preferidos, e os que você odeia, é muito perceptível as características de cada um. O livro tem até umas passagens engraçadas, a autora explora bastante esse mundo das roupas de grife.

Eu comprei esse livro por causa do filme, eu ainda não assisti, e como ele já saiu de cartaz, o que me resta é esperar pelo DVD, mas quem gostou do filme, TEM que ler esse livro, se o filme já é bom, o livro é incrível, é bem mais aprofundado, você conhece outros personagens(que podem ou não estar envolvidos, mas se estivessem, não foram presos '-').

O livro tem várias fotos, assim você consegue ver realmente quem são as pessoas, e eu vi na página do facebook do filme que alguns nome foram alterados, mas isso vai ajudar á você entender melhor no começo pois você já está ambientado com os personagens.

Esse não é um livro que todos irão gostar, vai depender muito, eu adorei esse livro, tanto que foi cinco estrelas, se você viu o filme, você TEM que ler esse livro!

site: http://bibliofilismoecia.blogspot.com.br/

Deisinha 13/10/2019

nota: a epidemia do narcisismo, é o valor atribuído à fama pela Cultura americana. É uma questão que remonta ao dilema do ovo e da galinha - queremos ser famosos porque somos narcisistas? Ou foi a Cultura da fama que nos tornou narcisistas? - Jean M. Twenge e W. Keith Campbell (pág 71)

Nos anos de 2008 e 2009, um grupo de adolescentes formaram uma gangue para invadir casas de celebridades. No início tudo parecia uma brincadeira, pois em suas mentes eles “iam às compras”. Iam atrás de informações da celebridade que era alvo no momento, observavam as redes sociais para saber onde estariam para então invadir as casas e irem para suas respectivas compras.
Nancy Jo Sales, fez um excelente trabalho jornalístico juntando todas as peças do que aconteceu, de quem e quando surgiu a ideia, quem executou o plano, quem escolhia as vítimas e quem iria entrar nas casas, tudo detalhadamente, com as datas e relatos das celebridades que não são poucas: Paris Hilton, Lindsay Lohan, Orlando Bloom e Miranda Kerr. Além disso, Nancy fez uma pesquisa profunda para saber o porquê dos adolescentes terem tanto fascínio por celebridades Hollywoodianas. Levando em consideração, que roubar não tem nada de bacana, ou reproduzido, pois muitos devem pensar que eles apenas roubaram de pessoas que tinham muito e eles não. Mas a questão vai muito mais além do que isso. A questão real é a sua privacidade violada, o medo que eles possam voltar e violar de novo o lugar que era pra ser seguro. No livro aborda também relatos das celebridades, do que elas sentiram depois do que aconteceu em suas residências.
Para quem ama este gênero jornalístico vai gostar muito da leitura, pois ela flui muito bem, uma linguagem não tão meticulosa ou técnica e sim viciante que não te faz largar a leitura, além dos dados que ela traz, com pesquisas sobre comportamentos dos adolescentes, entre outros assuntos que acabamos refletindo sobre a sociedade

Débora Bertuol 05/04/2022

O primeiro livro documentário a gente não esquece
Eu era completamente viciada no filme, vivia revendo na Netflix, depois que descobri que tinha um livro, sai correndo pra comprar (mil anos atrás). Não me decepcionei nada com o livro, amei muito saber todos os detalhes e descobrir que as coisas eram muito maiores do que como o filme mostrava, foi por muito tempo meu livro preferido.

Filipe 11/06/2021

É a terceira vez que leio este livro. Acho fascinante. É uma extensa reportagem com riqueza de detalhes e uma pesquisa de dar inveja em qualquer jornalista. Não é um texto mastigado para quem tem preguiça. Tem que se interessar por leituras jornalísticas e factuais para apreciar esta obra.

Júpiter 22/04/2020

Uma reportagem como todas deveriam ser
Eu lutei bastante pra ler no começo, pensei até em desistir, mas ainda bem que não. O meu problema no começo foi essa obsessão da Nancy e da Sofia por isso de fama rápida. Ainda mais em 2020 (7 anos depois do lançamento) termos digital influencers. Elas realmente não imaginavam o que estava por vir e se soubessem, teriam exagerado muito mais. Mas após essa parte, entram questões realmente importantes, e até políticas, que tornam o livro MUITO BOM. Esse livro é muito bem escrito, e dá pra imaginar cada cena contada, como se fosse um livro de ficção. É bom, nos tempos de hoje, ler uma reportagem tão imparcial e clara. Dá pra notar que os suspeitos não são ou bonzinhos ou malvados/bandidos. Eles tem camadas, como qualquer pessoa. Ultimamente eu tenho estado tão cansada da perspectiva preto e branca dos jornalistas do Brasil, que esse livro, essa reportagem, foi um oásis