O Império Final

O Império Final Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

dantebntalig 06/01/2024

Diferente
Um dos livros mais singulares que já li, a reviravolta final me deixou sem reação por um momento. Mesmo saindo de uma ressaca literária depois de um calhamaço do Stephen King, essa estória conseguiu me cativar. O sistema de magia é diferente de tudo que já vi antes, complexo e desenvolvido. Quem é fã de fantasia e está em dúvida de ler essa obra não precisa pensar duas vezes.

caell 06/01/2024

Apaixonado pelo Sanderson
Eu demorei um pouco para ler Mistborn com receio de não ser tão bom quanto os comentários recentes (outros nem tanto) na internet vinham comentando. Mas estava completamente enganado, o livro foi maravilhoso. Porém acredito que alguns prolongamentos da história foi um pouco desnecessário, fazendo o livro ser demasiado longo sem muita necessidade.
Começamos com um world building sobre a sociedade e natureza de Mistborn. Somos apresentados aos Skaa e seu estado de escravidão naquela sociedade em relação aos Lords, que são parte da nobreza. Vemos que os Skaa são tratados como animais, sem compaixão, como máquinas nos campos que existem para servir até a exaustão. Também vemos a relação dos obrigadores com os nobres, que supervisiona seu cotidiano afim de informar o Senhor Soberano, o deus de Mistborn.
O livro introduz tudo de uma maneira muito macia, diferente de outras fantasias ele não joga nada forçado ao leitor, nem exige que você preste atenção a dialogos chatos e longos; ele apenas vai nos mostrando o dia a dia daquelas pessoas, o que elas passam, o que elas sentem, como elas são.
Também os personagens principais, da gangue de Kelsier, são muito bem construídos. Vemos como cada um tem sua peculiaridade própria que não é nenhum pouco vã, na verdade essas peculiaridades vão influenciando cada pedacinho da história. Por exemplo a Vin, que passou por vários traumas na infância e adolescência e isso tem consequências em sua personalidade, a tornando extremamente fechada. Isso a faz a desconfiar de tudo e todos por um bom tempo, o que exige que parte da história seja trabalha em prol de seu desenvolvimento com o Kelsier e o grupo. Também uma consequência indireta disso é em seu relacionamento com os nobres quando ela é infiltrada nos bailes. Ela dificilmente entrega alguma coisa fácil, ou confia fácil neles, tanto é que só consegue mesmo se aproximar de Elend, mesmo com muita desconfiança. Esse seu passado também a ajuda a enxergar nas pessoas mais do que elas aparentam, devido a tudo que ela sofre tanto com Reen como por Camon.
Também o plot twist no final é sensacional. As vezes que achamos que o plano ia falhar, no final quando temos certeza que tudo foi em vão, e ai o Sanderson nos pega de surpresa e destrói todos os nossos medos e achismos. A forma como ele nos entregou aos poucos, com as migalhas dos dialogos entre Kelsier e Sazed o que ia acontecer, com as frases no cabeçario dos capítulos, foi incrível. Já vamos de O Poço da Ascensão!!!

joao 04/01/2024

Esse foi o primeiro livro que eu li do Brandon Sanderson, vi vários vídeos falando sobre a ordem certa de começar a ler e que o próprio autor disse que num tem uma sequência certa.
Gostei muito do desenvolvimento dos personagens e da maneira que esse mundo é apresentado.

Mariii 26/12/2023

Mais um mundo incrível criado pelo Brandon. O Império Final é o primeiro livro da 1a era de Mistborn e ele acompanha a história de Kelsier, um Nascido das Brumas, que usando sua magia tem a intenção de derrubar o Senhor Soberano e seu Império. Para isso, ele reúne um bando de escravos e ladrões e cria um plano de rebelião. Entre o seu grupo, conhecemos Vin, uma jovem órfã que passou toda a sua vida lutando para sobreviver, usando o que ela acreditava ser um dom chamado Sorte. Ao longo da história, vamos nos aprofundando em um mundo rico em detalhes e muito bem construído. Podemos ver o crescimento e o desenvolvimento dos personagens. E a história te prende a todo momento e você fica curioso para entender as jogadas e os desenvolvimentos políticos e os resultados de cada ação do grupo. É realmente incrível e estou super animada para continuar essa história.

QueciaC 25/12/2023

Quando se lembrarem de mim, lembrem-se de sorrir.
INCRÍVEL. Eu não sei o que sentir. Como um livro pode ser tão perfeito? Os personagens, a história, a protagonista! Tudo tão real e bem construído que até agora não sei se li um livro de fantasia ou uma história real. Se eu pudesse dar uma nota, eu daria uma impossível de se alcançar. Agora só me resta esperar que a continuação entregue esse mesmo nível de genialidade.

vênusemamor 20/12/2023

MIL PALAVRÕES PARA EXPLICAR MEU SURTO
Totalmente sem comentários para o quanto estou apaixonada por essa saga. É o primeiro livro do autor que estou lendo e todo o mundo e o sistema de magia criados me deixaram um pouco perdida no início mas são muito bem construídos e se explicados ao longo do livro . Você se apega aos personagens sem nem perceber, foi uma leitura muito imersiva para mim eu esqueci totalmente do tempo.

betinað­ðð« 18/12/2023

Obra prima
Comecei a ler mistborn como uma preparação para the stormlight archive e fiquei impressionada em como o livro é bom, ele dá de 10 a 0 em todos os outros livros de fantasia que eu já li.
Apesar de ser fantasia, a escrita não é nem um pouco complicada e é muito fácil de você entrar na história e ficar curioso com o que virá a seguir.
Amo o Kelsier, e amo ainda mais a Vin, ela é simplesmente sensacional, que mulher meus amigos, que mulher. Eu nunca vi uma pessoa tão f0d4 (sem a intenção de ser) em toda a minha vida.

Luu 14/12/2023

Incrível
Adorei esse livro, fazia tempos que não me apegava a personagens desse jeito
amo os livros do Brandon e esse não foi diferente, agr tô só em dúvida de qual eu tenho que ler a seguir KKKKKK

Leozinho! 13/12/2023

Muito interessante
Achei o livro bem legal, com certeza ele me prendeu bastante pois acabei de ler ele muito mais rápido do que eu estou acostumado. Porém não achei a melhoooor coisa do mundo, senti falta de alguns detalhes na criação do mundo e da história que fariam um bom livro se tornar excelente. Mas de qualquer forma, foi uma experiência muito boa, o sistema da alomancia é bem interessante e os mistérios estão me fazendo continuar com a saga

Belluci0 11/12/2023

Maravilhoso
Eu amei o livro, eu queria ler Caminho dos Reis, para isso precisava começar mistborn primeiro. E que surpresa, essa história é incrível. Eu acabei de entender quando as pessoas falam sobre os últimos 10% dos livros do Brandon Sanderson, sksjskskksksks.
Gostei muito da Vin e não achei ela boba, estou triste com a morte daquele personagem?
Mas no fim, gostei bastante do livro, ele poderia ser um livro sozinho se o final fosse mais completo, porém sinto que na verdade a história vai escalar bastante ainda?.
No aguardo do próximo capítulo dessa história

fleipes 07/12/2023

Apoteótico.
Vou ser sucinto porque pra mim, tudo nesse livro é tão bem feito, tão bem desenvolvido que é praticamente obrigatório dar uma chance, principalmente se for fã de fantasia.
O final é simplesmente delicioso de se ler, com um clímax absurdo e que te deixa ansioso pra acompanhar mais da saga.

AnnaClaraHardt 07/12/2023

Leitura muito densa, mas valeu a pena, a história é complexa e tem muitos personagens, gostei bastante de cada um deles, Kell, Vin e Sazed os melhores, fiquei triste perto do fim, mas foi para um bem maior, a alomancia e ferruquencia são incríveis, sistema mágico diferenciado!
Holecramh 05/01/2024minha estante
Esse livro é muito gostoso, no começo você fica um pouco confuso mas depois a história desenrola muito rápido

Lara.Bia 06/12/2023

Maravilhoso, incrível, lindo lindo lindo lindo lindo lindooo
Que final incrível. Que protagonista, a evolução que ela teve durante a narrativa foi demais e toda a forma dela de pensar nem parece que foi um homem que escreveu (isso é um elogio), parece que ela realmente pensa como eu pensaria.
Toda a mitologia que cerca esse mundo é muito bem desenvolvida tbm, não tenho pontos negativos para falar. A não ser por algo que aconteceu com o Kelsier, outro personagem extraordinário.
Esse livro elevou o patamar de livros fantásticos.