Barriga de Trigo

Barriga de Trigo William Davis, M. D.
William Davis, M. D.
William Davis, M. D.

Resenhas - Barriga de trigo

1 | 2 | 3 | 4

vanessamf 13/05/2015

Irresponsabilidade científica e médica
A primeira vista, o assunto do livro pode assustar ou causar desconfiança, porém, a medida em que vamos avançando na leitura, percebemos o quanto é lógico e coerente. O autor basicamente nos mostra todos os malefícios que o consumo irrestrito de trigo pode nos ocasionar (e não só às ditas pessoas celíacas), indo desde acnes, passando por obesidade, diabetes e demência.

Para compreender isso, ele nos leva pela saga do trigo que, apesar de muito presente na nossa memória afetiva, é algo recente na história alimentar humana, já que começou a ser consumido apenas após o advento da agricultura.

E por que ele faria mal agora, se tem sido consumido nos últimos milhares de anos?

Antes o trigo era alto e tinha um genoma mais simples. Hoje ele é anão, mais robusto e tem pelo menos 3 vezes o código genético primordial.

Ele explica que, além do fato da quantidade ser muito maior que antes – atualmente comemos 40 a 60% de produtos feitos a base de trigo por dia (em parte devido à pirâmide alimentar padrão) – o trigo atual, devido a alta demanda e a crises de fome no pós segunda guerra, é geneticamente modificado.

A grande questão é que ninguém testou na época o que esta mudança genética poderia gerar no nosso organismo, afinal, o produto final (farinha) era tão parecido com o do trigo ancestral!

Pois é.

Vale a pena se inteirar para evitar tantas doenças que consideramos “normais” ou “inevitáveis”.

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2015/05/13/tecnico-barriga-de-trigo/

olramnaeg 21/01/2016

Resenhando Celeremente: Barriga de Trigo
Barriga de Trigo tem como astro principal o trigo, mas não seria melhor dizer vilão? Sim. No seu livro, Davis faz uma verdadeira genealogia do trigo, desde seus primórdios até se tornar o trigo moderno, anão e produtivo dos nossos tempos. Ele faz uma verdadeira demonização do trigo moderno, bem como da proteína [glúten] encontrado no mesmo. O autor aponta o trigo como o grande causador e agravador de alguns males da nossa sociedade, como a obesidade, a doença celíaca, problemas de visão, problemas posturais, envelhecimento precoce, doenças cardíacas, problemas no sistema nervoso, problemas na pela e etc. No livro ele conta diversos casos de seus pacientes que foram muito beneficiados após a supressão do trigo das suas dietas, revertendo e extinguindo suas enfermidades. Ele nos conta da capacidade de gerar dependência que o trigo tem, por causa de suas exorfinas, e aponta o trigo como um super carboidrato que gera dependência e não nos deixa sair do ciclo da montanha russa da insulina, sempre nos deixando cada vez mais sedentos por comida e por trigo [carboidratos], fazendo com que acumulemos cada vez mais gordura e desenvolvamos doenças de toda sorte. Enfim o livro trata do trigo e suas consequências para a saúde, bem como a barriga de trigo, ocasionada pelo acumulo de gordura visceral por causa, também, do excesso do consumo de trigo.

Jamile 18/11/2016

Indústria por trás do trigo
No primeiro momento, a leitura provoca ao leigo um susto em perceber o quanto tem consumido de um produto sem sentir. Posteriormente, entende o quão vulnerável, mal nutrido, desenformados e negligentes com relação a nossa nutrição. Afinal, se alimentar deveria sempre significar também se nutrir.
O livro tem conteúdo voltado principalmente aos que tem sensibilidade ao glúten do trigo e por trazer sérias complicações ao organismo, acaba por ser de interesse a obesos, asmáticos (meu caso), diabéticos, portadores de dermatite herpetiforme, entre outras doenças.
Ao final, até quem não possui nenhuma doença relacionada, certamente irá querer tirar esse ingrediente de sua dieta de uma vez por todas.
Altamente recomendado. Apenas pesquise mais sobre adoçantes que são recomendados no livro e que na verdade não deveriam ser consumidos de nenhuma forma. Nem mesmos esses "melhores" que são aconselhados pelo autor.

Vivi 12/02/2018

Minha opinião sobre Barriga de Trigo
É um livro muito interessante, não usa termos muito técnicos e fala abertamente das consequências desastrosas do consumodo trigo - principalmente por intolerantes como eu!

Me ajudou a perceber que, não basta eliminar o trigo, é necessário eliminar os produtos industrializados da dieta. Estes, muitas vezes, possuem trigo em sua composição, o que justifica a quantidade significativa de mal estar que presenciava, mesmo sem consumir glúten por um período bem grande.

Vale a pena a leitura!

Monolice 01/11/2020

O trigo é realmente o vilão?
Após ter contato com dietas com baixo teor de carboidratos, resolvi pesquisar mais e cheguei a este livro.
Não sou nutricionista, muito menos da área de saúde, e achei em alguns momentos o livro um tanto quanto sensacionalista, mas uma coisa é fato: não é possível ignorar a alta da obesidade nos últimos 40 anos sem associar com o aumento no consumo de trigo e outros carboidratos refinados, que se tornaram abundantes e muito acessíveis financeiramente para boa parte da população mundial.
Aconselho a leitura criticamente, absorvendo o que serve para cada um, e também a busca por mais informações pós leitura.

Fabiola.Penido 01/03/2017

É um livro esclarecedor, mas cansativo e muito técnico.

Roberto 17/03/2017

O paozinho da MORTE.
Para quem sempre lê algo a respeito do tema -- nutrição --, certamente não achará nenhuma grande novidade. Mas ainda assim nos ajuda a nós livrarmos dos nossos maus hábitos alimentares aos quais nos agarramos mesmo sabendo de seus malefícios.

Arlete.Lety 11/09/2016

Esclarecedor
Ótimo para celíacos e não celíacos. Porém vi algumas contradições, talvez porque nos EUA o estudo sobre uma vida sem trigo tenha sido levado mais a serio. Aqui no Brasil melhorou muito as opções de produtos e informações nos rótulos mas ainda tem muito a ser melhorado. Recomendo a leitura!

Franciely 19/04/2022

Trigo
É um livro surpreendente e preocupante, porquanto nos informa dos malefícios do trigo atual e as doenças que dele derivam.
O início relata a história do trigo e sua modificação pelo homem até os dias atuais, reconhecendo sua importância na antiguidade. Contudo, a ganância do homem e a necessidade do aumento da produtividade na indústria alimentar tornou o trigo anão e existente apenas com a intervenção humana.
Nos próximos capítulos relata sobre a doença celíaca, bem como as consequências do trigo em nossa vida. Sintomas que nem imaginávamos estão associados ao trigo.
Ao final, há sugestões de substituição do trigo por alguns alimentos, assim como receitas e como eliminar o trigo da nossa rotina.
Livro recomendado por um médico. Praticamente cortei o pão e tento evitar o glúten, mass.. difícil, com tantas tentações e glúten em todo lugar, sobretudo pra mim que adoro massas. Seguimos tentando melhorar nossa alimentação.

Nyew 27/04/2022

Viva a Ciência? Não é simples assim...
O tipo de livro que te faz pensar na vida e nos hábitos que pratica. A cada capítulo luzes são lançadas sobre o alimento, que está mais para veneno, e nos faz questionar o governo, a ciência, médicos e nutricionistas. No fim, se parar para pensar, você começa a questionar muitas outras áreas também. Até onde somos enganados?

Apesar de não gostar do tom do médico escritor nos primeiros capítulos, sua ironia me cativou e deixou o livro mais divertido, ora mais pesado (quase humor negro ou estou exagerando?), ora mais leve (nunca mais olharei para minha tia diabética do mesmo jeito).

Altamente recomendado, assim como Porque Engordamos e Detox 21 Dias (péssimo nome, eu também acho!).

Fabiola Penido 25/09/2017

É um livro esclarecedor, mas cansativo e muito técnico

Adriana 27/10/2022

Esclarecedor
Um livro bem detalhado sobre o trigo, sua origem e modificações inerentes à atualidade. O autor mostra o quão mal o trigo gmfaz, tanto Para celiacos quanto Para os não celiacos. Com o passar do tempo o trigo vai prejudicando o organismo e dificultando a absorção de nutrientes o que traz uma série de problemas. Eu já tinha lido antes sobre isso, e agora massificou mais as informações.

Anezio 29/11/2022

Tentando fugir da dominância do gluten
Livro interessante focado nos maus que o glúten podem causar ao ser humano. O autor apresenta casos interessantes e, no mínimo, curiosos que mereciam uma investigação mais cuidadosa a fim de se comprovar os efeitos supostamente tão nocivos apresentados.

O autor defende no livro que eliminemos ou reduzamos ao máximo o consumo de alimentos ricos em glúten, e apresenta algumas razões para tal considerando casos vividos por ele em seu consultório, como também por outros profissionais da medicina. É importante alertar que esse tipo de literatura deve ser lida com algum ceticismo, sem no entanto descartar por completo o que o autor apresenta como justificativa sem antes investigar por meio de outras fontes.

São apresentados alguns fatos importantes que não podem ser descartados como se não pudessem ser causa de algum problema de nossa sociedade moderna, como por exemplo o fato de que o trigo que consumimos atualmente possuir muito mais glúten que o trigo consumido por nossos avós.

Fato é que nada é de graça. É sempre possível que haja alguma consequência no médio/longo prazo.

1 | 2 | 3 | 4