O visconde partido ao meio

O visconde partido ao meio Italo Calvino

Resenhas - O visconde partido ao meio

Carla 28/09/2021

Boa mensagem, mas...
Primeiro escrito que leio de Calvino e não me agradou muito o jeito rebuscado de contar uma história que, em sua essência, é bem simples.

Há uma longa explicação em algumas edições sobre o que o conto quer dizer, pq foi escrito, e qual contexto histórico, etc.

Quando esse material aparece após os escritos penso que acrescentam, mas não costumam ser indispensáveis para o entendimento do texto. No entanto, quando o autor começa com essa longa explicação, já se adivinha um conto de difícil leitura, onde os elementos estão mais escondidos que acessíveis aos leitores.

Lerei outras coisas do autor um dia...

Italberto 21/09/2021

O visconde partido ao meio
Um livro muito interessante sobre a dualidade que existe em cada um de nós e como devemos nos conhecer para saber dosar cada uma dessas partes de maneira justa.
O livro tem um tom fabuloso e, apesar de não ter mais que cem páginas, consegue expor de forma lúdica as questões que permeiam nossas lutas diárias para equilibrar nossos desejos e nossa necessidade de conviver em sociedade.

helena 17/09/2021

apesar de sentir falta de um pouco mais no final, foi uma leitura bem interessante. as reflexões sobre bem e mal e sobre como somos mais complexos do que parecemos é bem interessante. livro curtinho e, de certa forma, divertido.

Nick.ly 31/08/2021

Divertido
Eu gostei, é legalzinho de ler e de se refletir, só também...........................................

Karla Marinelli 13/08/2021

Gostei
É um livro curtinho. Que fala sobre um homem que tava numa guerra e com uma bola de canhão foi repartido no meio. Ou seja , bem e o outro mal.
Bem interessante. É contada a história pelo sobrinho desse homem. Ele fala bastante das pessoas ao redor dele. Enfim , tirei frases boas. Gostei muito

Loba Literária 12/08/2021

Razoável
O livro é divertido, mas a escrita é um pouco arrastada. Conheci Calvino por ele, e a experiência não foi ruim.

Helô 30/07/2021

O Visconde Partido ao Meio
Tenho que confessar que eu achei uma leitura bem complicada e arrastada, eu só li por causa da escola mesmo, o livro não te prende em nenhuma parte e o final não é muito bom, acho que esda foi por enquanto a pior leitura do ano.

k.j. 23/07/2021

... "[...] as vezes a gente se imagina incompleto e é apenas jovem."

adorei o viés político, implícito, quando o visconde está ao meio, e, amei a reflexão sobre como devemos ser a amálgama da dicotomia da moralidade, nos tornando assim, o que somos: os falhos e imperfeitos seres humanos.

Pedro.Gondim 16/07/2021

Qual parte nos predomina?
"Assim passavam os dias em Terralba, e os nossos sentimentos se tornavam incolores e obtusos, pois nos sentimos como perdidos entre maldades e virtudes igualmente desumanas." (p. 90)

SalmaC 30/06/2021

ótimo.
Um livro ótimo e divertido, uma história meio louca de um homem(um visconde) divido/partido ao meio, com personagens de caráter duvidoso, mas que por trás de toda essa maluquice (e humor, que, segundo Calvino, divertir é uma das funções sociais da literatura) está uma grande crítica e reflexão sobre o que é o ?homem moderno/contemporâneo? um homem feito de retalhos, divido, incompleto, hostil à si mesmo... A busca de uma integridade que supere as mutilações impostas pela nossa sociedade... ?O visconde Medardo di Terralba é o verdadeiro ancestral do homem contemporâneo?
toda a história, narrativa, todos os personagens tem um significado a mais do que pode aparentar.

Leiam essa deliciosa obra literária de Calvino.

Digo 28/06/2021

Um bom rascunho
(Sem spoiler)
Eu gostei de ter lido, mas fiquei com a impressão q faltou um editor dizer pra ele trabalhar mais um mês no livro pra lapidar tudo.
Tem vezes que os personagens fazem coisas legais mas que não tem nada a ver com eles. Tinha que dar uma preparada no terreno antes, sei lá.
Uns diálogos meio mal construídos às vezes, umas coisas importantes ditas de qualquer jeito, umas arestas assim que te fazem sair do encanto da história e lembrar que tem alguém ali atras escrevendo.
Aliás acho que agora vou dar muito mais valor pra livros redondinhos.

Dele eu gostei mais do Cavaleiro Inexistente.

Ah! E no inicio dessa edição tem uma Apresentação com um texto do autor sobre o livro, que eu deixei pra ler só depois com medo de spoiler, e de fato tem spoilers ENORMES hahahah inclusive o autor dizendo ?eu escolhi colocar tal e tal coisa pra serem surpresas?. Mas então como alguém põe isso na Apresentação no inicio do livro?!?!? hahahah

Dávila 15/05/2021

Um (?) Visconde incomum.
Daqueles livros de Ítalo Calvino que são tão bons que você precisa reler sempre quando possível
Medardo, o visconde do título vai à guerra e...
Usando o fantástico, o absurdo Calvino nos conta essa fábula, uma maravilha que só a forma de narrar do autor de "O Cavaleiro Inexistente" poderia nos proporcionar.
É tb um ótimo começo se vc nunca leu nada dele.
Aqui a tradução (ótima) é de Joel Silveira.
E o livro inclusive já virou espetáculo teatral do Grupo Galpão com o nome "Partido".

nkog.neato 12/05/2021

Bom, eu não sei o que achar desse livro
Leitura rápida, fiz por causa do clube. Gostei, mas não sei ,exatamente, como vamos debater sobre ele. Partido ao meio fez sentido e a história é bem previsível, história pra criança? Creio que sim. Quando estiver mais madura vou repetir esta leitura!

Filosophis 06/05/2021

Bem vs Mal
A obra conta a história de um visconde que ao ir batalhar em uma guerra foi dividido em duas partes, uma boa é uma ruim. Gostei do jeito que o autor coloca sobre o lado bom e ruim e tudo que é bom em certa parte pode- se tornar ruim. Eu fiquei com muita muita dó do sobrinho do visconde. Um livro bom, não tem muita ação, achei algumas partes meio bleh, mas creio que seja por conta da linguagem e do livro ser escrito no século 19! No geral gostei, achei bom 3 estrelas.