A Garota das Cicatrizes de Fogo

A Garota das Cicatrizes de Fogo Ricardo Ragazzo

Resenhas - A Garota das Cicatrizes de Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Way to Happines 11/03/2014

[Resenha] A garota das cicatrizes de fogo - Ricardo Ragazzo (por Lígia Colares)
Fui convidada para participar do booktour desse livro pelo blog "E o mundo terminou em livros", e já tinha ouvido falar do escritor, achei uma boa oportunidade de conhecer o trabalho dele!
A sinopse me chamou a atenção pelo teor investigativo, e o fato de as cicatrizes de Lisa terem desaparecido totalmente acionou todos os alarmes de curiosidade na minha cabeça! Comecei a leitura nessa curiosidade, e posso dizer que fui surpreendida!

Primeiro, apesar de todos os dramas da vida de Johnny, ele é um personagem muito interessante! Seus repentes de ironia, o raciocínio lógico e o sarcasmo me conquistaram de imediato. Apesar de ele viver um eterno drama, buscando a filha e o assassino de sua esposa, seu humor ácido nunca permite que o leitor se afunde nessa depressão com ele... E a Lisa, apesar de ter se mostrado uma menina terrivelmente romântica, ter sofrido tanto com as queimaduras no corpo a torna uma personagem singular, com os pensamentos de uma adolescente e o sofrimento que eu não desejaria para ninguém! E os fatores que ocasionam o encontro desses dois personagens se tornam cada vez mais estranhos! O que ocasiona uma morte tão terrível? E o que afinal tem a ver um com o outro? Haha!

A leitura fluiu muito rápido, Ricardo escreve de forma envolvente, então quando você percebe, já está no meio do livro. Falando nisso, quando li um pouco mais da metade, fiquei realmente preocupada em ser uma série, e não apenas um livro, pois parecia que ainda tinha muita história para contar! Mas graças a Deus Ricardo levou a história de forma gradual, e tudo foi muito bem explicado, sem precisar de mais um volume! Haha!

E falando em bem explicado, não vou entrar em detalhes para não dar spoiler, mas eu achei que o estilo do livro seria um, e acabei sendo surpreendida por outro! E isso foi definitivamente um ponto positivo! Primeiro, descobrir as verdades sobre a vida de Johnny, depois as verdades sobre Lisa... E quando menos esperamos, uma verdade ainda maior, e que eu adorei! Esse livro me deu vontade de adicionar o Ricardo no facebook e perguntar se ele acredita em tudo que ele falou, se ele apenas inventou aquilo, e de onde tirou ideias tão interessantes!

Indico, o livro surpreende, é de fácil leitura, e ao final, além da satisfação de ter lido uma boa história, você ainda vai ter vontade de ler outros livros do autor! É exatamente como estou! Pronto, parei de falar ahahaha

site: http://way-2happiness.blogspot.com.br/2013/11/resenha-garota-das-cicatrizes-de-fogo.html

Totta 14/03/2014

Intrigante e Surpreendente são as palavras que resumem esse livro.
É um grande prazer poder fazer mais uma resenha, entretanto o fato de ser de um escritor brasileiro torna essa tarefa ainda mais saborosa.

Antes de falar sobre a história de A garota das Cicatrizes de Fogo de Ricardo Ragazzo, preciso dizer que sempre que eu começo a ler um livro, o que realmente me prende é a escrita. A forma como o conjunto de palavras, usadas pelo autor prendem o meu interesse e este livro me prendeu logo nas primeiras páginas, o que tornou a leitura fácil e prazerosa. Ah e não posso deixar de mencionar que a narrativa é feita na 1ª e na 3ª pessoa dependendo do personagem em foco. Achei isso muito interessante e é a primeira vez que leio um livro com esse tipo de narrativa.

*** cuidado pode conter spoiler ***

Johnny Falco é um homem sofrido, que teve sua família destruída de forma abrupta e inexplicável. Sua esposa foi encontrada morta em sua casa, e sua filha desaparecida. O que seria algo comum se o estado em que o corpo da sua esposa se encontrava ser peculiarmente estranho.
A partir de então Falco dedica sua vida a descobrir quem fizera aquilo com sua esposa e levara sua filha.

Quatro anos mais tarde, com a ajuda de seu amigo Sal, Johnny tem uma pista que pode levar ele a descobrir o que terminou com seu lar doce lar.
Quando ele chega na cidade de Valparaíso para investigar sobre corpos encontrados exatamente como os da sua esposa (pele e esqueleto) sua vida cruza com a de Lisa Gomes.
Lisa é uma menina que foi brutalmente violentada aos onze anos, quando um estranho jogou gasolina no seu corpo e ateou fogo. Depois de ter 80% do seu corpo queimado, Lisa passa seis anos da sua vida enclausurada no hospital, em tratamento... Se escondendo do mundo... até que um dia ela acorda e está diferente. Não há cicatrizes.

Espantada, mas feliz, Lisa resolve viver a vida, para recuperar o tempo perdido e assim que o faz, ela conhece Alex/Daniel que não sabe quem é, mas a paixão entre eles é algo avassalador e inexplicável. A ligação entre eles é forte a ponto de compartilharem memórias. Mas o que intriga em toda essa história é que quando eles estão juntos, as cicatrizes de Lisa voltam.

Falco tem certeza que Alex/Daniel é a chave para encontrar sua filha, mas para isso eles precisam fazer com que ele recobre a memória e com isso eles se unem.

Sim, duas palavras resumem esse livro: INTRIGANTE E SURPREENDENTE.
A forma como a história se interligou, e o desfecho para tudo, é algo inesperado, entretanto algumas respostas poderiam ter sido mais desenvolvidas. De forma alguma isso deixa o livro menos interessante. Pelo contrário. Se você quer ler um livro nacional cheio de mistério... esse é o livro certo.
Para saber mais sobre essa incrível história, você terá que ler A Garota das Cicatrizes de Fogo.

Beijos, Val

Naty__ 28/04/2014

Essa obra é a segunda que leio de Ricardo Ragazzo. Os dois livros são bem diferentes, o que me deixou bastante admirada. A garota das cicatrizes de fogo é um livro que não pode ser lido em mais de um dia. A vontade de saber cada detalhe deixa o leitor afoito para chegar ao fim.

Ragazzo já começa a obra espalhando corpos e mostrando que veio para ser destaque entre os escritores. A trama inicia contando a história de Dennis Marcos. Ele está desempregado e resolve ir a um clube para “afogar suas mágoas”. Ao adentrar no local, ele começa a dar em cima de uma garota no palco. Marcos é expulso do salão e fica largado no chão. Um mendigo o encontra e o corpo de Dennis, misteriosamente, começa a arder e queimar em chamas. Suas carnes começam a desaparecer, seu corpo resseca, restando, apenas, uma massa cinzenta de pele e ossos.

“Olhou para os próprios braços e desesperou-se. A pele começou a borbulhar e a desaparecer como se estivesse sob o efeito de algum ácido. Um cheiro de carne queimada inebriou-lhe os sentidos” (p.10).

A narração é intercalada, ora em primeira pessoa, demonstrando os pensamentos de Johnny Falco, ora em terceira pessoa, relatando a vida de Lisa Gomez. Falco, um detetive particular, teve sua esposa morta há quatro anos e sua filha está desaparecida. Ele é amigo de Sal Salvatore, quem o mostra duas mortes que aconteceram em Valparaíso, semelhante a de Nora.

Sua primeira pista surge. Falco vê uma esperança surgir e vai a busca de respostas. Cidade desconhecida, pessoas diferentes e uma oportunidade de descobrir o paradeiro de sua filha. Será que ele vai conseguir? O suspense é intenso e a emoção parece que nos arrebatará. A leitura é carregada de adrenalina e o desejo é só desvendar todos os mistérios.

“O tempo não fecha feridas, meu amigo. Somos nós os responsáveis por isso, pois somos fracos demais para conviver com a dor e o sofrimento. Deixamos de lado aqueles que foram arrancados de nossas vidas, colocando-os em um closet na nossa mente, sob o cínico argumento que temos que ‘seguir em frente’” (ps.16-17).

Lisa Gomez é uma adolescente que, de acordo com os médicos, tem um poder todo especial. Logo na infância, Lisa teve 80% do seu corpo queimado. Porém, de forma surpreendente, as cicatrizes do seu corpo sumiram. Os especialistas desejam fazer uma experiência para descobrir os reais motivos desse “milagre”.

A obra deixa o leitor intrigado: Quem matou Nora? Por que a mataram? Diana, sua filha, ainda está viva? Por que desapareceu? Quem matou Dennis e Cecília Duarte? Por que fizeram isso? Quem incendiou o corpo de Liza?

“Sua pele já se moldava aos ossos como um lençol sobre um esqueleto humano. Carne, músculos, órgãos, tudo parecia ter sido liquidificado e despejado para fora do corpo da garota, junto com os litros e litros de sangue que escorriam por todos os seus poros” (p.136).

São inúmeras perguntas e as respostas são encontradas a cada capítulo. Ele não deixa tudo para o final; nos faz ansiar por mais a cada página. É impossível ler um capítulo e não querer desbravar toda a obra.

Achei a capa bastante chamativa. A revisão e diagramação ficaram impecáveis. Hoje em dia, está difícil ver um trabalho de revisão tão bem feito nos livros nacionais, principalmente quando se trata da editora Novo Século. O único erro que encontrei foi de digitação.

“O Amor é um pé no saco, não é mesmo? Eu mesma odeio o imbecil. Ele vive se intrometendo na vida das pessoas, dando a elas falsas esperanças. (...) Mas os humanos são fracos. São viciados em Amor, não importa o quanto digam o contrário. Até Hitler amou, acredita nisso? O cara mata milhões de pessoas e se entrega a algo tão pequeno, provinciano. Por isso gosto de animais, a maioria deles ao menos, cachorros são os piores, mas o resto consegue ignorar essa doença chamada Amor. Humanos deviam se espelhar nos insetos, eles sim sabem como viver bem suas curtas vidas. Sem apegos, afeições, nascem, comem, morrem, como deveria ser” (p.239).

Mais um excelente trabalho de Ricardo Ragazzo. Já estou aguardando seu próximo lançamento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5