O Sal da Vida

O Sal da Vida Françoise Héritier

Resenhas - O Sal da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Márcia Almeida 25/05/2016

O que vale a pena é encontrar livros como esse...
Comecei a ler esse livro sem muitas pretensões, mas ele foi me tomando a cada frase...e com o virar de páginas não conseguia mais me livrar de tantas sugestões gostosas de momentos sublimes de vida. A escritora acertou em cheio minha teoria de vida...o melhor da vida está nas pequenas coisas, no detalhe!
Estando você querendo rever alguns conceitos sobre felicidades...leve você também esse livro para a cabeceira! Vai valer a pena...

Hora da Leitura 23/05/2016

Resenha: O Sal da Vida
Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!

Olá pessoal, como vocês estão? Espero que bem:) Hoje eu to aqui pra poder indicar este livro nada convencional para vocês.

O Sal da Vida é um livro bem atípico, se você está esperando ler uma estória construída por personagens, fatos, eventos e qualquer outro tipo de características do mundo literário, mantenha-se longe; porém, se você quer sentir aquele quentinho no peito, com risadas de canto de boca e um sentimento forte de nostalgia, então esse é o livro pra você.

A autora é na verdade uma antropóloga e através de um cartão-postal recebido de um amigo no qual ele dizia estar “roubando uma semana de férias na Escócia” a fez pensar no que consiste a vida e os prazeres que pertencem a ela, esse foi o estopim para que Françoise escrevesse esse monólogo será que podemos chamar assim? com todos os detalhes que dão o sabor à sua própria vida e como esses pormenores a temperam e a tornam tão única para ela.

Um ponto ruim do livro para mim foi a eterna listagem de assuntos e a falta de comentários sobre eles, as situações são citadas e você corre os olhos por tudo aquilo sem de fato apreciar porque é tudo muito rápido; e o ponto positivo é que é uma leitura muito rápida e gostosa, quando você pensa que começou já está no fim, se estiver com vontade de ler, aconselho a ler devagar, leia um capítulo por dia ou simplesmente deixe-o ali para quando a vida não estiver tão maravilhosa assim e você precisar dar uma colorida nela.

Que tal ir no link abaixo terminar de ler a resenha e fazer um comentário??

site: https://horadaleituraa.wordpress.com/2016/04/13/resenha-o-sal-da-vida/

Bi 18/05/2016

RECOMENDO!
Acredito que vai agradar qualquer "tipo de leitor", este livro nos faz refletir e entender o quão maravilhosas podem ser as coisas mais simples que nos rodeiam. Uma das melhores leituras que já fiz, é daqueles livros que tu lê e de certa forma faz tu mudar tuas atitudes ou ver as coisas com "outros olhos".

Rodrigo 05/05/2016

Não é um livro, é um post gigante de Facebook
Isso não é um livro, é um post gigante de Facebook. Provavelmente a introdução é a melhor parte do livro, depois vem uma lista de listas intermináveis, com um capítulo final de conclusão, que não diz nada com coisa alguma.

Passe longe e economize seu tempo e dinheiro.
Cynthia 30/10/2016minha estante
obrigada... estava pensando em comprar, mas seu comentário foi decisivo.

thay.gregorio 03/04/2016

Embarcando no Sal da Vida
Embarquei no sal da vida no aeroporto de Confins. Estava viajando para São Paulo, nunca uma viagem foi tão rápida. Apesar de parecer, não é livro de autoajuda. É uma leitura leve, envolvente, fazendo com que você se delicie ao lembrar de coisas simples da vida. Aquele cheiro de bolo quente e café fresquinho, banho de chuva, o primeiro beijo, uma viagem, lembranças... Esse livro trouxe de volta uma poesia esquecida dentro de mim, como diz na contra capa, uma poesia em prosa. Livro perfeito para ser lido em uma viagem. O melhor é poder escrever no final do livro o que representa o sal da vida para você. É um livro para ser lido em várias fases da vida.

Matheus 29/01/2016

Recomendo!
Bem, sobre o livro tenho a dizer que: É BEM LEGAL!
No começo eu achei que fosse um livro estilo auto-ajuda e etc, o que me decepcionou um pouco no começo, mas a leitura foi fluindo e melhorou bastante a escrita da autora!
Em O Sal da Vida, Françoise Héritier envia cartas a seu amigo, que trabalha muito e, por isso, perde os bons momentos da vida. Nestas cartas, ela o aconselha e se dedicar mais ao lazer, pois, em meio as nossas rotinas, temos dado pouco tempo para ele. Ela coloca diversas dicas e sugestões do que ele, e o leitor, devem fazer ao menos uma vez na vida, se emocionar, ir ao cinema e chorar publicamente, analisar o seu amago, o mais profundo ser, ir a África e ajudar, assim como ela fez em certo momento de sua vida e etc... O livro nos trás à tona várias emoções e devaneios de infância, memórias, lembranças. Acho que posso considerar este livro anti-depressivo, pois, como diz a autora, às vezes é preciso chorar, pelas lembranças, mas erguer a cabeça. Acho que é um livro que vale a pena ser lido e relido, e até comprado, pois o preço é acessível... Dá para o ler muito rápido, e o livro/a autora interage com o leitor.

site: http://smileyouhaveabook.blogspot.com.br/

Gio 30/12/2015

O Sal da Vida
O Sal da Vida - Françoise Héritier
Sabe quando você acorda de manhã e o céu está lindamente azul, o sol reconfortante e brilhante e a vida parece melhor do que nunca? Esse é o espírito de O Sal da Vida, um livro que me pegou de surpresa. Despretensioso, sutil e diferente, o livro é, na verdade, uma única e longa frase, na qual a autora lista momentos e sensações pequenos e simples, mas que fizeram a vida valer a pena, são o sal da vida. Aquele algo a mais, aquilo que está ali o tempo todo mas acabamos por esquecer tamanha a correria do dia a dia. Uma leitura muito gostosa e nostálgica, que com certeza te fará sorrir e lembrar. No final há paginas em branco para que cada um escreva o Sal da sua vida.

site: https://www.instagram.com/p/wZrXWjSt3k/?taken-by=monlivre

Kamila 21/12/2015

A autora é a antropóloga francesa Françoise Héritier, que surpreendeu a todos quando deixou seus estudos de lado para escrever um livro - e dedicar ao amigo e médico pessoal dr. Jean-Charles Piette. Segundo ela, o livro é uma "fantasia". Ela decidiu escrever o livro pensando no amigo médico, porque ele sempre dedicou muitas horas de sua vida aos pacientes e, naturalmente, esqueceu de cuidar de si mesmo.

O livro é uma grande frase em que a autora descreve muitas coisas a se fazer, coisas simples como andar descalço - adoro! - ou ouvir Mozart. É um monólogo da autora consigo mesmo, ao mesmo tempo que é uma longa lista de coisas a se fazer no tempo livre - "o sal da vida", como ela diz.

Ela começa o livro explicando que recebeu um cartão-postal do amigo dr. Jean-Charles, em que ele escreve "Uma semana roubada de férias na Escócia." Então, ela começa a refletir sobre o tempo que a pessoa gasta fazendo as coisas importantes e deixando o prazer de lado. Segundo ela, um francês tem expectativa de vida de 85 anos, partindo dessa premissa, ela começa a calcular o tempo gasto em trabalho, estudos e afins, e ela conclui dizendo que temos apenas... pouco tempo para desfrutar os prazeres da vida. Sim, é muito pouco tempo mesmo!!

Por que ler O Sal da Vida? O livro nos faz refletir sobre a forma em que usamos nosso tempo com as importâncias/urgências/banalidades da vida e esquecemos de fazer coisas simples, mas que fazem a vida valer a pena!

O Sal da Vida é curtinho, tem só 100 páginas e ainda vem com umas folhas em branco para você escrever sua lista de coisas que representam o sal da vida!! O livro foi publicado este ano no Brasil pela Editora Valentina. Nem vou dizer da capa e diagramação, que estão bem feitas e impecáveis! Leiam, vocês vão rir e se apaixonar! Não vão se arrepender...

E pra você, o que é o Sal da Vida?

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2014/12/resenha-o-sal-da-vida-o-que-faz-vida.html

Leticia.Ficheira 09/12/2015

Resenha do livro O sal da vida

Resenha:
Percebi que não tem muitas resenhas sobre este livro na internet,pelo menos não até o presente momento.A capa na minha opinião,não é das melhores e não foi ela que me chamou atenção.Na verdade, o nome do livro é que me fez pensar que poderia ser uma leitura reflexiva agradável.O livro começa com a autora recebendo um e-mail de seu amigo médico dizendo que teve as férias roubadas.E a autora responde dizendo que na verdade,não foram as férias que foram roubadas e sim toda a vida.Ela conta que seu amigo dava pouca ou nenhuma importância para as coisas simples e felizes da vida.Que deixava que sua profissão tomasse conta de tudo de tal forma a ponto de esquecer de si mesmo.E ao longo do livro,ela responde esse e-mail com vários outros dizendo todas as coisas que para ela compõem o ''sal da vida''o que dá o tempero,o que realmente faz a diferença e que torna a vida especial e única.A ideia que a autora teve é boa,me agrada pensar nesse tipo de coisa que todos nós de vez em quando esquecemos do valor das pequenas coisas e não aproveitamos as oportunidades que nos são dadas,assistir ao entardecer por exemplo.Isso traz realmente uma reflexão e eu costumo pensar muito nisso agora nesse período do fim do ano,que eu penso em tudo o que fiz no ano,nas coisas que ainda quero realizar...Aí vem a pergunta se a ideia é boa porque dei 1 estrela só?Na verdade é porque o livro é só isso.Uma lista interminável de coisas que a autora gosta e admira.
É só isso,voce acaba o livro com a sensação de que está faltando coisa.Quando peguei o lviro achei que a função dele fosse colocar o leitor numa espécie de reflexão para descobrir o que é o seu sal da vida,mas com essa lista interminável ela deixa o leitor entendiado.É verdade que no começo eu até pensei no que eu colocaria na minha própria lista e tal.Mas a leitura é cansativa.Creio que existam outras formas de fazer o leitor refletir de maneira mas eficaz.O livro na verdade é um diário desses e-mails e só.É bem verdade que ele é muito curtinho,eu li em uma madrugada.Mas, eu não compraria esse livro até porque as frases são separadas por vírgulas e eu creio que seria muito mais interessante ser em tópicos,facilitando a leitura e a compreensão.Eu li em áudio e não compraria esse livro,não recomendo.Esse livro funcionaria mais como um post em um blog,em um site algo do tipo,Fazer um livro com uma lista eu achei perda de tempo.
Bom e essa foi a minha experiencia com esse livro.
Espero que tenha ajudado quem estava na dúvida de comprar ou do que se tratava o livro.
Beijos e até o próximo post !

site: http://resenhasdaleeh.blogspot.com.br/2015/12/o-sal-da-vida-resenha-017_6.html

Laura 16/11/2015

Uma leitura diferente
Quando comprei este livro acreditei que fosse um romance, me enganei, a principio não gostei muito, foi aí que me lembrei que na escola onde estudei tinha uma irmã salesiana que dizia que o sal era o tempero da vida, por isso ela colocava um pouquinho de sal até nos doces.
Encarei o livro de outra forma e foi uma leitura bem agradável, afinal o que faz teu coração bater mais acelerado, o que faz sair da sua face aquele sorriso espontâneo, afinal a vida é contada pelos momentos que você respira ou que perde o folego? O que faz a sua vida valer a pena?

Cris21 04/09/2015

Um livro.....que não é um livro.
Esse é um romance um tanto inusitado, diferente de tudo que já li. Porque não é um romance.
Imagine uma lista de tudo que te faz bem, de coisas que você gosta, de momentos bons, de sentidos, de lembranças, de cheiros e melancolia, de tudo que te faça sentir vivo: é esse livro.
Uma loooooooooonga lista de sentidos e experiencias.
O que pode parecer bobo (até certo ponto é) mas que de alguma forma funciona.
Tive uma boa experiencia com esse livro. Mas recomendo àqueles de bom humor e mente aberta.. Não vá comprando achando que há um romance ou trama dramática ou coisa assim porque não há (se for pela capa pode cair nessa ideia).
Este é um livro para quando você quiser lembrar o que a vida tem de melhor, bom para lembrar e refletir com carinho fases da sua vida.

Debyh 25/07/2015

Neste livro temos uma ‘resposta’ a uma pessoa que está tirando umas férias merecida depois de um longo tempo.
É uma espécie de carta, mas ao mesmo tempo não é, por todas as páginas há memórias de pequenas (às vezes grandes) coisas vividas ou desejadas pela autora, como se fosse uma recomendação sobre a vida.
Não esperem encontrar uma narração com começo, meio e fim. O Sal da Vida, assim como o nome diz, nos entrega o tempero do porque viver.

(completo no link)

site: http://euinsisto.com.br/o-sal-da-vida-o-que-faz-a-vida-valer-a-pena-francoise-heritier/

JulianaSchreave 13/07/2015

O Salda Vida
"existe uma forma de leveza e de graça pelo simples fato de existir."

esperava mais deste livro. achei a leitura cansativa da maneira que foi abordado o tema.

Rafa 24/05/2015

Arrastando as Alpargatas
Eu confesso que quando comprei esse livro, tinha a ideia errada sobre ele. Achei que iria encontrar uma narrativa "normal", com uma história, personagens, enredo...

Só que não. Esse livro é, na verdade, uma carta que a autora escreveu para um conhecido. Esse conhecido, um médico, abdica de vários aspectos de sua vida em nome dos pacientes. Então, ela escreve para alertá-lo de tudo que ele está perdendo na vida.

Nessa carta, à medida que os dias vão passando, ela vai lembrando de aspectos que fazem a vida ser feliz: o sal da vida.

Então, a proposta do livro não é contar uma história. Mas propor uma reflexão sobre o que faz da vida, a vida. O que nos traz felicidade, como encontrá-la no dia-a-dia.

Depois de prevenida sobre essa proposta do livro, gostei bastante desse listão. É o tipo de livro que te deixa inspirado para procurar no cotidiano coisas que te deixem feliz. É ótimo para ler na virada do ano, quando estamos inspirados na "renovação" que o ano novo traz. Além de ser um livro curto, que você pode voltar sempre que sentir que precisa daquele empurrãozinho para continuar.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6