Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Maria 21/05/2022

gostei MUITO mais do que eu esperava
Li Memórias de um Sargento de Milicias para a escola e foi uma surpresa muito positiva!! É um livro leve, com capítulos curtos e fluidos que ajudam muito a manter o interesse e a constância na leitura. Não vou negar que achei a parte da infância do Leonardo bem entediante, mas depois que ele conheceu a Luisinha a história me prendeu de vez.
Eu já tinha lido uma versão juvenil adaptada dele antes, mas o original é 1000 vezes melhor. Super recomendo a leitura! É um clássico divertido e que vale a pena conhecer :)

umpontoefemero 22/05/2022

era no tempo do rei
impossível não reconhecer alguém do meu cotidiano nesse livro (principalmente os fofoqueiros e os que gostam de aumentar uma história). muito divertido! comento sobre o livro no link abaixo.

site: https://brilhoeternodeumagarotainterrompida.wordpress.com/2022/05/22/era-no-tempo-do-rei/

Gi 28/05/2022

Memorável!
@gi.lendolivros

"Espiar a vida alheia, inquirir dos escravos o que se passava no interior das casas, era naquele tempo cousa tão comum e enraizada nos costumes, que ainda hoje, depois de passados tantos anos, restam grandes vestígios desse belo hábito."

A história do livro começa "no tempo do Rei D. João VI" com Leonardo e Maria tendo um romance estranho que lhes resulta num filho.

A obra, então, passa a acompanhar os acontecimentos que permeiam a vida desse menino, sua criação, suas experiências e desenvolvimento, os percalços do crescimento até se tornar homem feito.

Com um retrato bem caricato e divertido do Brasil daquela época, a obra de Manuel Antônio de Almeida faz, na minha opinião, uma sátira da sociedade com um sarcasmo brilhante.

O narrador interage com o leitor e apresenta muitos pontos importantes para discussão sobre o que era aceitável naquele tempo. E demonstra que nem tudo muda com o tempo.

Eu tinha um certo receio dessa leitura. Principalmente porque literatura nunca é bem explorada na escola. Mas fico feliz em ter dado a chance ao livro, e recomendo que façam o mesmo!

Lucas.Batista 16/04/2021

Melhor do que o texto revisto pelo autor.
Tendo em vista a importância dessa obra na nossa literatura, tendo influenciado de Machado de Assis a Marques Rebelo, não vou aqui comentar da obra em si, pois acho que pessoas muito mais gabaritadas já discorreram sobre a obra, de maneira que me sinto intelectualmente limitado para tanto. Basta dizer que o livro possui um dos melhores narradores da nossa prosa, além de um bom humor afiadíssimo e uma narrativa que parece - nas palavras de Josué Montello - passada à limpo. Trata do povo brasileiro como ele realmente é, e não como alguns ungidos modernistas gostavam (e gostam) de pensar que ele é.
Mas quero ressaltar aqui essa edição que eu li, pois eu não havia tido contato com esse texto original, aonde ele critica, em tom satírico, a corte do RJ, e também se delonga em alguns capítulos com expressões e explicações que, a meu ver, apenas engrandeciam a história.
Assim sendo, considero essa edição superior à revisão posterior da obra, cujo próprio Manuel de Almeida queria que fosse a reimpressa.

Adriana 30/05/2021

A história é interessante, conhecemos um muito da época em que é narrada a história, porém achei no inicio um pouco arrastada, onde é contada a infância do Leonardo. Depois que ele cresce a narrativa melhora.

LeandroCastro88 01/06/2021

Perfeito
Amei o livro. É tão difícil um clássico tão leve. Esse é. Muita coisa engraçada. Dá pra conhecer um pouco do RJ antigo. Excelente livro.
Mayza7 01/06/2021minha estante
Muito bom?

Deza Farias 22/06/2022

@???????????????????
Resumo da leitura.

Então depois que li a HQ resolvi ler o texto integral. Gente, não dá, livros clássicos pra mim não funciona muito.
A escrita é tão diferente que acaba deixando a leitura lenta.
Achei um pouco cansativo, preferi a HQ.

Vicioouss 24/03/2020

Memórias de um sargento de milícias
Livro divertidíssimo, sensação de estar na Rio de Janeiro na época do império

juliana ;) 18/02/2023

AMO CLÁSSICOS!
Eu tenho um amor imenso pela maioria dos clássicos, mas esse aqui em prendeu demaaaiss!
ahhh, a literatura brasileira é perfeita, vocês precisam conhecer essa obra.
(Já vou avisando que vocês vão dar boas risadas)

lauratamanaha 11/02/2021

Li para a escola
Confesso q foi um bom clássico para se ter no repertório. É relativamente rápido, mas precisei prestar mt atenção pra n perder o fio.

Mony 15/03/2021

Um mistura de romance, drama e comédia. A narrador nos apresenta a vida de Leonardo na época do império. É muito interessante ler sobre os costumes e o estilo de vida das pessoas daquela época. Vale muito a leitura.

ana :) 12/02/2021

O que dizer deste maravilhoso livro?
Manuel Antônio de Almeida,em ?Memórias de um Sargento de Milícias?, narra sobre a vida de Leonardo,filho de Leonardo-Pataca.
O jovem Leonardo sempre teve uma vida desventurada,aprontando aqui e acolá. Ao longo da história,o personagem vai fazendo suas diabruras e travessuras,à mesma medida que é ?punido? por tais feitos. O mesmo,por mais que realize tantas façanhas engraçadas (e até mesmo vergonhosas para as pessoas haha), amadurece durante a narrativa e conhece pessoas que contribuem para esse amadurecimento.
Memórias de um sargento de milícias,além de falar sobre a vida do jovem Leonardo,cita características da sociedade da época,mostrando o lado religioso que os indivíduos de tal período tinham, o lado cultural de modo geral, além da forma com a qual a sociedade funcionava como um todo.

David 13/01/2012

a arte de escrever arte.
Bem como posso tecer um texto pessimamente inferior ao conteúdo desse livro, sem que possa incorrer no erro da pieguice? mas, com um suspiro e coragem prossigamos, memórias são memórias, e cada ser humano possui as suas, de sua época e de eventos que poderiam se repetir por toda uma eternidade sem que resulte daí algum fastio. mas nem tudo são rosas, e para toda vidinha existe um Leonardo, para cada pedaço de vida existe uma pataca de poesia, e para cada historia existem primeiro e acima de tudo seus personagens.manuel, ah! esse manuel! ele soube extrair de suas memórias, suas memórias de sargento miliciano, uma alma que se joga sobre cada porta aberta que encontra, esse livro é per si uma memória engravada nas páginas daqueles que o vivem, pois não é possível fazer outro tipo de leitura a não ser se transportar para aquela vida de um brasil insurgente, já com os indícios de sua gigante natureza.
Esse livro me cativou, e portanto devo me responsabilizar por sua existência, porque ele me imbuiu de sua própria essência, ademais eu não poderia ter a tenacidade de enfrentar o Vidigal. se alguém procura O LIVRO, aquele que pode lhe dar horas de um devaneio sem precedentes, aqui está o fim da busca literária que tanto atormenta os leitores inveterados.

Tayla Christie 31/01/2021

Literalmente uma novela
Um dos clássicos mais legais de se ler!!

Parece uma novela de TV, apresentando a vida cotidiana e crescimento de um personagem fadado a sempre levar sova mas que no fim de ajeita (ehhh mais ou menos né!)

Danielle.Zische 07/02/2021

Clássico, as vezes divertido, as vezes chato.
É um dos clássicos da literatura.
Creio que seja o único escrito pelo autor, pois tempos depois faleceu num naufrágio.

Sobre o livro, tem suas doses cômicas, retrata muito a sociedade da época, vi desde o início os traços em que a violência doméstica era algo normal e aceito tranquilamente na sociedade.

Tem espaço para muitos debates interessantes da sociedade dos séculos anteriores e analise do atual.

Demorei algum tempo para me adequar à linguagem da época, pra me situar.

Nem todos os capítulos eu gostei, por isso a nota que dei, outros li e adorei.

Aprendi muito sobre as palavras da época e também aumentei meu vocabulário em português. Valeu a pena a leitura.
Um dia farei a releitura, se é que está já não é uma releitura ( posso ter lido no ensino médio nas aulas de português ou redação ou literatura e não me recordar).

Confesso que terei que reler para pegar mais aspectos do livro.