Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Gabriel 04/06/2021

Retrato do brasileiro
A história acompanha pessoas anônimas e comuns do Rio de Janeiro, mais específico a vida de um malandro que se mete em muitas confusões. E assim como essa ultima frase parece uma chamada da sessão da tarde, as personagens parecem e são reais personificações de tipos brasileiros culminando em uma história familiar e divertida para se ler.

Vicioouss 24/03/2020

Memórias de um sargento de milícias
Livro divertidíssimo, sensação de estar na Rio de Janeiro na época do império

Henrique767 16/08/2023

Leonardo nada, D. Maria protagonista
Coelhinho meu professor de português que leitura agradável. (Chorei tanto) escrever aquele programa de Tv sobre esse livro foi um dos momentos épicos da minha vida.

Livro incrível, personagens apaixonantes, leitura fluida.

Roberta162 13/11/2021

Livro de escola Né fazer o que nldksksk o que a gente nao faz por nota né Brasil skksw o livro não é o pior do mundo mas ne ai slk

vanessamf 15/07/2020

Comédia leve e inofensiva
Trata-se de um livro divertido principalmente pelas expressões da época, no entanto, não me conectei com nenhum personagem. Assim, a trama me foi um pouco indiferente. No fundo, acho que a estória não tinha nada de mais a dizer, a não ser mostrar como eram as coisas no século xviii.

Camile 30/11/2020

Gostei bastante!!
É um livro bem divertido e rápido de ser lido, porque cada capítulo termina com "um gostinho de quero mais" hahah. A escrita no começo foi um pouco complicada para mim, mas quando comecei a entender, a leitura começou a fluir.
hrpereirasp 30/11/2020minha estante
Muito bom, né? Parece uma novela hahaha

Camile 30/11/2020minha estante
Simm, é muito bom!! Me senti como se o narrador fosse meu amigo e estivesse me contando os casos hahah é bem interessante a narrativa.

Renata 26/06/2020

Um excelente livro. O autor demonstra que dominava os recursos para manter o leitor fiel e ansioso pelo próximos filhetin, a fim de dar continuidade à leitura.
Uma obra que apesar de pertencer ao estilo do Romantismo, foge um pouco de algumas características do mesmo, mas nem por isso se torna menos interessante. Ocorre o oposto,e o livro deveras é muito satisfatório de ler.

Ana Claudia 22/12/2021

Engraçado demais, mas só isso
Retrata bem a sociedade do Rio de Janeiro no século XIX. Os escravizados aparecem raramente, pois o autor pretendia mostrar a realidade de outro grupo social: os portugueses pobres.

É um livro bem divertido, gostei muito do protagonista, mas não acho que é mais que isso. É interessante perceber como o autor usa certos estereótipos, mas não acho que tenha grandes críticas.

SPOILER
Não gostei muito do final, confesso que estava torcendo por Vidinha e Leonardo, achei a Luisinha muito sem sal.

Tati.Lima 09/09/2023

Dessa vez não fluiu...
Não curti a leitura dessa vez não. Terminei de ler mesmo só porq eu não gosto de abandonar e quis ver o q aconteceria no final. O livro vale muito por mostrar com riqueza de detalhes, como era o estilo de vida nas periferias daquela época, focando na vida de Leonardo Pataca, um típico malandro carioca, tremendo 171, q consegue de forma bem humorada se safar de todas as tretas em q se envolveu. Mas é aquele lance, pelo menos comigo, o livro tem aquela linguagem arcaica, se a história não prende, então até o linguajar se torna cansativo. E foi exatamente o q aconteceu comigo, dessa vez. Não rolou, não ornou, não fluiu, não me fisgou.

Gi Olivia 25/02/2022

Clássico
Fiz que esse ano vou ler os clássicos,mas ler e entender são coisas diferentes...
Gostei da narrativa,os personagens,so me perdi um pouco na linguagem mas com o tempo vai pegando mais jeito

Gi 28/05/2022

Memorável!
@gi.lendolivros

"Espiar a vida alheia, inquirir dos escravos o que se passava no interior das casas, era naquele tempo cousa tão comum e enraizada nos costumes, que ainda hoje, depois de passados tantos anos, restam grandes vestígios desse belo hábito."

A história do livro começa "no tempo do Rei D. João VI" com Leonardo e Maria tendo um romance estranho que lhes resulta num filho.

A obra, então, passa a acompanhar os acontecimentos que permeiam a vida desse menino, sua criação, suas experiências e desenvolvimento, os percalços do crescimento até se tornar homem feito.

Com um retrato bem caricato e divertido do Brasil daquela época, a obra de Manuel Antônio de Almeida faz, na minha opinião, uma sátira da sociedade com um sarcasmo brilhante.

O narrador interage com o leitor e apresenta muitos pontos importantes para discussão sobre o que era aceitável naquele tempo. E demonstra que nem tudo muda com o tempo.

Eu tinha um certo receio dessa leitura. Principalmente porque literatura nunca é bem explorada na escola. Mas fico feliz em ter dado a chance ao livro, e recomendo que façam o mesmo!

euaninh.a 16/08/2023

É um clássico atemporal
Apesar de toda a linguagem rebuscada eu gosto muito do recado do livro, é uma prova de que o futuro repete o passado. O personagem principal super baba ovo de político e ultranacionalista aprende no final que é cada um por si e acabou. A leitura é bem tediosa, terminei com muito esforço.

Celina50 08/04/2021

Uma história cotidiana
Ao contrário do que eu imaginava por ser um clássico, e ter um título que de certa forma assusta, a escrita é simples e direta. Com um narrador em terceira pessoa engraçado e sarcástico que para mim foi o ponto alto do livro.

Os personagens são caricatos típicos brasileiros e as diversas tramas fecham certinho no final. Recomendo principalmente para ter um pouco mais de noção (no ponto de vista de personagens brancos) como era o Brasil colônia.

Deza Farias 22/06/2022

@???????????????????
Resumo da leitura.

Então depois que li a HQ resolvi ler o texto integral. Gente, não dá, livros clássicos pra mim não funciona muito.
A escrita é tão diferente que acaba deixando a leitura lenta.
Achei um pouco cansativo, preferi a HQ.