Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Bea :) 01/04/2023

Li somente por conta da escola, já que se trata justamente da época do romantismo no Brasil. Mas assim como eu já esperava, foi uma leitura extremamente cansativa e só terminei por que eu realmente precisava...

Karol 25/07/2020

Clássico
Rápido e divertido de ler, não é entediante e é simples de ser lido e compreendido.

Agatha.Uchoa 07/08/2020

Leitura leve
Literatura Boa e divertida. Não te exige muita dedicação, mas rende como lazer leve.

Roberta162 13/11/2021

Livro de escola Né fazer o que nldksksk o que a gente nao faz por nota né Brasil skksw o livro não é o pior do mundo mas ne ai slk

vanessamf 15/07/2020

Comédia leve e inofensiva
Trata-se de um livro divertido principalmente pelas expressões da época, no entanto, não me conectei com nenhum personagem. Assim, a trama me foi um pouco indiferente. No fundo, acho que a estória não tinha nada de mais a dizer, a não ser mostrar como eram as coisas no século xviii.

Joubert 27/06/2010

Era do tempo do Rei,
Recomecei tantas vezes a ler esse livro que essas cinco palavras iniciais ficaram marcadas a ferro na minha memória.

Pietra66 08/11/2021

Assim...
É um livro fácil de ler, uma leitura rápida, mas falar que eu gostei já não é verdade, não é o tipo de história que eu gosto, li pela escola.

Não é um livro que indicaria para alguém, mas acho que criei espectativas demais.

juliana ;) 18/02/2023

AMO CLÁSSICOS!
Eu tenho um amor imenso pela maioria dos clássicos, mas esse aqui em prendeu demaaaiss!
ahhh, a literatura brasileira é perfeita, vocês precisam conhecer essa obra.
(Já vou avisando que vocês vão dar boas risadas)

Vicioouss 24/03/2020

Memórias de um sargento de milícias
Livro divertidíssimo, sensação de estar na Rio de Janeiro na época do império

Renata 26/06/2020

Um excelente livro. O autor demonstra que dominava os recursos para manter o leitor fiel e ansioso pelo próximos filhetin, a fim de dar continuidade à leitura.
Uma obra que apesar de pertencer ao estilo do Romantismo, foge um pouco de algumas características do mesmo, mas nem por isso se torna menos interessante. Ocorre o oposto,e o livro deveras é muito satisfatório de ler.

Lucas.Batista 16/04/2021

Melhor do que o texto revisto pelo autor.
Tendo em vista a importância dessa obra na nossa literatura, tendo influenciado de Machado de Assis a Marques Rebelo, não vou aqui comentar da obra em si, pois acho que pessoas muito mais gabaritadas já discorreram sobre a obra, de maneira que me sinto intelectualmente limitado para tanto. Basta dizer que o livro possui um dos melhores narradores da nossa prosa, além de um bom humor afiadíssimo e uma narrativa que parece - nas palavras de Josué Montello - passada à limpo. Trata do povo brasileiro como ele realmente é, e não como alguns ungidos modernistas gostavam (e gostam) de pensar que ele é.
Mas quero ressaltar aqui essa edição que eu li, pois eu não havia tido contato com esse texto original, aonde ele critica, em tom satírico, a corte do RJ, e também se delonga em alguns capítulos com expressões e explicações que, a meu ver, apenas engrandeciam a história.
Assim sendo, considero essa edição superior à revisão posterior da obra, cujo próprio Manuel de Almeida queria que fosse a reimpressa.

Celina50 08/04/2021

Uma história cotidiana
Ao contrário do que eu imaginava por ser um clássico, e ter um título que de certa forma assusta, a escrita é simples e direta. Com um narrador em terceira pessoa engraçado e sarcástico que para mim foi o ponto alto do livro.

Os personagens são caricatos típicos brasileiros e as diversas tramas fecham certinho no final. Recomendo principalmente para ter um pouco mais de noção (no ponto de vista de personagens brancos) como era o Brasil colônia.

Adriana 30/05/2021

A história é interessante, conhecemos um muito da época em que é narrada a história, porém achei no inicio um pouco arrastada, onde é contada a infância do Leonardo. Depois que ele cresce a narrativa melhora.

Porsani 09/11/2022

Clássico
Clássico de rápida e fluída leitura
Um belo retrato da sociedade na época
Boa construção do cenário e dos personagens, super recomendo.

IEF 19/09/2021

Finalmente um livro para a escola que eu gostei! A história só não me prendeu no inicio mas dps eu, chocantemente, gostei muito!