Azul é a Cor Mais Quente

Azul é a Cor Mais Quente Julie Maroh

Resenhas - Azul É A Cor Mais Quente

Babi 11/02/2021

Talvez minhas expectativas estivessem altas demais ou eu achasse que iriam colocar mais significado para a cor azul e mais profundidade nas falas dos personagens, mas é gostoso de ler e rápido.

Adriane Beatriz 15/02/2021

Azul é a cor mais quente
Apenas leia esse livro.

"Emma, você tinha me perguntado se eu acreditava no amor eterno. O amor é abstrato demais, e indiscernível. Ele depende de nós, de como nós o percebemos e vivemos. Se nós não existíssemos, ele não existiria. E nós somos tão inconstantes... Então o amor não pode ser também. O amor se inflama, morre, se quebra, nos destroça, se reanima... nos reanima. O amor talvez não seja eterno, mas a nós ele torna eternos."

ravizinhe 23/02/2021

Azul é a cor mais quente. ? um livro triste.
Confesso que eu realmente esperava bem mais do livro. Desde o início somos apresentados aos personagens sob circunstâncias tristes e o livro termina de forma triste. Não que eu esperasse um final feliz mas acho que houve uma perda de rumo. Apesar dos temas abordados de forma franca (o que eu gostei) achei que houve um desenvolvimento rápido demais. Tudo foi acontecendo de forma muito rápida e o desenvolvimento dos próprios personagens se perdeu (principalmente de Emma). Acredito que o filme seja melhor (mesmo que eu me recuse veemente a ver o filme). No todo é mais um livro triste do que qualquer outra coisa.

larabritosnts 27/02/2021

incrível
Apesar de que eu não costumo ler HQs, por eu achar a construção em si rasa, eu adorei esse livro, apesar de poucas informações, a gente consegue sentir a essência dos personagens.
Embora seja suspeita para falar de gêneros dessa temática, achei bastante interessante a história em si, e traz sentimentos ao leitor em cada parte dela.
com certeza esse livro será um recomendado meu na temática LGBT+, além de ser um dos meus preferidos.

carol 02/03/2021

A graphic novel é muito bem desenhada, com traços e cores fortes, lindo demais. conta sobre como clem se descobriu lésbica, se apaixonando pela emma, e como o romance entre as duas se desenvolveu numa época com (ainda mais) preconceito por pessoas LGBTs. única coisa que me incomodou MUITO foi a diferença de idade entre as duas. apesar disso a história é bonita, mas triste também.

Geovana 08/03/2021

Azul e a cor mais quente
Um dos livros mais importante da minha vida, não tenho palavras pra descrever como esse livro e sensível e cruel ao mesmo tempo.

Marisol 12/03/2021

Aí meu coração
Quando eu abri esse livro, ainda na primeira página sem saber que rumo essa história iria tomar , eu percebi que ele me faria chorar .Dito e feito . É um livro tão gostoso , delicado,  sensível e tão humano . Todos deveriam ler Azul é a cor mais quente por que em tão poucas páginas ele nos aparenta uma história linda que sem dúvida eu vou carregar pra vida toda .?

.emii ;) 12/03/2021

Eu adorei o livro ,é um leitura bem rápida e gostosinha ,porém não consegui simpatizar muito com os personagens que nem no filme (que no caso vi o filme antes de ler o livro, oq pode ter influenciado )Mas é um ótimo livro para tirar de uma ressaca literária ou para ler quando estiver entediado.

Mariinorberto 15/03/2021

"Só o amor pode salvar o mundo. Por que eu teria vergonha de amar?"
Que história triste e linda, eu não esperava menos do que isso. Retrata a realidade de muitas pessoas, só quem vive ou viveu isso sabe a dor do medo de ser quem você realmente é, e por fim, da perda.

mi. 16/03/2021

bom!!
li em 1 hora,leitura cativante,e muito melhor que o filme diferente tambem,ótimo.

Ayzi 21/03/2021

azul é a cor mais quente
Um dos livros mais tocantes que eu já li, com certeza. Recomendo para quem tem mente aberta e está disposto/a a aceitar as diferenças.
Estou impressionada como o filme deturpou algumas cenas, ao assistir o filme, pensei em Emma como uma má pessoa [para quem não sabe, o filme encerra com aquela última briga das duas], ao ler, vi que tudo tem o seu lado, claro que não estou passando pano para nenhuma das personagens, porque na verdade, nenhum relacionamento é perfeito, em tudo há seus pontos altos e baixos.

"Meu anjo de azul. Azul do céu. Azul dos rios. Fonte de vida."

Aegla.Benevides 23/03/2021

Sobre autoconhecimento e sexualidade
Terceira HQ que escolhi pra ler esse ano, Azul é a cor mais quente pode ser considerado um clássico francês da representação LGBTQIA+ na literatura.
O drama conta a história de Clementine, uma jovem que está descobrindo sua sexualidade durante a adolescência. Após um relacionamento desagradável com um rapaz, ela percebe que não se encaixa naquela realidade, fato que é reforçado pelo seu encontro com Emma, a garota dos cabelos azuis, e pela posterior paixão que toma conta das duas.
É uma história que aborda as temáticas da sexualidade e do autoconhecimento de forma muito sensível e real, com todo o preconceito que existe em torno disso sendo descrito na HQ. Muito do que é retratado, inclusive, continua sendo real mais de 20 anos depois (o romance se passa no final dos anos 1990).
Um dos detalhes que mais gostei foi o uso da técnica da aquarela pela Julie Maroh ao longo das páginas, ?colorindo? a vida das personagens à medida que os fatos vão acontecendo. No entanto, em alguns momentos, a fonte utilizada na tradução prejudicou um pouco a leitura, e só por isso não dei as 5 estrelinhas.

Rayanne 23/03/2021

Recomendo!!
Um livro leve e muito rápido de ler devido ao formato de HQ. Azul é a cor mais quente nós faz perceber a dificuldade de ser LGBTQ+ nos anos 90, e principalmente as dificuldades de auto aceitação. E, como um amor intenso muda tudo.

Geovanabdc 26/03/2021

Simples
Talvez por ter visto o filme antes eu achava que era uma história ruim
É uma simples história de descobertas, amores e tristezas