Azul é a Cor Mais Quente

Azul é a Cor Mais Quente Julie Maroh

Resenhas - Azul É A Cor Mais Quente

juppareads 19/07/2023

Quando esse livro foi lançado (2013) me lembro do hype que teve, não sei se foi algo aqui da minha cidade, ou do meu bairro, mas eu ouvi muito falar desse livro e o fato de ele ter sido “proibido” pelos pais da escola onde eu frequentava me trouxe MUITA curiosidade. Mas infelizmente não tive acesso a esse livro, por conta dessa proibição.

O tempo passou e eu esqueci da existência desse livro. Mas lendo esse livro dez anos depois, já adulta, percebi que ele não tem nada demais.

A história não é bem desenvolvida, não consegui me apegar com as personagens. Mas se talvez, eu tivesse lido esse livro anos atrás, teria me ajudado a entender muitas coisas e teria sido de grande ajuda no meu desenvolvimento como mulher.

Aborda temas importantes e contém diversos gatilhos, talvez eu só tenha sido lido na época errada.

Tamy Vianna 07/04/2021

RESENHA HQ - AZUL É A COR MAIS QUENTE - JULIE MAROH ? ?
Nesta HQ conhecemos o romance de duas meninas, o enrendo é delicado, adentramos na história da Clementine, por meio de seu diário, uma adolescente que ao cruzar o caminho de Emma se encanta por ela e seu cabelo azul, a imagem da menina fica em sua mente e ela passa a sonhar com a garota, ?
mas esse sentimento causa medo e repulsa, inicialmente ela não sabe lidar com isso, existe todo um preconceito e pressão ao redor dela; no livro mostra que é um ano em que gays e lésbicas estão lutando e reindivincado seus direitos homoafetivos, traz reflexão ao leitor, a cor azul é apresentada de uma maneira poética, e o final lhe trará algumas lágrimas.?
Enquanto o filme se preocupa em mostrar mais as cenas sexuais, a HQ exibe o amor, os conflitos e descobertas de uma maneira sensível que traz muita emoção, como sempre o conteúdo escrito é muito melhor que no cinema, e para esse em específico o filme é bem decepcionante, são 3 horas arrastadas que sinceramente nem vale a pena assitir.?
Escrito por Julie Maroh "Azul é a cor mais quente" é uma obra bem construída, gracioso e suscetível, para ler e reler.?
Leia com a mente aberta e despida de preconceito.?
AMOR TAMY VIANNA?

Elide.Serra 28/12/2022

Amor azul
Profundo.

Li a HQ já conhecendo ou achando que sim esta história.
Porém tal qual não foi minha surpresa quando percebi a profundidade e beleza em relação ao filme.

Uma leitura envolvente, emocionante e que ao contrário do que pensam alguns a HQ trata de muito além do que a relação entre duas mulheres apresentada, há aceitação, construção do indivíduo, sobre confiança e por fim, sobre amor.

?O amor é abstrato demais, e indiscernível. Ele depende de nós, de como nós o percebemos e vivemos.

Gezebel 26/06/2022

EU VOU SÓ FINGIR QUE O FILME NÃO EXISTE
E vou reler essa HQ o máximo de vezes que eu conseguir. Finalmente, chegou o meu primeiro favorito de 2022. Por mais que tenha um ponto de me incomoda profundamente nessa HQ - a diferença de idade entre as protagonistas - e eu entenda que essa possa ser uma realidade tanto dentro, como fora do Brasil, eu ainda assim preciso salientar o quão bom é ler HQs com HISTÓRIAS REAIS SOBRE CASAIS LGBTS. Sim, é válida toda a discussão que se tem em relação ao fato de que LGBTS não apenas sofrem por serem LGBTS e que mais representações do cotidiano devam ser abordadas nessas histórias. MAS, também é importante mostrar a realidade de casais que sofrem dentro de casa, na escola e entre a própria comunidade. Porque, pelo menos dentro da minha bolha de pessoas se aproximando dos 30 anos, essa era a nossa realidade. Fazendo uma comparação meio tosca, é muito bonito sim ver histórias como a do Nick e Charlie que, pelo menos nesses dois primeiros volumes que eu li conseguem encontrar uma realidade de vários LGBTS que dão suporte dentro do seu círculo de amigos, na família, na escola, mas essa ainda é uma realidade um tanto ficcional. Nem todos os LGBTS recebem esse tipo de apoio, ainda.
Eu achei de uma sensibilidade absurda a maneira como a autora representa a relação entre as duas protagonistas, priorizando a importância da confiança e cumplicidade. A realidade de um casal que sofre problemas, mesmo dentro da comunidade. Um casal ativista. Um casal que vê a sua questão vir a tona em momento extremamente intímo e espontâneo. Hoje, eu consigo dizer com clareza o quão errado é ter homens-diretores representando e adaptando histórias de questões do corpo feminino. Questões essas que eles nunca viveram, nunca sentiram e claramente, não têm a empatia para compreender, porque pelo menos nesse caso, ela não basta. Como eu sou feliz de ter lido essa HQ e ter de certa forma, "resetado" aquela experiência distorcida que é o filme.

satt1urno 10/05/2021

livro que me tirou da ressaca literária??
é um livro muito bom e que mexeu muito comigo pelo fata de eu ainda estar no "armário".
e foi uma leitura super rápida, demorei somente 2horas pra concluir ela!!
este livro é perfeito de tantos jeitos!
p.s.:talvez eu tenha chorado, mas só um pouquINHO
p.s.2:obrigado por me tirar da ressaca literária?

Sofia139 28/06/2022

Favorito!!
"mas, meu amor, você já me salvou. Você me salvou de um mundo estabelecido sobre os preconceitos e morais absurdos, para me ajudar a me realizar plenamente. Ninguém tem culpa do que está acontecendo agora."
Cara, que leitura gostosa.

tutuzin_uai 29/06/2022

Uma leitura simples e fluída
Não sou de ler HQs, mas decidi dar uma chance a esse. Bem, não me arrependi nem um pouco.

A leitura rolou fluída e os personagens eram interessantes. A história é triste e bem realista. Nos faz pensar muito. Não gostei de algumas coisas, mas isso é só questão de gosto pessoal. Achei que essa HQ é importantíssima, também, para autoconhecimento. Recomendo bastante.

gi 07/08/2022

???
ja fui com as expectativas baixas mas foi pior ainda simplesmente kkkkkkk tudo que acontece não tem nexo nenhum

Jao 26/04/2020

A cor mais bela
Cuidado e beleza são as palavras que descrevem esse livro (hq). O cuidado é pela forma cautelosa e sabia com a qual ele foi escrito, desenvolvendo os personagens a medida certa para que nos venhamos a nos cativar e gostarmos deles, e contando uma história forte e necessaria. Já a beleza é pela incrível arte com a qual é desenhada, com traços q puxam para um lado mais realista, mais puro, sem aquela coisa cartoonesca que é mais comum na maioria das HQs , e isso acabou caindo como um luva para essa história, pois os traços o fazem lembrar a todo momento que você aquilo n se trata de um mundo fantástico, ou de um conto de fadas, mas sim de uma história "real" crua, bela, e pesada. O livro tá mais doq recomendado

Carol2271 24/05/2021

Gostei bastante
"Tudo o que está acontecendo comigo tem nome... Emma, ela se chama Emma." A dependência emocional me incomodou mas eu entendi porque foi colocada no livro, não vá ler achando que é um romance água com açúcar

Larissa 31/03/2020

Historia linda de superação e luta pelo amor. Bem escrito e com ótima ilustração.

Gabrielle.Marins 28/04/2020

Emocionante
Eu achei o casal muito amorzinho e os questionamentos sobre a sexualidade são bens interessantes. Adorei!
arthemis | @mistydisse 29/04/2020minha estante
Um dos meus livros (hq?) favoritos

Tayarla 20/05/2020

Lindo
Sem palavras para descrever o quão lindo é esse livro. A sensibilidade do texto aliada as ilustrações fazem dessa leitura, curta, uma das melhores coisas que já pude ler...