Infinita

Infinita Jodi Meadows

Resenhas - Infinita

Glaucia @blogmaisquelivros 16/03/2016

Desfecho incrível e de tirar o fôlego!
Infinita é o terceiro volume da Trilogia Incarnate lançado no Brasil pela Editora Valentina que finaliza a série escrita pela autora Jodi Meadows.

Depois do segundo escurecimento do Templo de Janan, muitas almas negras possivelmente não reencarnarão. Essa notícia incita ao povo da cidade um desespero caótico, afinal todos estão acostumados ao ciclo interminável de nascer, morrer e renascer. Com medo do desconhecido que a morte eterna trará muitos dos habitantes se mantém a favor das ordens de Deborl – braço direito de Janan, preferindo eliminar as almas novas invés de pôr à prova sua imortalidade.

MINHA MORTE NÃO seria um recomeço.
Por milhares de anos, a morte em Range significou outro renascimento. Outra vida. Até que alguém morreu na noite em que o templo escureceu, e eu nasci no lugar dessa pessoa. (Pág.07)

Com a chegada da Noite das Almas, que marcará o possível retorno de Janan, Heart também começa a sofrer com constantes terremotos tornando ainda mais insuportável a vida para seus habitantes. Sem segurança para estar na cidade e agora exilada, Ana parte junto a Sam, Stef e um grupo de rebeldes em busca de deter Janan de sua ascensão. Nessa jornada nossos heróis precisarão vencer não apenas o cansaço e a fome, mas uma floresta que além de animais selvagens possuem criaturas mágicas como centauros, sílfides e dragões.

Nos outros volumes da série fomos introduzidos à reencarnação dos habitantes de Heart, as dificuldades para Ana se adaptar e ser aceita em um povo que não lhe conferia o direito de viver em meio a eles e ao ódio que muitos nutriam por Ana ter tomado o lugar de Ciana, uma das Almasnegras. Porém em Infinita o enredo foca na ascensão de Janan e nas escolhas que seu povo fez para adquirir a reencarnação constante. Contudo o que mais me chocou foi o preço a ser pago por essa escolha.

Eu confio em você. Você vê o mundo de uma forma diferente do resto de nós, e quero aprender a vê-lo assim também. Você nos desafia, nos inspira. Você me inspira. (Pág.109)

Perguntas que ficaram em aberto anteriormente são respondidas em Infinita e no desenrolar da trama o leitor começa a entender mais sobre as sílfides – sombras que queimavam quem ousasse chegar perto, mas que pareciam querer proteger Ana, e também descobrimos o motivo por Sam ter sido morto trinta vezes por dragões. Detalhes relacionados a promessa de Janan também são adicionados ao enredo trazendo ao leitor uma gama de informações antes do desfecho da história.

Para quem já teve a oportunidade de ler os demais livros da série, posso dizer que Infinita promete ainda mais emoção. Por diversas vezes senti meu coração acelerar enquanto Ana e seus amigos enfrentavam situações inesperadas e sofri com a morte de muitos personagens que ganharam minha afeição durante a série. Se você é apegado a personagens como eu, sugiro que desapegue, pois Meadows mostra que não tem medo de tirar seus personagens de cena para chegar a um final ainda mais emocionante. Foi sofrido viu!

Antes de conhecê-lo, eu temia ser tocada. O único contato físico com minha mãe era quando ela me batia, mas Sam me mostrara afeição, tranquilidade e prazer. (Pág.188)

A Trilogia Incarnate foi uma série que me pegou desde o primeiro livro e como eu não poderia deixar de mencionar, foi incrível acompanhar não apenas a evolução da história, mas a evolução dos personagens, principalmente a Ana. No primeiro livro conhecemos uma Ana solitária, com medo de contato físico, sem acreditar que tem valor ou que é digna de ser amada, concluindo, encontramos uma moça insegura e infeliz que não encontrou seu lugar no mundo. Porém no decorrer da trama, Ana descobre ser muito mais do que os julgamentos que ouviu a vida inteira, inclusive de sua própria mãe. Descobre em si mesmo a força que possui e descobre em Sam a força do verdadeiro amor. A Ana que encontramos em Incarnate evoluiu muito desde Almanova e Almanegra e agora ela sabe que pode tudo, até mesmo arriscar a própria vida para salvar aqueles que ama.

Terminar uma série é algo muito difícil, ainda mais difícil é escrever sobre ela. Jodi Meadows me deixou eufórica com o desfecho da história e mesmo partindo meu coração durante vários momentos do enredo, a autora escreveu um final emocionante e justo para um verdadeiro fã. Finalizei a leitura desse livro feliz e com aquele gostinho de quero mais, mas principalmente satisfeita com o rumo de tudo o que aconteceu. Foi incrível acompanhar a jornada de Ana, Sam, Stef e seus amigos que arriscaram tudo em busca daquilo que acreditavam. Mal posso esperar para ler mais livros dessa autora.

A diagramação do livro está maravilhosa e cheia de capricho como é de costume da Editora Valentina. A capa assim como as demais da série está fabulosa, sem contar esse efeito holográfico que eu amo. As folhas são amareladas e todo início de capítulo possui o desenho de uma pena, as letras estão confortáveis para leitura e não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

Se você busca uma história cheia de aventuras, mistério e romance, certamente a leitura dessa trilogia é indicada para você.

site: http://www.maisquelivros.com/2016/03/resenha-infinita-jodi-meadows.html
Cris 20/03/2017minha estante
Parabéns pela resenha,adorei.
Estava com certo recheio dessa trilogia por uns comentários que não era muito boa mais graças a você me empolguei,vou colocar eles na frente da fila de leitura.
??

Glaucia @blogmaisquelivros 24/03/2017minha estante
Oi Cris, essa é maravilhosa, vale a pena conferir! Espero que goste.

Fernanda 18/03/2016

Resenha: Infinita
CONFIRA A RESENHA NO BLOG

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/03/resenha-infinita-jodi-meadows.html

Lina DC 20/03/2016

"Infinita" é o último livro da trilogia Incarnate da autora Jodi Meadows. Narrado em primeira pessoa pela protagonista Ana, uma almanova, a trama se inicia onde parou o livro anterior: Ana é banida de Heart e Sam decide acompanhá-la.
Acontece que os seguidores de Janan acreditam que o banimento da protagonista não é o suficiente, e logo no início do livro, Ana e Sam são atacados, enquanto uma série de terremotos ocorre simultaneamente.
Ana tem informações privilegiadas, pois conseguiu entrar no templo de Janan junto com Stef e Cris. Os três descobriram toda a verdade sobre as reencarnações, mas decidiram manter em segredo, para proteger os demais da culpa. Porém, Ana sabe que não é possível guardar a verdade por muito tempo, pois para salvar os amigos e as almanovas, terá que enfrentar Janan e precisará de ajuda.
Ana, Sam, Stef e cerca de quarenta cidadãos de Heart decidem que precisam ir embora. O Conselheiro Deborl deixou claro que Janan irá retornar e os terremotos são sinais de sua volta.
"-Meuric me contou, na noite do Escurecimento do Templo. Ele disse que algo iria acontecer na Noite das Almas, e que, depois dela, nada mais importaria. Acho que estava falando da erupção. E... - ... - Da ascensão de Janan." (p. 33)
O leitor irá acompanhar uma verdadeira saga em "Infinita". Ana sairá de Heart na companhia de Sam, Stef e Whit para tentar traduzir os livros do templo e encontrar uma forma de derrotar Janan e seu Escolhido.
No caminho, a protagonista encontrará as criaturas mais fantásticas e inusitadas e terá as respostas dos questionamentos que fazemos desde o primeiro livro. A começar pelas Sílfides. Finalmente entenderemos seu papel nesse ciclo de milhares de anos e a relação que elas tem com a música e com Ana.
"A noite pareceu se partir em mil pedaços com os gritos de triunfo das sílfides". (p. 101)

Vamos presenciar também a existência dos centauros, criaturas tão belas e incompreendidas. Mas o melhor de tudo, vamos conhecer os dragões!!
"A princípio, os centauros pareciam seres estranhos, desbalanceados, mais pesados na parte da frente do que na de trás, mas então a luz das tochas cintilou sob sua metade equina musculosa e com pernas fortes. Um casal se abraçou. Em seguida, um deles ergueu os braços para o céu, a lua e as estrelas." (p. 92)
Sim, os dragões aparecem com tudo nesse livro e ainda explicam a relação deles com Sam e a importância dele na trama como um todo.
Essas criaturas extraordinárias irão mudar o rumo da história de forma arrebatadora. E é claro, o amadurecimento do amor entre Ana e Sam, que finalmente vai se moldando é posto à prova pela dura realidade da situação: de uma forma ou de outra, Ana terá que escolher entre as almanovas e as antigas. E toda escolha tem o seu preço.
O livro é o pacote completo. Temos batalhas, perdas, romance, criaturas fantásticas e uma tremenda lição de vida. Tudo isso nesse último volume de Incarnate.
A construção do enredo é fascinante. Apresenta a saga da jovem, que durante a sua jornada consegue aliados inusitados e realiza um crescimento pessoal visível. Tudo isso para chegar ao grande momento, A noite das Almas. Um dia que nunca mais será esquecido.
A forma como a autora escreve, entrelaçando a parte da "alma" do ser humano com os acontecimentos e a reflexão do individualismo e da escolha que cada um desses personagens realizou há mais de 5 mil anos é emocionante. Cada personagem reflete sobre a verdade de forma diferente, mas o foco se dá em Sam e Stef. Sam sempre foi mais sensível e Stef tem um lado mais prático. Porém é interessante observar como ambos tomaram as mesmas decisões e lidam com a culpa quase que da mesma maneira.
Demonstram um heroísmo que se encontra latente em suas vidas e são motivados por causas diferentes: Sam, motivado pelo amor de Ana e Stef, motivada pela necessidade de redenção.
"...O que eu disse sobre acreditar que você pode fazer qualquer coisa, ser quem quiser... ainda penso da mesma forma. Ainda a admiro por não deixar que as limitações alheias a detenham. Adoro isso em você. Eu te amo." (p. 188)
E Ana, a mais jovem de todos os presentes se torna a mais complexa dos personagens. Sua inocência aliada a vontade de viver intensamente, seus questionamentos e curiosidade trazem uma brisa refrescante em meio a essas pessoas que viveram tanto. Sua independência e ferocidade em defender aqueles que ama e a visão livre de pré-conceitos, permite que ela seja uma protagonista admirável.
"Infinita" é uma história de redenção, mas também fala de amor e segundas chances. É uma história que coloca a fé de todos em xeque.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora realizou um trabalho espetacular, começando pelas capas holográficas. As capas são lindas, chamam a atenção e se destacam. O trabalho interno também é muito bem feito. O livro é repleto de detalhes que enriquecem ainda mais a história de Ana e Sam.
"Eu era um mistério que todos buscavam controlar, uma criatura assustadora que havia obrigado o mundo a reconsiderar tudo o que sabia sobre a vida e a morte e o que acontecia em seguida. Um mistério a ser desesperadamente ignorado, um erro que jamais se repetiria." (p. 07)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Isa 29/03/2016

Eu amo muito esta trilogia e esse final foi muito bom!!

'Infinita' foi um pouco lento no início, mas ao progredir a estória eu não consegui parar de ler. Eu amei todos os personagens - Ana, Sam, Sarit, Stef, Cris... Eu amei os relacionamentos, o mundo único e quão forte Ana era. Eu acho que suas decisões no final foram perfeitas!

Eu recomendo muito esta trilogia para todos os amantes da fantasia, há algo para todo mundo nestes livros - dragões, fênix, imortalidade, amor, amizade, ação. É incrível. :)

site: https://www.goodreads.com/review/show/1585802882

Janaína Martins 09/09/2016

INFINITA
O que eu tenho a dizer sobre esse último volume?

É incrível! Muito emocionante! E lindo demais!

Que experiência incrível foi ler essa trilogia que iniciei em 2013 (pouco depois da @edvalentina publicar aqui no Brasil)

Desde os primeiros capítulos de Almanova eu soube que essa história ia ser muito importante para mim

Lendo Infinita, às vezes, eu tinha que parar um pouco a leitura pois começava chorar. Eu tinha que me despedir de tantos personagens incríveis que iam deixando a saga mais cedo!

Esse desfecho me deixou muito mais que satisfeita, Jodi Meadows soube fazer um final incrível

Um enredo cheio de conflitos e aventuras, uma personagem forte e um romance lindo e ao mesmo tempo natural.

Não tenho mais palavras para dizer como esse livro foi bom! Se não fosse pelo início cansativo teria sido perfeito

Leiam! Por favor, leiam!

Nota: 4,5/5,0

Bruna.Batista 11/11/2016

Ana Incarnate!! Ana Amor!!
Após sofrer atentados, descobrir o real plano de Janan, Ana é expulsa de Heart, Sam como sempre a acompanha. Ana precisa ajudar seus amigos saírem de Heart para que possam se salvar. Ela consegue criar um plano para impedir a ascensão de Janan, mas precisa dos amigos para colocá-lo em prática. Torna se amiga das sílfides, constrói aliança com dragões. Mas ao fim de tudo após derrotar Janan com a música de sua alma, ela recebe a imortalidade dele. Ana prefere salvar todos os amigos, dando a eles uma última vida sem saber se ela mesma retornaria. Um final emocionante, um livro capaz de despertar emoções em que o lê. Ana é um exemplo de Amor!!

Angel Sakura 14/01/2017

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
Se quiser ouvir a versão em áudio sí ir no blog ^^

O que dizer deste livro que não gostei de grande parte, mas que no final conseguiu melhorar bastante? Quero deixar algo claro aqui no início desta resenha: este livro não é ruim de forma alguma. Meu principal problema com ele foi o excesso de romance, mas isso claramente é um ponto bom para outras pessoas. É só que na vibe que eu estou no momento eu queria menos amor-pra-sempre e mais pancadaria e sangue. Então, dito isso vamos pra resenha deste livro que fecha a trilogia.

“Eu era um mistério que todos buscavam controlar, uma criatura assustadora que havia obrigado o mundo a reconsiderar tudo o que sabia sobre a vida e a morte e o que acontecia em seguida. Mas era a única. Um mistério a ser desesperadamente ignorado, um erro que jamais se repetiria.”

Como este é o final da trilogia pode conter spoilers do dois primeiros livros: Alma Nova e AlmaNegra.
O final do segundo livro abriu um dilema interessante: para viver pra sempre você seria capaz de tomar a alma das pessoas que deveriam nascer? O que torna alguém melhor que outro para ter o direito de reencarnar no lugar de outro? Mas, por outro lado o que torna alguém melhor que outros para decidir quem pode ou quem não pode reencarnar? É um dilema que Ana, nossa protagonista, está vivendo. Ela sabe que Janan está reencarnando o povo de Heart às custas das almas das pessoas que deveriam nascer. Só pra deixar claro, assim que Janan ascender para seu status “tipo um deus” apenas o povo de Heart, as almas antigas, terão direito à vida, nenhuma outra nova pessoa poderá nascer, nunca mais. É bem injusto com as almas novas, não acham? Mas, se Ana escolher impedir Janan, ela também estará impedindo seus amigos de continuarem vivendo. Escolher impedir Janan significa escolher a morte para seus amigos, mas escolher não impedi-lo significa não se importar com as milhares de almas que tem o direito de ter uma vida. É um dilema complicado e que Ana precisa escolher um lado rapidamente.

“Quanto tempo era preciso para alguém desenvolver aquela expressão de estar em outro lugar? Uma vida? Duas? Quão fácil era para alguém mergulhar no passado e perder toda a noção de presente?
Eu não fazia ideia. O presente me pressionava, forte, insistente e real.”

Ana e seus amigos acabam se juntando para impedir Janan, o ponto é que tudo começa a ruir de verdade quando Ana e Sam são banidos de Heart, e alguns não acreditam que isso seja suficiente pras coisas voltarem ao normal e ataques mortais começam a ser direcionados para os pais de almas novas, aos bebês almas novas e qualquer apoiador delas. Por essa razão Ana, junto de Sam e Stef, orquestram uma retirada desse pessoal da cidade. Eles querem salvar as pessoas, já que quem morrer nesta situação não irá reencarnar, ou seja, é end game de verdade. Depois que Ana, Stef e Cris foram no templo de Janan no último livro e descobriram a verdade sobre as reencarnações, eles basicamente passam a ter uma escolha que devem fazer. Na verdade, Ana decide que tem que fazer essa escolha sozinha. Eu até entendo isso, mas escolher não contar a verdade para as pessoas que ela, em teoria, confia, me irrita demais. Especialmente porque eu sei que quando eles descobrirem vão ficar bolados, e com motivo sendo bem sincera. Ana, Sam, Stef e cerca de quarenta cidadãos de Heart decidem partir, alguns ficam para monitorar Deborl. Sam, Ana, Whit e Stef seguem para a sua missão, que é basicamente um plano suicida que talvez consiga impedir Janan de ascender. Ênfase no talvez. E nessa jornada deles em busca da destruição de Janan vamos descobrindo um monte de coisas, especialmente o quanto a Ana e o Sam são chatos pra caralho com esse romance deles. Eu só queria morrer com o drama deles, eu até entendia o medo e a situação leva os nervos ao limite, sabe essa coisa de fim do mundo e tal, mas era apenas tãããããããão chato.

“Engoli a pergunta antes de fazê-la. Não queria que a resposta afetasse minha decisão, pois só havia uma coisa a fazer.”

Continue lendo a resenha no Blog http://euinsisto.com.br/infinita-jodi-meadows/

site: http://euinsisto.com.br/infinita-jodi-meadows/

Karen599 24/12/2017

A Musica para temer e destruir. Para unir e renascer.
"? Estou escolhendo você.
? Espere, pense melhor.
? Já pensei. ? Forcei um sorriso e me ajoelhei. ? Estou escolhendo a vida. Estou escolhendo você."

QUE FINAL FOI ESSE ?
Triste, Chocante e doloroso, e então revigorante.
Desfecho maravilhoso.

Quando tudo estiver perdido, feche os olhos e escute a musica.

Bianca.Souza 09/01/2018

Trilogia Incarnate – Jodi Meadows
Trilogia composta pelos livros: Almanova; Almanegra; Infinita.
Gostei da ideia do livro, as capas são belíssimas e o tema inovador, porém tudo poderia ser resumido em apenas um livro ou até mesmo dois. O que acabou tornando os primeiros livros cansativos e muitas das vezes repetitivos, li várias vezes as mesmas descrições e isso acabou me cansando muito.
Por essa razão dou 3 estrelinhas. Vamos a resenha!
Range viveu com a mesma população sempre renascendo por milhares de anos, até que no dia do nascimento de uma alma antiga, nasceu uma alma nova.
Ana cresceu com Li e percebeu desde nova que era diferente, que as pessoas a olhavam diferente por ela ter nascido no lugar de outra pessoa, ela teve que aprender sozinha as coisas mais básicas, como ler, e em seu décimo oitavo aniversário saiu de casa em busca da verdade.
“ —Quem sou eu? – Foram as primeiras palavras que falei.
—Ninguém – respondeu ela – Uma sem-alma.”
Será que ela era mesmo uma sem-alma? Era isso que ela queria descobrir.
Mas desde seu primeiro dia, viu que nada seria fácil. Nem sempre a verdade que descobrimos é aquela que queremos ouvir, e foi isso que aconteceu.
Ana descobre no decorrer dos livros que nada é tão simples, ela terá que ser corajosa e no fim terá que fazer a escolha mais difícil de todas.
Seus amigos e seu grande amor ou as almas novas e infinitas possibilidades?

Lanny 31/12/2018

Linda
Que história linda. Especialmente nas partes que fazem você pensar sobre o medo da morte. Mas Sam e Ana realmente ganham destaque por seu amor lindo e que supera tudo. Queria poder ?ver? um pouco mais de suas vidas juntos.

Maisa @porqueleio 09/11/2019

Hora de despedir de Range
Infinita é a conclusão da trilogia Incarnate. O Ano das Almas começa com um terremoto — um chacoalhar alarmante nas entranhas da terra —, e esse é apenas o primeiro de grandes perigos que estão por vir. A caldeira de Range está se preparando para entrar em erupção. Ana sabe que com a aproximação da Noite das Almas, não só Heart como tudo em volta estará em risco. Embora assustador, o exílio de Ana pode ter chegado em boa hora, principalmente se ela conseguir convencer seus amigos a deixarem Heart e Range também. Eles precisam partir para o norte em busca de respostas e aliados para deter a ascensão de Janan. E, com um pouco de sorte, as Almanovas ficarão a salvo de qualquer mal. As almas antigas podem ter esquecido a escolha que fizeram para garantir suas infinitas reencarnações, mas Ana sabe muito bem qual o preço a pagar por elas. No entanto, o que ela não sabe é se terá a chance de terminar esta sua única vida com Sam, especialmente se retornar a Heart para tentar deter Janan de uma vez por todas.
(...) Eu confio em você. Você vê o mundo de uma forma diferente do resto de nós, e quero aprender a vê-lo assim também. Você nos desafia, nos inspira. Você me inspira. (...)
Chegamos ao final dessa estória super diferente. Foi um livro difícil, com algumas mortes bem doloridas, e muitas pontas são atadas. Entendemos por que Sam foi tantas vezes morto pelos dragões, entendemos as sílfides e achei que faltou maior participação dos centauros. O final foi emocionante, daqueles que a gente não pára de ler enquanto não lê tudo, porque é bem angustiante. No final, achei razoável o fim que foi dado, mesmo ficando uma perguntinha no ar. Foi uma boa caminhada...

site: https://www.instagram.com/p/B4qRsMMjTGf/

Roberta Maruki 16/02/2020

Daria para melhorar!
Quando li a sinopse do primeiro livros fiquei um tanto quando eufórica para ler logo. No Primeiro livro achei a escrita e o desenrolar da historia fraca. No segundo livro vi uma melhora, mais não muita coisa. No terceiro quando eu achava que estava indo bem, vem o final e acaba com tudo! Uma sinopse que poderia ser tão incrível, se tornou nada de mais.

nadia.manoel 28/02/2020

A história neste terceiro livro é tensa. Muitas batalhas, entendimentos de vidas passadas, muitas pontas soltar sendo resolvidas. O final podia ser melhor, mas deu conclusão.

Adriana 23/03/2020

Bem fechado
Esse último foi o melhor de todos
Bem fechado e terminado de acordo para todos.

Para quem gosta dessa série é bem legal

Bia 24/05/2020

Estou chorando litros por ter chegado ao final dessa trilogia incrível. Não consigo superar isso, tentei enrolar para demorar a ler esse último livro, mas não deu. A história estava boa demais e acabei lendo em dois dias.

Anna almanova foi exilada de Heat depois dos acontecimentos de ALMANEGRA. Depois de descobrir os planos de Janan, Anna e Sam partem em busca de respostas para conseguir derrotar Janan. Junto com alguns companheiros, Anna segue para longe de Range, para território proibido onde a morte é certa.
Anna ainda tenta entender quem ela é, e o que se passa dentro de Templo de Janan, os enigmas que ainda precisa decifrar. Anna e seus amigos entram em uma aventura perigosa cheia de descobertas, conhecem Dragões e Centauros, são caçados e traídos, além de descobrirem algo grande sobre as sílfides.
Com os dias contados para o mais temido dia em que Janan irá acender, e após fazer uma grande descoberta, Anna precisará decidir quem irá salvar: seus amigos que reencarnam, ou as almanovas que nunca tiveram a chance de viver? Será que Anna terá uma chance de reencarnar?

O que dizer sobre esse livro maravilhoso?! Um mistério maior que o segundo livro. Finalmente nesse último livro descobrimos os mistérios de como tudo começou, quem foi Janan, e quem são realmente as pessoas.
Além das várias revelações bombásticas sobre diversas pessoas e criaturas, também temos os maravilhosos personagens. Fiquei super feliz e até aliviada que Stef tenha deixado de ser uma babaca, egoísta. Ela mudou muito nesse livro apesar de ainda ter um temperamento explosivo haha.

Sam, o maravilhoso Dossam. Esperto e companheiro, fiquei triste quando ele teve que descobrir a verdade sobre o inicio da reencarnação, meu coração se despedaçou junto com o dele.

Anna, a corajosa e muito impulsiva Anna. Uma garota que ainda esta vivendo e nem sabe se irá reencarnar. Uma personagem forte e lutadora, uma fiel amiga e guerreira.

Não sei nem o que dizer sobre a perda de vários personagens nesse livro. Na hora da batalha muitos personagens queridos estilhaçaram meu coração. Porém amei cada sacrifício, e amei o final. Gostaria de mais detalhes, porém não deixou de ser um final incrível. Já estou com muitas saudades de Range, e essa trilogia com certeza será uma das minhas releituras do ano que vem.

site: http://biiabrito.blogspot.com/