Filhos do Éden

Filhos do Éden Eduardo Spohr

Resenhas - Paraíso Perdido

Eder 12/10/2021

Perfeito!
Sempre que você lutar por aqueles que ama ou pelos propósitos em que acredita, será invencível, ninguém poderá segurá-lo. Mas, se defender causas banais, se sustentar vícios, motivos tolos ou egoístas, você perderá, como eu perdi esta noite.

Ótimo livro, que te prende a cada capítulo, acabei de terminar a saga Filhos do Éden, e já estou sentindo falta.

Felipe 06/09/2021

"Sempre termina. E sempre recomeça"
Não precisa avançar muito na leitura para que alguns questionamentos surjam: até que ponto acredito no Divino? Como vivo essa crença? Como essas doutrinas influenciam minhas escolhas? Será que somos mesmo donos de nossas próprias escolhas? É o livre arbítrio, verdadeiramente, sinônimo de liberdade? Não bastasse o surgimento de tantas perguntas...o próprio Spohr entrega a resposta mas, para isso, você precisará ler.

JuanSoulAxel 01/09/2021

Nostalgia, Ação, Mitologia E Muito Mais
Terceiro livro da saga Filhos do Éden, Paraíso Perdido, nesse livro vemos a conclusão da saga dos anjos Kaira, Urakin e Ismael em busca de impedir e derrubar Metraton, O Rei dos Homens Sobre a Terra. A história se desviou, propositalmente, do seu rumo principal por diversas vezes. Passando até mesmo por Asgard, para onde o anjo exilado, Denyel, havia padecido.
A história, de fato, superou minhas expectativas. Quando eu vi um resumo informando que teria nesse livro uma mistura de mitologias, eu pensei que iria ficar até algo confuso, mas foi longe disso. Até mesmo para mim, que não sou expert em mitologia grega ou nórdica - entendo somente o básico, nunca cheguei a me aprofundar - consegui assimilar tudo que foi passado pelo meu querido amigo Eduardo Spohr. Vi algumas pessoas colocando como ponto negativo isso do autor ter colocado muitas mitologias em uma só história e ter confundido os leitores, mas eu discordo disso. Concordo que para sentir a nostalgia de ver personagens como Sif, Siegfried, Thor precisaria de ao menos um simples conhecimento sobre Mitologia Nórdica, mas o autor deixou bem claro e informou bem aos leitores sobre a situação das quais se encontrava a história e os personagens de Asgard. Ah, e também a Mitologia Grega foi citada; Hermes aparecendo e tomando uma surra do Denyel foi ótimo para mim.
Como é de costume do Eduardo, a história não foi nos contada somente por intermédio dos personagens principais. Foi muito interessante o autor ter colocado também uma história do passado contando como Metraton havia sido preso; mais interessante ainda foi saber que quem o colocou no exílio e desbancou os seus companheiros foi Ablon, Ishtar e Orion, personagens já conhecidos para quem leu A Batalha do apocalipse. Quando começou a voltar no passado a não sei quantos zilhões de anos atrás, eu pensei: "Ah, não! Já vai perder o rumo da história principal". Mas não. A história teve muita ação de todos os lados da história, tanto da parte de Ablon, quanto da parte de kaira.
Algo que não costumo gostar que o autor fez nessa saga e fez também no seu livro best seller é dizer que um personagem estar morto e logo após colocar o personagem de volta na história. Isso não atrapalha a história de forma alguma e ele só usou disso duas vezes, pelo que me recordo; mas me incomodou um pouco. E também a batalha final onde de um lado se encontra as valquirias e do outro os mirmidões, eu esperava que tivesse um confronto mais duradouro. Foi muito bom, não tenho muito o que reclamar; mas eu esperava que o autor tivesse gasto mais páginas detalhando essa guerra.
O final foi ótimo, uma excelente conclusão para uma série magnífica. Eu fiquei apegado por todos os personagens, até mesmo senti empatia por Metraton, o vilão. Ismael e Levih, anjos dos quais vimos morrer anteriormente pelas mãos de Cerberus, mesmo mortos, ainda ajudaram Kaira por meio de palavras no seu confronto final, ótimos personagens. Inanna, que foi Introduzida enquanto a história estava no passado, sendo contada por Ablon e Ishtar; ela teve uma participação boa e acabou falecendo em combate. Yaga, personagem que subestimei e odiei nos livros antecedentes, me surpreendeu muito e se sacrificou para que a lança de Nod não parasse em mãos erradas. E Denyel, meu personagem favorito, o badass mais clichê de todos os tempos ala James bond, também morreu em combate. Numa cena épica onde ele sabia que se matasse Sophia, ele também morreria; e mesmo assim, ele o fez. Atirou com a beretta, sua antiga arma - da qual ceifou muitas vidas com ela - em Sophia; falecendo logo após.
O milagre da vida, realmente foi um milagre que acabou por salvar Kaira de Metraton no final: o seu filho, fruto do amor com Denyel. Metraton fora incapaz de matar uma gestante, afinal, era o que ele mais prezava, resguardar o seu Paraíso Perdido.
Eu amei esse livro e gosto muito do autor, realmente não consigo entender os hates que alguns têm com ele. Talvez seja devido a um outro autor ter o comparado a J.R.R. Tolkien, não sei. Mas eu amo demais seus livros e vou comprar os outros livros de Filhos do Éden também. Pois, pensava eu que esse fosse o último, mas como o próprio Eduardo falou no início do livro "O curioso é sempre assim. Sempre termina. E sempre recomeça".

Kévia @letrasdakevia 28/08/2021

Um belo final pra essa trilogia (possui SPOILER)
Nesse ultimo livro da trilogia vemos o trio Kaira, Urakin e Denyel em Asgard, fato que me irritou um pouco no final do segundo livro, mas aqui foi um dos pontos altos. Mesmo na terra dos aesires, Kaira se manteve firme em sua missão: capturar Metatron, o primeiro anjo. Entretanto para isso ela precisava voltar para Terra, mas só conseguiria quando libertasse Asgard com a ajuda das valquírias e dos anões.

Toda essa parte em Asgard foi muito interessante de ler, muito bem construída e fácil de pegar várias referencias. Já na Terra a missão continuou e o autor inseriu tambem a "volta" de Ablon, o Vingador, só que cerca de 37 mil anos antes, também à caça de Metatron junto com sua companheira querubim, Ishtar. E ver Ablon foi um deleite pra mim que gostei tanto desse personagem lá em A batalha do Apocalipse, ainda mais em companhia da já conhecida Ishtar, além de alguns outros personagens ja conhecidos tambem.

A leitura deu uma agarrada la pelos 60% e foi assim até cerca de 75%, mas quando rolou o famigerado start no principio da batalha final.... eu nao consegui largar, só larguei porque precisava dormir, trabalhar... essas coisas kkk

As descrições de batalha dos Dudu são INCRIVEIS, não tem jeito, ele é bom demais nisso e por esse motivo gosto tanto dos livros dele. Ja o fator "casais" não é tanto o forte dele, e ta tudo bem, cada autor tem seu forte. Única coisa que me incomodou DEMAIS, e aqui vem o SPOILER, foi o fato de Denyel ter mentido pra Kaira falando que era impossível ela engravidar, sendo que ele sabia que não só era possível, como ela estava fértil, só pra ter um filho. Só mais um macho tomando decisões sobre o corpo de uma mulher porque acha que tem esse direito. Não foi nada legal isso. Ok que isso salvou a Kaira em determinado momento, mas não justifica, acho que ele poderia ter encontrado outra saída.

Um ponto alto que me deixou parada um tempão olhando pro nada e pensando "Genial!!" Foi a sutil revelação de que a ascensão do anjo soldado para um herói estava nos planos do Metatron desde o começo e foi uma baita explicação para aquele final não tão bom de a batalha do apocalipse. Gostei demais disso.

site: https://www.instagram.com/letrasdakevia/
JuanSoulAxel 02/09/2021minha estante
Eu achei muito ridículo o Denyel ter mentido sobre anjos poderem ter filhos. Denyel é meu personagem favorito, mas isso foi ridículo

Alan.Felipe 08/08/2021

Top Demais ??
Vou ser sincero, esse é o livro mais "fraco" dentre os quatro. Ele muda um pouco a premissa da história referente aos primeiros livros (mas não que seja ruim, pelo contrário, é muito bom), e aqui estão todas as respostas da saga.

A trama também conta como um antecessor de A batalha do Apocalipse, o que gostei bastante, e o final, sem dúvidas, é muito bom.

Já tô com saudades das aventuras de Ablon, Kaira e Denyel... =(

Raphael.Oliveira 01/08/2021

O fim é um novo começo
Simplesmente excepcional o livro para terminar com a trilogia de filhos do éden. O melhor é que leva de volta a um novo começo de aventura

Malu 22/07/2021

Tetralogia que mais pessoas deviam conhecer
Adorei como foi escrito. A evolução dos personagens, o background deles, e o final com gostinho de preciso de mais um livro.
E gosto ainda mais por saber que foi escrito por um brasileiro.
Lerei de novo futuramente.

Ton 21/07/2021

Uma história bem mais ágil, este livro me trouxe de volta aquela sensação de não querer parar de ler, sensação essa, que me foi retirado no segundo livro. O final foi 8/10, esperava uma batalha épica entre Kaira e Metatron e me brochou real.

Guga 30/06/2021

Final satifatorio , porém arrastado
Depois de abandona lo duas vezes finalmente consegui concluir essa serie , pra mim o mais arrastado dos três , o final foi legal mas bem previsivel e clichê , salvo algo aqui ou ali , algumas ponta soltas foram bem amarradas outras nem tanto , a inclusão maior de novas mitologias foi uma ideia bacana dando mais personalidade a trama . No mais , me entreteu , curti e ficarei de olho em mais obras do autor

Tissiane.Santos 20/06/2021

Pior livro da trilogia, leitura muito massante. O autor se estendeu demais na descrição dos cenários e acabou deixando a história de lado.

Lucas.Iuzviak 07/06/2021

Ação, medo e amor.
Primeiramente uma história muito cativante e adorável ao primeiro contato por se passar em nossa terra natal. Eventos que acontecem de forma que o leitor, com olhar e pensamento de um detetive, pode ser que venha a desvendar as ações e reviravoltas da trama, entretanto, acontecimentos que te causam revoltas com traição em quem mais gostava no enredo trazem emoções e revoltas como se fosse um ente. Acontecimentos históricos verídicos junto à fantasia, pontos que para qualquer um fissurado na historia de guerras irá amar. Por fim, um final sensacional e sensato ao trama, simplesmente adorável. Obrigado Spohr por essa obra que, como muitos acontecimentos em minha vida, irei guardar na memória.

Deyviton.Yule 02/06/2021

Fechamento de um ciclo
Gostei da leitura apesar de achar ela mais arrastada que os outros 2 livros. O livro não deixa brechas, embora, algumas respostas não tenham me convencido (Não engoli nenhum pouco a desculpa que Metatron usou para não recuar). No geral, o que mais me incomodou foi o fato de Eduardo tentar meter um casalzinho com todos os personagens e simplesmente do nada. Mas, fora isso, acredito que o livro finalizou bem a trilogia.

Otávio Dario 24/05/2021

Novo clássico
Excelente história, bem elaborada e estudada, aonde explorada além do universo de anjos e demônios, assim como outros deuses

Leo Brito 23/05/2021

Excelente Livro.
Leitura muito boa, ficou muito bem escrita. Obrigado Eduardo Spohr.